Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Visitante

Acabei de descobrir q o santos silva era grande amigo do meu pai e companheiro de boémia na juventude lol

O Augusto? É muito porreiro e boa pessoa :)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Carlos, lol

Ah :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O Augusto? É muito porreiro e boa pessoa :)

Pena é algumas atitudes que teve enquanto ministro, mas pronto. Bom orador pelo menos.

Compartilhar este post

Link para o post
BES: ex-administrador confirma que BES Vida comprou ativos a Luís Filipe Vieira

Joaquim Goes, antigo administrador-executivo do Banco Espírito Santo, responsável pelo departamento de crédito, garante que os problemas que aconteceram não foram no BES, mas sim no Grupo Espírito Santo. Na sessão da tarde falou-se de Luís Filipe Vieira.

E porque os problemas aconteceram no GES, Joaquim Goes justifica, assim, o facto de desconhecer a maior parte das irregularidades detetadas.

O antigo administrador adiantou que os sistemas de controlo interno não são infalíveis. Mas, neste caso, diz que o departamento de risco cumpriu os procedimentos.

Aquele que chegou a ser apontado como um possível sucessor de Ricardo Salgado disse na Comissão Parlamentar que nunca detetou nada de errado e que não sabia de operações "pouco claras" do BES, desconhecendo a exposição do BES ao GES e que não tinha nenhuma ligação ao Grupo.

Joaquim Goes representava o BES na PT.Mas afirma que não tinha como se aperceber de algum problema na relação entre a Portugal Telecom e o Grupo Espírito Santo. Aos deputados, Joaquim Goes garantiu que não conhecia a transferência dos 900 milhões de euros da Rio Forte para a PT.

Em relação ao BESAngola, Goes também desconhecia os destinatários finais do crédito, dizendo que fazia boa fé no supervisor angolano e, mais uma vez, nas conclusões das auditorias.

«Nós considerámos que Angola tinha que ser alvo de uma política especial. Daí, ter-se enviado uma equipa de gestão nova, com um plano de negócios diferentes», afirmou. «A alteração estrutural no rácio de créditos sobre depósitos não acontece em pouco tempo. E o aumento da rede de balcões também não se faz num ou em dois anos», sublinhou Joaquim Goes.

Goes foi questionado sobre a responsabilidade direta de Ricardo Salgado na atribuição de crédito, tendo afirmado, do que sabe, nenhum crédito passava exclusivamente pela decisão única de Ricardo Salgado.

Já da parte de tarde, Joaquim Goes confirmou que a empresa do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, é cliente do banco.

Goes confirmou que alguns dos activos imobiliários da Promovalor foram adquiridos pela BES Vida e que isso fazia parte de uma política de «diversificação dos investimentos» da carteira de clientes.

O antigo administrador do BES foi questionado pela deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua sobre as notícias, que davam conta que a dívida de 600 milhões de euros de Luís Filipe Vieira foi reestruturada para evitar que o dirigente entrasse na lista dos maiores devedores da banca nacional.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=4309494&page=1

fdx looool

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Reforma sobe para os 66 anos e 2 meses em 2016

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ofereci ao meu pai o livro do Álvaro Santos Pereira, e aproveitei para ir lendo também, e até agora estou a gostar. É útil para se perceber quais eram alguns dos problemas do país e o que foi mudado, e a oposição que ele teve tanto dentro, como fora da coligação dada a sua condição de independente. Foi uma personagem simpática e sempre tive a ideia que ele era demasiado soft para impor as suas ideias e reformar alguns sectores da economia (e a comunicação social ajudou bastante a criar essa ideia), mas a verdade é que fez um bom trabalho dadas as suas limitações.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

14 na Bertrand foi quanto eu paguei ;)

Compartilhar este post

Link para o post

O problema desse senhor foi a sua ingenuidade. Pensava que neste país bastavam só boas ideias e tudo ficaria pelo melhor... Esqueceu-se das influências existentes.

Aprendeu da pior maneira, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Tu talvez fosses gostar do livro, apesar de não ser propriamente de esquerda (é independente, mas só por não ter afiliação partidária, porque o grosso das ideias dele são claramente de direita), ele casca em tudo no que está mal no país, no sistema das nomeações dos boys, nos interesses instalados, na troika, no governo anterior, na CGTP, no Portas e sua equipa, etc. E tem também a parte mais técnica, em que ele descreve a forma como funcionava determinado setor da economia e o que foi feito para mudar e que resultados teve e terá daqui para a frente, e acho que muitas das suas ideias agradariam à generalidade dos users que aqui vão comentando e que vão manifestando a sua indignação ao rumo que o Governo tem tomado. :)

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Foi um dos livros que me ofereceram no Natal, comecei a lê-lo ontem. Ainda é demasiado cedo para dar feedback.

Compartilhar este post

Link para o post

O ASP representa bem o que está de errado na nossa cultura política. Sempre me pareceu uma pessoa com ideias inovadoras e que tinha claramente identificado onde era necessário actuar. Mas, como diz o Boo, esqueceu-se que o facto de não ter peso político ia dar cabo dele em 3 tempos. Para mim um dos maiores culpados aqui foi o PM. Vai buscar um homem sem peso político e é incapaz de garantir que o homem tivesse alguma relevância.

Igual ao ASP há muitos. Gente que poderia trazer uma nova vida a nossa política, gente com muita capacidade, muitas ideias inovadoras e soluções para darem a volta a esta m*rda. Mas como é óbvio, tirando 1 ou outro que o fazem por vaidade ou sentido de missão, as pessoas que são efectivamente boas naquilo que fazem não entram na política porque acabam sempre por sair queimadas. Assim ficamos com os espertalhões e os gajos que estão neste mundo desde os tempos das jotinhas. Resultado: temos uma classe política de impreparados que não tem capacidade/conhecimentos para nos levar a bom porto, seja à esquerda, seja à direita. É tudo demasiado fraco!

Compartilhar este post

Link para o post

O ASP representa bem o que está de errado na nossa cultura política. Sempre me pareceu uma pessoa com ideias inovadoras e que tinha claramente identificado onde era necessário actuar. Mas, como diz o Boo, esqueceu-se que o facto de não ter peso político ia dar cabo dele em 3 tempos. Para mim um dos maiores culpados aqui foi o PM. Vai buscar um homem sem peso político e é incapaz de garantir que o homem tivesse alguma relevância.

Igual ao ASP há muitos. Gente que poderia trazer uma nova vida a nossa política, gente com muita capacidade, muitas ideias inovadoras e soluções para darem a volta a esta m*rda. Mas como é óbvio, tirando 1 ou outro que o fazem por vaidade ou sentido de missão, as pessoas que são efectivamente boas naquilo que fazem não entram na política porque acabam sempre por sair queimadas. Assim ficamos com os espertalhões e os gajos que estão neste mundo desde os tempos das jotinhas. Resultado: temos uma classe política de impreparados que não tem capacidade/conhecimentos para nos levar a bom porto, seja à esquerda, seja à direita. É tudo demasiado fraco!

Concordo com isso. E é assim, às vezes as pessoas até tentam, têm algumas ideias (seja ou não contrárias às que penso, mas ao menos são fundamentadas) e tentam colocá-las em prática. O pior é o resto... Os lobbys, as pressões, os poderes ocultos, os interesses, as cunhas, os condicionamentos... É muito complicado.

Desde que sei aquela em que houve aí um "chefe de estado" de uma determinada área (chamo-lhe assim porque não quero estar a dizer quem foi a pessoa), que depois do Passos Coelho ter decretado fim às almoçaradas com catering do bom e do melhor e era o "cartão estatal das despesas" que pagava tudo, continou a fâze-las... E que quando o PPC lhe dá uma ordem directa para acabar com essa pouca vergonha, ele responde "oh rapazinho, tenha calma sff e olhe com quem está a falar"...

Está tudo dito.

É muito difícil de se acabar com estas coisas. Se não impossível. São 40 anos de vícios, de jogadas, de almoços porreiros ali no Café de S.Bento...

E o Álvaro Santos Pereira era um desses gajos, individuo competente, com provas dadas, boas ideias, boa equipa... Mas foi logo o 1º a rolar porque já estava a incomodar muita gente. É complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que estou a ler no livro, a equipa dele eram pessoas, pelo menos em termos de currículo, extremamente competentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Incomodar muita gente leia-se, o Portas e a EDP.

O Paulo Portas é talvez, a par do Marcelo Rebelo de Sousa, dos gajos com mais "teias" de poder espalhadas por tudo o que mexe na sociedade portuguesa. Com aquele ar de panelei*ote todo fancy, é um espertalhão do crl.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que estou a ler no livro, a equipa dele eram pessoas, pelo menos em termos de currículo, extremamente competentes.

O que não falta em Portugal são pessoas extremamente competentes, com currículos exemplares e formações de elite, mas o que é certo é que nada disso traz capital político automaticamente. E por um lado ainda bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Não retira nada capital político. Olha o Guterres que se licenciou em Engenharia com 19 valores, olha o Marcelo, olha o Cavaco Silva.

Agora não é também por as pessoas terem grandes médias na fac e em boas universidades que são mais ou menos inteligentes e muito menos determina quem é ou não bom político e quem gere bem ou não a coisa pública.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...