Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
RuFy

A baixa afluência aos estádios de futebol portugueses

Publicações recomendadas

Olá malta :)

Pretendo neste tópico realizar um pequeno debate sobre uma problemática que tem vindo a afectar o futebol português. Uma vez que a minha ideia é realizar uma dissertação de mestrado à volta desta problemática, e mesmo sabendo que sobre este assunto já existiram tópicos parecidos cá no fórum, conto ainda assim com a vossa ajuda para esta espécie de pesquisa exploratória.

Portugal é um país em que se respira futebol. Porém, a afluência aos estádios portugueses está longe de ser aceitável, havendo clubes que enchem apenas 10% ou 15% do seu estádio. Para se ter uma ideia, e contextualizando com alguns países, a média de assistência do 4ºescalão inglês (Conference Two) consegue ser maior que grande parte do 1º escalão português na época de 2012/2013. Mais ainda, se excluirmos os jogos dos três “grandes” em casa, considerando as outras treze equipas do campeonato, a nossa média consegue ser mais baixa do que a registada nesse 4º escalão inglês (4220 para 4389 espectadores). É claro que se pode argumentar rapidamente que Inglaterra é um país demograficamente diferente, com bastante mais população que Portugal. Mas aí, podemos considerar países com características demográficas mais parecidas com Portugal, como a Holanda ou a Bélgica (com ligas que estarão ligeiramente abaixo da nossa no nível de visibilidade e reconhecimento internacional). As audiências dessas duas ligas são superiores à liga portuguesa. No caso da Holanda, esse número situa-se até ligeiramente acima do dobro do registado na liga portuguesa.

A nível financeiro, esta falta de público no estádio pode explicar os problemas que muitos clubes portugueses têm atravessado. São vários os exemplos de clubes históricos que nos últimos anos acabaram por desaparecer das divisões principais devido a problemas financeiros, como o Salgueiros, o Farense, Estrela da Amadora ou União de Leiria. Se não se conseguir reverter esta situação corre-se o risco de mais clubes acabarem por ter que fechar portas. A presença de mais público no estádio podia de algum modo ter atenuado a situação grave pela qual estes clubes passaram. Estatisticamente este facto ganha ainda mais força se formos ver as assistências dos últimos anos em que, os casos mais recentes, Estrela da Amadora e União de Leiria participaram na Liga. O Estrela da Amadora teve nas suas duas últimas épocas de primeira liga, 2007/2008 e 2008/2009, a pior assistência do campeonato com uma média de 1408 e 1281 espectadores, respectivamente. Já a União de Leiria, nas suas duas últimas épocas teve a taxa de ocupação média do estádio mais baixa do campeonato, com 10,39% em 2010/2011 e apenas 8,99% em 2011/2012.

Afinal, Portugal tem grandes infraestruturas, ao nível das melhores do mundo, nomeadamente os estádios construídos ou remodelados por alturas do Euro-2004 e muitos desses estádios estão hoje bastante longe da sua capacidade total ou mesmo vazios. Portugal tem uma liga competitiva, que mesmo não sendo das ligas mais ricas da Europa, é uma liga com grande visibilidade e reconhecimento. Portugal tem uma população que «vibra» imenso com o futebol, mas que parece não alinhar numa simples ida ao estádio.

Se Portugal é um país de futebol, por que razão os adeptos não vão ao estádio? Porque é que um adepto quer ir ver um jogo e outro não? Porque é que alguns adeptos vão aos jogos todos e outros vão apenas 3/4 vezes por época? Quais acham que são os factores que caracterizam a inibição/propensão na ida de adeptos ao estádio? Que estratégias de marketing podem os clubes adoptar para terem mais adeptos no seu estádio?

Apesar de ir tirar alguns apontamentos do que vocês escreverem aqui, este será um tópico de discussão normal como todos os outros, em que posso intervir mas em que espero sobretudo ouvir (ou ler) o vosso feedback. Não precisam de escrever testamentos, simplesmente digam de vossa justiça!

Editado por RuFy

Compartilhar este post

Link para o post

é triste ver jogadores a perderem tempo logo nos primeiro 15 minutos... não existe emoção nenhuma nos jogos em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom tópico. O futebol deixou de ser uma prioridade nos orçamentos das famílias devido à crise que o país atravessa. O preço dos bilhetes é cada vez menos convidativo. Também me parece que falta alguma formação a nível de recursos humanos e marketing dentro dos próprios clubes.

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente é mesmo uma questão de mentalidade. Não só nossa, mas do sul da europa. Só se vai à bola quando a equipa está bem (generalizando).

O Leiria até abria portas para quem quisesse, e aquilo estava às moscas. Penso que mesmo a Académica por vezes faz isso e a afluência não melhora por aí além.

Jogos da taça, taça da liga a 5€ (ou menos), não chama ninguém.

A questão do ter ou não dinheiro é falsa.

Compartilhar este post

Link para o post

E fazer jogos a horários impróprios para certas pessoas e com preços exorbitantes

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente é mesmo uma questão de mentalidade. Não só nossa, mas do sul da europa. Só se vai à bola quando a equipa está bem (generalizando).

acho que é isto. irritou-me profundamente no domingo, por exemplo, com bilhetes a 5/7 euros, ver um estádio com 26 mil pessoas. e ainda vem a desculpa do frio.

Compartilhar este post

Link para o post

Horários + Crise + Preço exagerado em relação qualidade/preço

Compartilhar este post

Link para o post

O Leiria até abria portas para quem quisesse, e aquilo estava às moscas. Penso que mesmo a Académica por vezes faz isso e a afluência não melhora por aí além.

Jogos da taça, taça da liga a 5€ (ou menos), não chama ninguém.

A questão do ter ou não dinheiro é falsa.

Num jogo em Alvalade, contra o Carrazeda de Ansiães, pagar 10€ por um bilhete, para mim é uma fortuna. O dinheiro (ou falta dele) tem o seu peso nesta questão, falando nos grandes. Nos pequenos não tenho a mínima noção de como são os preços, etc., mas tive a experiência do Farense em que em média estavam 100/200 pessoas no estádio em 95% dos jogos. Nos últimos 5/6, para garantir a subida, tava sempre uma média de 1000 pessoas. No último, tiveram mais de 10000 pessoas.

Depois há a questão dos horários dos jogos. Para uma pessoa que não seja das redondezas, e que não tenha transporte próprio, é muito complicado. Eu moro a 35/40km de Lisboa, e se houver um jogo do Sporting às 21h15, ao fim-de-semana, é lixado para voltar para casa. Preciso sempre de boleia para chegar a casa, ou tenho que chamar um táxi.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Não me apanham em jogos as 20/21h. Sair do estádio pela 23h, ir até ao Rossio de metro, para apanhar o comboio das 23h38 (com muita sorte) ou o das 00h08 para Sintra (Não há comboios em entrecampos ao fim de semana à noite....). A ultima vez que fui a alvalade tive que apanhar taxi para casa (+15€)

Custa muito fazer jogos as 15h/16h da tarde...

Compartilhar este post

Link para o post

lembrei-me do outro que há uns tempos dizia que quem não fosse ver todos os jogos do Sporting ao estádio não era adepto :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O horário dos jogos influencia bastante. Agora que estou um pouco dentro do Núcleo do Porto aqui da zona, por exemplo, para o Porto vs Sporting conseguimos fazer uma pré-reserva de pessoal que enchia um autocarro de 52 lugares. Assim que saiu o horário do jogo e pessoal fez as contas, reduzimos o autocarro para metade, tivemos de alugar um mais pequeno e fomos uns 25/30. A justificação era a mesma, a hora a que se chegava a casa e no dia a seguir havia trabalho. Chegámos do Porto eram 2h30 e no dia a seguir houve pessoal a entrar às 08h00. Não há muita gente maluca para isso. E nem houve desistências pelo preço, 30€ bilhete de jogo mais transporte.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que os preços estão cada vez mais altos e as pessoas com cada vez menos dinheiro, sem falar dos horarios :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Quando os jogos em Portugal em 5m têm mais faltas que os da BPL em 90 está tudo explicado.

Esse para mim é o maior factor no que ao que se passa dentro das 4 linhas diz respeito, enquanto isso não mudar a qualidade do futebol não melhora.

Outro factor é a não aposta no jogador português, as B's já vieram melhorar isso mas não é suficiente.

Algum adepto do Benfica nascido na década de 50, sente este Benfica? Sem portugueses praticamente? Isto é só um exemplo, devia existir um número minimo de portugueses em campo, 5 pelo menos em 11.

Depois há o aspecto financeiro.

Lembro de estudar em Setúbal e o Sporting ir lá e o bilhete mais barato custar 30€, ridículo.

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza que os factores mencionados acima contribuem para isso ainda que, na minha opinião, não seja assim tão óbvio.

Um exemplo. Seguindo os dados da liga na época 07/08 o Paços de Ferreira teve uma média de 2036 pessoas nos seus jogos isto num ano em que ficaram no 15º lugar.

Ano passado o Paços fica em 3º e termina com uma média de 1987.

Ontem o Estoril, que é das equipas que melhor joga à bola em Portugal e que vinha de um resultado digno contra o Sevilha, tinha o estádio vazio. Gil Vicente joga em casa contra um suposto rival (o Guimarães) com a oportunidade de saltar para 4º e tem o estádio vazio...

Eu acho que a maioria dos da nossa 1ª divisão não dá mais e que fazem claramente falta equipas como o Boavista ou o Leixões, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Falando do exemplo de Leiria, que é o que conheço, houve três grandes factores que levaram a que a cidade deixasse de apoiar o clube (para além dos normais como horários, preço de bilhetes, qualidade do futebol, etc)

O primeiro foi ter o corrupto do Bartolomeu à frente do clube, já que sempre foi um dirigente que nunca se preocupou muito com a aproximação do clube à cidade.

O segundo ter uma presidente de câmara que durante anos andou a injectar descaradamente rios de dinheiro do munícipio no clube, quando ainda faltavam em todo o concelho algumas necessidades básicas. A população desligou-se do clube por verem que estavam a ser prejudicados em relação a este.

O terceiro está ligado ao segundo. A construção daquele autêntico mamarracho no meio da cidade. Basta ver que no antigo estádio haviam boas assistências. Agora aquele estádio não é nada. Esteticamente é horrível, tem muitos metros a mais de altura do que deveria ter pois tira todo o destaque ao principal símbolo da cidade, o castelo. Foi projectado as sete pancadas, com muito pouca preocupação com o enquadramento. Teve ainda a agravante de, do que me lembro, ter sido orçamentado em 19 milhões de euros e no fim ter custado 90 milhões de euros, trazendo mais um motivo para a população do concelho ficar a não gostar de tudo o que está relacionado com o estádio. Actualmente ainda tem um custo diário, para o munícipio, de 19 mil euros só relativo à dívida, fora manutenção. Não é por acaso que anda sempre em discussão pela cidade a simples demolição do estádio (até com propostas de um referendo), já que sempre que o tentaram vender, ninguém o quis comprar.

E assim se chegaram a assistências de 100 ou 200 pessoas.

Editado por challenger

Compartilhar este post

Link para o post

há 1001 razões e explicações.

falta de dinheiro (em alguns casos), preço exagerado, falta de promoção dos jogos, futebol pouco apelativo, "cultura do sofá", horários, rácio absurdo de clubes/pessoas (não conheço os dados de inglaterra ou alemanha, mas cá em portugal há muitas cidades com esse problema).

todas elas relacionadas e interligadas, fazem com que as assistências não subam. não há 1 razão para se explicar isto, e para mim o verdadeiro problema é que está a ficar enraizado e começa a fazer parte da nossa cultura arranjar desculpas para não ir ao estádio

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Esqueci-me de um factor que se calhar é o mais importante:

Distribuição das receitas televisivas de forma equilibrada por todos os clubes

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanho todos os jogos do Santa clara em casa, e fico com pena de quem tem que pagar bilhete para ver aquela m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

Questões Financeiras - Apesar de não ser o único factor, é na minha opinião, o mais importante.

Mentalidades dos Espectadores - "Vou só ver quando for contra um dos grandes" ; "Não jogam nada, não vou perder tempo a ver isso".

Cultura de Futebol - Com a televisão já se pode ver o jogo sossegado, não é preciso gastar tanto dinheiro / tempo para ver o jogo (eu por acaso prefiro estar no estádio, o problema é que falta o $$ ) ; O Benfica - Rio Ave é mais aborrecido que um Swansea - Norwich, ou seja, um jogo nada especial na Inglaterra traz mais emoção e qualidade do que um grande a jogar ...

Corrupção / Erros de Arbitragem - A credibilidade que o futebol Português tem é nula.

Horários - Os horários à noite são piores, o ideal é entre as 17h e as 20h para não perdermos a BPL e os jogos locais.

Acho que é isto que explica as baixas afluências aos estádios de futebol portugueses.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando fizeste comparação com Inglaterra, embora pudesses ter feito com outro país, tocaste no ponto que a meu ver tem o maior impacto: Demografia.

Portugal é um país com pouca gente para tantos estádios. Londres e periferia tem mais gente do que Portugal, por exemplo. Portugal tem 2 grandes centros populacionais, que são Lisboa e Porto e por si devem ser os únicos que conseguiram albergar 2 equipas com expressão. O resto do país sofre com a tripolarização do futebol. Quando perguntas a uma criança, pelo menos aqui no norte e falando por mim: "Então, é do Porto ou do Benfica?" Inconscientemente, na cabeça de muita gente só há 3 opções e isso leva-nos também a um problema de cultura. Como resolver? Não sei.

Segundo me disseram, o Braga nunca encheu o estádio, creio que nem na inauguração. Tem 30 mil lugares e nem nas borlas encheram. Isto significa que possivelmente não existem adeptos suficientes do Braga para encher o estádio. O mesmo raciocínio poderá ser feito para outros clubes.

Para além da falta de pessoas e da tripolarização, acho que há o problemas menores como horários, preços, comodidade de acesso e insegurança. Quem já foi alguma vez ver o seu clube, na sua própria casa, sabe que é uma questão de planeamento. Uns podem ir mais vezes, outras menos, mas pode-se sempre ir, basta haver tempo e vontade e horários acessíveis. Jogos aos domingos à noite ou em dias de semana ficam mais complicados.

Compartilhar este post

Link para o post

tá frio, é caro e não merecem a minha presença. dá para ir esporadicamente.

lol

vindo de um adepto do Porto, tem a sua piada

em Maio festeja sempre // não merecem a minha presença

Compartilhar este post

Link para o post

Questões Financeiras - Apesar de não ser o único factor, é na minha opinião, o mais importante.

Mentalidades dos Espectadores - "Vou só ver quando for contra um dos grandes" ; "Não jogam nada, não vou perder tempo a ver isso".

Cultura de Futebol - Com a televisão já se pode ver o jogo sossegado, não é preciso gastar tanto dinheiro / tempo para ver o jogo (eu por acaso prefiro estar no estádio, o problema é que falta o $$ ) ; O Benfica - Rio Ave é mais aborrecido que um Swansea - Norwich, ou seja, um jogo nada especial na Inglaterra traz mais emoção e qualidade do que um grande a jogar ...

Corrupção / Erros de Arbitragem - A credibilidade que o futebol Português tem é nula.

Horários - Os horários à noite são piores, o ideal é entre as 17h e as 20h para não perdermos a BPL e os jogos locais.

Acho que é isto que explica as baixas afluências aos estádios de futebol portugueses.

Acrescento só isto. Em Portugal, na minha opinião só existe SLB, FCP, e SCP. Pessoal que até tem bons clubes "ao lado de casa", prefere ir ver maior clube, ao que é afecto. Em Inglaterra, as pessoas apoiam muito o clube local. Cá em Portugal isso já não acontece.

Olhem para o exemplo de Inglaterra, cidade de Londres. Chelsea, Fulham, Tottenham, Arsenal, West Ham, QPR, Crystal Palace, todos estes clubes têm os seus adeptos, esteja a equipa no escalão principal ou não, conseguindo sempre boas taxas de ocupação dos seus estádios. Agora comparem com a cidade de Lisboa, onde existe na 1ª liga SLB, SCP, Belenenses, Estoril, onde o estádio destes 2 últimos só enche, quando recebem um dito grande, e mesmo assim, o visitante parece que joga em casa.

De resto, concordo com quase tudo o que disseste.

Compartilhar este post

Link para o post

lol

vindo de um adepto do Porto, tem a sua piada

em Maio festeja sempre // não merecem a minha presença

seu grande peilhaço, eu vou sempre que posso financeiramente. era só para desromantizar um bocadinho a ideia de que temos estar sempre lá e o crl, isto não é um filme de domingo com a sandra bullock.

infelizmente os meus papás não me pagam cadeiras anuais de sonho no dragão.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...