Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Bashir

[Ajuda + Opinião] Migrar do W7 para o W8+Ubuntu

Publicações recomendadas

Malta, decidi-me a mudar de SO e gostava de ter o W8 e o Ubuntu no mesmo sistema.

Informei-me com um amigo e ele disse que a melhor maneira para eu fazer seria formatar com o ubuntu, instalar o w8 numa partição e só depois correr a instalação do Ubuntu. Não percebi bem o porquê, mas ele disse que o Ubuntu já me faz a partição e o boot de forma facilitada(?).

Alguém me pode explicar melhor essa parte?

Inicialmente vou instalar no desktop que tenho em casa para me habituar e assim que estiver confortável (caso esteja e me agrade), procedo á mudança no portátil.

Desde já obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Instala 1º o Windows 8 e depois o Ubuntu, o Ubuntu reconhece o Windows 8 e adiciona-o automaticamente à lista de SO's no boot. O contrário não acontece pois o Windows não consegue ler o Sistema de Ficheiros do Linux, só com software de terceiros é que seria possível adicionar o Ubuntu à lista de arranque caso o Windows fosse instalado em último.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Klaus.

O teu colega está certo sim, primeiramente é necessário instalar o Sistema Operativo da Microsoft (Windows 8 ), uma vez que se optares por fazer o processo contrário, que no caso seria instalar primeiro o Ubuntu ou uma outra distribuição linux (aconselho o Linux Mint) quando fosses instalar o Windows 8 iria resultar na formatação total da máquina e iria eliminar o Ubuntu.

A instalação é muito fácil, quer seja Ubunut, Mint, etc..

Instalar primeiro o Windows 8 o que não será difícil, uma vez que é só seguir os passos, um a um.

Quando fores para a instalação do Ubuntu, o próprio irá dar-te a oportunidade de escolheres o espaço que irás atribuir para o Sistema Operativo e também a escolha que mais queres, se queres instalar o Ubuntu por cima do Windows 8 ou se queres instalar o Ubuntu e permanecer com o Windows 8 também..

Editado por KenshinHimura

Compartilhar este post

Link para o post

Percebido, só não percebi é o porque de ele me dizer para correr o Linux, mas não instalar, depois instalar o W8 e só depois o Linux. Não percebi a 1ª parte. Qual a diferença para eu meter logo o CD do W8 e só depois ir fazer o download do Linux por exemplo?

Obrigado aos dois btw.

Compartilhar este post

Link para o post

Do que percebi das explicações acima, o Linux reconhece o W8 com maior facilidade do que ao contrário. Realmente instalar Linux é facílimo, o mais complicado até é escolher a distro. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, tenho um disco de 500GB, como divido isto? Vou usar o Linux basicamente para me ambientar ao funcionamento. Não será preciso muito espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, tenho um disco de 500GB, como divido isto? Vou usar o Linux basicamente para me ambientar ao funcionamento. Não será preciso muito espaço.

Depende um bocado da distro, mas no geral 30/40GB chegam e sobram para esse uso.

Compartilhar este post

Link para o post

O espaço que irás utilizar para o Linux vai depender do uso que queiras dar-lhe e para que irá servir, mas como disse o Ghelthon, 30 - 40 Gb é mais do que suficiente, no entanto poderás sempre dar um pouco mais conforme o seu uso.

Compartilhar este post

Link para o post

Seja como for, podes sempre testar as distros no VirtualBox, sem teres de formatar nem de instalar novos SOs.

Compartilhar este post

Link para o post

Espera até dia 17 de Abril, depois podes instalar o Ubuntu 14.04 LTS. Não vais sentir dificuldade nenhuma em trabalhar no Ubuntu, mas sim, Mint é mais fácil. Com toda a informação que há por aí, safaste bem.

Vê também a distro Elementary os luna. Pode ser que gostes.

Compartilhar este post

Link para o post

Experimentei mais a "fundo" o elementaryOS há 2 semanas e fiquei in love...visual pensado ao pormenor e muito ao estilo do Mac OSX, muito leve e fácil de usar, e mais importante: é baseado no Ubuntu, ou seja à partida tudo o que funciona no Ubuntu funciona no elementaryOS, e como praticamente todas as aplicações Linux funcionam no Ubuntu...está tudo dito.

O Ubuntu também é super fácil de se utilizar, aliás foi pensado mesmo para isso e não para power users, que continuam a preferir distros com outro tipo de visual.

Compartilhar este post

Link para o post

O ElementaryOS é baseado no Ubuntu 12.04, é um bocado mais complexo porque para conseguires meter a distribuição como deve ser tens que instalar um Kernel recente, drivers, etc, porque estão desatualizadas. A única coisa que eu não gosto dessa distro é que não se pode trabalhar livremente na área de trabalho, mas já a podes desbloquear com uma série de comandos.

Apesar do Elementary ser mais atrativo em termos visuais, aconselho-te que comeces no Ubuntu, traz já as aplicações todas mais básicas e não te precisas de preocupar a instalar drivers e kernels.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o objetivo deles é mesmo esse, criar distros baseadas em versões LTS do Ubuntu, que têm um suporte mais longo e são mais estáveis. O kernel nunca fica desatualizado, tem no máximo 2/3 anos, basta dar o exemplo dos SO's Windows, o Windows 7 saiu em setembro de 2009 (4 anos e meio) e ainda é bastante atual.

Um kernel mais recente não significa que seja melhor, existem alguns mais fiáveis do que outros e até o Debian 7.4, que saiu há 2 meses, traz o kernel 3.2 justamente pela fiabilidade que apresenta, no entanto já saíram praí 10 novas versões depois desse.

Compartilhar este post

Link para o post

Não curto muito por acaso, prefiro o Xubuntu. Mas o ecossistema em volta do Ubuntu é excelente por isso mesmo. Queres a interface gráfica gnome? sudo apt-get install gnome-session-fallback. Queres Xubuntu? sudo apt-get install xubuntu-desktop. LXDE? sudo apt-get install lxde. And so on...

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

mas a nível de distribuições prefiro a Suse e também tens a Caixa magica que e portuguesa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...