Marlo Stanfield Publicado 30 Março 2015 Do Palácio de Cristal ao Café A Brasileira até ao Estádio das Antas. A página Porto Desaparecido, com 70 mil seguidores no Facebook, escolhe maravilhas perdidas ao longo dos anos.Era um edifício espantoso de ferro e vidro construído pelo arquiteto inglês Thomas Dillen Jones para acolher a Exposição Internacional do Porto, em 1865. Inspirado no Crystal Palace londrino, o Palácio de Cristal, três naves com 150 metros de comprimento por 72 de largura, foi durante quase um século um ex-líbris do Porto, até que em 1951 acabou abruptamente por ser demolido para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos (atual Pavilhão Rosa Mota), que sediaria o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins do ano seguinte. Na cidade correu o rumor de que a prova iria ser transferida para Lisboa pelo atraso em definir um local para acolher o evento e a decisão de destruir um monumento para construir o recinto desportivo naquele local precipitou-se. O belo edifício enquadrado nos jardins que ainda hoje são um pulmão da Invicta acabaria por ser destruído no mesmo fim de semana em que foi tomada a decisão. Porém, a cúpula do novo recinto que lhe tomou o lugar não foi terminada a tempo e desse Mundial há hoje caricatas imagens de jogos a decorrer ao relento ou cobertores e oleados estendidos sobre o taco do rinque alagado pela chuva. O Palácio de Cristal está a ser a mais votada das sete maravilhas do Porto que deixaram de existir, mas outras memórias mais ou menos distantes para os portuenses, como os jardins e a calçada portuguesa da Avenida dos Aliados, o Café a Brasileira (cujo interior foi recentemente delapidado) ou o Estádio das Antas estão também em destaque na votação que a página Porto Desaparecido promoveu ao longo deste mês no Facebook. Ao todo, são 32 candidatos que estiveram a votos através de uma aplicação na rede social em que cada utilizador pode escolher os seus preferidos. O resultado da eleição das Sete Maravilhas Desaparecidas do Porto será divulgado hoje pela página que conta com 70 mil seguidores no Facebook desde que foi criada em abril de 2012 pela iniciativa de Manuel de Sousa. @DN É um choque a desgraça que fizeram aos Aliados Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 31 Março 2015 (editado) Por acaso não desgosto da estética actual dos Aliados mas antigamente talvez carregasse mais mística. Editado 31 Março 2015 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
ZeeSpecialThree Publicado 31 Março 2015 Eu gosto bastante mais como está a Avenida dos Aliados agora...isto é, a manter-se como estava nos últimos anos com as árvores e arbustos, foi preferível fazer o que fizeram, do que andarem a deixar as plantas degradarem-se da forma que estava a acontecer. Além de que, dá uma sensação de espaço espectacular, dá para apreciar melhor a arquitectura dos edifícios em volta. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 31 Março 2015 Desgraça porquê? Está um espaço bem giro, agora. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 31 Março 2015 São gostos. tá bem. mas é uma desgraça porquê? quero mesmo saber lol Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 31 Março 2015 btw um bocado off-topic mas o que o aconteceu hoje nos aliados é que foi uma vergonha. que vergonha alheia :lol: Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 31 Março 2015 (editado) tá bem. mas é uma desgraça porquê? quero mesmo saber lol Porque pessoalmente gosto menos da forma como está agora e para mim a mudança feita foi uma escolha desgraçosa... agora o que é na perspetiva de uma pessoa uma escolha desgraçosa, não precisa de ser na perspetiva de todos... portanto não estou a perceber qual é mesmo o teu problema... Editado 31 Março 2015 por Harvey Specter Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 31 Março 2015 btw um bocado off-topic mas o que o aconteceu hoje nos aliados é que foi uma vergonha. que vergonha alheia :lol: ? Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 31 Março 2015 Ok, eu faço a pergunta. O que é que aconteceu hoje nos Aliados? Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 31 Março 2015 http://www.jn.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=4484376 não viram o jornal das 8 :( Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 31 Março 2015 Porque pessoalmente gosto menos da forma como está agora e para mim a mudança feita foi uma escolha desgraçosa... agora o que é na prespetiva de uma pessoa uma escolha desgraçosa, não precisa de ser na prespetiva de todos... portanto não estou a perceber qual é mesmo o teu problema... f*da-se chavalo tem lá calma que eu não te estou a atacar :lol: estava genuinamente interessado nas razões porque achas que foi um desastre a mudança para o actual. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=4484376 não viram o jornal das 8 :( ah isso vi :lol: que estupidez :lol: Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 31 Março 2015 Porque pessoalmente gosto menos da forma como está agora e para mim a mudança feita foi uma escolha desgraçosa... agora o que é na prespetiva de uma pessoa uma escolha desgraçosa, não precisa de ser na prespetiva de todos... portanto não estou a perceber qual é mesmo o teu problema... as mudanças foram só em questões de promenor... Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 31 Março 2015 f*da-se chavalo tem lá calma que eu não te estou a atacar :lol: estava genuinamente interessado nas razões porque achas que foi um desastre a mudança para o actual. Qualquer chavalo teria percebido o porque de achar que a mudança para o actual foi desastrosa... a única razão só poderia ser estética, chavalo. --- Isso dos 1D... agora já percebo porque é que havia tanto sangue derramado pelos aliados. Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 31 Março 2015 Há fotos de como está agora?? do antes tirando a calçada que ainda dá alguma piada tá algo banal Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 31 Março 2015 Há fotos de como está agora?? do antes tirando a calçada que ainda dá alguma piada tá algo banal Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 31 Março 2015 Há fotos de como está agora?? do antes tirando a calçada que ainda dá alguma piada tá algo banal até parece que não sabes usar o google, oh nabo Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 31 Março 2015 (editado) Há fotos de como está agora?? do antes tirando a calçada que ainda dá alguma piada tá algo banal ainda tem lá uns bancos e mais umas cenas. está bem fixe. Editado 31 Março 2015 por Mikkelsen Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 31 Março 2015 Essa visão simplista ficava bonita se houvesse uma limpeza de todos os edifícios... desses todos dessa avenida os únicos em condições de ser apreciados são o Intercontinetal, McDonalds e o do BBVA... há aí alguns que até mete impressão... obras de tanta qualidade naquele estado "sujo"... Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 31 Março 2015 até parece que não sabes usar o google, oh nabo Obrigado escravo :handclap: :handclap: Optei por o fazer (e ver essa foto) depois da foto 'tendenciosa' que o harvey colocou (à qual de qq forma agradeço) São conceitos diferentes, mas de qq forma se aquilo não era cuidado e não aparentava ter sombras pelo menos agora ainda tem lá umas arvorezitas Essa visão simplista ficava bonita se houvesse uma limpeza de todos os edifícios... desses todos dessa avenida os únicos em condições de ser apreciados são o Intercontinetal, McDonalds e o do BBVA... há aí alguns que até mete impressão... obras de tanta qualidade naquele estado "sujo"... Serão privados??? Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 31 Março 2015 espera. antes o problema foi a mudança estética da avenida mas agora é a sujidade dos edificios que faz impressão. genial :lol: Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 31 Março 2015 Serão privados??? Eu sei que são. Nem está em questão. Mas é uma questão de próprio brio para a empresa que tem o nome no edifício... salta muito mais à vista o BBVA do que o AXA ou a escola de bilhar do Porto naquela zona. espera. antes o problema foi a mudança estética da avenida mas agora é a sujidade dos edificios que faz impressão. genial :lol: Repara que estava apenas a comentar um dos argumentos dados por um utlizador para a mudança estética da avenida... disseram que tornava mais fácil a apreciação dos edifícios em redor, eu apenas comentei que esses mesmos edifícios grande parte estão um bocado degradados. Genial é essa tua falta de interpretação e tentativa de caça às bruxas que já começa a ser triste... Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 31 Março 2015 Obrigado escravo :handclap: :handclap: Optei por o fazer (e ver essa foto) depois da foto 'tendenciosa' que o harvey colocou (à qual de qq forma agradeço) São conceitos diferentes, mas de qq forma se aquilo não era cuidado e não aparentava ter sombras pelo menos agora ainda tem lá umas arvorezitas Serão privados??? Mas já agora, não percebo porque definiste a minha imagem como tendenciosa. É uma imagem em modo First Person, como se estivesses lá tu e sem qualquer "brilho" de Photoshop. A meu ver é mais real do que a outra. Quando se sobe os aliados é aquele cenário que se vê, não é qualquer outro. A vista aérea é bastante mais tendenciosa, porque tende a ocultar os defeitos que só se visualizam "no terreno". Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 31 Março 2015 Por acaso não desgosto da estética actual dos Aliados mas antigamente talvez carregasse mais mística. Sem dúvida. E, para mim, era bem mais bonita. A avenida actual tem um estilo mais simples e prático, mas a antiga tinha outra beleza. Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 31 Março 2015 Eu sei que são. Nem está em questão. Mas é uma questão de próprio brio para a empresa que tem o nome no edifício... salta muito mais à vista o BBVA do que o AXA ou a escola de bilhar do Porto naquela zona. Era mesmo uma pergunta... moro a mais de 600km's do porto e não conheço a zona Mas já agora, não percebo porque definiste a minha imagem como tendenciosa. É uma imagem em modo First Person, como se estivesses lá tu e sem qualquer "brilho" de Photoshop. A meu ver é mais real do que a outra. Quando se sobe os aliados é aquele cenário que se vê, não é qualquer outro. A vista aérea é bastante mais tendenciosa, porque tende a ocultar os defeitos que só se visualizam "no terreno". Ou seja, aquela 1ª foto colocada é tendenciosa?? Quando falei 'tendenciosa' foi no sentido de perspectivas diferentes para fazer a comparação, acho que a vista aérea mostra muito melhor o enquadramento e a obra do que a versão POV Compartilhar este post Link para o post