Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Desaparecimento de avião da Malaysia Airlines é "mistério sem precedentes"

Publicações recomendadas

Avião da Air Asia desaparece com 162 pessoas a bordo

"O voo da Air Asia que partiu de Surabaia para Singapura perdeu contacto com Jacarta às 7.55 horas (23.55 horas em Lisboa)", disse à AFP o porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, J.A. Barata. O voo partiu do aeroporto internacional de Juanda, em Surabaia, no leste de Java, às 5.20 horas e deveria chegar a Singapura às 8.30 horas (0.30 horas em Lisboa).

Segundo informou a companhia aérea na sua página do facebook, o piloto pediu para "desviar" o plano de voo devido às más condições meteorológicas.

De acordo com o funcionário Hadi Mustofa Djuraid, do Ministério dos Transportes da Indonésia, o aparelho encontrava-se entre a província de Kalimantan, no Bornéu, e a ilha de Belitung quando desapareceu o sinal do radar.

A Air Asia acrescenta que a comunicação com o avião foi perdida quando ainda estava sob o Controle de Tráfego Aéreo da Indonésia. A companhia aérea malaia já informou que está em curso uma operação de busca e resgate.

"No presente momento, infelizmente, não temos mais informações sobre o estado dos passageiros e dos tripulantes a bordo, mas vamos manter todas as partes informadas sempre que forem disponibilizadas mais informações", explicou um responsável da Air Asia.

O diretor geral do transporte aéreo da Indonésia, Djoko Murjatmodjo, disse que as buscas estão concentradas numa área entre a ilha Belitung e Kalimantan, na parte ocidental da ilha do Bornéu, a cerca de meio caminho da rota esperada do voo QZ8501.

"Estamos a coordenar com as equipas de busca e à procura da sua posição. Acreditamos que (o aparelho) estará algures entre Tanjung Pandan, uma localidade na ilha de Belitung e Kalimantan", afirmou.

A Autoridade de Aviação Civil de Singapura informou que o avião perdeu o contacto com a torre de tráfego de controlo aéreo de Jacarta quando já estava no espaço aéreo da Indonésia.

"Operações de busca e salvamento foram ativadas pelas autoridades indonésias do departamento de buscas e resgate de Pangkal Pinang", adiantou, acrescentando que a Marinha e Força Aérea de Singapura ofereceram ajuda.

O diretor geral do transporte aéreo da Indonésia disse ainda à AFP que o avião - um A320 - transportava sete tripulantes e 155 passageiros - 138 adultos, 16 crianças e um bebé, atualizando os números anteriormente divulgados de que estariam 161 pessoas a bordo.

Entre as pessoas que seguiam no voo QZ8501 há 156 indonésios, três coreanos, um malaio, um nacional de Singapura e um francês, de acordo com um comunicado da Air Asia publicado na página do Facebook da companhia aérea.

Anteriormente, uma televisão indonésia tinha informado que havia um cidadão britânico entre os passageiros.

Terceiro maior incidente com uma transportadora da Malásia este ano

Este é o terceiro de três grandes incidentes a envolverem companhias aéreas da Malásia este ano. O voo MH370, da Malaysia Airlines, com 239 pessoas a bordo, desapareceu em março, quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim. O aparelho continua desaparecido.

Em julho, um segundo aparelho da mesma companhia, que operava o voo MH17, foi alegadamente derrubado no leste da Ucrânia, provocando a morte das 298 pessoas a bordo.

A Air Asia é liderada pelo empresário malaio e de ascendência portuguesa Tony Fernandes.

Enquanto a Malaysia Airlines enfrenta um potencial colapso após os dois desastres deste ano, a Air Asia confirmou este mês uma encomenda de 55 A330-900 ao preço de tabela de 15 milhões de dólares, escreve a agência AFP.

mais um :|

Compartilhar este post

Link para o post

"O voo da Air Asia que partiu de Surabaia para Singapura perdeu contacto com Jacarta às 7.55 horas (23.55 horas em Lisboa)", disse à AFP o porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, J.A. Barata. O voo partiu do aeroporto internacional de Juanda, em Surabaia, no leste de Java, às 5.20 horas e deveria chegar a Singapura às 8.30 horas (0.30 horas em Lisboa)."

Deu erro a compilar.

Agora a sério, que esteja tudo bem, mais um e ainda por cima naquela zona é mau demais para ser verdade

Compartilhar este post

Link para o post

Isto começa a ser muito suspeito crl... Tantos em tão pouco tempo sempre na mesma zona não pode ser coincidência crl...

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei que era da Malaysia (ou trocou de nome?)

a Air Asia não é a Malaysia Airlines, no entanto também é da Malásia.

Compartilhar este post

Link para o post

a Air Asia não é a Malaysia Airlines, no entanto também é da Malásia.

Como a Malaysia ia trocar de nome até pensei que seria.

É de um descendente Português, Tony Fernandes (dono do QPR)

Compartilhar este post

Link para o post

Mais de 40 corpos do avião da AirAsia foram recuperados do mar

Um navio de guerra indonésio recuperou esta terça-feira mais de 40 corpos no Mar de Java, no âmbito das buscas pelo avião da AirAsia, que desapareceu no domingo, com 162 pessoas a bordo. Os números oficiais relativos aos corpos recuperados são bastante inferiores mas está formalmente confimado que se tratam dos destroços do voo QZ8501.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda hoje li um artigo sobre isto, a malta não deve ter noção do quão grande é o mundo. O Air France que se perdeu há uns anos e a saber-se exactamente a rota que seguiu e mais ou menos a zona onde teve os problemas e como tal a zona onde caiu só se descobriram as caixas negras 2 anos depois e ainda não se encontrou os destroços todos. Este aqui deduzo que se soubesse mais ou menos a zona onde tivesse caído, porque havia aquele aviso de más condições climatéricas. Agora o voo da Malasya Airlines foi um problema do avião, o gajo andou para lá às voltas à procura de chegar a algum lado para se salvar, e como tal, há dúvidas do destino que tomou, é perfeitamente normal que se demore mais tempo do que é habitual a encontrar sequer destroços do avião, ainda para mais no meio do mar

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda hoje li um artigo sobre isto, a malta não deve ter noção do quão grande é o mundo. O Air France que se perdeu há uns anos e a saber-se exactamente a rota que seguiu e mais ou menos a zona onde teve os problemas e como tal a zona onde caiu só se descobriram as caixas negras 2 anos depois e ainda não se encontrou os destroços todos. Este aqui deduzo que se soubesse mais ou menos a zona onde tivesse caído, porque havia aquele aviso de más condições climatéricas. Agora o voo da Malasya Airlines foi um problema do avião, o gajo andou para lá às voltas à procura de chegar a algum lado para se salvar, e como tal, há dúvidas do destino que tomou, é perfeitamente normal que se demore mais tempo do que é habitual a encontrar sequer destroços do avião, ainda para mais no meio do mar

Eu acho que o da Malasya não foi normal (o seu desaparecimento)

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém diria...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas isso para mim também não é normal cair um avião

Eu também não acho que tenha sido uma queda normal, porque não é normal um avião cair assim como aquele supostamente caiu, a causa mais comum nas grandes companhias nunca costuma ser os aviões, e a causa deste suponho que tenha sido uma série de falhas em vários elementos essenciais ao voo (diria falhas nos motores e dos sistemas de localização, pelo menos) que provocou a queda. Agora, acho que é normal que existam problemas em encontrar o avião, porque uma das coisas que acho que falhou é uma das coisas que se usa para a localização e porque não se sabe bem onde ele caiu.

Ninguém diria...

Li isso com a voz do cota do bigode

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas isso para mim também não é normal cair um avião

Eu também não acho que tenha sido uma queda normal, porque não é normal um avião cair assim como aquele supostamente caiu, a causa mais comum nas grandes companhias nunca costuma ser os aviões, e a causa deste suponho que tenha sido uma série de falhas em vários elementos essenciais ao voo (diria falhas nos motores e dos sistemas de localização, pelo menos) que provocou a queda. Agora, acho que é normal que existam problemas em encontrar o avião, porque uma das coisas que acho que falhou é uma das coisas que se usa para a localização e porque não se sabe bem onde ele caiu.

Mas existem "quedas normais"?

Para as voltas que supostamente o avião deu existem várias razões que só podemos especular. Terá sido uma má interpretação dos instrumentos de voo (falha técnica/amadorismo da tripulação) e ficaram a pensar que estavam numa posição incorreta pelos avisos do avião quando afinal estavam bem (ou vice-versa)? Terá sido hijacking, mesmo depois das várias alterações feitas nesse sentido depois do 11 de Setembro? O desligar do sistema de localização terá sido avaria (penso que deve ser muito pouco provável) ou deliberado por parte do piloto, copiloto, engenheiros da cabine, etc? Não sei como vão as operações, mas acho difícil com tão poucos dados chegar a conclusões.

Quem tiver curiosidade...

NatGeo Desastres aereos MH370

Estreia a 8 de Março

Já está para gravar. Esse programa é excelente, já vi imensos episódios e é arrepiante certos desastres que já aconteceram e por vezes ainda são mais arrepiantes as causas.

Editado por Varela

Compartilhar este post

Link para o post

true. o programa dos desastres aéreos é o meu favorito. tenho a tv quase sempre no nat geo.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora fui ler news do acidente e as últimas informações e quando li imagens de satélite pensei: com satélites a capturar imagens 24h por dia e sabendo a última localização do avião não seria possível obter um "rasto" do avião com uma sequência de imagens de intervalos curtos entre si?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas existem "quedas normais"? Para as voltas que supostamente o avião deu existem várias razões que só podemos especular. Terá sido uma má interpretação dos instrumentos de voo (falha técnica/amadorismo da tripulação) e ficaram a pensar que estavam numa posição incorreta pelos avisos do avião quando afinal estavam bem (ou vice-versa)? Terá sido hijacking, mesmo depois das várias alterações feitas nesse sentido depois do 11 de Setembro? O desligar do sistema de localização terá sido avaria (penso que deve ser muito pouco provável) ou deliberado por parte do piloto, copiloto, engenheiros da cabine, etc? Não sei como vão as operações, mas acho difícil com tão poucos dados chegar a conclusões. Já está para gravar. Esse programa é excelente, já vi imensos episódios e é arrepiante certos desastres que já aconteceram e por vezes ainda são mais arrepiantes as causas.

Obrigado por teres feito uma sinapse do que disse

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por teres feito uma sinapse do que disse

Parei de ler no "quedas normais". Devia ter feito parágrafo depois, já corrigi.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso tem... O desastres aéreos é um dos meus favoritos. Mas o meu favorito é o science of stupid, está muito bom ;-)

Compartilhar este post

Link para o post

Também sou fã destes excelentes documentários da NatGeo.

Isso vai já dar na TV? Se não, devo por já a sacar

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui fica o link para o documentario em Ingles

Basicamente não chegam a conclusão nenhuma, e era dificil outra explicação sem avião, e apenas com os registos do ACARS... ainda assim segundo eles o mais provavel é que tenha sido acção deliberada

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...