Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Poeira, o João também é capaz de se desenvencilhar de um, dois três jogadores numa jogada. Eu insiro-o no lote dos criativos junto ao Bryan.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas nós já aqui dissemos que ele consegue. Falta-lhe é depois de tirar 2 ou 3 manos da frente, a capacidade em fazer aquele passe mágico a furar uma defesa, quase sempre opta pelo passe mais seguro.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ele faz esses passes, com frequência até, ainda ontem num lance que o Sli estava fora de jogo, um gajo isola-o com um passe à Ini.

well, eu sou fanboy, mas acho-o o jogador tecnica e taticamente mais evoluido do Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde é que está isso tudo escrito?

E eu lamento desiludir, mas com as devidas diferenças, o Benfica também ganha (e goleia) 98% das equipas por cá com um pino a treinador. Porque tem jogadores que resolvem lá na frente, mesmo que atrás sejam uma desgraça. E o Porto, durante muito tempo, foi fazendo o mesmo com o Lopetegui a treinador. O nosso campeonato funciona cada vez mais assim. Só que nós temos Teos, Gelsons, Zeegelaars e por aí fora. Esses obviamente que não resolvem nada, ou resolvem de longe a longe. Vai resolvendo o Ruíz (quem mais?), que jogue na esquerda ou no centro, marca sempre a diferença em relação aos colegas.

Das deslocações fora com equipas da metade superior da tabela o Benfica só ganhou com facilidade ao Setúbal, sendo que os dois últimos jogos só ganhou devido a duas arbitragens escandalosas. Em casa perdeu com Sporting, Porto e ganhou ao Rio Ave já quase no final. São fortíssimos com as equipas mais fracas, tirando o União que foi a única que conseguiu utilizar ( ou quis) com eficiência a táctica do autocarro contra eles. Posto isto não me parece que a situação deles seja golear 98% das equipas, não com esta plantel que para ti deve ser quase perfeito.

Mas nós já aqui dissemos que ele consegue. Falta-lhe é depois de tirar 2 ou 3 manos da frente, a capacidade em fazer aquele passe mágico a furar uma defesa, quase sempre opta pelo passe mais seguro.

f*da-se desisto :lol:

Editado por wrathchild

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ele faz esses passes, com frequência até, ainda ontem num lance que o Sli estava fora de jogo, um gajo isola-o com um passe à Ini.

well, eu sou fanboy, mas acho-o o jogador tecnica e taticamente mais evoluido do Sporting.

Mas é uma excepção que confirma a regra. Não é comparável com um Iuri, um Gauld ou um Ruiz, que fazem desses passes quase em catadupa.

Compartilhar este post

Link para o post

wratchild, ganhou com facilidade não é bem assim. O resultado mostrou algo que não representa o jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tu sabes ler, ou fazes-te de cego? F*da-se que gajo irritante.

Vá lá que editaste a bacorada que ias dizer.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Era uma expressão. A ideia é que o Gelson e o Mané são trabalhadores e cumprem à risca tudo o que o treinador diz. Se o próximo treinador do Sporting meter na cabeça que eles são centrais, eles lá vão para o centro da defesa e fazem-no de sorriso nos lábios. Sem perguntas, sem pensar, sem colocarem em causa o que seria uma decisão completamente estúpida (já daí ter usado um exemplo exagerado agora). Essa atitude pode ser muito bonita para apelar ao coração do adepto, mas para o jogo jogado, são aquele tipo de jogadores de que não gosto. Porque não pensam. O que o treinador diz, para eles, é verdade absoluta, e é daquela forma que têm que fazer. Isso é prejudicial para um jogador de ataque, para um jogador que tem, obrigatoriamente, de criar, de improvisar, de por vezes fugir àquilo que está planeado.

O Iuri não é assim. O Iuri enervou o Jesus num treino porque, tão somente, pediu a bola no pé em vez de ir buscá-la no espaço. Bastou isso para o Jesus ficar de pé atrás. É essa a diferença entre ele e os outros. Não adianta seres treinador e dizeres-lhe para conduzir a bola para a lateral, se ele vir que o corredor central está todo aberto. Porque ele vai receber, e vai direitinho ao corredor central, quer tu queiras ou não. E isso é óptimo. Era aquilo que nos salvava no tempo do Marco Silva, com o Nani e o Carrillo (e o Montero, quando ia jogando). Criatividade. Cérebro para pensarem pela cabeça deles. Inteligência para perceberem o jogo, em vez de fazerem sempre aquilo que o treinador lhes diz para fazerem nos treinos. É isso que o Iuri tem. E que o Gelson e o Mané não têm.

E nada contra eles. Eu acho que o Mané pode ser um elemento muito útil (útil, não titular e muito menos imprescindível), pelas características que tem. E acho que há ali um potencial descomunal escondido no Gelson, mas numa posição diferente da actual. Como lateral direito. Agora, como extremo, como jogadores que, no Sporting, estão constantemente com bola e a jogar em espaços curtos, no meio-campo adversário, o Gelson e o Mané estão muito atrás do Iuri. Por uma questão de características. Se calhar, noutra equipa diferente, até estariam à frente dele. Mas aqui, a diferença nem sequer é pequena, a favor do Iuri.

Já agora, é precisamente pelo que descrevo do Gelson, que o Jesus o adora e diz que é o maior talento jovem que já treinou (ou algo do género). Porque ele é forte tecnicamente, e bastante acima da média em termos físicos. E vazio de ideias no aspecto cognitivo. Perfeito para o Jesus moldar como quer, e como gosta de fazer.

Qual é a tua fonte?

E já agora, é preferível ter jogadores criativos de qualidade que joguem por si mesmos com total liberdade ou um treinador excelente que saiba trabalhar e mecanizar processos defensivos e ofensivos na perfeição? São mais importantes as individualidades ou ter um coletivo sólido?

Eu acho que o Jesus não tenta "obrigá-los" a fazer o que ele quer, ou seja, a decidir as jogadas consoante o seu desejo. Ele apenas lhes dá as bases para tomarem as melhores decisões possíveis. No jogo, quem joga e quem decide são os jogadores. A tomada de decisão é deles, quer o treinador concorde ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Também gostei de ler que o Maxi e o Nelson Semedo são criativos mas o Jefferson não é porque sim quando tem tantas assistências que os dois juntos em menos jogos e numa época menos conseguida dele. Só dá para rir :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

wratchild, ganhou com facilidade não é bem assim. O resultado mostrou algo que não representa o jogo.

O Setúbal defendeu demasiado mal e esteve sempre a perder por 2 ( se bem me lembro).

A atacar criou dificuldades mas foi sempre atrás do prejuízo.

Sim, ter mais assistências = mais criativo, desiste lá por favor

Então não conta?

Compartilhar este post

Link para o post

First point, é Vitória, na melhor das hipoteses Vitória de Setubal.

Não defendemos sempre mal, o Benfica desbloqueia o jogo num grande lance individual do Pizzi e logo a seguir faz o segundo. Na 2ª parte tivemos sempre por cima do jogo, a criar mais oportunidades e "encostámos" o Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post

O Setúbal defendeu demasiado mal e esteve sempre a perder por 2 ( se bem me lembro).

A atacar criou dificuldades mas foi sempre atrás do prejuízo.

Então não conta?

Avaliar a criatividade de um jogador não é com certeza pelo número de assistências que faz. Mas acho que isto está aos olhos de qualquer pessoa.

Compartilhar este post

Link para o post

Avaliar a criatividade de um jogador não é com certeza pelo número de assistências que faz. Mas acho que isto está aos olhos de qualquer pessoa.

As assistências são uma das consequências de se ter criatividade.

Compartilhar este post

Link para o post

É preciso cá uma criatividade para meter cruzamentos na área, upa upa...

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

É preciso cá uma criatividade para meter cruzamentos na área, upa upa...

Não acho que o Jefferson a atacar só seja influente pela sua capacidade de cruzar.

O Jefferson andou enganado este tempo todo, afinal o gajo é número 10.

É como o Nelson Semedo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, ter mais assistências = mais criativo, desiste lá por favor

Já não sabes que o Layún é mais criativo que o David Silva...

Compartilhar este post

Link para o post

Não necessariamente. A criatividade pode estar em todas as ações de um jogador, está muito longe de se circunscrever aos momentos de último passe.

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

Já não sabes que o Layún é mais criativo que o David Silva...

Vamos lá comparar alhos com bugalhos.

Não necessariamente. A criatividade pode estar em todas as ações de um jogador, está muito longe de se circunscrever aos momentos de último passe.

Sim, mas isso não vai contra o que disse.

Compartilhar este post

Link para o post

Poeira, o João também é capaz de se desenvencilhar de um, dois três jogadores numa jogada. Eu insiro-o no lote dos criativos junto ao Bryan.

Mas depois, a tendência natural dele é guardar a bola e procurar uma linha de passe. Ele tem uma visão de jogo notável, mas não é especialmente criativo. É capaz de fazer um passe de 30 metros que faça todo o sentido, mas não é capaz de criar uma situação favorável "do nada", como o Ruíz consegue fazer.

Das deslocações fora com equipas da metade superior da tabela o Benfica só ganhou com facilidade ao Setúbal, sendo que os dois últimos jogos só ganhou devido a duas arbitragens escandalosas. Em casa perdeu com Sporting, Porto e ganhou ao Rio Ave já quase no final. São fortíssimos com as equipas mais fracas, tirando o União que foi a única que conseguiu utilizar ( ou quis) com eficiência a táctica do autocarro contra eles. Posto isto não me parece que a situação deles seja golear 98% das equipas, não com esta plantel que para ti deve ser quase perfeito.

Em Setúbal até foi dos jogos onde passaram mais dificuldades, por acaso. Mas lá está, no ataque, a qualidade individual fez a diferença. Como tem feito em vários outros jogos.

E não, perfeito não é. Mas ofensivamente, é bem melhor que o nosso. Assim como o do Porto, de resto.

Qual é a tua fonte?

E já agora, é preferível ter jogadores criativos de qualidade que joguem por si mesmos com total liberdade ou um treinador excelente que saiba trabalhar e mecanizar processos defensivos e ofensivos na perfeição? São mais importantes as individualidades ou ter um coletivo sólido?

Eu acho que o Jesus não tenta "obrigá-los" a fazer o que ele quer, ou seja, a decidir as jogadas consoante o seu desejo. Ele apenas lhes dá as bases para tomarem as melhores decisões possíveis. No jogo, quem joga e quem decide são os jogadores.A tomada de decisão é deles, quer o treinador concorde ou não.

É segura, dentro do que se pode considerar "segura" no futebol. Mas como sempre disse, só acredita quem quiser.

Um colectivo sólido a defender, e individualidades que possam cumprir o que o treinador idealiza a atacar. Um pouco dos dois, no fundo. Quanto ao bold, é exactamente aquilo que tenho vindo a dizer. Se no nosso caso as coisas funcionam menos bem, é porque os jogadores não têm assim tanta qualidade quanto isso.

O Jefferson andou enganado este tempo todo, afinal o gajo é número 10.

Por acaso, o Ronny virou 10 depois de sair daqui :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...