Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Exclusão social é um dos factores que explicam crimes de minorias étnicas

Publicações recomendadas

logo.png

Exclusão social é um dos factores que explicam crimes de minorias étnicas

Tese de doutoramento tenta perceber criminalidade praticada por portugueses de etnia cigana e estrangeiros oriundos dos países do Leste europeu e dos países africanos de língua oficial portuguesa.

Os portugueses de etnia cigana e os estrangeiros estão em número desproporcionado nas prisões. Como justificam essas pessoas os actos que os conduziram até ali? E que ideias sobre isso transmitem os meios de comunicação social e profissionais dos serviços prisionais?

A tese é da investigadora Sílvia Gomes. Intrigava-a a criminalidade associada às minorias étnicas. No doutoramento em Sociologia, que defendeu na Universidade do Minho no mês de Julho, tentou encontrar o sentido que lhe é atribuído. Deparou-se com as simplificações dos media e dos profissionais dos serviços prisionais, reprodutoras de estereótipos, e com explicações dos reclusos assentes em factores económicos ou decorrentes das pertenças de género, etnia ou nacionalidade.

Optou por estudar apenas os mais visíveis nas estatísticas oficiais e nos noticiários: os portugueses de etnia cigana e os estrangeiros oriundos dos países do Leste europeu e dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP). Os primeiros representavam 5% da população prisional e os outros 15% em 2010.

Começou por vasculhar arquivos do PÚBLICO, do Diário de Notícias, do Jornal de Notícias e do Correio da Manhã. Juntou todas as peças sobre práticas criminais com referência àquelas minorias publicadas nos sites destes diários entre 1 de Janeiro de 2008 e 31 de Dezembro de 2009.

Analisou as 114 peças. Eram, quase sempre, notícias curtas, que se cingiam ao acto praticado. A principal voz era policial ou judicial. As outras vozes, quando existiam, pertenciam a testemunhas ou vítimas. O perfil do agressor tendia a ficar apagado. Era como se não existisse contexto.

Lendo bem, cada grupo aparecia associado a uma prática criminal: "Os ciganos a crimes contra o património com o uso de violência, os africanos a crimes relacionados com drogas, os europeus do Leste a crimes contra valores e interesses da vida em sociedade." Todavia, entrando nas seis prisões que concentram a maior parte dos condenados daquelas minorias e analisados os seus processos, nenhuma associação directa havia entre qualquer crime e qualquer grupo. O tráfico de drogas era o crime mais comum nos três grupos: 319 dos 1048 crimes pelos quais aquelas 540 pessoas estavam presas. Seguiam-se o roubo, a condução sem habilitação legal, o furto, o porte de arma.

"O crime mais noticiado é o crime contra pessoas, quando o principal crime nas estatísticas oficiais é contra o património", sublinha. Isso não é alheio aos critérios de relevância usados na produção de notícias (os jornalistas valorizam o que é novo, extraordinário), mas tem consequências: "Forma-se uma opinião pública unânime na designação pejorativa desses grupos."

"Os próprios funcionários do sistema prisional produzem estereótipos veiculados pelos media, mesmo quando eles vão contra a realidade existente no estabelecimento prisional em que trabalham", diz. Parece-lhe haver todo o processo de contaminação, que funciona nas duas vias.

Entrevistou nove directores e 30 guardas. Registou ideias feitas, algumas associadas a "justificações de tipo culturalista", com certo odor a racismo. E isso levou-a a concluir que "estrangeiros e grupo étnico cigano são percepcionados como uma grande amálgama do que é diferente do "ser português" e como tendo, de certa forma, reificado em si o comportamento criminal".

Os reclusos da Europa do Leste eram retratados como educados, mas calculistas e perigosos, o que não seria alheio à ideia de que possuem formação superior ou militar. Já os PALOP eram pobres, actores de criminalidade não pensada, e os ciganos "interesseiros, trapaceiros, preguiçosos".

A análise dos processos revelou um "background social desfavorecido", como o dos portugueses não ciganos que lá estão. Eram jovens (excepto os portugueses de etnia cigana, de idade mais diversa, e as estrangeiras, mais envelhecidas), com habilitações literárias baixas (tirando os do Leste europeu), percursos laborais não qualificados, residência em bairros pobres ou acampamentos.

A professora do Instituto Superior da Maia tentou, de forma mais aprofundada, perceber o que explica este envolvimento criminal. Entrevistou 68 reclusos - 48 homens e 20 mulheres. "As desigualdades e as exclusões sociais desempenham um papel muito forte - não a biologia", enfatiza.

"Os estrangeiros que nasceram em Portugal e os imigrantes em idade escolar mencionam a privação económica, a influência de pares, a desestruturação familiar, as exclusões escolar e profissional e a residência em bairros sociais", lê-se, na tese. "Em vários casos, os percursos de exclusão escolar e profissional são apresentados como tendo na base situações de racismo flagrante." O contexto social, avalia, "determina e limita as "opções" de vida destes indivíduos".

Na sua opinião, "a questão geográfica é importante". Há zonas a que as polícias prestam mais atenção. Os jovens oriundos de África, por exemplo, sentem viver em bairros acossados. Há redes familiares e de vizinhança que se transferem para as prisões, como já há muito desvendou outra investigadora da Universidade do Minho, Manuela Ivone Cunha. Nos processos de tráfico, isso parece evidente a Sílvia Gomes, mais ainda entre ciganos, que funcionam muito dentro de uma lógica de família alargada. Há uma rusga num acampamento e a polícia leva "20 ou 30 pessoas".

Muitos queixam-se do acesso à justiça, como tantos portugueses em posses. "Não conseguem pagar um advogado", resume. "Acontece muitas vezes o advogado oficioso aparecer só um dia para falar com eles ou conhecê-los só no dia do julgamento. Não dá para preparar uma defesa condigna."

A língua também pode ser entrave, apesar de a lei prever o recurso a intérpretes. A investigadora conheceu quem nem soubesse o motivo da sua reclusão. "Uma mulher estava presa por ser cúmplice num processo de tráfico de droga. Sabia que tinha sido condenada por estar num carro no qual havia droga, mas não sabia o que era ser cúmplice, não conhecia essa palavra."

Houve outros aspectos que a surpreenderam: "Entre os reclusos ciganos há a opinião generalizada de que tiveram pena superior porque o juiz tinha tido uma experiência negativa e não gostava de ciganos." Relatavam episódios supostamente contados pelos seus advogados, talvez para se desculparem.

Parece haver um longo caminho a percorrer, a começar pelos media, que muito contribuem para a construção do que Sílvia Gomes chama "pânico moral". Na sua perspectiva, o país tem de "saber pensar o crime nestes grupos": "Temos de arranjar forma de os conseguir estudar." A Constituição não permite que a etnia figure na estatística oficial. "Muitos investigadores defendem que essa variável só viria acentuar estereótipos, mas eu acho que os estereótipos já existem e que era bom haver dados que permitissem perceber a realidade. Só assim podemos definir políticas eficazes."

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho o oposto, os crimes de minorias étnicas é um dos factores que explicam a exclusão social.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho o oposto, os crimes de minorias étnicas é um dos factores que explicam a exclusão social.

Por acaso, concordo.

No caso dos ciganos entao é uma pescadinha de rabo na boca que vem desde o tempo da MAria cachucha.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso, concordo.

No caso dos ciganos entao é uma pescadinha de rabo na boca que vem desde o tempo da MAria cachucha.

Dizer isso é que vem mesmo do tempo da Maria cachucha.

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer isso é que vem mesmo do tempo da Maria cachucha.

Podes crer :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Que raio de noticia e de estudo, basicamente depois de fundamentar a sua análise em fenómenos enviesados como entrevistas a reclusos conclui, depois de dar a entender que há uma diferença de tratamento segundo as etnias, que deviam haver mais dados para se tirarem conclusões. E falar-se de exclusão social e depois dar o exemplo de uma etnia que se auto-exclui por ela mesma é brilhante.

Compartilhar este post

Link para o post

Na Régua a minoria ética são os caucasianos.

se fosse só na Regua... na linha de Sintra deves ter inumeros casos disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Na Régua a minoria ética são os caucasianos.

fodase era so o q me faltava tb tu com esse avatar

Compartilhar este post

Link para o post

fodase era so o q me faltava tb tu com esse avatar

Mantive a sign em tua honra. Hádes cá vir, pobre e mal agradecida.

Compartilhar este post

Link para o post

+1

Compartilhar este post

Link para o post

a culpa é do governo!

E não é mentira nenhuma. Talvez não destes que apanham com o problema já criado, mas os que "resolveram" o problema da imigração ilegal, das minorias e dos retornados encaixotando-os a todos em bairros periféricos, longe da vista dos portugueses de gema, não têm as mãos limpas em todo este processo.

Certo, é uma raciocínio legítimo. Mas agora também se podemos questionar quais os motivos que levam a que as minorias étnicas enveredem por essa via.

Compartilhar este post

Link para o post

E não é mentira nenhuma. Talvez não destes que apanham com o problema já criado, mas os que "resolveram" o problema da imigração ilegal, das minorias e dos retornados encaixotando-os a todos em bairros periféricos, longe da vista dos portugueses de gema, não têm as mãos limpas em todo este processo.

Certo, é uma raciocínio legítimo. Mas agora também se podemos questionar quais os motivos que levam a que as minorias étnicas enveredem por essa via.

Concordo a 100% com a segunda frase.

A minha resposta para o segundo parágrafo é pouco dinheiro e pouco cérebro, sendo que nenhuma delas é desculpa. A criminalidade segundo dados oficiais tem diminuindo, o desemprego tem aumentado, penso que diz tudo.

Editado por Jari-Matti

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo a 100% com a primeira frase.

A minha resposta para a segunda é pouco dinheiro e pouco cérebro, sendo que nenhuma delas é desculpa. A criminalidade segundo dados oficiais tem diminuindo, o desemprego tem aumentado, penso que diz tudo.

Certo, mas isso não responde à questão. Qual o motivo que os leva a enveredar esse caminho? Certamente que não vamos agora descer ao ponto de dizer que as minorias são geneticamente menos inteligentes ou mais atrasadas mentalmente do que as maiorias, logo tem de haver um motivo para que sigam esse caminho; e mesmo que seja pouco dinheiro e pouco cérebro, também haverá certamente algum, ou alguns, motivos para que não os tenham (cérebro e dinheiro).

Eu chateia-me um pouco quando oiço as pessoas a discutir possíveis soluções para problemas com análises superficiais. Os problemas não se resolvem superficialmente, tem de se ir à sua raíz para que seja sarado, caso contrário estaremos apenas a "chutá-lo" para a frente até que se manifeste novamente. A criminalidade praticada por membros de minorias étnicas tem origens mais profundas e são essas que têm de se encontrar e resolver. É como uma casa, se estiver podre nas fundações podemos mudar as paredes e os telhados mas não vamos impedir que um dia caia.

PS: btw não és tu nem o que escreveste que me chateia, isto da forma que escrevi até pode dar essa ideia :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Do ponto de vista populista (e evitando conversas de "racismo") é revoltante para muita gente que exista um incentivo económico, o Rendimento de Inserção Social, que tem como objetivo "incentivar" as ditas minorias étnicas a integrarem-se socialmente, sendo que esta notícia vem a confirmar o não funcionamento dessa medida - o que vem a dificultar essa tarefa de procurar por medidas funcionais.

Compartilhar este post

Link para o post

Os rendimentos sociais de inserção apenas servem para eles receberem o dinheiro e não fazerem nada por merecem-no.

Para mim não é por o individuo X ser cigano que vai cometer crimes na vida, nem porque o individuo Y ser caucasiano nunca vai cometer crimes na vida, isto tem haver com a educação que as pessoas dão às crianças.

Agora que é certo que a maior parte dos membros das minorias étnicas não se comportam tal e qual como os caucasianos.

Em todo o sitio há bons e maus, o problema é onde há mais maus e onde há mais bons ...

Compartilhar este post

Link para o post

A sério que me faz confusão continuarem a falar do Rendimento Social de Inserção como se fosse uma prestação social que permite às pessoas viverem tranquilamente à conta. Deve ser dos assuntos mais recorrentes em matéria social aqui no CMPT, mas devo relembrar que os valores máximos do RSI são estes:

- Titular: 178,15 €

- Por cada indivíduo maior: 89,07 €

- Por cada indivíduo menor: 53,44 €

Uma agregado familiar composto por 2 adultos e 2 menores recebe, portanto, 374,04 €. Mesmo que se junte os abonos de família e supondo que os menores têm mais de 3 anos, estamos a falar de 444,42 €. Acham que se vive minimamente bem com 445 € para 4 pessoas?

Para além disso, algumas estatísticas interessantes sobre o RSI:

- Cerca de 20 % dos beneficiários têm rendimentos de trabalho ou pensões.

- Entre 35 e 40 % dos beneficiários têm menos de 18 anos.

- Menos de 5 % dos beneficiários são de etnia cigana.

- O valor médio do RSI é de 88 euros mensais por beneficiário ou 243 euros por agregado familiar.

Por último, algumas palavra do Carlos Farinha Rodrigues sobre esta prestação social: http://www.esquerda.net/artigo/rsi-estamos-deixar-milhares-de-portugueses-ao-abandono/27030

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...