Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
johan

Alemanha acaba com as propinas em todas as universidades

Publicações recomendadas

ALEMANHA ACABA COM AS PROPINAS EM TODAS AS UNIVERSIDADES

As propinas deixaram de existir na Alemanha. Nenhuma universidade alemã vai agora cobrar taxas aos seus estudantes, incluindo os internacionais.

A Alemanha decidiu acabar com as propinas em todas as universidades. A maioria das instituições do país já não cobrava este tipo de taxas, tendo o estado da Baixa Saxônia sido o último a adotar a gratuitidade do Ensino Superior.

«Livramo-nos das propinas porque não queremos que o Ensino Superior dependa da riqueza dos pais», afirmou Gabriele Heinen-Kljajic do Partido Verde, ministra da ciência e da cultura da Baixa Saxônia.

Além dos universitários alemães, os estudantes internacionais também vão ser abrangidos por esta medida.

Na opinião de Holger Fischer, em entrevista ao Guardian em 2011, a abolição das propinas é uma «catástrofe», uma vez que estas permitiam investir «no ensino e nas infraestruturas».

As universidades alemãs foram autorizadas a cobrar propinas em 2006, quando o tribunal constitucional decidiu que a aplicação dessas taxas não violava o princípio universal de acesso ao ensino.

A maioria das instituições cobrava cerca de 1000 euros anuais.

POR SARA MARQUES MOREIRA

http://informacao.canalsuperior.pt/noticia/18592#anchor

Editado por Trenza

Compartilhar este post

Link para o post

1000 euros anuais é ligeiramente menos do que o que eu andei a pagar e aqui o salário mínimo é quase 3 vezes menos. Estamos a ser chulados.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à notícia em si, não espanta. Curiosamente (ou não), quem lidera a Europa em termos de desenvolvimento tem o ensino 100% gratuito. Ele há coisas... :-k

1000 euros anuais é ligeiramente menos do que o que eu andei a pagar e aqui o salário mínimo é quase 3 vezes menos. Estamos a ser chulados.

E nem assim chega, portanto imagina.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à notícia em si, não espanta. Curiosamente (ou não), quem lidera a Europa em termos de desenvolvimento tem o ensino 100% gratuito. Ele há coisas... :-k

E com esta medida de aplicar também aos estrangeiros é que eles vão dominar ainda mais. Os asiáticos todos a ir para lá :lol:

Eu estou a estudar em Portugal com base numa bolsa que ganhei no Luxemburgo, se soubesse falar alemão era menino de ir para lá.

Compartilhar este post

Link para o post

2zgi1p2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Um curso superior fica, em média, cerca de 30 a 50 mil euros por individuo. Ainda achas que estás a ser chulado?

Compartilhar este post

Link para o post

Os estrangeiros tambem não vão pagar propinas? excelente

No fundo já as pagaste.

Compartilhar este post

Link para o post

Um curso superior fica, em média, cerca de 30 a 50 mil euros por individuo. Ainda achas que estás a ser chulado?

Não. De facto ele não está a ser chulado. Quem está a ser chulado sou eu que pago os meus impostos religiosamente para que ele frequente o ensino superior à borla e vejo o meu dinheiro ser desviado para pagar juros agiotas, para salvar empresas geridas por gestores incompetentes, para colmatar prejuízos de banqueiros sem escrúpulos e para pagar rendas criminosas a bandidos mascarados com os quais o Estado celebra contratos ruinosos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pagar impostos religiosamente. :mrgreen:

Isso é ao domingo na missa Descartes.

É ao domingo na missa e no final do mês na forma de Retenção na Fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...