Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Michael isso que esta ai é o mesmo que ires as tácticas e escolheres as várias funções pões o rato em cima do função para o jogador e lá explica o que qual o papel que ele irá desempenhar dentro de campo

Compartilhar este post

Link para o post

Estou mesmo a precisar de ajuda!!!!

Estou com o AC Milan e vou usar uma tática aqui do fórum, uma tac. atacante.

Mas quero criar uma super defensiva mas letal no contra ataque!

Criei uma deste género:

http://i.imgur.com/ZgkweV4.jpg

http://i.imgur.com/stgOQtj.png

Está bem assim??? :confuso:

Acho que deves primeiro olhar para os jogadores que tens para tentar usufruir das suas qualidades. Por exemplo, qual o teu 11 base e esquema tactico que usas? Acho que deves partir daí.

Depois é preciso ter em consideração algumas coisas:

- Se queres defender, uma linha de 4 defesas é adequado, mas tem em consideração para os alas não subirem muito. Podes também usar 5 defesas.

- Se queres contra-atacar, então precisas de pelo menos 2 ou 3 jogadores na frente, que sejam rápidos (jogadores lentos não vão servir para o que queres)

- Se quiseres dois jogadores na frente, então dois ponta-de-lanças parece-me bem, mas dependendo da matéria-prima podes usar 1 extremo/avançado interior e 1 ponta-de-lança.

- Se optares por ter 3 jogadores na frente então 2 extremos/avançados interiores e 1 ponta-de-lança é o mais comum, mas podes optar por 2 pontas-de-lança e 1 MAC

- Agora o mais importante de qualquer tactica, imo: o meio-campo. Dependendo do número de avançados que usares, podes usar 3 ou 4 centro-campistas, pelo menos 1 médio defensivo muito posicional. Tem em consideração que deves ter um médio construtor para fazer a ligação entre o meio-campo e o ataque.

Outras coisas a ter em consideração:

- A mentalidade deve ser Defensiva ou Contra-ataque, ambas funcionam bem, eu pessoalmente gosto mais de começar em Contra-ataque e depois se o resultado for favorável e o jogo for difícil meto em Defensivo

- Os centrais devem ser fortes e altos para cortar cruzamentos (como vais baixar as linhas vais sofrer muitos cruzamentos para a tua área)

- Mais uma vez, avançados e extremos rápidos, com boa capacidade de drible para partir a defesa adversária

Instruções à equipa:

- Põe a linha defensiva Recuada ou Muito recuada (eu costumo colocar Recuada caso use mentalidade Contra-atacar e Muito Recuada caso use mentalidade Defender) (ja tinhas isto)

- Jogar mais fechado para obrigar os jogadores adversários a jogar pelas alas (ja tinhas isto)

- Passe directo e passar para o espaço (ja tinhas isto)

- Podes usar o Enfrentar defesa para que os jogadores corram mais com bola, mas é preciso ter cuidado porque eles podem optar por correr em vez de fazer um passe

- Não deves pressionar os adversários, podes até optar por fechar espaços (ja tinhas isto)

- Podes usar Marcação apertada (ja tinhas isto)

- Jogar com alguma intensidade para teres rapidez no ataque

As instruções aos jogadores vai depender do que tiveres feito

NOTA FINAL: eu tiraria o bombear bola pra área e o rematar sempre que possível. Em relação ao cruzar na hora não sei exactamente como funciona numa tactica de contra-ataque. Manter as posições é bom para jogadores mais defensivos mas em jogadores ofensivos eu não diria tal coisa, por isso tirava isso das instruçoes à equipa e dava talvez aos jogadores individualmente. O mesmo em relação à expressividade. Em relação ao desarme agressivo, como vais estar a jogar muito atrás se calhar vais fazer muitas faltas perigosas não?

Editado por ZeroZeroPeras

Compartilhar este post

Link para o post

Michael isso que esta ai é o mesmo que ires as tácticas e escolheres as várias funções pões o rato em cima do função para o jogador e lá explica o que qual o papel que ele irá desempenhar dentro de campo

As coisas precisam de ter uma certa lógica, o jogo já é suficientemente avançado para assim o exigir, portanto cada vez que pensamos em fazer uma táctica há que fazê-lo com critério e com noção do que se está a fazer. No caso concreto e pelas imagens partilhadas, a noção com que fiquei é que o Machado estava a atribuir funções aos jogadores sem ter noção do que estava a fazer, por isso e ainda que tenhamos a ajuda de colocando o rato em cima da função e da tarefa termos um pequeno texto explicativo, pode ser sempre útil aprofundar a leitura e o conhecimento.

Tudo contribui para a construção de uma táctica, inclusive os atributos: por exemplo, se dás uma instrução a um jogador para ter um desarme agressivo e o atributo dele em desarme for baixo, a antecipação for fraca, a decisão for fraca e a agressividade for média, possivelmente esse jogador vai levar uns quantos cartões e castigar a própria equipa com umas expulsões. Obviamente este é um exemplo (entre tantos muitos que poderiam ser dados) que funciona tanto para os nossos jogadores, como para os jogadores adversários.

Compartilhar este post

Link para o post

As coisas precisam de ter uma certa lógica, o jogo já é suficientemente avançado para assim o exigir, portanto cada vez que pensamos em fazer uma táctica há que fazê-lo com critério e com noção do que se está a fazer. No caso concreto e pelas imagens partilhadas, a noção com que fiquei é que o Machado estava a atribuir funções aos jogadores sem ter noção do que estava a fazer, por isso e ainda que tenhamos a ajuda de colocando o rato em cima da função e da tarefa termos um pequeno texto explicativo, pode ser sempre útil aprofundar a leitura e o conhecimento.

Tudo contribui para a construção de uma táctica, inclusive os atributos: por exemplo, se dás uma instrução a um jogador para ter um desarme agressivo e o atributo dele em desarme for baixo, a antecipação for fraca, a decisão for fraca e a agressividade for média, possivelmente esse jogador vai levar uns quantos cartões e castigar a própria equipa com umas expulsões. Obviamente este é um exemplo (entre tantos muitos que poderiam ser dados) que funciona tanto para os nossos jogadores, como para os jogadores adversários.

o melhor é por normal, mas por exemplo os meus centrais têm resistencia 14= pressão e se eu puser pressionar mais os oponentes criam mais uma ou duas oportunidades flagrantes por isso já vês que as coisas nem sempre são como se consta

Compartilhar este post

Link para o post

diz-me lá o que ganhaste ao fazer a táctica em função dos atributos do jogador e com que jogadores ganhaste, é que muita gente vai para clubes da 2 divisão contrata maquinas a custo zero e chega a 1 liga e fica bem qualificado

Faço por exemplo o seguinte:

Monto o esquema em relação aos jogadores que tenho. Por acaso normalmente é 4-2-3-1 ou 4-3-3.

Depois olho para os extremos e coloco aqueles com o pé trocado a jogar como avançados interiores.

Olho pros médios e coloco p.e. alguns a box-to-box no lugar p.e. de um construtor recuado. Se tiver médio defensivo posso meter trinco, médio defensivo ou pivô defensivo

A nível de pontas-de-lança alterno entre Ponta de Lança, Ponta de Lança Fixo, Avançado Recuado ou Avançado Completo, dependendo do que eles fizerem melhor.

No entanto se o jogador for jovem e a diferença entre os papéis for apenas de meia estrela então prefiro coloca-lo a treinar para o papel que eu quero e dentro de algumas semanas ele já joga melhor no papel que está a treinar.

O equilíbrio é muito importante, p.e. se tiver 3 médios sendo que dois deles são médios centro, não vou colocar ambos como box-to-box nem como médios recuperadores de bola, porque não acho benéfico para a equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-se a isto o que tanto se repete. Vou construir uma táctica minha ? ok, que plantel tenho? qual é o estatuto da minha equipa e a qualidade dos jogadores ? Qual é o meu estilo de jogo enquanto treinador ? Sem se saber responder a estas questões, nem vale a pena avançar; sabendo-se, ok, porreiro, o 1º passo está dado, então avança-se para a definição de funções e tarefas dos jogadores e afinação da táctica com instruções e um forte treino de movimentos preferidos adequados ao estilo de jogo que queremos.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Faço por exemplo o seguinte:

Monto o esquema em relação aos jogadores que tenho. Por acaso normalmente é 4-2-3-1 ou 4-3-3.

Depois olho para os extremos e coloco aqueles com o pé trocado a jogar como avançados interiores.

Olho pros médios e coloco p.e. alguns a box-to-box no lugar p.e. de um construtor recuado. Se tiver médio defensivo posso meter trinco, médio defensivo ou pivô defensivo

A nível de pontas-de-lança alterno entre Ponta de Lança, Ponta de Lança Fixo, Avançado Recuado ou Avançado Completo, dependendo do que eles fizerem melhor.

No entanto se o jogador for jovem e a diferença entre os papéis for apenas de meia estrela então prefiro coloca-lo a treinar para o papel que eu quero e dentro de algumas semanas ele já joga melhor no papel que está a treinar.

O equilíbrio é muito importante, p.e. se tiver 3 médios sendo que dois deles são médios centro, não vou colocar ambos como box-to-box nem como médios recuperadores de bola, porque não acho benéfico para a equipa.

não estou a falar disso estou a falar de tu dizeres que tiveste bastante sucesso, queria saber com que jogadores e o que ganhaste. é que uma táctica pode ser muito boa, mas se tiver jogadores fracos não a táctica que resista

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-se a isto o que tanto se repete. Vou construir uma táctica minha ? ok, que plantel tenho? qual é o estatuto da minha equipa e a qualidade dos jogadores ? Qual é o meu estilo de jogo enquanto treinador ? Sem se saber responder a estas questões, nem vale a pena avançar; sabendo-se, ok, porreiro, o 1º passo está dado, então avança-se para a definição de funções e tarefas dos jogadores e afinação da táctica com instruções e um forte treino de movimentos preferidos adequados ao estilo de jogo que queremos.

Subscrevo totalmente, é mesmo isso que faço

não estou a falar disso estou a falar de tu dizeres que tiveste bastante sucesso, queria saber com que jogadores e o que ganhaste. é que uma táctica pode ser muito boa, mas se tiver jogadores fracos não a táctica que resista

Foi numa fase avançada de um save, lá para 2019 até 2022, mas passei 1 época em cada, primeiro por Nápoles lutei pelo título, depois Man City ganhei tudo e depois idem com o Real. Cheguei aos clubes vi o que tinha e pus as minhas ideias a funcionar, daí dizer que obtive sucesso. Quanto a jogadores não sei, mas alguns eram regenerados.

EDIT: também fiz uma época que comecei com o Penafiel, comprei 5 jogadores e fui campeão da 2ª liga, mas isso foi no 14.1.3 salvo erro

Editado por ZeroZeroPeras

Compartilhar este post

Link para o post

o melhor é por normal, mas por exemplo os meus centrais têm resistencia 14= pressão e se eu puser pressionar mais os oponentes criam mais uma ou duas oportunidades flagrantes por isso já vês que as coisas nem sempre são como se consta

a sério, não estou a perceber a relação... em 1º lugar porque o atributo resistência não tem apenas a ver com a pressão, tem influência sim porque obviamente um jogador menos resistente vai perder mais rapidamente capacidade de pressionar; em 2º lugar porque uma eventual pressão maior exercida pelos centrais (que leva a que os jogadores se desposicionem) pode ser devidamente compensada por outros jogadores. Não podes ver as coisas tão isoladamente, mas vê-las no conjunto.

Compartilhar este post

Link para o post

a sério, não estou a perceber a relação... em 1º lugar porque o atributo resistência não tem apenas a ver com a pressão, tem influência sim porque obviamente um jogador menos resistente vai perder mais rapidamente capacidade de pressionar; em 2º lugar porque uma eventual pressão maior exercida pelos centrais (que leva a que os jogadores se desposicionem) pode ser devidamente compensada por outros jogadores. Não podes ver as coisas tão isoladamente, mas vê-las no conjunto.

desculpa a pressão é igual a resistência assim como as decisões a mentalidade

Compartilhar este post

Link para o post

O que acham desta agora?

Podias ter deixado os gajos no meio, se tens jogadores para isso...

Podias era ter posto um CJA, para fazer a ligação e subias os dois laterais para o lado dos trincos e metias como alas.

Epá, não tinha atualizado isto e quando respondi já ia com uma página de atraso :estrelas: , por isso já te devem ter dado uma dica melhor.

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

como sabes que não é bug sofro alguns golos deste genero

porque antes de bugs existem más opções tácticas, más opções estratégicas e más opções dos teus jogadores :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Michael ou Capone, algum me sabe explicar o que faz o movimento de encurtar linhas nos extremos e nos defesas laterais!?

Compartilhar este post

Link para o post

Michael ou Capone, algum me sabe explicar o que faz o movimento de encurtar linhas nos extremos e nos defesas laterais!?

É o oposto de manterem-se abertos :-)

Revendo...

a) chegar mais longe: é um movimento vertical equivalente ao antigo correr de fundo

b) aguentar posição: ...hummmm... acho que este não precisa de explicação

c) manter-se aberto: o jogador procura dar mais largura, encostando-se mais à linha

d) encurtar linhas: o jogador fecha mais os espaços centrais

e) jogar pelos flancos: outro movimento vertical, procurando desmarcações no corredor entre o lateral e o central adversários

f) deambular da posição: movimento livre

Compartilhar este post

Link para o post

Quando quero que um jogador do meio-campo, por exemplo um Médio de ataque, faça movimentos mais horizontais, de forma a apoiar os flancos, meto Deambular da Posição. Não sei se há outra forma de fazer isso, mas sempre usei isto em todos os FM's e tem resultado

Compartilhar este post

Link para o post

Quando quero que um jogador do meio-campo, por exemplo um Médio de ataque, faça movimentos mais horizontais, de forma a apoiar os flancos, meto Deambular da Posição. Não sei se há outra forma de fazer isso, mas sempre usei isto em todos os FM's e tem resultado

deambular da posição é um movimento livre (em todas as direcções) com e sem bola, que tem tanto de vantajoso (arrasta o adversário consigo) como de perigoso (abre-te espaços que podem ser explorados pelo adversário). Se procuras movimentos mais horizontais com bola, então a instrução a utilizar será Conduz para Zonas Abertas.

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês acham possível usar uma estratégia de posse de bola com uma equipe recém promovida?

Compartilhar este post

Link para o post

Michael quais são os movimentos preferidos que treinas ao teus jogadores??

depende se são defesas, médios ou avançados, da sua função e devem variar também em função do estilo de jogo que se pretende.

Vocês acham possível usar uma estratégia de posse de bola com uma equipe recém promovida?

possível, tudo é possível, não culpes é o fm se ficares frustrado com os resultados :biggrin: há que lembrar que uma equipa recém-promovida estará certamente entre as mais fracas em termos de estatuto e jogadores, portanto ires contra equipas mais fortes a querer manter a posse é capaz de dar mau resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

depende se são defesas, médios ou avançados, da sua função e devem variar também em função do estilo de jogo que se pretende.

se me pudesses dizer de todos as posições/jogadores :mrgreen:

é que comecei no Porto e quero jogar em posse até agora estou a gostar do que estou a ver, mas com os movimentos preferidos treinados ainda seria melhor :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho usado esta tática atualmente, de posse e passe curto, tem me saído bem, domino jogo toda até contra equipes muito superiores a minha, só não tenho feito muitos gols, empatando muito e ganhando de 1 gol apenas, muitas vezes sendo esse de bola parada. Gostaria de opiniões, por que não tenho achado a 'falha' no plano de jogo :/

Fortaleza_EC__Tácticas_Equipa.png

Compartilhar este post

Link para o post

É normal, todas as tuas instruções são no sentido de dizer aos jogadores que não há urgência em criar oportunidades ou marcar golos e ainda por cima não têm liberdade para terem poder de decisão, apenas seguir "cegamente" as tuas instruções.

Manténs a posse, tens uma intensidadade ao nível de um jogo de treino, canalizas o teu jogo apenas pelo meio e ainda jogas mais fechado. Não achas que estás a limitar demasiado a equipa nas suas opções ?

se me pudesses dizer de todos as posições/jogadores :mrgreen:

é que comecei no Porto e quero jogar em posse até agora estou a gostar do que estou a ver, mas com os movimentos preferidos treinados ainda seria melhor :compinchas:

as tais 10 páginas e também o facto de não saber o que queres que os teus jogadores façam, é algo que só tu sabes.

Compartilhar este post

Link para o post

É normal, todas as tuas instruções são no sentido de dizer aos jogadores que não há urgência em criar oportunidades ou marcar golos e ainda por cima não têm liberdade para terem poder de decisão, apenas seguir "cegamente" as tuas instruções.

Manténs a posse, tens uma intensidadade ao nível de um jogo de treino, canalizas o teu jogo apenas pelo meio e ainda jogas mais fechado. Não achas que estás a limitar demasiado a equipa nas suas opções ?

as tais 10 páginas e também o facto de não saber o que queres que os teus jogadores façam, é algo que só tu sabes.

Realmente, limito as opções no geral, mas meus três MOC's e o PL tem uma certa liberdade a mais, dando opção de fintar e chutar mais, a nível defensivo o time esta bem, geralmente toma 1 gol contra times superiores, algo normal, por ter um time plantel tecnicamente fraco acho razoável limitar essa liberdade do time não achas?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...