Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Nobel da Paz para Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi

Publicações recomendadas

Nobel da Paz para Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi

A Academia Sueca atribuiu esta sexta-feira o Prémio Nobel da Paz à ativista paquistanesa Malala Yousafzai e ao indiano Kailash Satyarthi.

O anúncio foi feito esta manhã, em Oslo, pelo presidente do Comité Norueguês do Nobel, Thorbjoern Jagland.

A ativista paquistanesa, de 17 anos, era a mais jovem entre os favoritos a receber o galardão. Malala tornou-se num símbolo reconhecido internacionalmente de resistência aos esforços dos talibãs em negar educação e outros direitos às mulheres.

Já o indiano Kailash Satyarthi, de 50 anos, é um dos promotores da Marcha contra o Trabalho Infantil e já resgatou mais de 60 mil crianças trabalhadores e também adultos mantidos sob regime de escravidão.

«As crianças devem ir à escola e não serem exploradas financeiramente», disse o presidente do comité do Prémio Nobel.

Em 2013, o prémio foi atribuído à Organização para a Proibição das Armas Químicas, responsável pela destruição do arsenal nuclear na Síria.

@TSF

Compartilhar este post

Link para o post

Pena terem tirado muito crédito a este Nobel com os últimos vencedores mas confesso que já estava à espera da Malala vir a ganhar este prémio este ano ou nos próximos.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa Malala fez mais alguma coisa do que dizer "Ah e tal eu perdoo quem me deu o tiro" ou foi só isso?

Estou a perguntar a sério porque não sei mesmo. Se tiver sido só isso, belo prémio

Compartilhar este post

Link para o post

Essa Malala fez mais alguma coisa do que dizer "Ah e tal eu perdoo quem me deu o tiro" ou foi só isso?

Estou a perguntar a sério porque não sei mesmo. Se tiver sido só isso, belo prémio

Malala tornou-se num símbolo reconhecido internacionalmente de resistência aos esforços dos talibãs em negar educação e outros direitos às mulheres.

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado por espalhares a tua sabedoria.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Este prémio perdeu toda a credibilidade depois de o Obama o ter ganho.

Compartilhar este post

Link para o post

O gajo admite que não conhece a situação e vocês mesmo assim decidem cascar nele :lol: Takumi, o que não te falta agora é informação sobre ela na net, google é amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

O gajo admite que não conhece a situação e vocês mesmo assim decidem cascar nele :lol: Takumi, o que não te falta agora é informação sobre ela na net, google é amigo.

Eu estava só a espalhar sabedoria. Não percebes nada pah

A única coisa que eu sei sobre ela é que a tentaram matar (acho que lhe deram um tiro na cabeça), ela conseguiu escapar e depois falou ao mundo a dizer que perdoava os agressores. Desde aí não faço ideia do que ela fez ou não... Pode mandar só uns bitaites de quando em vez e como é muçulmana e novinha as pessoas acham-lhe piada e tornou-se um ícone só porque sim, era coisa que não me deixaria admirado, daí perguntar se ela fez mais alguma coisa para além de dizer que perdoava os agressores.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque fez tudo menos promover a paz. E é um mentiroso de primeira.

Mas sim, fora isso merecia completamente o Nobel da Paz.

Compartilhar este post

Link para o post

mas porque é que o Obama receber o prémio desvirtua todos os laureados pós-Obama?

O prémio está desvirtuado naquela única instância. Sabe-se bem que o a Malala fez, a não ser que o vosso nome comece por T e acabe em akumi. Merece bem. E o outro jovem também.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque fez tudo menos promover a paz. E é um mentiroso de primeira.

Mas sim, fora isso merecia completamente o Nobel da Paz.

Não sigo com atenção a política dos EUA, mas pelo menos à data do prémio, ele tentou fechar a Prisão de Guantánamo, emitiu um decreto a proibir o uso de tortura pelo exército dos EUA e ainda teve várias reuniões com líderes onde evitou alguns conflitos e deu força à NATO para intervir em outros que estavam a decorrer.

Não sei se alguém fez mais e/ou melhor, até podem ter feito, mas dizer que ele não só não fez nada como até fez o contrário disso... pá, haja noção.

Compartilhar este post

Link para o post

mas porque é que o Obama receber o prémio desvirtua todos os laureados pós-Obama?

O prémio está desvirtuado naquela única instância. Sabe-se bem que o a Malala fez, a não ser que o vosso nome comece por T e acabe em akumi. Merece bem. E o outro jovem também.

touché

Compartilhar este post

Link para o post

Um documentário feito em 2009 pelo NY TIMES sobre a Malala.

A 2009 documentary by Adam B. Ellick profiled Malala Yousafzai, a Pakistani girl whose school was shut down by the Taliban. Ms. Yousafzai was shot by a gunman on Oct. 9, 2012.

Times Documentaries - Class Dismissed: Malala’s Story

Times Documentaries - The Making of Malala

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...