Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
RuFy

A baixa afluência aos estádios de futebol portugueses

Publicações recomendadas

Portugal é um país em que se respira futebol.

Portugal tem uma população que «vibra» imenso com o futebol,

Se Portugal é um país de futebol, por que razão os adeptos não vão ao estádio?

Partes de premissas erradas.

Portugal não é um país em que se respira futebol. Portugal é um país em que se respira o futebol das equipas principais do Benfica, do Sporting e do FC Porto.

Portugal não tem uma população que vibra imenso com o futebol. Portugal tem uma população que vibra imenso com o futebol das equipas principais do Benfica, do Sporting e do FC Porto.

Os adeptos não vão ao estádio porque as equipas principais do Benfica, do Sporting e do FC Porto não podem jogar em todos os estádios do país ao mesmo tempo. Só jogam num ou dois estádios por semana. E mesmo esses arrastam mais gente apenas quando as suas equipas se encontram num bom momento. Quando começa a arrefecer o entusiasmo com mau futebol, derrotas e empates, as pessoas não se sentem motivadas a ir ao estádio. É que em Portugal não se respira futebol. Respiram-se vitórias (daí a preferência pelos grandes quer a pessoa viva nos Açores, em Trás-os-Montes ou no Algarve); Não se vibra com o futebol. Vibra-se com as vitórias e com a possibilidade de mandar umas bocas com ar de superioridade ao colega de trabalho no dia seguinte ou ao vizinho à hora do pequeno almoço no café da esquina.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha vida eu tenho e terei sempre 2 clubes.

O clube da cidade onde nasci e o clube da terra onde estiver a viver. Acompanho os dois, porque, por incrível que pareça, os horários até o permitem fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

seu grande peilhaço, eu vou sempre que posso financeiramente. era só para desromantizar um bocadinho a ideia de que temos estar sempre lá e o crl, isto não é um filme de domingo com a sandra bullock.

infelizmente os meus papás não me pagam cadeiras anuais de sonho no dragão.

que justifiques que só vais quando podes porque não tens condições financeiras para tal, é contigo e aceito perfeitamente

já dizer o que disseste a seguir, acho uma estupidez

Compartilhar este post

Link para o post

Quando fizeste comparação com Inglaterra, embora pudesses ter feito com outro país, tocaste no ponto que a meu ver tem o maior impacto: Demografia.

Portugal é um país com pouca gente para tantos estádios. Londres e periferia tem mais gente do que Portugal, por exemplo. Portugal tem 2 grandes centros populacionais, que são Lisboa e Porto e por si devem ser os únicos que conseguiram albergar 2 equipas com expressão. O resto do país sofre com a tripolarização do futebol. Quando perguntas a uma criança, pelo menos aqui no norte e falando por mim: "Então, é do Porto ou do Benfica?" Inconscientemente, na cabeça de muita gente só há 3 opções e isso leva-nos também a um problema de cultura. Como resolver? Não sei.

Segundo me disseram, o Braga nunca encheu o estádio, creio que nem na inauguração. Tem 30 mil lugares e nem nas borlas encheram. Isto significa que possivelmente não existem adeptos suficientes do Braga para encher o estádio. O mesmo raciocínio poderá ser feito para outros clubes.

Para além da falta de pessoas e da tripolarização, acho que há o problemas menores como horários, preços, comodidade de acesso e insegurança. Quem já foi alguma vez ver o seu clube, na sua própria casa, sabe que é uma questão de planeamento. Uns podem ir mais vezes, outras menos, mas pode-se sempre ir, basta haver tempo e vontade e horários acessíveis. Jogos aos domingos à noite ou em dias de semana ficam mais complicados.

A demografia é uma falsa questão. O que falta é cultura desportiva e sentimento bairrista associado ao futebol. Se a maioria das pessoas gostasse da equipa de futebol da sua terra como gosta da "comidinha lá da terra", do "santinho lá da paróquia", do rancho folclórico ou do grupo de forcados os estádios estavam mais compostos semana sim, semana sim. E só com as pessoas da terra. E por terra leia-se "cidade", "vila", "aldeia" ou bairro lisboeta ou portuense.

Compartilhar este post

Link para o post

Desde o primeiro ano do estádio novo do Sporting até à época passada foram sempre 2 gamebox cá para casa.

O ano passado como estava contra o GL, só pus os pés no estádio depois de me fazer sócio após a vitória do Bruno no jogo contra o Olhanense.

Este ano como não sabia se ia ficar por Portugal não comprei gamebox e como tal tenho escolhido a dedo os jogos a que vou. Fui a 3 até agora.

Continuo a dizer o que achava. Em Portugal 95% são adeptos das vitórias, para poder gozar com o "Manel do Sporting" porque o "Benfica" ganhou o campeonato. Se o "Benfica" está mal aparece logo a frase "eu não ligo a futebol". (usei exemplos)

É só ver o facebook.

Edit: não tinha lido nada, parece que o Descartes já abordou isto.

Editado por Jimpo

Compartilhar este post

Link para o post

Não se vibra com o futebol. Vibra-se com as vitórias e com a possibilidade de mandar umas bocas com ar de superioridade ao colega de trabalho no dia seguinte ou ao vizinho à hora do pequeno almoço no café da esquina.

É isto.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é a maioria das pessoas ser adepto das vitórias.

Não é o clube das vitórias que tem mais adeptos. 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Não é o clube das vitórias que tem mais adeptos. 8)

Não tivessem as vitórias e tinham pouco mais adeptos que o Boavista ou o Salgueiros. E fora do Porto seria algo entre zero e três adeptos. E esses só por piedade...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso qualquer clube português se arriscaria a isso. Se o Benfica não tivesse o sucesso que teve até aos anos 80 não teriam metade dos adeptos também. É aquilo que se tem dito acima, muitos portugueses são adeptos de quem ganha.

Compartilhar este post

Link para o post

que justifiques que só vais quando podes porque não tens condições financeiras para tal, é contigo e aceito perfeitamente

já dizer o que disseste a seguir, acho uma estupidez

paga-me o lugar anual e apareço lá todos os jogos.

é que o meu ponto de vista está relacionado. se eu tenho um orçamento limitado para um mês, saio de quando em vez à noite, almoço por fora algumas vezes por semana, gosto de ir ao cinema e comprar uma prenda para mim ou para outra pessoa, porque é que deixa de ser válido filtrar os jogos a que vou com base no desempenho da equipa? tu consideras que a presença assídua no estádio é o verdadeiro sentido de amor pelo futebol. com a respetiva preferência clubística, prefiro ir ao estádio para apreciar um bom espetáculo do que um mau jogo de futebol, independentemente do resultado final. é dinheiro que me faz falta para outros interesses e se sei que é dinheiro mais bem aplicado, não tenho nenhum receio em prescindir da bola. e isto estende-se a qualquer desporto.

vi 5 jogos no dragão esta época, 2 acabaram em derrota (champions), outros 2 foram jogos bem fraquinhos da nossa parte. não saí satisfeito do estádio com as vitórias, foram jogos fracos e visualmente desinteressantes. o que não me impede de lá aparecer mais vezes esta época. só não será com a mesma frequência porque o filtro, neste momento, é mais apertado e não estou disposto a prescindir de outros prazeres por algo que não indicia qualidade. mesmo adorando o ritual de ir ao dragão. :heart:

tudo uma questão de prioridades.

Editado por Joao Pereira

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso qualquer clube português se arriscaria a isso. Se o Benfica não tivesse o sucesso que teve até aos anos 80 não teriam metade dos adeptos também. É aquilo que se tem dito acima, muitos portugueses são adeptos de quem ganha.

Sim, claro. Mas não nos devemos esquecer que tanto o Benfica como o Sporting têm um património histórico cimentado ao longo de várias gerações que lhes permite ter mais capacidade para segurar a sua massa adepta em momentos mais complicados. O FC Porto não tinha esse património. Está a construí-lo agora (desde há 30 anos). Daqui para a frente já lhe será mais fácil mater uma base de apoio significativa que se aguente em eventuais tempos de vacas magras.

Compartilhar este post

Link para o post

Este ano acho que podem apontar o dedo a muita coisa, mas a qualidade do futebol em Portugal até nem tem sido assim tão má. Temos uma média de quase 2,5 golos por jogo ( se calhar até mais alta que a da BPL) e tendo em conta a crise que tem afectado os clubes portugueses, acho que temos até boas equipas e alguns bons jogadores. Obviamente que não temos nem nunca teremos a qualidade individual que ligas como BPL, BBVA, Liga Italiana e até mesmo a Liga francesa têm.

Queixem-se sim das horas dos jogos ( que até tem melhorado), dos preços absurdos que se praticam ( cerca de 10€ por bilhete) e do sistema de transportes que as pessoas têm para se deslocar para os estádios.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma questão de mentalidades...:

2509.jpg

Penso que é mesmo esse o problema de fundo. Ora reparem.

Menos pessoas a assistir aos jogos > Menos publicidade+receitas > Menos dinheiro para comprar bons jogadores+treinadores > Fraco espectáculo no campo > Menos pessoas a assistir aos jogos.

O futebol português está em declinio em assistências e competividade desde os finais dos anos 90 (curiosamente na altura da criação da sport tv). Desde á 5 anos para trás estagnou. Penso que não desce mais que isto, mas esta situação atual, assim, é triste. E ainda mais triste é ver que ninguém se precupa em transformar a Liga portuguesa num produto rentável, como são as ligas top 5.

Mas existem tantos fatores...!

Uma questão fundamental são os direitos televisivos onde a fatia do bolo é mal dividido.. Mário Figueiredo bem tentou pegar nisso (nem sei como isso anda!), mas não acho que tenha sido feliz na condução deste processo.

Acho que uma liga de 16 também não favorece o espectáculo (vejam a entrevista do Fiúza ao zerozero). A luta pela a manutenção e europa chama as pessoas ao estádio porque elas o que querem ver é emoção (aqui não interessa muito o futebol praticado porque há equipas nos distritais com assistências maiores do que na 1ª liga).

Depois são os estádios... daqueles 10 construidos apenas 3 foram para melhor: Dragão, Luz e D.Afonso Henriques (mesmo este devia ser mais pequeno. Na altura Pimenta Machado queria apenas 25.000 lugares mas os regulamentos da Uefa não o permitiram). O resto dos estádio incluindo Alvalade (aquele fosso não lembra ninguém) são desfasados da realidade portuguesa.

Editado por druyda

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Descartes disse precisamente aquilo que eu ia dizer.

Estás a partir de pressupostos errados.

Compartilhar este post

Link para o post

não é pelas assistências que as receitas em publicidade aumentam grande coisa. pelo menos nos clubes da 1a liga

Compartilhar este post

Link para o post

O grande e maior problema é que a maioria dos "adeptos" vai ver a equipa ganhar, não vão ver um jogo de futebol como o adepto ingles ou holandes, apenas vão ver a equipa vencer. E isto também serve para os 3 grandes, a maioria dos que lá estão até passam metade do jogo de costas para o relvado eles querem é gritar golo e no final dizerem somos os maiores.

Para a maioria do adepto, um Bayern Munique - B Dortmund não lhe diz nada, fut estrangeiro para ele é Ronaldo e Mourinho, fut nacional para ele é que a equipa vença e que o rival perca. A qualidade não lhe interessa muito.

Por isso apenas os 3 grandes, os que normalmente tem a ambição e lutam pelo campeonato é que conseguem por esta gente no estádio.

Até houve aqui exemplos, como o do Farense, que só conseguiu assistencias quando ia subir.

A nossa cultura, e não só desportiva está bastante errada, e temos de mudar drasticamente.

Senão isto vai tudo pela alheta, eu ainda vou ver o meu clube quase sempre, posso saltar um jogo, mas estou lá para ver um bom jogo e não para ficar satisfeito com um 1-0 com um ou dois remates e jogo feio.

Compartilhar este post

Link para o post

Druyda...

Desde quando é que o Alvalade XXI está desfasado da realidade portuguesa? :funny:

Sim, também não gosto do fosso e acho aquilo uma parvoíce mas o que é que isso tem a ver com estar longe da realidade futebolística do nosso país? O Sporting não é dos clubes com mais adeptos em Portugal e que vai sempre (excepto este ano) à Europa? O Sporting não é das equipas que leva mais gente ao estádio, juntamente com o Benfica e o Porto? O Sporting não enche ocasionalmente o estádio, juntamente com Benfica e Porto, ao contrário de todas as outras equipas que nem com borlas conseguem? O Spoting não é um clube que estando bem pode levar muita gente ao estádio e mesmo quando está mal consegue sempre 50 a 60% da lotação?

Uma estupidez foi o estádio do algarve, o estádio de aveiro e afins...agora o de alvalade? :estrelas:

Haja noção...

Editado por Arrow

Compartilhar este post

Link para o post

nos jogos em casa só não estou presente quando se tratam de motivos fortes, já aos jogos fora é raro ir, só quando são deslocações aqui ao lado tipo vila do conde ou assim. é uma falha, admito.

Compartilhar este post

Link para o post

Portugal é um país com pouca gente para tantos estádios. Londres e periferia tem mais gente do que Portugal, por exemplo. Portugal tem 2 grandes centros populacionais, que são Lisboa e Porto e por si devem ser os únicos que conseguiram albergar 2 equipas com expressão.

Por esse motivo o Estrela e Académica deviam ter belas afluências.

E falaram aí em 10€ ser caro para um bilhete.... f*da-se, quanto é que queriam pagar para entrar num recinto desportivo que necessita de manutenção, segurança, etc.?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma questão de mentalidades...:

Penso que é mesmo esse o problema de fundo. Ora reparem.

Menos pessoas a assistir aos jogos > Menos publicidade+receitas > Menos dinheiro para comprar bons jogadores+treinadores > Fraco espectáculo no campo > Menos pessoas a assistir aos jogos.

O futebol português está em declinio em assistências e competividade desde os finais dos anos 90 (curiosamente na altura da criação da sport tv). Desde á 5 anos para trás estagnou. Penso que não desce mais que isto, mas esta situação atual, assim, é triste. E ainda mais triste é ver que ninguém se precupa em transformar a Liga portuguesa num produto rentável, como são as ligas top 5.

Mas existem tantos fatores...!

Uma questão fundamental são os direitos televisivos onde a fatia do bolo é mal dividido.. Mário Figueiredo bem tentou pegar nisso (nem sei como isso anda!), mas não acho que tenha sido feliz na condução deste processo.

Acho que uma liga de 16 também não favorece o espectáculo (vejam a entrevista do Fiúza ao zerozero). A luta pela a manutenção e europa chama as pessoas ao estádio porque elas o que querem ver é emoção (aqui não interessa muito o futebol praticado porque há equipas nos distritais com assistências maiores do que na 1ª liga).

Depois são os estádios... daqueles 10 construidos apenas 3 foram para melhor: Dragão, Luz e D.Afonso Henriques (mesmo este devia ser mais pequeno. Na altura Pimenta Machado queria apenas 25.000 lugares mas os regulamentos da Uefa não o permitiram). O resto dos estádio incluindo Alvalade (aquele fosso não lembra ninguém) são desfasados da realidade portuguesa.

O Estádio de Alvalade está desfasado da realidade porquê ?

Estamos a falar de uma equipa que tem uma percentagem média de ocupação semelhante à do Benfica e Porto.

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

Este ano tenho ido pouco ver a bola. Se tivesse disponibilidade financeira ia onde o Sporting jogasse.

Este ano quero ver se vou a Setúbal que nunca fui.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu aponto 4 razões:

- Falta de ligação entre os clubes e as respectivas cidades/vilas.

- Qualidade do futebol praticado.

- Horários.

- Mentalidade dos adeptos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu aponto 4 razões:

- Falta de ligação entre os clubes e as respectivas cidades/vilas.

- Qualidade do futebol praticado.

- Horários.

- Mentalidade dos adeptos.

100% de acordo

E a questão dos preços dos bilhetes é uma falsa questão na maioria dos jogos. O que não faltam são bilhetes a preços simbolicos ou até campanhas de solidariedade(entrega de alimentos em troca de bilhetes) e os estádios continuam ás moscas

Compartilhar este post

Link para o post

Rufy, um belissimo jogador.

Não te posso ajudar, eu vou sempre :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Rufy, um belissimo jogador.

Não te posso ajudar, eu vou sempre :mrgreen:

sdds

até ao dragão já vais tu meu portista

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...