Slugger Publicado 12 Abril 2014 Tenho um PC ainda com o XP, mas como ele (o XP) já "morreu", qual hei-de instalar agora? E um Upgrade é suficiente ou terei de formatar o PC e instalar o novo WIndows? Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 12 Abril 2014 (editado) Ha alguns distros de Linux fixes para substituir o Windows XP. Andei ontem a pesquisar porque tenho aqui um P4 ainda com XP e queria algo leve e que fizesse o necessário: navegar na net de vez em quando que é o que a minha irma e o meu pai fazem quando o utilizam. Eu saquei o Lubuntu, mas ha outros. http://www.ibtimes.co.uk/windows-xp-alternatives-six-linux-distros-replace-microsofts-ageing-os-1443887 http://www.makeuseof.com/tag/best-linux-distros-absolute-beginners-windows-xp-users/ Os que mais vi recomendados são o Lubuntu, Xubuntu e ZorinOS. Estes para pcs antigos que nao aguentam com o W7 ou W8. Claro que se o PC for minimamente decente, podes sempre instalar o W7 Starter Edition que é super basico, mas para PCs antigos ou continuas com o XP ou formatas e metes Linux. Editado 12 Abril 2014 por rcoelho14 Compartilhar este post Link para o post
Slugger Publicado 12 Abril 2014 Ha alguns distros de Linux fixes para substituir o Windows XP. Andei ontem a pesquisar porque tenho aqui um P4 ainda com XP e queria algo leve e que fizesse o necessário: navegar na net de vez em quando que é o que a minha irma e o meu pai fazem quando o utilizam. Eu saquei o Lubuntu, mas ha outros. http://www.ibtimes.co.uk/windows-xp-alternatives-six-linux-distros-replace-microsofts-ageing-os-1443887 http://www.makeuseof.com/tag/best-linux-distros-absolute-beginners-windows-xp-users/ Os que mais vi recomendados são o Lubuntu, Xubuntu e ZorinOS. Estes para pcs antigos que nao aguentam com o W7 ou W8. Claro que se o PC for minimamente decente, podes sempre instalar o W7 Starter Edition que é super basico, mas para PCs antigos ou continuas com o XP ou formatas e metes Linux. Para o PC em causa, não posso instalar programas "sacados". Se calhar vou para esse W7 SE. Só uso o PC para a net e para o Office. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 12 Abril 2014 Se tiver 1GB de RAM, Windows 7 Starter Edition ou Home Basic (recomendo este) funcionam muito bem, especialmente para quem o quer apenas para net e Office. Tens é de evitar usar o Chrome e usar o Midori ou Firefox, o Chrome é muito rápido mas para máquinas com bastante memória. Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 12 Abril 2014 Para o PC em causa, não posso instalar programas "sacados". Se calhar vou para esse W7 SE. Só uso o PC para a net e para o Office. Sabes que Linux é gratis nao sabes? x) Just saying. Eu recomendei Linux por causa de poder ser um pc mais fraco que poderia nao aguentar com W7. Se aguenta com W7, entao força :) Compartilhar este post Link para o post
Castle Publicado 12 Abril 2014 É muito arriscado continuar com o windows xp quem só vai para a net, para sites simples como Facebook, cmportugal, youtube, ask e esses sites assim? Compartilhar este post Link para o post
scout Publicado 12 Abril 2014 Estou com o mesmo problema aqui num desktop antigo em casa, só é usado para um programa de facturação e para ler emails. Nem sequer percebi muito bem o que significou isto de acabar o XP, o que pode acontecer ? Não há sempre a possibilidade de formatar e instalar um sistema operativo diferente caso alguma coisa aconteça ? Compartilhar este post Link para o post
awk Publicado 12 Abril 2014 (editado) Esta a acontecer um stress que não tem sentido nenhum. Simplesmente a Microsoft vai deixar de dar suporte ou seja acabaram se os updates e actualizações o que irá tornar o sistema mais frágil. No entanto não é motivo para se entrar em paranóia. Quem tem XP e usa para navegar e cenas básicas pode continuar a usá-lo. Pior é o heartbleed isso sim é preocupante para mim neste momento Editado 12 Abril 2014 por Badjoras Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 12 Abril 2014 O preocupante não é a falta de segurança, essa sempre existiu. No passado dia 8 a MS lançou 2 atualizações de segurança para o XP. Há quanto tempo é que tinham essas falhas de segurança? Desde 2001? 2006? 2013? Nenhum SO está imune, a diferença é que XP passa a estar mais vulnerável que os outros. E o grande problema da falta de suporte é que a partir de agora aplicações que usamos no dia a dia (uTorrent, Chrome, Thunderbird, CCleaner, Flash Player etc.) vão deixar de lançar novas versões para o XP e aí sim quem continuar a usar o XP irá se sentir completamente ultrapassado. Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 12 Abril 2014 O preocupante não é a falta de segurança, essa sempre existiu. No passado dia 8 a MS lançou 2 atualizações de segurança para o XP. Há quanto tempo é que tinham essas falhas de segurança? Desde 2001? 2006? 2013? Nenhum SO está imune, a diferença é que XP passa a estar mais vulnerável que os outros. E o grande problema da falta de suporte é que a partir de agora aplicações que usamos no dia a dia (uTorrent, Chrome, Thunderbird, CCleaner, Flash Player etc.) vão deixar de lançar novas versões para o XP e aí sim quem continuar a usar o XP irá se sentir completamente ultrapassado. E ha mais. Ja se sabe que ha hackers que sabem de problemas de segurança gravíssimos desde o dia 1 do XP e que so os revelam agora que o suporte oficial acabou. Mesmo para quem so usa o pc para ir à net, é bem mais seguro ver-se livre do XP. Claro que havendo cuidado não é assim tão mau, mas pelo menos eu não quero andar na net com o XP a ver emails, usar contas pessoais de Youtube e outras cenas mais privadas. Vamos ver como isto se desenrola nos proximos dias em relação a ataques. Pode ser que não seja assim tão mau. Compartilhar este post Link para o post
Senhor Moina Publicado 13 Abril 2014 (editado) É muito arriscado continuar com o windows xp quem só vai para a net, para sites simples como Facebook, cmportugal, youtube, ask e esses sites assim? Editado 13 Abril 2014 por littlemaster Compartilhar este post Link para o post
Castle Publicado 21 Abril 2014 Eu tenho o XP Profissional e isto ainda continua a fazer actualizações. Não era para ficar inactivo a 8 de Abril? Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 21 Abril 2014 O drama, a tragedia, o horror.... Qual é o problema de a M$ ter deixado de lançar updates, vocês instalavam mesmo aquilo tudo??? Não é porque deixaram de lançar updates ou patchs de correcção que o XP vai morrer, o sistema simplesmente deixou de receber suporte, vai continuar a existir sem que sofra qualquer update, as vulnerabilidades que existem vão continuar a existir, e vão ser descobertas mais algumas, mas não é por ai que vem o fim do mundo. Podem continuar a utilizar o XP à vontade, convêm é que estejam protegidos com um anti-virus, e uma firewall, porque de resto está tudo na mesma. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Abril 2014 Para quem quiser mudar de SO para algum baseado em Linux, tenho a dizer que nas últimas duas semanas testei uns quantos (Zorin OS, Mint e Lubuntu) e o melhor é mesmo o elementary OS. Além de ser lindo, é o mais funcional. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 25 Abril 2014 Por acaso recentemente experimentei o ubunto, mint e o elementary, e o aspecto de elementary é qualquer coisa, só não deixei ficar porque como tenho andado a tentar desenvolver roms para o meu telemovel, me entendo melhor com os programas do windows, e porque cada vez que hibernava, perdia a ligação à net, só conseguia recuperar reiniciando. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 26 Abril 2014 É o que eu digo, das 4 distros que testei, foi a que mais me convenceu - tanto que é a que estou a usar agora. Tem um visual soberbo, é rápido, não consome muitos specs... Provavelmente há quem não goste do facto de "não se poder usar o desktop", mas para mim isso é uma não-questão porque já no Windows eu tentava ter o meu desktop o mais limpo possível. Além disso, um dos softwares que mais falta me fazia no Linux era o Photoshop, mas tenho a dizer que o GIMP está cada vez melhor e, com alguns tweaks, é possível deixá-lo muito semelhante ao Photoshop, quer em aspecto, quer em funcionalidades. Compartilhar este post Link para o post