Vaart10 Publicado 9 Setembro 2014 Penso que só vem é colocar mais medo nos novos/futuros caloiros, e que com isso pode levar a extinsão das praxes em muitas faculdades do pais!No meu curso este ano houve 4 caloiros em 23 novos alunos! Se continuar assim... Antes a extinção das praxes que a extinção da língua portuguesa. Sacode! Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 9 Setembro 2014 Fala o homem-vírgula. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 9 Setembro 2014 fds grow a pair É normal fazer isso, têm medo de, se não forem, não se integrarem na universidade. Muitos pensam assim. Aliás, ontem fui fazer a matricula e já havia uns quantos com medo da praxe. Especialmente gajas. No ano passado só fui lá uma vez porque estava a tirar a carta e preferia dedicar o meu tempo a isso e ao estudo para as disciplinas do próprio curso (eu já em Setembro andava a estudar forte e feio, tinha mesmo dificuldades naquilo) do que a ser praxado. Este ano, sou capaz de dar mais oportunidades à praxe. A questão para mim não é ser humilhante, é ser mesmo uma coisa que não me desperta muito interesse, não estou a ver onde está a piada em ficares de 4 a obedecer a tudo o que uns marmelos te dizem. Mas tenho de ir mais vezes para ter uma opinião mais conclusiva. Compartilhar este post Link para o post
Foster Publicado 9 Setembro 2014 É normal fazer isso, têm medo de, se não forem, não se integrarem na universidade. Muitos pensam assim. Aliás, ontem fui fazer a matricula e já havia uns quantos com medo da praxe. Especialmente gajas. No ano passado só fui lá uma vez porque estava a tirar a carta e preferia dedicar o meu tempo a isso e ao estudo para as disciplinas do próprio curso (eu já em Setembro andava a estudar forte e feio, tinha mesmo dificuldades naquilo) do que a ser praxado. Este ano, sou capaz de dar mais oportunidades à praxe. A questão para mim não é ser humilhante, é ser mesmo uma coisa que não me desperta muito interesse, não estou a ver onde está a piada em ficares de 4 a obedecer a tudo o que uns marmelos te dizem. Mas tenho de ir mais vezes para ter uma opinião mais conclusiva. É muito simples, se a tua praxe se resume a isso, não vás. Ou achas que vais mudar a tua opinião por levares com mais berros e ficares mais vezes de 4? Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 10 Setembro 2014 Quanto ao Bold, concordo, mas já há. Não quer dizer que seja levado a serio em todas as instituições! Na faculdade onde estive posso te dizer que em 1º lugar vêm os caloiros, e depois vêm as parvoices. Eu praxei este ano que passou e digo-te da minha parte e dos restantes do meu curso/grupo de praxes nenhum caloiro se sentiu obrigado a nada! Eu enquanto caloiro disse não a varias coisas. E não foi por isso que não me integrei! Quanto ao resto. Por esse ponto que pegaste no itálico, mais uma vez pegando no exemplo da faculdade onde estive nestes ultimos 2 anos, a todos os caloiros, disse-lhes que as praxes nao eram de cariz obrigatorio. Mas conheço casos extremos que são ridiculos. Como não poderes falar com os teus superiores até chegares ao teu 3º ano de faculdade...mesmo quando eles nao estão trajados. Na minha faculdade ao 2º dia de praxe já estavamos todos a almoçar juntos e a ter conversas normais. Nem ha sequer aquele preconceito com a malta que nao quer ser praxada! Desde que aparecam aos convivios e convivam com a malta são sempre bem vindos! Uma coisa curiosa é que no curso de pessoal que defende a praxe corre sempre tudo bem e os caloirios é que interessam. Compartilhar este post Link para o post
_Nikon_ Publicado 10 Setembro 2014 (editado) É para fazer concorrência face à lógica do "houve um acidente, a culpa foi da praxe". Editado 10 Setembro 2014 por _Nikon_ Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 10 Setembro 2014 É muito simples, se a tua praxe se resume a isso, não vás. Ou achas que vais mudar a tua opinião por levares com mais berros e ficares mais vezes de 4? Só fui a uma, secalhar fiquei com a ideia errada daquilo. É daquelas coisas que não me tira o sono, vou se me apetecer. Mas não tenho receio de nada e muito menos vou "obrigado" a lá estar e com medo de rejeitar aquilo. Compartilhar este post Link para o post
Hououin Kyouma Publicado 10 Setembro 2014 (editado) Nunca abonei muito pelas praxes, portanto nunca participei numa. Não senti necessidade antes nem agora, tão pouco me arrependo. Percebo quem goste e participe, assim como quem defende que é uma boa forma de integração, mas não é algo que esteja inteiramente de acordo. Na minha turma da faculdade, faço parte dos poucos que optou por não ser praxado. Mesmo assim, sou amigo de quase todos, falamos todos bastante bem, e portanto não foi o facto de não ser praxado que me impediu disso. Também sou amigo de alguns veteranos com quem me costumo dar. E mais uma vez, não ser praxado não foi um impedimento. Claro que depois há sempre um extremo nisto. Dizia-se que alguns veteranos andavam a dizer aos novos alunos (ainda não eram caloiros) que se não fossem às praxes não se iam integrar nunca, não iam ter ajuda dos veteranos, não iam ter acesso a apontamentos... Também me recordo de uma veterana no meu primeiro ano que andava atrás de mim e dos outros não praxados da turma a tentar convencer-nos a ser praxados. Falava comigo sempre de uma forma muito amigável e com um sorriso grande na cara. Quando lhe disse que simplesmente não ia ser praxado, as nossas interações passaram a um acenar de cabeças quando nos cruzamos. Veterana essa que tem fama de tentar ter o maior número de afilhados possível. Pelo meio também tentou que eu assinasse um papel a declarar-me anti-praxe. Não sou anti-praxe nem tenho que assinar papel nenhum. Andámos um bocado nisto de "se não vais às praxes, então és anti-praxe" até que desistiu e me deixou em paz. Mas também deve ser por isso que não me fala. A minha experiência de praxes resume-se mais ou menos a isto. Ainda estive um ano noutra faculdade, noutro curso, mas nesse nem havia praxes para começar. Mas as praxes dos outros cursos pareciam mais frequentes e extremas do que na minha faculdade atual. Mais do que isso, ouvi histórias de pessoas que foram intimidadas e perseguidas para fazerem parte das praxes, e outros que dizem que a praxe é maravilhosa. Acredito que as praxes têm o seu lado bom e que muitas pessoas beneficiaram positivamente delas, mas analisando a sua natureza facilmente se chega à conclusão que é um mundo de extremos. É fácil e apetecível a qualquer pessoa tirar proveito delas. Não tenho dúvidas nenhumas de que muitas das pessoas que acham que foram às praxes de livre vontade, se sentem no fundo obrigadas e pressionadas. E porque é um mundo de extremos, é difícil compreender porque é que não existe uma regulamentação destas actividades por parte das próprias faculdades. Pelo menos esta acção de sensibilização do governo pode ajudar a abrir alguns olhos. Editado 10 Setembro 2014 por Hououin Kyouma Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 10 Setembro 2014 (editado) . Editado 10 Setembro 2014 por Red Prince Compartilhar este post Link para o post