Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

NASA descobre como o deserto do Sara alimenta a floresta amazónica

Publicações recomendadas

Pela primeira vez foi possível quantificar em três dimensões como os ventos transportam poeiras do deserto do Sara, ricas em fósforo, para a Amazónia.

Todos os anos, uma média de 27,7 milhões de toneladas de poeiras são transportadas pelos ventos do deserto do Sara para a Amazónia, do outro lado do Oceano Atlântico. Ricas em fósforo, estas partículas são essenciais para alimentar os solos da maior floresta do mundo.

O valor correto foi agora apurado por cientistas da NASA, a partir de dados de satélite que permitiram ainda criar a simulação por computador que reproduzimos nesta página.

Dados do Satélite CALIPSO medidos entre 2007 e 2013 permitiram apurar que são cerca de 22 mil toneladas de fósforo que todos os anos caem no solo da Amazónia. Um valor que, segundo a agência espacial norte-americana, é equivalente àquele que a floresta perde por ação das chuvas e das enchentes.

Ou seja, não fosse o Sara, a Amazónia como a conhecemos não existiria.

O estudo, liderado pelo cientista ambiental Hongbin Yu, foi hoje publicado na revista científica Geophysical Research Letters..

"Sabemos que a poeira é importante a vários níveis. É um componente essencial do sistema terrestre", afirma Yu. "A poeira afeta o clima e, ao mesmo tempo, o clima afeta a poeira", diz, citado no site da NASA.

Para compreender esses efeitos, acrescenta o cientista, "primeiro temos de responder a duas questões básicas: Que quantidade de poeira é transportada [na atmosfera]? E qual é a relação entre [essa quantidade] e os indicadores climáticos?".

É para ajudar a responder a estas questões que o satélite CALIPSO, da NASA, está em órbita. O aparelho mede em "cortinas", ou faixas verticais, a quantidade de poeiras e a sua distribuição em altitude na atmosfera, permitindo criar um modelo tridimensional exato da distribuição destas partículas e da forma como os ventos as distribuem.

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4419281&seccao=Biosfera&page=-1

Compartilhar este post

Link para o post
"Sabemos que a poeira é importante a vários níveis.

Só se enganaram ali no artigo antes do nome (devia estar com maiúscula também). De resto, concordo totalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante.

Já agora, acho que já perguntei uma vez no tópico da meteorologia mas há uma explicação para o facto de por exemplo em Nova Iorque nevar imenso e eles estarem aparentemente quase à mesma latitude do que Portugal?

Compartilhar este post

Link para o post

Só se enganaram ali no artigo antes do nome (devia estar com maiúscula também). De resto, concordo totalmente.

Poeira, o clima afeta-te?

Compartilhar este post

Link para o post

Poeira, o clima afeta-te?

Sem dúvida. Então no Inverno é certinho que apanho sempre uma ou outra constipação por causa das variações de temperatura.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvida. Então no Inverno é certinho que apanho sempre uma ou outra constipação por causa das variações de temperatura.

E de que maneira afetas tu o clima?

Compartilhar este post

Link para o post

E de que maneira afetas tu o clima?

Não faço ideia. Assim como não fazia ideia de que há 27,7 milhões de toneladas com o meu nome que todos os anos vão do Saara até à Amazónia.

Agora a sério, não percebo nada disto, mas sempre tive imensa curiosidade por este tipo de coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante.

Já agora, acho que já perguntei uma vez no tópico da meteorologia mas há uma explicação para o facto de por exemplo em Nova Iorque nevar imenso e eles estarem aparentemente quase à mesma latitude do que Portugal?

O Porto e Nova Iorque são cidades costeiras que se encontram sensivelmente à mesma latitude. No entanto, tendo em conta que as perturbações meteorológicas se propagam de oeste para leste nestas latitudes, a região de Nova Iorque é por vezes afetada por uma massa de ar frio continental, proveniente do interior do continente americano e que pode originar queda de neve. Por outro lado, a região do Porto, é frequentemente influenciada por uma massa de ar marítimo mais quente, não havendo por isso, em geral, condições para a ocorrência de neve.

Fonte: Google e https://www.ipma.pt/pt/educativa/faq/meteorologia/observacao/index.html?p=2&f=/pt/educativa/faq/meteorologia/observacao/

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante.

Nunca ouviste falar do anti-ciclone dos Açores? Não fosse por ele e rapavas um frio do crl todos os invernos.

Afinal os açorianos também servem para alguma coisa, não é só para andarem atrasados 1h! :mrgreen:

Interessante.

Nunca ouviste falar do anti-ciclone dos Açores? Não fosse por ele e rapavas um frio do crl todos os invernos.

Afinal os açorianos também servem para alguma coisa, não é só para andarem atrasados 1h! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

No entanto, tendo em conta que as perturbações meteorológicas se propagam de oeste para leste nestas latitudes

Como assim? Então Barcelona podia ter neve e não me parece que tenha.

Compartilhar este post

Link para o post

Barcelona costuma nevar, não é raro, eventualmente por estar perto das cadeias montanhosas mais a norte como em Andorra, Alpes, não sei. Apenas retirei o que estava naquela página :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

E também existe a corrente do golfo, que impede que do lado europeu exista um grande arrefecimento. Se a corrente do golfo por algum motivo morrer a Europa atravessa uma "idade do gelo".

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim? Então Barcelona podia ter neve e não me parece que tenha.

Comparando a massa continental a oeste de Barcelona (Apenas peninsula iberica) e a oeste de Nova Iorque (Estados Americanos frios e Canada), as diferenças são enormes.

Compartilhar este post

Link para o post

Comparando a massa continental a oeste de Barcelona (Apenas peninsula iberica) e a oeste de Nova Iorque (Estados Americanos frios e Canada), as diferenças são enormes.

Acredito que sim, mas eu sou nabo nisto, por isso é que estava a perguntar. Basta comparar LA com NY e as diferenças são enormes. Em LA tem a ver com sistemas montanhosos, mar, correntes, wtv. Mas em NY não sabia.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que sim, mas eu sou nabo nisto, por isso é que estava a perguntar. Basta comparar LA com NY e as diferenças são enormes. Em LA tem a ver com sistemas montanhosos, mar, correntes, wtv. Mas em NY não sabia.

Como curiosidade tens a temperatura mais alta registada em dois Estados Americanos.

Hawaii e Alaska

Ambos registaram uma máxima de 100ºF / 38º C

http://en.wikipedia.org/wiki/U.S._state_temperature_extremes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...