Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

[RTP2] Adeus Camaradas

Publicações recomendadas

adeus-camaradas.jpg

A RTP2 estreia esta hoje, às 23h00, uma série documental de seis episódios sobre o fim do regime soviético.

Duas décadas após a queda do império soviético, Adeus Camaradas documenta um dos principais eventos do século XX: o apogeu e a queda do comunismo.

Trechos de filmes soviéticos, músicas dissidentes ou arquivos privados ressuscitam um mundo perdido e exploram o lado oculto do Bloco de Leste de 1975 a 1991, depois da queda do muro de Berlim.

Em 28 de novembro de 1989, enquanto milhares de manifestantes ocupam as ruas, uma bandeira é hasteada no edifício da antiga estação televisiva estatal: «Polónia 10 anos; Hungria 10 meses; Alemanha de Leste 10 semanas; Checoslováquia 10 dias». Também em Bucareste acrescenta «Roménia 10 horas». Este é o calendário da queda da Cortina de Ferro.

Ao longo de 12 países da Europa, através de diversas fontes de arquivo, Adeus ” oferece um ponto de vista único sobre um dos eventos mais importantes do século XX: a ascensão, apogeu e queda do império soviético.

Os seis episódios foram realizados por Andrei Nekrasov (ele próprio membro ativo da oposição que agora desafia o sistema de Putin na Rússia) e têm autoria de Jean-François Colosimo e György Dalos, numa coprodução europeia encabeçada pelo canal ARTE.

O realizador da série, Andrei Nekrasov, afirma «procurei mostrar a complexidade deste mundo que desapareceu. Aqui nada é preto ou branco. Por isso tentei reviver o interior desse mundo, com sua atmosfera, as canções, as emoções. Os seis episódios podem ser vistos separadamente, mas foram concebidos como um único filme, em que a última parte é uma verdadeira investigação sobre o papel de Gorbachev durante o golpe de Moscovo em Agosto de 1991».

(Estreou ontem, 10)

Informaçôes:

RTP2

10, 11 e 12 de Março

1º Episódio | Apogée 1975-1979

2º Episódio | Menaces 1980-1984

3º Episódio | Espoir 1985-1987

17, 18 e 19 de Março

4º Episódio | Réveil 1988

5º Episódio | Rébellion 1989

6º Episódio | Effondrement 1990-1991

Os horário e as informações sobre cada episódio estão nos links.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela partilha Mayday. Senão fosses tu nem sabia da existência disto. Ver se hoje vejo o episódio de ontem.

Compartilhar este post

Link para o post

Graças a este tópico, comecei a ver. Vi os dois primeiros episódios. Só me irrita ser narrado e francês.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto não está no RTP Play?

Só vi este tópico agora e só posso puxar atrás na box a partir do 4º :(

Editado por JackBauerPT

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho visto com a atenção que queria, mas tenho gostado.

Outro bom programa que estreou há pouco tempo na RTP2 é o "História a História", com o Fernando Rosas.

Compartilhar este post

Link para o post

O História a História está a repetir. Os episódios estão todos no rtp play e tenho visto por lá.

O episódio da fuga dos presos políticos é muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

O História a História está a repetir. Os episódios estão todos no rtp play e tenho visto por lá.

O episódio da fuga dos presos políticos é muito bom.

Tinha ideia que tinha estreado há pouco tempo na RTP 2 (aliás, anunciaram isso) mas já vi que o programa já tem uns tempinhos.

Está a dar agora, btw.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...