Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Locais Abandonados

Publicações recomendadas

Tópico para colocar vídeos, fotos, artigos e demais relatos sobre locais que se encontram abandonados.

Vou começar com o Ondaparque, parque aquático situado na Costa da Caparica que esteve em funcionamento entre 1988 e 1996. Um acidente em 1993 que vitimou 2 crianças no Aquaparque (Restelo) e o posterior aperto das regras de segurança em parques aquáticos ditaram o encerramento deste espaço, propriedade de um barão holandês. Actualmente, a área é utilizada por grafitters, praticantes de paintball e BTT, prostitutas e pastores.

Fotos antigas:

1920134_842540575771591_430665661_n.jpg

1620357_839921196033529_313690197_n.jpg

1902039_759921590686923_469397851_n.jpg

Fotos actuais:

9d2568c1-d1c6-4bf7-afc7-3cf0e6059776.jpg

Ruin%27Art-804.jpg

cc3.jpg

cc6.jpg

1551480_730253376987078_1223304506_n.jpg

wtzm10.png

Reportagem:

Outros locais:

- Restaurante Panorâmico do Monsanto (Lisboa)

- Quinta do Parreira ou Casa do Professor (Oliveira de Azeméis)

- Palácio da Fonte da Pipa (Loulé)

- Sanatório de Valongo (Valongo)

- Castelo da Dona Chica (Braga)

- Quinta do Gato Cinzento (Peniche)

- Quinta da Graça (Cruz Quebrada)

- Hotel do Muxito (Amora)

- Fábrica Dâmaso (Marinha Grande)

- Complexo de Piscinas de São Pedro de Moel (São Pedro de Moel)

- Marina do Lugar de Baixo (Ponta do Sol)

- Palácio do Rei do Lixo (Coina)

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom tópico! Há sempre qualquer coisa de místico em certos locais abandonados. Como grande apaixonado por comboios, as linhas, estações, carruagens e locomotivas abandonadas não me podiam passar ao lado.

NY_CityHall1.jpg

Esta estação, chamada City Hall, faz parte do mapa do metro de Nova Iorque e está completamente abandonada e sem uso. É considerada uma das mais bonitas do Mundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom tópico :handclap:

Ficam aqui imagens de uma reportagem que vi a uns tempos no público, sobre a melhor vista de Lisboa

Restaurante Panorâmico de Monsanto

O edifício panorâmico de Monsanto, integrado no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, é, segundo o fotógrafo Rui Gaiola "um lugar especial e com a melhor vista que Lisboa pode ter." Construído pela Câmara Municipal de Lisboa, em 1968, encontra-se presentemente em estado de degradação, relegado ao abandono e com futuro incerto. O edifício de sete mil metros quadrados, projectado pelo arquitecto Chaves da Costa, integra várias obras de arte - painéis e altos-relevos - de Querubim Lapa e azulejos de Manuela Madureira, também danificados pelo tempo e pela mão humana. Rui Gaiola visitou o local e partilha connosco o resultado da sua expedição fotográfica.

pm25.jpg

pm08.jpg

pm10.jpg

pm13.jpg

pm16.jpg

pm21.jpg

pm07.jpg

É realmente um lugar extraordinário, é pena estar abandonado. Pode ser que com a exposição publica que tem tido, algo mude.

Editado por del9y

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro-me perfeitamente de ver no Telejornal acerca da morte de duas crianças no aquaparque do Restelo.O Pai das crianças era do Belenenses

Compartilhar este post

Link para o post

Esse restaurante de Monsanto é um desperdício, que vista monumental

Compartilhar este post

Link para o post

wow o ondaparque é um sitio brutal grandes fotos, essa porra se tivesse toda bem grafitada em vez desses riscos de m*rda ficava epico

Compartilhar este post

Link para o post

Existe um fórum nacional relativamente conhecido em que o pessoal se dedica a visitar e a fotografar locais destes por esse Portugal fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Como se chega a esse Restaurante? Costumo "explorar" Monsanto e nunca vi isso :o

Compartilhar este post

Link para o post

Em primeiro, muitos parabéns por este tópico. Não sei explicar bem, mas ver locais que em tempos já foram muito bonitos e agora simplesmente estão-se a a degradar... Esse restaurante de Monsanto, muito bonito mesmo e essa vista :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa vista do Restaurante de Monsanto :prayer:

Tenho de ir lá um dia fotografar.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe um fórum nacional relativamente conhecido em que o pessoal se dedica a visitar e a fotografar locais destes por esse Portugal fora.

PM me please :D

Compartilhar este post

Link para o post

PM me please :D

Procura por 'Lugares Esquecidos'.

Eu não lucro nada com isto porque sou um mero visitante ocasional, mas é pertinente para o que se está aqui a falar.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, na minha terra:

A Quinta do Parreira ou Casa do Professor

A Casa do Professor, ou Quinta do Parreira, foi buscar os seus nomes aos antigos proprietários. O seu primeiro proprietário, terá sido um tal Doutor Aguiar, foi um bem conhecido médico da região e rico proprietário, que entrou para a posteridade por prestar ajuda aos mais carenciados conterrâneos, proporcionando-lhes emprego nas propriedades que detinha na região do Porto e na quinta de Riba Ul. Conforme algumas referências, esta propriedade terá sido vendida no primeiro quartel do Séc. XX, a Domingos Parreira, um ilustre cidadão com origens em Cabreiros, no concelho de Arouca, que terá conquistado simpatias nesta terra (Riba-Ul), por ter arranjado trabalho aos locais, na extracção de volfrâmio, na sua terra natal.

Ruin%27Art-2312.jpg

Ruin%27Art-2326.jpg

Ruin%27Art-2314.jpg

Mais info em: http://ruinarte.blogspot.pt/2013/02/aquinta-do-parreira-ou-casa-do.html

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já visitei alguns edifícios assim à conta do geocaching. Esse de Monsanto está vedado e acho que tem segurança lá, por isso quem lá for vá por sua conta e risco.

Compartilhar este post

Link para o post

Rozas é onde é o pão de Ul ,não é?

Não. Esta casa é em Santiago de Riba-Ul e o pão é mesmo de Ul. Mas são ambas freguesias de Oliveira de Azeméis. Quer dizer, agora com as Uniões é tudo a mesma freguesia.

Compartilhar este post

Link para o post

Campo das Salésias primeiro campo relvado em Portugal? O primeiro foi o do Estádio do Lima, do meu Académico.

Bom tópico Pep, por falar em locais abandonados, já posto uma foto da pila do Barroso.

Editado por Perdigas

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

ou da tua cabeça? rsrsrsrsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Em Loulé, minha cidade há o Palácio da Fonte da Pipa

P1180862+(Small).JPG

P1180889+(Small).JPG

P1180858+(Small).JPG

13782822.jpg

Ainda tentaram reabilitar aquilo com a iniciativa do Allgarve e chegaram-se a fazer visitas e exposições no Palácio nessa altura, ma atualmente está mais que abandonado, e desde que me lembro de ser pessoa que oiço que aquilo é assombrado :mrgreen: no entanto apesar deste mito o povo louletano tem um carinho especial pelo local

A entrada do Palácio serve também para a polícia colocar/esconder o radar e apanhar os condutores na rotunda seguinte.

Foi em 1875, após uma viagem pelo Norte da Europa, que Marçal de Azevedo Pacheco se inspirou, e aqui erigiu a sua casa de sonho, com a intenção de receber a régia visita de El Rei D. Carlos, que acabou por ficar em Estói.

Marçal de Azevedo Pacheco, foi um homem de estado, Presidente da C. M. de Loulé, deputado do Partido Regenerador pelo circulo de Macedo de Cavaleiros, Par do Reino, Sub-Director Geral do Ministério da Justiça, Presidente do Tribunal do Contencioso Administrativo do distrito de Lisboa, entre outros importantes cargos, foi também tio de um dos nossos melhores ministros das Obras Públicas, o Engº Duarte Pacheco.

Esta propriedade, foi na altura crismada como Quinta da Esperança, embora esse nome nunca tenha vingado por este local já há muito ser conhecido por Fonte da Pipa, por aqui haver uma antiga fonte que saciava os mais sedentos louletanos.

A sua imerecida fama prende-se essencialmente em histórias de assombração, tendo sido alertado várias vezes por populares, dos "perigos" que poderia encontrar, mas ninguém me avisou do vislumbre que iria testemunhar...

Segundo se conta, à laia de mito urbano, a filha de um proprietário terá falecido na quinta e há quem a tenha visto à janela da torre, na minha opinião é mais uma história da carochinha para afastar os curiosos, sem ter algum fundamento...

Há também outra versão que terão sido sepultadas na propriedade, vítimas da gripe espanhola, a tenebrosa pneumónica nos anos de 1916-18, e hoje ainda deambulam as suas penadas almas por este aprazível local.

Alguns sites:

http://ruinarte.blogspot.pt/2013/08/palacio-da-fonte-da-pipa-loule.html

http://designersdeinteriores.blogspot.pt/2008/09/palacete-da-fonte-da-pipa.html

https://www.facebook.com/PFontedaPipa

Editado por gunthi

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...