Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lokito

[FM2014] LOKITO - STRIKE BACK - 14.3.1 ( O conceito Simeone)

Publicações recomendadas

Estas táctica podem funcionar no 14.3.0 ?

Penso que sim, o motor de jogo é o mesmo !!! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Que tática aconselhas para o Benfica??

Eu tenho ando aqui pelo forum à procura de uma tática certa, tenho ando a experimentar algumas

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Lokito. Antes de mais, deixa-me dar-te os parabéns pelo trabalho que fizeste com esta tática. :happy:

Agora, tenho uma pequena pergunta. Já experimentaste utilizar, em vez de um extremo do lado direito, um Jogador Referência Aberto? É que vejo muitas vezes no Atlético de Madrid bolas longas a serem enviadas para o Raúl Garcia e ele ganha-as quase sempre no ar porque o lateral adversário (neste caso o esquerdo) é mais fraco fisicamente.

Contra o Barça, por exemplo, essa era uma das maneiras de atacar do Simeone, porque o Raul Garcia ganhava sempre a bola no ar ao Jordi Alba. Aliás, notou-se mais nos quartos-de-final da Champions:

http://www.youtube.com/watch?v=T_hh7iR8ZmA

Os primeiros segundos espelham na perfeição aquilo que disse.

Por outro lado, pelos atributos necessários para esse papel, as características de extremo mantêm-se. Simplesmente têm é que ser mais completos do ponto de vista física e têm que ser melhores no jogo aéreo. :compinchas:

Espero ter ajudado :carinhoso:

Editado por Castbound

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Lokito. Antes de mais, deixa-me dar-te os parabéns pelo trabalho que fizeste com esta tática. :happy:

Agora, tenho uma pequena pergunta. Já experimentaste utilizar, em vez de um extremo do lado direito, um Jogador Referência Aberto? É que vejo muitas vezes no Atlético de Madrid bolas longas a serem enviadas para o Raúl Garcia e ele ganha-as quase sempre no ar porque o lateral adversário (neste caso o esquerdo) é mais fraco fisicamente.

Contra o Barça, por exemplo, essa era uma das maneiras de atacar do Simeone, porque o Raul Garcia ganhava sempre a bola no ar ao Jordi Alba. Aliás, notou-se mais nos quartos-de-final da Champions:

http://www.youtube.com/watch?v=T_hh7iR8ZmA

Os primeiros segundos espelham na perfeição aquilo que disse.

Por outro lado, pelos atributos necessários para esse papel, as características de extremo mantêm-se. Simplesmente têm é que ser mais completos do ponto de vista física e têm que ser melhores no jogo aéreo. :compinchas:

Espero ter ajudado :carinhoso:

Boas, hmmm, não é mal pensado de facto, eu vejo até os Extremos do Atl Madrid, como construtores de jogo avançados, que fecham muito no processo defensivo e se virmos os jogadores que jogam nas alas (Garcia, Koke e etc), esse conceito ainda se torna mais evidente, mas na minha opinião, para jogar em transições, os extremos são a melhor solução.

O problema do Extremo Referência, é a parte da definição da função que refere a "posse" :), eu quis dar verticalidade absoluta à equipa, tentando equilibrar um pouco mais do lado esquerdo com 2 jogadores mais juntos, mas se experimentares, diz como correu, claro que se tiveres um extremo "bicho" até é bem capaz de resultar, mas se calhar perde-se aqueles movimentos rápidos de transição.

Seja como for, a observação é correcta, só que vamos voltar à velha conversa, tentar adaptar o conceito real ao sistema do FM, na maioria das vezes não funciona muito bem, por isso é que tentei, adaptar algumas coisas. ;)

Que tática aconselhas para o Benfica??

Eu tenho ando aqui pelo forum à procura de uma tática certa, tenho ando a experimentar algumas

Boas, para o Benfica, o melhor conceito são as transições rápidas, têm jogadores muito rápidos. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qual das duas aconselhas??

Eu penso que a de contra ataque é capaz de funcionar no Benfica, nos jogos em que precisas de ir mais para cima do adversário, podes experimentar a ofensiva !!! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, hmmm, não é mal pensado de facto, eu vejo até os Extremos do Atl Madrid, como construtores de jogo avançados, que fecham muito no processo defensivo e se virmos os jogadores que jogam nas alas (Garcia, Koke e etc), esse conceito ainda se torna mais evidente, mas na minha opinião, para jogar em transições, os extremos são a melhor solução.

O problema do Extremo Referência, é a parte da definição da função que refere a "posse" :), eu quis dar verticalidade absoluta à equipa, tentando equilibrar um pouco mais do lado esquerdo com 2 jogadores mais juntos, mas se experimentares, diz como correu, claro que se tiveres um extremo "bicho" até é bem capaz de resultar, mas se calhar perde-se aqueles movimentos rápidos de transição.

Seja como for, a observação é correcta, só que vamos voltar à velha conversa, tentar adaptar o conceito real ao sistema do FM, na maioria das vezes não funciona muito bem, por isso é que tentei, adaptar algumas coisas. ;)

Way ahead of you. :biggrin:

Comecei um save no Atlético de Madrid, não por causa do nome Simeone, mas porque a equipa iria disputar a SuperTaça espanhola logo no início do save, pelo que dava para testar desde logo as alterações que queria fazer.

Como é meramente experimental, não quis estar a fazer muitas alterações de maior. Apenas mandei embora o Diego do empréstimo e vendi o Adrián López ao Liverpool por 10 milhões. E vendi o Tiago também.

Quanto a entradas, promovi dois miúdos da B que me pareceram interessantes e contratei o JRA de que necessitava.

OPtCrhn.png

Gastei 16.5 milhões de euros, por isso, acho que foi uma pechincha, considerando a qualidade deste monstro. Fisicamente imponente, apesar de não ter grande finta e cruzamento. Mas deu para compensar. :happy:

c0nHT15.png

Como alternativa, tanto para o bósnio como para o Diego Costa, fui buscar o italiano Quagliarella, avançado de créditos firmados. Nada a apontar.

Onze-base:

mqIQtbd.png

Alterações de instruções individuais:

czKcqIu.png

É óbvio que o "jogador específico" é o JRA na direita. Só não pus "Mais passe direto" para não haver precipitações.

yF5kzOr.png

Para compensar a falta de capacidade técnica, adicionei o "Fintar menos" e o "Passe mais curto".

Resultados:

B6ADzMi.png

Abertura do campeonato. Estreia de Mandzukic com um golo. Em 6 cabeceamentos, ganhou 5.

EjeQzYG.png

1ª mão da Supertaça. Mandzukic fez 2 assistências e foi homem-do-jogo. Ganhou 12 em 13 cabeceamentos.

XoR0X5s.png

Aqui já foi José Sosa o JRA, porque rodei a equipa toda para a segunda mão. Não ganhou uma única bola no ar (ele não é propriamente forte do ponto de vista físico), mas fez uma assistência para golo.

CsYjNlv.png

Primeira parte péssima, mas a segunda foi melhor. Mandzukic começou a jogada do golo do Atlético com uma bola de cabeça para Diego Costa assistir um isolado Raúl Garcia que acabou por marcar. Ganhou 16 em 19 cabeceamentos. Natural, sendo que foi mais solicitado por causa das duas expulsões.

Nem sei se vou jogar mais. :lol:

Saudações :smilie_cmpt:

Editado por Castbound

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm, nada mau digo-te já, mas notaste que a equipa tentava servir muito o jogador referência ? Foi como te disse, usando um jogador mais bicho para essa posição, é bem capaz de funcionar, como podemos ver nos screens que postaste.

E a nível do processo ofensivo, continuaste a ter aquela verticalidade, com os laterais a oferecerem superioridade numerica ?

Continua o save, com a adaptação mais fluída da táctica, provavelmente ainda é capaz de ficar melhor. :)

Compartilhar este post

Link para o post

lokito parabens pela tatica e por abordares a forma simeone que está a revolucionar um pouco a forma de abordar o jogo.

será pedir muito umas listas com jogadores para se enquadrar neste sistema?

Compartilhar este post

Link para o post

lokito parabens pela tatica e por abordares a forma simeone que está a revolucionar um pouco a forma de abordar o jogo.

será pedir muito umas listas com jogadores para se enquadrar neste sistema?

Obrigado bro, quanto às listas, é assim, olhando às posições, funções na táctica e sabendo que é uma táctica de contra ataque que mete muita gente na frente na transição, reparas que para funcionar, precisas de jogadores rápidos q.b para todas as posições, para as funções de ataque ( ALAS e EXTREMOS) o mais rápido que possas arranjar e com boa disponibilidade física, centrais com bom posicionamente ( um mais experiente e outro mais novo, por exemplo), o AS pode ser aquele típico MOfensivo, com boa finalização ou aquele PL com bom passe e atributos de médio, o ACompleto, é o que o nome indica, o PL mais completo possível, que seja capaz de defender e atacar.

De resto, depois tu é que moldas o tipo de jogadores que queres, mas sempre com atenção a estes pormenores físicos, eu puxo muito pela equipa e jogo às vezes na Intensidade máxima, por isso convém teres jogadores fisicamente fortes e fazer uma ROTAÇÃO frequente da equipa ! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar fazer algo do género no Estoril...

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar fazer algo do género no Estoril...

Força, tens 2 bons players para AS, o J.P. Galvão e o Evandro, vai dizendo como corre isso, atenção à forma física ( MUITO IMPORTANTE), moral (palestras, reuniões de equipa e privadas) e rotatividade equilibrada do plantel. Boa sorte ;)

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito dás-me autorização para usar a tua táctica, mas fazer algumas remodelações à minha maneira?

Compartilhar este post

Link para o post

Força, tens 2 bons players para AS, o J.P. Galvão e o Evandro, vai dizendo como corre isso, atenção à forma física ( MUITO IMPORTANTE), moral (palestras, reuniões de equipa e privadas) e rotatividade equilibrada do plantel. Boa sorte ;)

Fiz algo que raramente faço, que é pegar diretamente numa tática feita por outro. Peguei na tua tática e comecei a usar. :)

Infelizmente, tanto o Evandro como o Galvão se lesionaram e andei uns quantos jogos a jogar com o João Coimbra a AS. :(

btw, a tática ficou com fluidez muito rígido. É suposto? Tinha ideia que estavas a usar Muito Fluido. Seja como for, alterei para isso.

Consegui passar as duas pré-eliminatórias da LE.

Estoril 2-2 Kuban

Kuban 0-1 Estoril

(massacrei nos 2 jogos!)

Metalurg 3-2 Estoril

Estoril 3-2 Metalurg (5-4 nos penaltys... por curiosidade, Anderson Polga marcou o penalty decisivo para o Estoril :biggrin:)

No campeonato, tenho 2 jogos, 1 vitória (3-2 em casa contra o Gil Vicente) e 1 derrota (1-2 em Guimarães).

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz algo que raramente faço, que é pegar diretamente numa tática feita por outro. Peguei na tua tática e comecei a usar. :)

Infelizmente, tanto o Evandro como o Galvão se lesionaram e andei uns quantos jogos a jogar com o João Coimbra a AS. :(

btw, a tática ficou com fluidez muito rígido. É suposto? Tinha ideia que estavas a usar Muito Fluido. Seja como for, alterei para isso.

Consegui passar as duas pré-eliminatórias da LE.

Estoril 2-2 Kuban

Kuban 0-1 Estoril

(massacrei nos 2 jogos!)

Metalurg 3-2 Estoril

Estoril 3-2 Metalurg (5-4 nos penaltys... por curiosidade, Anderson Polga marcou o penalty decisivo para o Estoril :biggrin:)

No campeonato, tenho 2 jogos, 1 vitória (3-2 em casa contra o Gil Vicente) e 1 derrota (1-2 em Guimarães).

Hmmm, isso é que é azar, logo 2 jogadores de qualidade como esses.

Eu usei o muito rígido, porque foi a maneira que arranjei para equilibrar a equipa e meter os jogadores a fazer exactamente aquilo que eu quero, adicionando às instruções de equipa "Ser Mais Expressivo" para tentar dar alguma liberdade criativa ao mesmo tempo, se mudaste para Muito Fluído, aconselho-te a tirares essa instrução.

Vai dando feedback ! ;)

Lokito dás-me autorização para usar a tua táctica, mas fazer algumas remodelações à minha maneira?

Claro que sim pah, estás à vontade :), eu quando partilhei a táctica foi com o intuito de ajudar o pessoal, tanto a pegar na táctica e mudar alguns conceitos à sua maneira, como a usarem por completo, por isso força, vai dizendo o que mudaste para seguir o teu raciocinio. ;)

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

;)

Fiz uma boa exibição na Luz, mas perdi 1-0 com um golo do Cardozo aos 88. :(

d4e26e007b87da45c02ff334878e9fdb.png

Compartilhar este post

Link para o post

e03aed984dee265692ad0fc68fcb4f23.png

:prayer:

Pouco mais há a dizer!

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais gostaria de agradecer ao Lokito pela sua táctica, pois neste FM 2014 que é simplesmente um desastre a nível táctico, esta táctica foi a única que ainda me conseguiu dar gozo jogar. No entanto o máximo que consegui foi ganhar uma Serie A com a SS Lazio (um plantel superior ao Sassuolo) em meia dúzia de épocas, a táctica é organizada e tudo o mais, mas nunca consegui ter os resultados do Lokito. Em momentos-chave a táctica falha, depressa ganha-se a um colosso de Itália como a seguir perde-se e empata-se com mijas na escada.

Se nas primeiras épocas ainda se "percebe" devido à medianidade do plantel, mas após estes anos formei um plantel recheado de estrelas e os títulos ficam por conquistar à mesma.

Posso ser eu que não "dominei" a táctica, não sei ao certo, mas não consegui (nem de perto) os resultados do Lokito em meia dúzia de épocas.

Honestamente, mataram este FM a nível táctico, e ao que parece não sou o primeiro a queixar-me disto. Parece-me que vou ter de voltar a instalar o FM 2013 e meter a Modern Warfare para voltar a ter gozo a jogar FM...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom, agr é manter a moral alta e continuar a ganhar !!! :D

isto e com esta tactica ?

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais gostaria de agradecer ao Lokito pela sua táctica, pois neste FM 2014 que é simplesmente um desastre a nível táctico, esta táctica foi a única que ainda me conseguiu dar gozo jogar. No entanto o máximo que consegui foi ganhar uma Serie A com a SS Lazio (um plantel superior ao Sassuolo) em meia dúzia de épocas, a táctica é organizada e tudo o mais, mas nunca consegui ter os resultados do Lokito. Em momentos-chave a táctica falha, depressa ganha-se a um colosso de Itália como a seguir perde-se e empata-se com mijas na escada.

Se nas primeiras épocas ainda se "percebe" devido à medianidade do plantel, mas após estes anos formei um plantel recheado de estrelas e os títulos ficam por conquistar à mesma.

Posso ser eu que não "dominei" a táctica, não sei ao certo, mas não consegui (nem de perto) os resultados do Lokito em meia dúzia de épocas.

Honestamente, mataram este FM a nível táctico, e ao que parece não sou o primeiro a queixar-me disto. Parece-me que vou ter de voltar a instalar o FM 2013 e meter a Modern Warfare para voltar a ter gozo a jogar FM...

Hmmm, o problema deste FM, é que mudou muita coisa e algumas parecem ter sido feitas em cima do joelho.

O novo sistema táctico é interessante, mas tem falhas e deveria ter sido implementado mais suavemente, mas nem tudo é mau e alguns conceitos são interessantes.

Para se ter sucesso neste FM, são várias factores que têm de se ter em conta, forma fisica ( para jogar em contra ataque é um ponto vital, uma vez precisas de correr atrás da bola e desgastas os jogadores), rotação do plantel (satisfação do plantel, união e manter a forma de todos os jogadores), moral ( equipa motivada vale muito mais como é óbvio, em conjunto com uma boa palestra consegue transformar uma equipa), treino ( treinos com uma lógica, consoante o estilo de jogo) palestras individuais e colectivas ( como é óbvio, boas palestras pode impulsionar para grandes resultados e manter boas relações com a equipa), criticar / elogiar colectivamente e individualmente ( muito importante manter a equipa em sentido, mas também elogiar quando merece e tentar manter uma boa relação com os jogadores, para teres uma ideia na minha 3ª época no Sassuolo, 80% de minha equipa tinha-me como pessoal favorito :)) e tácticas ( uma boa táctica, não passa disso mesmo...uma boa táctica, mas não chega para ter sucesso, é preciso ser dinâmico, quando a equipa está motivada, nem é preciso mexer muito, talvez intensidade, pos.defensivo e pouco mais, mas quando a equipa está menos bem, é preciso adaptar e mexer muito.

Em grande parte o problema está aqui, nas tácticas, o pessoal tem que perceber que o PLUG & PLAY está no fim e já não funciona, podem encontrar uma táctica que é o estilo deles, mas é sempre necessário "atirarem-se um bocadinho para o chão". :) )

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, os meus jogadores têm sido grandes, mais de meia volta sem derrotas, jogos contra os grandes saldo positivo, 2 vitórias e 1 empate ( 0-0 em minha casa contra o SCP, 3-2 em minha casa contra o SLB e 0-1 no Dragão contra o FCP), objectivo europa quase conseguido, agora só me resta jogar "jogo a jogo", até ao fim e continuar a sonhar :carinhoso: .

ffmVH9s.jpg

Vitória mais que merecida, jogando com menos um a partir do minuto 16 ( expulsão do Velikonja), o Porto apenas ameaçou de fora da área e nunca conseguiu romper as minhas linhas muito juntas, depois no contra ataque, como habitual a minha equipa não vacilou, na 2ª parte mudei para contenção e ainda marquei 2 golos.

CuzPHJ8.jpg

E bem, o sonho realizou-se....

CAMPEÕES DA LIGA ZON SAGRES NA PRIMEIRA ÉPOCA !!! :D/ :celebracao: :cachecol:

Jogo muito equilibrado, FCP com mais posse ( também consentida pela minha equipa), com os Dragões a chegarem ao golo cedo.

A reacção da minha equipa foi de alto nível, com uma reviravolta total na primeira parte, na 2ª parte o Porto pressionou mais, tentei manter o bloco médio / baixo, mas num altura em que o jogo ficou partido, aliado a falta de experiência e alguma qualidade da minha equipa, o Porto conseguiu o empate.

Seja como for estou orgulhoso dos meus jogadores. :)

GW9JHOX.png

Ainda faltam 3 jogos para acabar, mas este empate chegou para fazer história em Vila do Conde... :D

t3I1amj.jpg

Agora, meia final da taça contra o Sporting e final da taça da liga contra o Nacional...época para relembrar por muitos anos !!!

Já agora, alguém já teve o Danilo Dias ( Marítimo), o gajo foi o 2º melhor marcador do campeonato ( 19 golos), mas estou na dúvida se o devo contratar (custo 0)ou não, está a pedir bastante ordenado.

EDIT: Como é que é possível, ganho os títulos todos em Portugal com o Rio Ave, mas quem ganha o título de melhor treinador é o João de Deus que ficou em 6º com o Gil Vicente !!! LOL FM

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, alguém já teve o Danilo Dias ( Marítimo), o gajo foi o 2º melhor marcador do campeonato ( 19 golos), mas estou na dúvida se o devo contratar (custo 0)ou não, está a pedir bastante ordenado.

EDIT: Como é que é possível, ganho os títulos todos em Portugal com o Rio Ave, mas quem ganha o título de melhor treinador é o João de Deus que ficou em 6º com o Gil Vicente !!! LOL FM

Comprei-o uma vez para "Avançado Sombra" no SCP, num 4-2-3-1 e vendi-o a meio da época, ou no fim, já não me recordo. Não gostei do seu rendimento em prol do seu ordenado.

Já me aconteceu tb ganhar tudo e o melhor treinador ser outr... é como tu dizes: "FM"!! ...parecem a Fifa!!

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei-o uma vez para "Avançado Sombra" no SCP, num 4-2-3-1 e vendi-o a meio da época, ou no fim, já não me recordo. Não gostei do seu rendimento em prol do seu ordenado.

Já me aconteceu tb ganhar tudo e o melhor treinador ser outr... é como tu dizes: "FM"!! ...parecem a Fifa!!

Hmmm, obrigado pela dica, ele até tem uns atributos interessantes e a nível mental parece ser forte, mas pede muita pasta, já foi para o Aris !!! Vendi o Ukra por 4,5M e já tenho algum dinheiro, vamos ver o que posso fazer.

Já contratei o Rabia ( Egipcio) a custo 0 e com ordenado aceitavel, parece ser um jogador com futuro !!! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm, obrigado pela dica, ele até tem uns atributos interessantes e a nível mental parece ser forte, mas pede muita pasta, já foi para o Aris !!! Vendi o Ukra por 4,5M e já tenho algum dinheiro, vamos ver o que posso fazer.

Já contratei o Rabia ( Egipcio) a custo 0 e com ordenado aceitavel, parece ser um jogador com futuro !!! ;)

...o Bruno de Carvalho e o Inácio estão a tentar fazer o mesmo!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...