Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

E mais uma coisa, eu sinto a equipa a falhar passes simples, isto deve-se as barras ainda estarem em sofrivel, com o passar do tempo vão começar a falhar menos certo? Atenção que eu digo os passes simples, não é os passes em geral.

E eu sinto que a equipa cria poucas jogadas, não por ofensivamente ser fraca mas por haver pouco entendimento entre os jogadores e este n perceberem o que o colega vai fazer,por exemplo agora um jogador meu fez um passe a rasgar para o pl mas ele ficou parado, treinado a coesão de equipa isto fica melhor certo?

eles melhoraram a marcaçao logo sera util dares mais mobilidade aos jogadores no meu entender, eu por acaso ate nem tenho notado isso...mas em relaçao aos passes sim ja nao se acerta tanto como antes, mas assim esta melhor, pq se formos a ver se o passe sai.-se sempre bem entao era uma alegria, tu tas no benfica?

Compartilhar este post

Link para o post

xVSOpau.png

Desculpa la michael :biggrin:

Depois de ter dado uma vista de olhos no gremio, pus-me a pensar num 4x2x3x1 de transiçao rapida. Surpreendentemente a equipa obteve boa posse de bola, eu fiz a tatica e testei-a logo no campeonato, e o golo do boavista foi numa situaçao que ja estava a prever e pode ser resolvida. O pl deles isolado no pequeno(!!) buraco que é o espaço entre a defesa e meio campo, e mesmo assim um passe de rutura bastou para o pl sair a correr no meio dos meus centrais. Aposto que se puser um dos centrais a bloquear e outro a cobrir o problema fica resolvido.

um0OUVO.png

A equipa assenta num bloco que ataca e defende. Dai a filosofia fluida. De baixo para cima

Primeiramente agradeço ao enorme capo( :smilie_cmpt: ) por aquele print que pos umas paginas atras. A ideia de o GR sair com bola controlada é simplesmente genial ehehhehe :biggrin:

quarteto defensivo que defende, com os laterais a ocupar a area menor e a conduzir para zonas interiores. Ou seja, os laterais jogam mais juntinhos aos centrais e mantem uma defesa imponente de 4 defesas muahaha xD li por ai que o medio recuperador de bolas sem um trinco atras era suicidio e precisava de um medio trabalhador ali no meio dai o medio centro a defender. No jogo com o boavista notei que o extremo esquerdo tinha pouco apoio na zona interior e havia uma zona despovoada. Estou a pensar em medio centro apoiar ou automatico, aceitam-se sugestoes!! Construtor recuado a mandar bolas para os tres criativos, o numero 10 que arranja espaço, faz jogo e joga! extremo esquerdo com cruzamento antecipado para o 2 poste, pois o extremo direito tem deambular da posiçao e aparece sempre ao 2 poste se o PL nao acertar o cabeceamento. O pl, um gajo grande com força mas rapido e bom tecnicamente.

Digam-me la se estou a pensar bem e que coisas alteravam :smilie_cmpt:

Editado por Sporting_23

Compartilhar este post

Link para o post

eles melhoraram a marcaçao logo sera util dares mais mobilidade aos jogadores no meu entender, eu por acaso ate nem tenho notado isso...mas em relaçao aos passes sim ja nao se acerta tanto como antes, mas assim esta melhor, pq se formos a ver se o passe sai.-se sempre bem entao era uma alegria, tu tas no benfica?

Sim, tenho o deambular da posição e até tirei o maior intensidade e tenho a percentagem de passer certo a 70% :estrelas:

Eu tb n quero 100%, pá mas há passe estupidos que falham n sei como, até um bebe faz, e depois parece que eles n se entendem ainda agora o siqueira fez um passe para o salvio e ele foi-se embora em vez de vir ter com a bola.

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Este é um bom exemplo, de que não há tácticas à 'diablo' que dão para qualquer equipa ou plantel.

Neste jogo estou claramente a notar, a falta de qualidade dos meus defesas centrais. Estão a enterrar que até mete dó :mrgreen:

c66ca2ab7e464311ad5473eda132d793.png

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa la michael :biggrin:

Depois de ter dado uma vista de olhos no gremio, pus-me a pensar num 4x2x3x1 de transiçao rapida. Surpreendentemente a equipa obteve boa posse de bola, eu fiz a tatica e testei-a logo no campeonato, e o golo do boavista foi numa situaçao que ja estava a prever e pode ser resolvida. O pl deles isolado no pequeno(!!) buraco que é o espaço entre a defesa e meio campo, e mesmo assim um passe de rutura bastou para o pl sair a correr no meio dos meus centrais. Aposto que se puser um dos centrais a bloquear e outro a cobrir o problema fica resolvido.

A equipa assenta num bloco que ataca e defende. Dai a filosofia fluida. De baixo para cima

Primeiramente agradeço ao enorme capo( :smilie_cmpt: ) por aquele print que pos umas paginas atras. A ideia de o GR sair com bola controlada é simplesmente genial ehehhehe :biggrin:

quarteto defensivo que defende, com os laterais a ocupar a area menor e a conduzir para zonas interiores. Ou seja, os laterais jogam mais juntinhos aos centrais e mantem uma defesa imponente de 4 defesas muahaha xD li por ai que o medio recuperador de bolas sem um trinco atras era suicidio e precisava de um medio trabalhador ali no meio dai o medio centro a defender. No jogo com o boavista notei que o extremo esquerdo tinha pouco apoio na zona interior e havia uma zona despovoada. Estou a pensar em medio centro apoiar ou automatico, aceitam-se sugestoes!! Construtor recuado a mandar bolas para os tres criativos, o numero 10 que arranja espaço, faz jogo e joga! extremo esquerdo com cruzamento antecipado para o 2 poste, pois o extremo direito tem deambular da posiçao e aparece sempre ao 2 poste se o PL nao acertar o cabeceamento. O pl, um gajo grande com força mas rapido e bom tecnicamente.

Digam-me la se estou a pensar bem e que coisas alteravam :smilie_cmpt:

Acho que estás a pensar muito bem e é muito agradável ver mais pessoal entusiasmado a analisar as suas criações e a melhorá-las... um verdadeiro brainstorming :biggrin:

Porque não arriscas e pões o lateral esquerdo a apoiar, não me parece que vás perder consistência defensiva, ficas com o médio na mesma a defender e passas a ter o extremo esquerdo mais apoiado.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estás a pensar muito bem e é muito agradável ver mais pessoal entusiasmado a analisar as suas criações e a melhorá-las... um verdadeiro brainstorming :biggrin:

Porque não arriscas e pões o lateral esquerdo a apoiar, não me parece que vás perder consistência defensiva, ficas com o médio na mesma a defender e passas a ter o extremo esquerdo mais apoiado.

É o que o grémio representa, parece que tenho bichinhos carpinteiros ao ver o pessoal a opinar e isso. Somos os verdadeiros treinadores de bancada xD

E vou ver como se comporta a equipa com o lateral a apoiar, nunca experimentei grandes ''assimetrias'', a nao ser a funçao apoiar/atacar nos extremos ou ai's.

:smilie_cmpt:

Editado por Sporting_23

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei um novo save no meu Portimonense que começou muito bem com 8 jogos seguidos sem perder para a Liga (1 empate e 7 vitorias). Desde aí, já levo 7 jogos sem ganhar na liga (5 derrotas e 2 empates). Não mudei nada na táctica, simplesmente comecei a jogar horrivelmente lol

E as lesões têm sido uma coisa parva. Jogo sim jogo não tenho lesionados.

Estava cheio de pica a jogar o save e agora todos os jogos só me apetece gritar com o computador :lolada:

Edit: O pior de tudo é mesmo a quantidade ridicula de golos de bola parada que sofro, maioritariamente de canto. Houve um jogo que perdi 4-1 em que sofri os 4 golos de bola parada lol

Editado por Master_Mind

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei um novo save no meu Portimonense que começou muito bem com 8 jogos seguidos sem perder para a Liga (1 empate e 7 vitorias). Desde aí, já levo 7 jogos sem ganhar na liga (5 derrotas e 2 empates). Não mudei nada na táctica, simplesmente comecei a jogar horrivelmente lol

Estava cheio de pica a jogar o save e agora todos os jogos só me apetece gritar com o computador :lolada:

Edit: O pior de tudo é mesmo a quantidade ridicula de golos de bola parada que sofro, maioritariamente de canto. Houve um jogo que perdi 4-1 em que sofri os 4 golos de bola parada lol

Bom, por certo as lesões não estão a ajudar. Se estás em Novembro ou ali por alturas do inverno, as equipas vão um pouco abaixo na forma.

Agora, nesses 7 jogos sem vitórias de certeza que não foi tudo de bola parada, portanto, há que analisar os golos sofridos... e cuidado com as séries negras, é nesta altura que é importante que os jogadores não desmoralizem.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, por certo as lesões não estão a ajudar. Se estás em Novembro ou ali por alturas do inverno, as equipas vão um pouco abaixo na forma.

Agora, nesses 7 jogos sem vitórias de certeza que não foi tudo de bola parada, portanto, há que analisar os golos sofridos... e cuidado com as séries negras, é nesta altura que é importante que os jogadores não desmoralizem.

Claro que não foi tudo de bola parada :p Foram praí 35-45% dos golos :mrgreen:

As derrotas começaram no final de Setembro, ainda tá solinho e bom tempo :p

Compartilhar este post

Link para o post

Micheal, você poderia falar mais sobre como ter uma boa assimetria nas táticas?

Assimetrias consiste em atribuir tarefas e instruções diferentes a jogadores com a mesma função, procurando criar desequilíbrios no adversário, através da criação de espaços com e sem bola, em comprimento e largura. Por exemplo, podes ter um avançado interior a encurtar linhas para abrir espaço ao seu ala / lateral atacante; entretanto, no flanco oposto passa-se o inverso (dependendo também do que for definido para os médios), um avançado interior que faz diagonais a partir de espaços mais abertos e o seu ala / lateral a apoiá-lo, enquanto o médio posicionado mais à esquerda aproveita o espaço e ataca o corredor interior.

Variações mais simples também podem ser criadas nas instruções à equipa: Jogar mais Fechado / Explorar os Flancos, compacta mais a equipa puxando o adversário para a zona central, ao mesmo tempo que dizemos aos nossos jogadores para focarem o passe pelas alas; Jogar mais Aberto / Explorar o Centro faz o efeito inverso, dizemos a equipa para ocupar mais o campo em largura, obrigando o adversário a abrir espaços nos corredores interiores.

Compartilhar este post

Link para o post

Assimetrias consiste em atribuir tarefas e instruções diferentes a jogadores com a mesma função, procurando criar desequilíbrios no adversário, através da criação de espaços com e sem bola, em comprimento e largura. Por exemplo, podes ter um avançado interior a encurtar linhas para abrir espaço ao seu ala / lateral atacante; entretanto, no flanco oposto passa-se o inverso (dependendo também do que for definido para os médios), um avançado interior que faz diagonais a partir de espaços mais abertos e o seu ala / lateral a apoiá-lo, enquanto o médio posicionado mais à esquerda aproveita o espaço e ataca o corredor interior.

Variações mais simples também podem ser criadas nas instruções à equipa: Jogar mais Fechado / Explorar os Flancos, compacta mais a equipa puxando o adversário para a zona central, ao mesmo tempo que dizemos aos nossos jogadores para focarem o passe pelas alas; Jogar mais Aberto / Explorar o Centro faz o efeito inverso, dizemos a equipa para ocupar mais o campo em largura, obrigando o adversário a abrir espaços nos corredores interiores.

Mais uma grande aula, obrigado pela explicação michael

Compartilhar este post

Link para o post

a táctica não esta a funcionar, porque saiu uma nova patch com novas alterações inclusive no motor de jogo, na minha opinião o jogo agora esta melhor, principalmente nos guarda redes que dantes faziam chutos a toa e davam oportunidades aos adversarios agora já não acontece isso

Compartilhar este post

Link para o post

A pensar seriamente em desistir do FM, parece que tão cedo não o volto a comprar/jogar, paga-se uma pipa de massa tendo em conta a situação económica do país por um jogo incompleto, patch atrás de patch, pior ainda é uma pessoa andar a partir a cabeça para tentar fazer uma tatica que dê alguns resultados, não quero uma que ganhe sempre mas que me dê confiança, para depois sair uma nova patch e ir tudo por água abaixo, enfim :facepalm:

Desculpem qualquer coisinha mas é um desabafo.

Compartilhar este post

Link para o post

A pensar seriamente em desistir do FM, parece que tão cedo não o volto a comprar/jogar, paga-se uma pipa de massa tendo em conta a situação económica do país por um jogo incompleto, patch atrás de patch, pior ainda é uma pessoa andar a partir a cabeça para tentar fazer uma tatica que dê alguns resultados, não quero uma que ganhe sempre mas que me dê confiança, para depois sair uma nova patch e ir tudo por água abaixo, enfim :facepalm:

tens toda a razão, mas no meu ponto de vista eu acho que eles fazem as patchs, porque se arrependeram desta nova forma de criar tácticas que esta a tornar o fm muito fácil a vista dos anteriores, na minha opinião cheira-me que para o ano voltara as tácticas clássicas, na minha opinião eles deixam os supostos bugs a corrigir de forma a ter motivo para lançar as patchs, porque se não fosse isso, porque quando lançam as patchs não corrigem só os bugs e deixam o resto igual, no meu ponto de vista eles lançam as patchs para dificultar o jogo que esta sendo fácil

Editado por TuNiNhUBeNfIcA

Compartilhar este post

Link para o post

Esta última patch não mexeu com o motor do jogo.

Não deixo, por um lado, de concordar contigo na perspectiva em que se colocam no mercado um jogo cheio de erros e a ser sucessivamente alvo de correcções, então o preço deveria ser forçosamente revisto em baixa. Por outro lado, há muito pessoal que reclama supostos bugs que realmente se limitam a ser más opções tácticas. Certo que esta nova modalidade táctica exigiu-nos adaptação (e pessoalmente nem gosto dela), mas os conceitos implícitos na estratégia, na filosofia e nas instruções são os mesmos e quem os compreendia no fm13, compreende-os no fm14.

tens toda a razão, mas no meu ponto de vista eu acho que eles fazem as patchs, porque se arrependeram desta nova forma de criar tácticas que esta a tornar o fm muito fácil a vista dos anteriores, na minha opinião cheira-me que para o ano voltara as tácticas clássicas, na minha opinião eles deixam os supostos bugs a corrigir de forma a ter motivo para lançar as patchs, porque se não fosse isso, porque quando lançam as patchs não corrigem só os bugs e deixam o resto igual, no meu ponto de vista eles lançam as patchs para dificultar o jogo que esta sendo fácil

Por acaso, nesse aspecto concordo completamente contigo. Ainda ontem comentava que não tarda começo a suspirar pelo fm15, porque isto começa a tornar-se monótono.

Compartilhar este post

Link para o post

E mais uma coisa, eu sinto a equipa a falhar passes simples, isto deve-se as barras ainda estarem em sofrivel, com o passar do tempo vão começar a falhar menos certo? Atenção que eu digo os passes simples, não é os passes em geral.

E eu sinto que a equipa cria poucas jogadas, não por ofensivamente ser fraca mas por haver pouco entendimento entre os jogadores e este n perceberem o que o colega vai fazer,por exemplo agora um jogador meu fez um passe a rasgar para o pl mas ele ficou parado, treinado a coesão de equipa isto fica melhor certo?

Isto é devido as barras ainda estarem em sofrível certo?

É que eu nem quando jogava no casa pia isto acontecia, já para não falar que nos lançamentos, podem ter um gajo sozinho que mandam a bola n sei para onde e ficam sem ela.

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

nao percebo , 45 min contra o olhanense esta 3-2 eu a perder e o olhanense tem 5 oportunidades , nao percebo como concedemos tantas oportunidades

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é devido as barras ainda estarem em sofrível certo?

É que eu nem quando jogava no casa pia isto acontecia, já para não falar que nos lançamentos, podem ter um gajo sozinho que mandam a bola n sei para onde e ficam sem ela.

A fluidez de jogo aumenta com a familiaridade, é importante no treino geral da equipa usar a opção Coesão da Equipa.

nao percebo , 45 min contra o olhanense esta 3-2 eu a perder e o olhanense tem 5 oportunidades , nao percebo como concedemos tantas oportunidades

Com o Porto não noto isso, com o Boavista uso outra táctica que reparte mais o jogo e é natural que o adversário tenha oportunidades.

O que até agora tenho a apontar é:

- Lançamentos Laterais: o ponta de lança continua a chegar perto para receber a bola

- Lançamentos Laterais: algumas vezes, havendo jogadores disponíveis para receber a bola, sai directa para o adversário, este cabeceia e a bola volta ao mesmo jogador

- Muita zarolhice dos jogadores e isto acontece-me tanto no Porto como no Boavista: todos os jogos são cerca de 20 remates, entre oportunidades e postes anda à volta de 8-12, remates de longe são muito raros e, ainda assim, os jogadores acertam 6 ou 7 vezes na baliza e, portanto, os resultados andam sempre à volta do 2-0, 3-0, 3-1 e não sai disto.

Compartilhar este post

Link para o post

A fluidez de jogo aumenta com a familiaridade, é importante no treino geral da equipa usar a opção Coesão da Equipa.

Ok obrigado, era só isso que queria saber, é que vi com cada coisa estúpida que até pensei que fosse algum problema meu :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu digo, não gosto de jogar FM em que todos os jogos a gente acaba por vencer as 5 e 6 bolas a zero, o que me deixou frustrado foi que faço uma pré-época brutal com resultados bons, bom futebol praticado usando uma tatica criada por mim ( coisa rara de ter sucesso :biggrin: ) no último jogo de pré-época consigo vencer o Real Madrid por 1-0 nada de mais e vou jogar a supertaça de Portugal ganho por 2-0 ao Braga e na 1º partida do campeonato recebo o Moreirense faço 35 remates marco um golo e eles com 3 remates fazem dois golos e ainda acabo com 70% de posse de bola, epa fiquei mesmo fu****, mas parece que é o Moreirense que está a jogar muito porque na 2º jornada venceram o Porto em casa por 1-0.

Mas acaba sempre por lixar-me é pagarmos caro por um jogo que é erros constantes e o que me deixa mais incrédulo ( atenção não entendo nada de criação de jogos ) é como uma equipa que faz este jogo há largos anos continua a cometer os mesmos erros, quando da a sensação de que por vezes os FM'S são um update a versão interior mas com nova maquilhagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa que me esqueci de dizer sobre o meu save. Vou praí a meio de Novembro e as barras das tácticas vão a pouco mais de meio. Já fizemos à vontadinha praí 30 jogos oficiais e mesmo assim as barras continuam assim.

Só consegui fazer 2 amigáveis na pré-época porque a Taça da Liga começa logo na 2ª semana e depois o campeonato começa logo a seguir aos 3 jogos da Taça da Liga.

Isto na 2ª Liga é sempre a abrir, 2 jogos por semana quase sempre e mesmo assim os gajos não aprendem o raio das tácticas lol

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde! Antes de mais quero deixar o meu obrigada a todo o pessoal deste forum que directamente e indirectamente me ajudaram com as suas ideias, opiniões e sugestões... O meu muito obrigada!

Acho que o motor de jogo está a chegar a um nível táctico estrondoso, continua a ter aqueles defeitos(próprios de simulações), mas a cada ano que passa, surpreende-nos com novidades e uma maior aproximação da realidade que fascina qualquer adepto e treinador de bancada, como tal, a meu ver, para tirar algum divertimento deste jogo, só com uma estrutura, equipa, táctica e treinos pensados e organizados por nós, isto foi o que mais me levou a criar esta táctica...

jzlt.png

p56f.png

0l6i.png

Acabei a primeira volta do campeonato, vou agora para segunda volta...

Deixo aqui os resultados do massacre que dei no City na liga dos campeões... Hehe... Hehe... lol

iiz1.png

fq8t.png

Só fiz duas contratações que foi o Ricardo Quaresma e o Anderson... Dois jogadores perdidos no mundo do futebol que fiz renascer...

Para não falar do Quintero que actualmente anda perdido no Meu Porto ( este Paulo Fonseca anda a dormir) consegui esta proeza...

4mzz.png

Espero que gostem... E terei muito gosto em responder alguma questão ou duvida que voçês possam ter... Como também aceito dicas, ajuda e sugestões para melhorar a táctica...

P.S. E nao houve cheat ou seja GRAVAR-SAIR-CARREGAR!

Editado por Figueira

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde! Antes de mais quero deixar o meu obrigada a todo o pessoal deste forum que directamente e indirectamente me ajudaram com as suas ideias, opiniões e sugestões... O meu muito obrigada!

Acho que o motor de jogo está a chegar a um nível táctico estrondoso, continua a ter aqueles defeitos(próprios de simulações), mas a cada ano que passa, surpreende-nos com novidades e uma maior aproximação da realidade que fascina qualquer adepto e treinador de bancada, como tal, a meu ver, para tirar algum divertimento deste jogo, só com uma estrutura, equipa, táctica e treinos pensados e organizados por nós, isto foi o que mais me levou a criar esta táctica...

Acabei a primeira volta do campeonato, vou agora para segunda volta...

Deixo aqui os resultados do massacre que dei no City na liga dos campeões... Hehe... Hehe... lol

Só fiz duas contratações que foi o Ricardo Quaresma e o Anderson... Dois jogadores perdidos no mundo do futebol que fiz renascer...

Para não falar do Quintero que actualmente anda perdido no Meu Porto ( este Paulo Fonseca anda a dormir) consegui esta proeza...

Espero que gostem... E terei muito gosto em responder alguma questão ou duvida que voçês possam ter... Como também aceito dicas, ajuda e sugestões para melhorar a táctica...

P.S. E nao houve cheat ou seja GRAVAR-SAIR-CARREGAR!

bem.vindo :-)

Ó Figueira posta aí uma SS das instruções à equipa

Não podes colocar imagens só para mostrar resultados, vem logo aqui um moderador e dá-te tau-tau e apaga o post

Boas alguem me pode ajudar a utilizar o cristiano ronaldo de maneira a que marque bastantes golos?

olha que o cristiano não joga sozinho, há lá mais 10 jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...