Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Ministra da Justiça defende legalização da venda de drogas leves

Publicações recomendadas

Ministra da Justiça defende legalização da venda de drogas leves

«Se estiver disponível nas farmácias, há ganhos para os cidadãos». Paula Teixeira da Cruz defende assim a legalização da venda de drogas leves, com controlo e enquadramento legal, trazendo esse negócio da economia paralela para a economia real.

A ministra da justiça, que sempre defendeu a despenalização do consumo, argumenta agora que uma legislação semelhante à que tem vindo a ser adotada nos EUA poderia ter resultados positivos em Portugal, sobretudo no combate à criminalidade organizada e violenta, e ao branqueamento de capitais.

Paula Teixeira da Cruz lembra que os negócios de droga «são profundamente rentáveis», e que se houver uma despenalização da venda, se a droga estiver disponível para venda nas farmácias, «haverá ganhos para os cidadãos», com uma diminuição da criminalidade organizada, da atividade de gangues violentos, e do branqueamento de capitais.

Dando como exemplo os tempos da lei seca, em vigor nos anos 20 e 30 do século passado nos Estados Unidos, Paula Teixeira da Cruz afirma que «está demonstrado que a repressão e a proibição levam a que se pratiquem, não só esses crimes [tráfico, venda, e branqueamento de capitais], mas crimes associados», acrescentando que «nesse contexto, é óbvio que há vantagens em fazer essa liberalização, ou despenalização».

Vídeo : http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=4388218

@TSF

será que..

Compartilhar este post

Link para o post

Faz todo o sentido e já era para ontem. Até a cocaína devia ser legalizada e taxada. O produto existe, está nas ruas, vivemos numa população informada onde quem quer ter acesso às coisas tem, quem não quer não tem. Neste momento ser ilegal só faz com que vá tudo para a economia paralela e os problemas dos drogados e da saúde publica continuam na mesma presentes nas ruas.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz todo o sentido e já era para ontem. Até a cocaína devia ser legalizada e taxada. O produto existe, está nas ruas, vivemos numa população informada onde quem quer ter acesso às coisas tem, quem não quer não tem. Neste momento ser ilegal só faz com que vá tudo para a economia paralela e os problemas dos drogados e da saúde publica continuam na mesma presentes nas ruas.

Wait what?

Essa lógica mata-me, já que a m*rda existe e não podemos fazer nada contra isso mais vale legalizar para não me chatear com isto.

Uma coisa é legalizar drogas leves, outra coisa são drogas como cocaína e heroína que são extremamente nocivas para a saúde pública e para a economia em geral.

Compartilhar este post

Link para o post

Wait what?

Essa lógica mata-me, já que a m*rda existe e não podemos fazer nada contra isso mais vale legalizar para não me chatear com isto.

Uma coisa é legalizar drogas leves, outra coisa são drogas como cocaína e heroína que são extremamente nocivas para a saúde pública e para a economia em geral.

Mau para a saúde pública é fazer-se de conta que as ruas estão limpas das drogas pesadas e assobiar para o lado quando há grupos de pessoas desalojadas a injetarem drogas numa seringa partilhada por todos. É um dos maiores problemas que temos. A droga é ilegal, mas os drogados só vão presos se forem apanhados a roubar ou a cometer qualquer outro crime para sustentar o vício, e programas de apoio também são miragens que vão sendo feitas e nas quais vão entrando aqueles casos de pessoas que têm o apoio da família. Porque os que andam aos pontapés nas ruas sem qualquer familiar "limpo" para os apoiar estão identificados e são bastantes. Mas enquanto só andarem a pedir enquanto arrumam carros para irem sustentado o vício, deixa-se andá-los na rua até morrem num Inverno.

Não estou a defender esses drogados, porque o caminho para as drogas é uma opção pessoal. No entanto só quero referir que o problema da saúde pública já existe.

Compartilhar este post

Link para o post

vai continuar tudo na mesma.

Não nao continua. E basta ver o exemplo do Colorado. Se uma loja legal e normal vende, porque é que alguem há-de a ir ao shady dealer da street, de pistola à cintura??

Claro que os dealer continuam a existir, mas para outros tipos de droga.

Quanto às drogas pesadas, Harvey, reconhecendo que o teu raciocínio tem lógica indesmentível, acho uma obrigação moral do Estado de combater coisas que sejam tão altamente prejudiciais para a vida e saúde dos seus cidadãos. Por mais que a luta contra a droga seja uma luta perdida, um Estado não pode, legalizar o crack ou a heroina ou as metanfetaminas, coisas que destroem completamente um individuo.

Mas lá está, do mesmo modo que nao julgo ser moralmente équo legalizar essas drogas altamente nocivas, tb não acho apropriado meter a mera cannabis no mesmo saco dessas drogas. Enfim, o que é preciso é não se ser obtuso de palas nos olhos seguindo a doutrina implmentada pela Nancy Reagan (Just say no), tratando todo o tipo de drogas por igual. Há drogas e drogas, e o cenario actual em que estão todas na mão monopolista de criminosos não é nada desejável.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post

Mau para a saúde pública é fazer-se de conta que as ruas estão limpas das drogas pesadas e assobiar para o lado quando há grupos de pessoas desalojadas a injetarem drogas numa seringa partilhada por todos. É um dos maiores problemas que temos. A droga é ilegal, mas os drogados só vão presos se forem apanhados a roubar ou a cometer qualquer outro crime para sustentar o vício, e programas de apoio também são miragens que vão sendo feitas e nas quais vão entrando aqueles casos de pessoas que têm o apoio da família. Porque os que andam aos pontapés nas ruas sem qualquer familiar "limpo" para os apoiar estão identificados e são bastantes. Mas enquanto só andarem a pedir enquanto arrumam carros para irem sustentado o vício, deixa-se andá-los na rua até morrem num Inverno.

Não estou a defender esses drogados, porque o caminho para as drogas é uma opção pessoal. No entanto só quero referir que o problema da saúde pública já existe.

A questão é que a legalização de tais drogas iria implicar um precedente enorme, já para não falar numa possível abertura para o trafego de droga para o resto da Europa.

Nó somo já um dos países que detém das maiores quantidades de droga apreendido no mercado negro, imagina o que acontecia se derepente se fosse legalizar a sua posse e comercio.

Não sou advogado, nem tão pouco sei como é isto entra em termos legais, confesso não percebo puto disso mas acho que uma lei destas só iria chamar a atenção para nós como país de passagem para o tráfego de droga.

Compartilhar este post

Link para o post

Não nao continua. E basta ver o exemplo do Colorado. Se uma loja legal e normal vende, porque é que alguem há-de a ir ao shady dealer da street, de pistola à cintura??

Claro que os dealer continuam a existir, mas para outros tipos de droga.

Credo, tu já deves ter tido umas quantas más experiências. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que a legalização de tais drogas iria implicar um precedente enorme, já para não falar numa possível abertura para o trafego de droga para o resto da Europa.

Nó somo já um dos países que detém das maiores quantidades de droga apreendido no mercado negro, imagina o que acontecia se derepente se fosse legalizar a sua posse e comercio.

Não sou advogado, nem tão pouco sei como é isto entra em termos legais, confesso não percebo puto disso mas acho que uma lei destas só iria chamar a atenção para nós como país de passagem para o tráfego de droga.

Qual era o interesse de um traficante vir vender drogas para Portugal caso ela fosse legal? A legalidade e o ser taxado, aliado ao acesso sem risco de prisão, ia levar a uma baixa incrível de preços... um produto ilegal estará sempre super sobrevalorizado. Portanto não é por aí.

Não é que eu ache que o caminho certo seja a legalização de drogas como a Cocaína ou Heroína. Mas no estado que as coisas estão é o que faz mais sentido infelizmente. Só faz sentido lutar contra a legalização das drogas pesadas se o Estado realmente intervir no domínio da saúde pública e começar a desintoxicar todos os drogados que existem, estão identificados e que andam a mendigar para continuarem a injetarem-se em seringas partilhadas.

Quanto às drogas pesadas, Harvey, reconhecendo que o teu raciocínio tem lógica indesmentível, acho uma obrigação moral do Estado de combater coisas que sejam tão altamente prejudiciais para a vida e saúde dos seus cidadãos. Por mais que a luta contra a droga seja uma luta perdida, um Estado não pode, legalizar o crack ou a heroina ou as metanfetaminas, coisas que destroem completamente um individuo.

O problema é que essa luta do Estado é uma miragem.

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Harvey, há artigos ilegais bem subvalorizados. Tipo tshirts de marca e isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Harvey, há artigos ilegais bem subvalorizados. Tipo tshirts de marca e isso.

Mas isso são produtos que já existem em termos legais de forma igual e com mais qualidade, a ser vendidos ilegalmente terão que ser sempre imitação e mais barato. O mesmo não se passa com as drogas. Estava a falar de produtos cujo venda é totalmente ilegal, as t-shirts não são ilegais, a sua falsificação é que é. Acho que me estou a fazer entender.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que essa luta do Estado é uma miragem.

O Harvey, mas eu creio que um Estado, que seja digno desse nome, não pode legalizar verdadeiras bombas atómicas como crystal meth, heroina, crack, etc. Porra, um Estado não deve permitir que coisas tão nocivas para os seus cidadãos sejam legais (tal como é uma estupidez que nos EUA as metralhadoras automáticas de guerra sejam vendidas no Wallmart...). Por mais que a luta possa ser uma luta perdida (e 30 ou 40 anos de luta anti-droga, têm nos demonstrado que sim, é uma luta perdida) há que continuar a manter essa posição moral mínima: Drogas pesadas que destroem completamente um individuo em pouco tempo, não!

Mas a legalização de drogas leves era um passo muito bom, até para a luta anti droga! Porque sempre era menos uma droga que o Estado tinha de combater, logo dava para alocar os recursos actualmente consignados a lutar contra a cannabis noutras drogas, mais nocivas. E por outro lado, existe um sem fim de traficantes que apenas vendem cannabis que de repente deixariam de ser marginais, poderiam sair da clandestinidade, montar o seu negócio perfeitamente legal, uma lojinha na Av. de Roma, tranquilo.

Ou seja, a legalização das drogas leves era para ontem. E até seria uma moratória do género "Dealers de Portugal, têm agora uma oprtunidade única de abandonar os vosso caminhos nefastos, abrir uma banca legal e vender apenas ervinha, estarem em paz com o Estado e a sociedade e não terem de dormir com um olho aberto." Mas a quem optasse por ficar nas sombras e continuar a vender esses venenos f*didos, era porrada a dobrar! Luta redobrada.

Compartilhar este post

Link para o post

E um ponto importante é que o cannabis é a droga mais popular do mundo.É quase como o álcool quase toda a gente já experimentou.Com isto ainda se acabava com os haxixes dos dealers dos bairros com várias substancias toxicas à saúde.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso são produtos que já existem em termos legais de forma igual e com mais qualidade, a ser vendidos ilegalmente terão que ser sempre imitação e mais barato. O mesmo não se passa com as drogas. Estava a falar de produtos cujo venda é totalmente ilegal, as t-shirts não são ilegais, a sua falsificação é que é. Acho que me estou a fazer entender.

Agora sim, já percebi. :)

Por mim legalizava-se tudo e a selecção natural que fizesse o seu trabalho. Enquanto isso, o Estado permanecia saudável.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, a legalização das drogas leves era para ontem. E até seria uma moratória do género "Dealers de Portugal, têm agora uma oprtunidade única de abandonar os vosso caminhos nefastos, abrir uma banca legal e vender apenas ervinha, estarem em paz com o Estado e a sociedade e não terem de dormir com um olho aberto." Mas a quem optasse por ficar nas sombras e continuar a vender esses venenos f*didos, era porrada a dobrar! Luta redobrada.

´

Acreditas mesmo que isso ia acontecer? Quem ganha dinheiro com a droga não ia ganhar numa loja nem 1/10 daquilo que ganha... para não entrar em valores maiores.

Mas de resto não discordo da tua visão.

Compartilhar este post

Link para o post

´

Acreditas mesmo que isso ia acontecer? Quem ganha dinheiro com a droga não ia ganhar numa loja nem 1/10 daquilo que ganha... para não entrar em valores maiores.

Mas de resto não discordo da tua visão.

Bem, talvez, mas não tenho certeza. Ia depender de quanta concorrência existisse. Mas por outro lado, vê assim: com a cannabis legal, muita gente que nao consome hj por ser ilegal ou por implicar ter de ir a sitios menos próprios, lidar com gente menos própria para a obter, poderia agora, passar a utilizar. Era todo um novo mercado que se abria, e isso, meu amigo, significa dinheiro. Rios dele.

Mas seja como for, há outras vantagens que podiam levar muito dealer a sair da clandestinidade, mesmo que significasse perder dinheiro. A possibilidade de dormir tanquilamente, sem se preocupar se o a policia lhe vai entrar em casa a meio da noite, ou a possibilidade de nao ter de andar com 400 telemoveis por causa das escutas, etc. etc. Sabes que andar na vida do crime pode ser muito glamouroso mas acho que cansa, a dada altura.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, talvez, mas não tenho certeza. Ia depender de quanta concorrência existisse. Mas por outro lado, vê assim: com a cannabis legal, muita gente que nao consome hj por ser ilegal ou por implicar ter de ir a sitios menos próprios, lidar com gente menos própria para a obter, poderia agora, passar a utilizar. Era todo um novo mercado que se abria, e isso, meu amigo, significa dinheiro. Rios dele.

Sim, aquele rapaz caucasiano com 15/22 anos que encontras no bar da escola/esplanada da universidade às 15:30 é de facto desconfortável.

Concordo totalmente com a legalização da venda das drogas leves, até porque para o Estado e tal como foi referido, seria dinheiro a entrar e daria a possibilidade de certos ''empreendedores'' aparecerem e começaram o seu negócio. Agora tenho a certeza que 80% dos chamados ''dealers'' não o fariam e arranjavam outra droga que entrasse na moda para fazerem a sua vida, até porque tal como o Harvey referiu, o ''dealer'' não iria receber o que recebe agora

Editado por paladino77

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião, até o tabaco devia ser proibido.

Compartilhar este post

Link para o post

Não que não seja a favor, mas isso cheira-me mais a truque eleitoral do que outra coisa.

A cocaína devia era ser erradicada.

Na minha opinião, até o tabaco devia ser proibido.

E o álcool também.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto, aliás, não sei como é que alguem no seu perfeito juízo acha que se deve legalizar algo capaz de destruir um indivíduo por completo muito rapidamente. E os casos em que só prejudica o indivíduo e não todos os que estão a seu redor até são daqueles que menos me chateiam.

Compartilhar este post

Link para o post

Wait what?

A cocaína não é extremamente nociva para a saúde se tiveres um consumo ocasional e há quem o tenha. Eu não acho bem limitar a liberdade dessas pessoas porque há quem não o consiga fazer.

Com heroína é mais difícil mas não deixa de ser possível, basta dizer que foi lançada para o mercado como um medicamento e que a morfina é praticamente a mesma coisa.

E isso da economia é ridículo. Não consegues apresentar uma explicação para o que é que a legalização ia prejudicar a economia, que não seja assente numa visão de que íamos entrar num estado caótico porque se legalizou drogas.

Não que não seja a favor, mas isso cheira-me mais a truque eleitoral do que outra coisa.

Também acho que isto não é nada a sério. Não que esta e o Passos até não possam "acreditar" na legalização, mas são o tipo de pessoas que não se move pelo que acredita.

Então?

Compartilhar este post

Link para o post

A cocaína não é extremamente nociva para a saúde se tiveres um consumo ocasional e há quem o tenha. Eu não acho bem limitar a liberdade dessas pessoas porque há quem não o consiga fazer.

Com heroína é mais difícil mas não deixa de ser possível, basta dizer que foi lançada para o mercado como um medicamento e que a morfina é praticamente a mesma coisa.

E isso da economia é ridículo. Não consegues apresentar uma explicação para o que é que a legalização ia prejudicar a economia, que não seja assente numa visão de que íamos entrar num estado caótico porque se legalizou drogas.

Lá está. É como tudo. Entramos aqui num jogo de quantidades e de definir o que é droga que pode ser consumida e não pode... é um bocado como se discutir que só devia ser legal álcool até 10% porque beber uma garrafa de vodka que está à venda por 6€ é nocivo enquanto que uma litrosa até ajuda a passar bem a tarde de futebol.

Há assuntos em que dá para discutir para todos os lados e enumerar 1001 prós e 1001 contras e é por isso que continuará a ser ilegal.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...