Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
RuFy

A baixa afluência aos estádios de futebol portugueses

Publicações recomendadas

Num jogo em Alvalade, contra o Carrazeda de Ansiães, pagar 10€ por um bilhete, para mim é uma fortuna. O dinheiro (ou falta dele) tem o seu peso nesta questão, falando nos grandes. Nos pequenos não tenho a mínima noção de como são os preços, etc., mas tive a experiência do Farense em que em média estavam 100/200 pessoas no estádio em 95% dos jogos. Nos últimos 5/6, para garantir a subida, tava sempre uma média de 1000 pessoas. No último, tiveram mais de 10000 pessoas.

Depois há a questão dos horários dos jogos. Para uma pessoa que não seja das redondezas, e que não tenha transporte próprio, é muito complicado. Eu moro a 35/40km de Lisboa, e se houver um jogo do Sporting às 21h15, ao fim-de-semana, é lixado para voltar para casa. Preciso sempre de boleia para chegar a casa, ou tenho que chamar um táxi.

100/200 pessoas... com todo o respeito pela tua opinião, mas não viste bem o número de pessoas presentes nos jogos. Eu vou a todos os jogos em casa e alguns fora, e garanto-te que até chegamos a levar mais de 100 pessoas nos jogos fora de casa. A média do Farense na temporada passada andaria na volta das 1500/2000 pessoas.

No último jogo em Chaves, já esta temporada estavam 70 pessoas. Pode não parecer muito, mas a distância entre Faro e Chaves é considerável. No Porto, também estavam cerca de 70 pessoas e no último jogo em Lisboa contra o Atlético, pareceu-me mais de 100 pessoas afectas ao Farense.

Compartilhar este post

Link para o post

Partes de premissas erradas.

Portugal não é um país em que se respira futebol. Portugal é um país em que se respira o futebol das equipas principais do Benfica, do Sporting e do FC Porto.

Portugal não tem uma população que vibra imenso com o futebol. Portugal tem uma população que vibra imenso com o futebol das equipas principais do Benfica, do Sporting e do FC Porto.

Os adeptos não vão ao estádio porque as equipas principais do Benfica, do Sporting e do FC Porto não podem jogar em todos os estádios do país ao mesmo tempo. Só jogam num ou dois estádios por semana. E mesmo esses arrastam mais gente apenas quando as suas equipas se encontram num bom momento. Quando começa a arrefecer o entusiasmo com mau futebol, derrotas e empates, as pessoas não se sentem motivadas a ir ao estádio. É que em Portugal não se respira futebol. Respiram-se vitórias (daí a preferência pelos grandes quer a pessoa viva nos Açores, em Trás-os-Montes ou no Algarve); Não se vibra com o futebol. Vibra-se com as vitórias e com a possibilidade de mandar umas bocas com ar de superioridade ao colega de trabalho no dia seguinte ou ao vizinho à hora do pequeno almoço no café da esquina.

E é isto basicamente...

Compartilhar este post

Link para o post

100/200 pessoas... com todo o respeito pela tua opinião, mas não viste bem o número de pessoas presentes nos jogos. Eu vou a todos os jogos em casa e alguns fora, e garanto-te que até chegamos a levar mais de 100 pessoas nos jogos fora de casa. A média do Farense na temporada passada andaria na volta das 1500/2000 pessoas.

No último jogo em Chaves, já esta temporada estavam 70 pessoas. Pode não parecer muito, mas a distância entre Faro e Chaves é considerável. No Porto, também estavam cerca de 70 pessoas e no último jogo em Lisboa contra o Atlético, pareceu-me mais de 100 pessoas afectas ao Farense.

A média deve tar prai em 1500, graças aos últimos 4/5 jogos. Eu vi prai uns 12/13 jogos no ano passado, e fora esses últimos, nunca estavam mais de 200 pessoas.

Mas isto para dizer que só quando as equipas estão em alta, é que as pessoas vão à bola, então nos clubes pequenos isso é evidente.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Druyda...

Desde quando é que o Alvalade XXI está desfasado da realidade portuguesa? :funny:

Sim, também não gosto do fosso e acho aquilo uma parvoíce mas o que é que isso tem a ver com estar longe da realidade futebolística do nosso país? O Sporting não é dos clubes com mais adeptos em Portugal e que vai sempre (excepto este ano) à Europa? O Sporting não é das equipas que leva mais gente ao estádio, juntamente com o Benfica e o Porto? O Sporting não enche ocasionalmente o estádio, juntamente com Benfica e Porto, ao contrário de todas as outras equipas que nem com borlas conseguem? O Spoting não é um clube que estando bem pode levar muita gente ao estádio e mesmo quando está mal consegue sempre 50 a 60% da lotação?

Uma estupidez foi o estádio do algarve, o estádio de aveiro e afins...agora o de alvalade? :estrelas:

Haja noção...

Pronto, fui um bocado injusto com os sportinguistas... o que quis dizer é que vocês não mudaram para melhor. Para mim estão todos estádios desfasados com a realidade: O do Dragão raras são as vezes que enchem e Avalade também.

Compartilhar este post

Link para o post

Partes de premissas erradas.

Portugal não é um país em que se respira futebol. Portugal é um país em que se respira o futebol das equipas principais do Benfica, do Sporting e do FC Porto.

Portugal não tem uma população que vibra imenso com o futebol. Portugal tem uma população que vibra imenso com o futebol das equipas principais do Benfica, do Sporting e do FC Porto.

Os adeptos não vão ao estádio porque as equipas principais do Benfica, do Sporting e do FC Porto não podem jogar em todos os estádios do país ao mesmo tempo. Só jogam num ou dois estádios por semana. E mesmo esses arrastam mais gente apenas quando as suas equipas se encontram num bom momento. Quando começa a arrefecer o entusiasmo com mau futebol, derrotas e empates, as pessoas não se sentem motivadas a ir ao estádio. É que em Portugal não se respira futebol. Respiram-se vitórias (daí a preferência pelos grandes quer a pessoa viva nos Açores, em Trás-os-Montes ou no Algarve); Não se vibra com o futebol. Vibra-se com as vitórias e com a possibilidade de mandar umas bocas com ar de superioridade ao colega de trabalho no dia seguinte ou ao vizinho à hora do pequeno almoço no café da esquina.

Concordo plenamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Como já disseram aí, a crise a que assistimos não ajuda. Mas para mim, o principal problema é mesmo a falta de cultura. Por exemplo, eu desde o golo do Tello que não falho uma deslocação ao dragão. E já lá fui várias vezes com o campeonato decidido e com o Sporting afastado do título. Mas ainda assim nem sequer pus a hipótese de não ir. É caro ir e voltar? Claro. Mas é uma questão de opções. Este ano então.. Estou farto de chegar a meio do mês à rasca de dinheiro por causa das deslocações fora. Mas foi uma opção minha. Foi um sacrifício que fiz por opção minha e não me arrependo.

Por isso é que digo. O principal problema das poucas afluências aos estádios portugueses é por causa da nossa mentalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Como já disseram aí, a crise a que assistimos não ajuda. Mas para mim, o principal problema é mesmo a falta de cultura. Por exemplo, eu desde o golo do Tello que não falho uma deslocação ao dragão. E já lá fui várias vezes com o campeonato decidido e com o Sporting afastado do título. Mas ainda assim nem sequer pus a hipótese de não ir. É caro ir e voltar? Claro. Mas é uma questão de opções. Este ano então.. Estou farto de chegar a meio do mês à rasca de dinheiro por causa das deslocações fora. Mas foi uma opção minha. Foi um sacrifício que fiz por opção minha e não me arrependo.

Por isso é que digo. O principal problema das poucas afluências aos estádios portugueses é por causa da nossa mentalidade.

Isso aliado ao dinheiro. Por muito que gostasse, não tenho qualquer margem de manobra para fazer o que tu fazes :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assim. Tu és de donde? Centro? Suponhamos que sim. Ir ao Norte, se encheres um carro, fica a 25€ por cabeça com gota e portagens. Não tens amigos suficientes do Sporting para encher um carro que queiram ir lá acima? Tens as carrinhas das claques que fazem preços incríveis já com bilhete incluído.

Agora dizes 'ah mas tu tens amigos e tens com quem ir à bola, assim é muito mais giro'. Eu já fui mais do que uma vez na carrinha das claques sozinho para o Norte e Algarve. Porque é uma questão de mentalidades.

Terminando o meu raciocínio, se fores ao Norte 2x por mês (é complicado ir mais, só com taças etc) dá 100€, vá vamos pôr aí 150€ com bilhetes, comes e bebes etc. Com mesadas, um trabalho ali outro ali e com cortes no resto das despesas, consegue-se.

O problema é que há gente que não está disposta a isso. E eu compreendo e respeito. Mas que é fazível, é. Não se estão é para chatear e preferem ir sair à noite, cinemas, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Já nem falo dos jogos fora, mas nos jogos em casa, em norma, só não vai quem não quer.

Aqui no Gil, por exemplo, só pago 30€ por ano para todos os jogos em casa. É acessível mas o estádio não fica bem composto mesmo estes preços tão bons.

Há sempre formas de conseguir algo barato. Nem que seja a comprar cadeira, a ir pela claque, etc, etc... É uma questão de as pessoas se informarem.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assim. Tu és de donde? Centro? Suponhamos que sim. Ir ao Norte, se encheres um carro, fica a 25€ por cabeça com gota e portagens. Não tens amigos suficientes do Sporting para encher um carro que queiram ir lá acima? Tens as carrinhas das claques que fazem preços incríveis já com bilhete incluído.

Agora dizes 'ah mas tu tens amigos e tens com quem ir à bola, assim é muito mais giro'. Eu já fui mais do que uma vez na carrinha das claques sozinho para o Norte e Algarve. Porque é uma questão de mentalidades.

Terminando o meu raciocínio, se fores ao Norte 2x por mês (é complicado ir mais, só com taças etc) dá 100€, vá vamos pôr aí 150€ com bilhetes, comes e bebes etc. Com mesadas, um trabalho ali outro ali e com cortes no resto das despesas, consegue-se.

O problema é que há gente que não está disposta a isso. E eu compreendo e respeito. Mas que é fazível, é. Não se estão é para chatear e preferem ir sair à noite, cinemas, etc.

Alenquer.

Neste momento da minha vida, dar mais de 20€ para ir ver a bola é um sacrifício. Só a minha mãe é que trabalha cá em casa, e eu ainda estou à espera de começar a trabalhar, e também tenho as minhas despesas. Por exemplo, jogos em casa, gasto sempre uns 10€ só em transportes, mais o bilhete, e se for um jogo tarde, tenho que pedir a alguém para me ir buscar à estação de comboios, é desagradável ter que pedir aos meus pais para me irem buscar à 1h da manhã depois de ter ido ver um jogo. E aqui na zona, não tenho malta conhecida que vá ver os jogos, e que me possa dar boleia.

Eu não tenho disponibilidade financeira para gastar 200 e tal euros por mês para ir ver a bola. Adorava conseguir, mas não consigo. Quando começar a trabalhar, talvez possa ir ver mais um ou outro jogo, mas nunca numa base regular.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

falando por mim o maior problema é os horários, costumo ir muitas vezes ao dragão, mas só não vou mais por causa dos horários e datas dos jogos.

anyway gostava de ver a taxa de ocupação dos estádios antigos vs estádios novos

Compartilhar este post

Link para o post

A média deve tar prai em 1500, graças aos últimos 4/5 jogos. Eu vi prai uns 12/13 jogos no ano passado, e fora esses últimos, nunca estavam mais de 200 pessoas.

Mas isto para dizer que só quando as equipas estão em alta, é que as pessoas vão à bola, então nos clubes pequenos isso é evidente.

Tens toda a razão quando dizes que as pessoas só vão á bola quando as equipas ganham...

E agora vou bater outra vez no "ceguinho" :mrgreen: , 100/200 é só o pessoal da claque nos jogos em casa...

Compartilhar este post

Link para o post

Alenquer.

Neste momento da minha vida, dar mais de 20€ para ir ver a bola é um sacrifício. Só a minha mãe é que trabalha cá em casa, e eu ainda estou à espera de começar a trabalhar, e também tenho as minhas despesas. Por exemplo, jogos em casa, gasto sempre uns 10€ só em transportes, mais o bilhete, e se for um jogo tarde, tenho que pedir a alguém para me ir buscar à estação de comboios, é desagradável ter que pedir aos meus pais para me irem buscar à 1h da manhã depois de ter ido ver um jogo. E aqui na zona, não tenho malta conhecida que vá ver os jogos, e que me possa dar boleia.

Eu não tenho disponibilidade financeira para gastar 200 e tal euros por mês para ir ver a bola. Adorava conseguir, mas não consigo. Quando começar a trabalhar, talvez possa ir ver mais um ou outro jogo, mas nunca numa base regular.

Mas o problema dos nossos estádios não é a falta de jovens, mas sim dos adultos que têm liberdade e poder de compra.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Manel apesar de apreciar o teu Sportinguismo e não é isso que está em causa, estás muito enganado se achas que toda a gente pode fazer o que tu fazes.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o problema dos nossos estádios não é a falta de jovens, mas sim dos adultos que têm liberdade e poder de compra.

Coisa que no nosso país está a decrescer cada vez mais. Eu falo pela minha realidade, neste momento é impensável que se gaste 20 ou 30 euros para ir ver um jogo de futebol, quando entram cá em casa pouco mais de 800€, e há despesas para pagar, que muitas vezes os rendimentos não chegam, e tem que se fazer uma ginástica brutal. Ainda há uma percentagem da população que consegue, como o manel, ter ainda margem de manobra para poder gastar esse dinheiro. Mas a esmagadora maioria das famílias não consegue ter muitas vezes dinheiro para comer uma boa posta de bacalhau, ou um bife de novilho, quanto mais para ir ao futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Coisa que no nosso país está a decrescer cada vez mais. Eu falo pela minha realidade, neste momento é impensável que se gaste 20 ou 30 euros para ir ver um jogo de futebol, quando entram cá em casa pouco mais de 800€, e há despesas para pagar, que muitas vezes os rendimentos não chegam, e tem que se fazer uma ginástica brutal. Ainda há uma percentagem da população que consegue, como o manel, ter ainda margem de manobra para poder gastar esse dinheiro. Mas a esmagadora maioria das famílias não consegue ter muitas vezes dinheiro para comer uma boa posta de bacalhau, ou um bife de novilho, quanto mais para ir ao futebol.

Está a decrescer porque as pessoas preferem ter um grande carro para mostrar ao vizinho e ficar a pagar 500€ por mês.

Ou está a decrescer porque as pessoas preferem ter uma grande casa para mostrar à família no natal cheia de móveis do gato preto e ficar a pagar 800€ por mês.

Ou está a decrescer porque as pessoas preferem ter um iPhone e metem-se em planos malucos de 20€ por mês durante 2, 3 anos.

É isto a mentalidade. É mentalidade na vida, não só no futebol. Nós damos mais valor aos bens materiais e sobra-nos menos para lazer, para viajar, para adquirir cultura.

Não estou a dizer que é uma mentalidade errada, mas é por isto que não sobra dinheiro às pessoas para aquilo que é, realmente, a vida.

E as famílias que não têm dinheiro para comer, nem devem ser chamadas a este tópico. Nem sequer faz sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Está a decrescer porque as pessoas preferem ter um grande carro para mostrar ao vizinho e ficar a pagar 500€ por mês.

Ou está a decrescer porque as pessoas preferem ter uma grande casa para mostrar à família no natal cheia de móveis do gato preto e ficar a pagar 800€ por mês.

Ou está a decrescer porque as pessoas preferem ter um iPhone e metem-se em planos malucos de 20€ por mês durante 2, 3 anos.

É isto a mentalidade. É mentalidade na vida, não só no futebol. Nós damos mais valor aos bens materiais e sobra-nos menos para lazer, para viajar, para adquirir cultura.

Não estou a dizer que é uma mentalidade errada, mas é por isto que não sobra dinheiro às pessoas para aquilo que é, realmente, a vida.

E as famílias que não têm dinheiro para comer, nem devem ser chamadas a este tópico. Nem sequer faz sentido.

Não percebeste, ou talvez me tenha expressado mal. Eu falei no sentido de que as pessoas muitas vezes não conseguem comprar, por exemplo, alimentos melhores, quanto mais conseguir juntar dinheiro, ou ter uma mesada, para ir ao futebol. Pelo menos é a nossa mentalidade cá em casa. Durante uns anos era tudo à grande: comprar tudo, ir ao futebol, prestações infindáveis de coisas. Com o panorama actual, é impossível ter dinheiro para isso, quando em 800/900€ que entram cá em casa, 600€ ou 700€ são despesas fixas. Isto é a minha realidade, não estou familiarizado com a dos outros.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Lá está, a meu ver é um mau orçamento familiar.

Eu não seria capaz de viver acima dos 85% de despesas com as minhas receitas. Se recebo menos, tenho de gastar menos para me sobrar mais para aquilo que quero na vida. É a minha mentalidade.

Mas eu não sei, nem quero saber o porquê do teu orçamento. Como é óbvio há casos e casos.

Compartilhar este post

Link para o post

Alenquer.

Oh Manel apesar de apreciar o teu Sportinguismo e não é isso que está em causa, estás muito enganado se achas que toda a gente pode fazer o que tu fazes.

Mas por isso é que disse que a crise também ajudava. Mas, apesar de tudo, não temos o país todo em crise. Depois, concordo a 200% com o que o kareca disse. É uma questão de prioridades e mentalidades. Eu conheço muito boa gente que podia fazer a vida de boleiro que eu faço mas preferem gastar.

Não os recrimino. Apenas vivem o futebol duma forma diferente da minha.

E óbvio que chamar esse tipo de famílias para esta conversa que não faz o mínimo sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas por isso é que disse que a crise também ajudava. Mas, apesar de tudo, não temos o país todo em crise. Depois, concordo a 200% com o que o kareca disse. É uma questão de prioridades e mentalidades. Eu conheço muito boa gente que podia fazer a vida de boleiro que eu faço mas preferem gastar.

Não os recrimino. Apenas vivem o futebol duma forma diferente da minha.

E óbvio que chamar esse tipo de famílias para esta conversa que não faz o mínimo sentido.

Quando começar a trabalhar, prometo que vou tentar ir a um jogo fora contigo <3

Compartilhar este post

Link para o post

Se vissem agora o Sunderland - Chelsea, a última equipa do campeonato conseguiu dar uma emoção ao jogo contra a 2ª equipa classificada.

E é isto que as pessoas querem, querem vibrar com o jogo, bem ou mal.

Há alguns anos que temos visto equipas a crescer na nossa liga (Braga, Paços de Ferreira, Estoril e Gil Vicente) e isso só melhora a competitividade da nossa liga, há 5 anos o Benfica - Braga nem se questionava um vitória para o Benfica, hoje é quase um mini-clássico.

Não tenho a certeza mas acho que o duelo do Braga - V. Guimarães também tem vindo a crescer e felizmente o Sporting está a voltar a uma forma razoável, já não é bater ceguinhos como os anos passados.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não vou sempre ao estádio, costumo ir quando são jogos mais apelativos, se o preço está +- dentro daquilo que pretendo gastar ou se houver uma promoção fixolas. De resto, se for é por convite. Só não vou mais vezes porque ainda não tenho a minha independência financeira. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A demografia é uma falsa questão. O que falta é cultura desportiva e sentimento bairrista associado ao futebol. Se a maioria das pessoas gostasse da equipa de futebol da sua terra como gosta da "comidinha lá da terra", do "santinho lá da paróquia", do rancho folclórico ou do grupo de forcados os estádios estavam mais compostos semana sim, semana sim. E só com as pessoas da terra. E por terra leia-se "cidade", "vila", "aldeia" ou bairro lisboeta ou portuense.

Não sei se será assim, depende. Eu não tenho esses dados. Será que Seia, Tábua, Nelas ou outro conjunto de terras de uma área geográfica teriam adeptos para encherem estádios de uma forma consistente. Se calhar sim, mas a ideia que tenho mandado para o ar, sem informação, é que me parece que não.

Em Inglaterra, o Birmingham ou o Wolverhampton; Na Alemanha o Bochum ou Duisburg... e outros exemplos. Equipas sem expressão quando comparadas com outras do país, têm adeptos. Pode ser podas as razões aqui indicadas, mas também porque têm número suficiente para que os que sobram possam apoiar as equipas locais e encherem a lotação.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sigo o clube da minha terra porque lá não jogam jogadores da minha terra. Isso vai matando o bairrismo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...