Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Keyser

Tópico do Excel

Publicações recomendadas

Excelente tópico, Keyser! Já tinha falado disto na semana passada.

Bem, de minha parte queria alargar muito os meus conhecimentos de excel por motivos profissionais. Cada vez mais vou precisar deles, felizmente.

Alguém quer partilhar exercícios para ir treinando?

Compartilhar este post

Link para o post

Dou Formação de Excel internamente na empresa onde trabalho. Se alguém quiser esclarecer alguma coisa pode deixar aqui ou por mensagem se for mais urgente, só mesmo na parte de VBA é não estou tão à vontade, até porque nunca tive aulas ou formações e tudo o que aprendi foi no google, mas dou uns toques!

Pelo menos do meu lado, o mais importante é saber usar e manipular Pivot Tables e Conditional Formattings e formulas como Match, Index, Address, Indirect, e os classicos vLookup e hLookup.

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas funções bem úteis que desconhecia, e o que dá saber trabalhar no Excel com base na necesidade, escapam-se este tipo de funções

Editado por demander

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem me sabe explicar como é que posso fazer importar uma base de dados do mySQL para o excel?

É que todos os trimestres tenho que fazer uma estatistica dos dados inseridos num programa, que depois os salva numa base de dados em mySQL, até agora a solução tem sido contar aquela m*rda toda um a um, mas dessa forma é impossivel, porque tenho que contar varias variaveis em cada um dos itens, e como é obvio alem de moroso, a probabilade de haver falhas é enorme.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho que ver se isso vai dar, porque o pc onde está instalado o programa e a base de dados tem a instalação de software bloqueada.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem me sabe explicar como é que posso fazer importar uma base de dados do mySQL para o excel?

É que todos os trimestres tenho que fazer uma estatistica dos dados inseridos num programa, que depois os salva numa base de dados em mySQL, até agora a solução tem sido contar aquela m*rda toda um a um, mas dessa forma é impossivel, porque tenho que contar varias variaveis em cada um dos itens, e como é obvio alem de moroso, a probabilade de haver falhas é enorme.

Não dá para exportar essa base de dados em csv? Em que tipo de servidor está?

Compartilhar este post

Link para o post

Não dá para exportar essa base de dados em csv? Em que tipo de servidor está?

Não faço ideia!

Não percebo boi disso, tenho acesso à base de dados através do programa que introduz as variaveis, e para fazer os backups, de resto não percebo nada da poda.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendidos de Excel, preciso de ajuda.

KDBkQSb.jpg

"Obrigaram-me" a cruzar faturação e após x anos a usar o Excel nas suas funções mais basicas, foi forçado a reaprender. Assim nesse excerto do ficheiro (imagem), tenho a coluna observações (que é gigantesco), por isso usei a função right e left para extrair a informação, em vez de introduzir manualmente. O problema é que quando faço a informação vlookup o gajo não me lê o conteudo da celula. Se introduzo manualmente o resultado sai correto mas como fiz, atraves da função right e left ele não encontra o valor.

Há forma de fazer com que isto dê?Ou tenho mesmo que introduzir os dados à pata?

Provavelmente não fui muito claro mas coloco na esperança que alguém me possa ajudar.

Editado por Orfspell

Compartilhar este post

Link para o post

KDBkQSb.jpg

"Obrigaram-me" a cruzar faturação e após x anos a usar o Excel nas suas funções mais basicas, foi forçado a reaprender. Assim nesse excerto do ficheiro (imagem), tenho a coluna observações (que é gigantesco), por isso usei a função right e left para extrair a informação, em vez de introduzir manualmente. O problema é que quando faço a informação vlookup o gajo não me lê o conteudo da celula. Se introduzo manualmente o resultado sai correto mas como fiz, atraves da função right e left ele não encontra o valor.

Há forma de fazer com que isto dê?Ou tenho mesmo que introduzir os dados à pata?

Provavelmente não fui muito claro mas coloco na esperança que alguém me possa ajudar.

Não sei se percebi bem, mas se fizeres "paste as value" na coluna onde fazes o Lookup não funciona? (Isto se garantires que a coluna onde tens right e left está correta) De qualquer das maneiras acho estranho não conseguires fazer o vlookup.

PS: Caso te dê erro, garante que a coluna onde vais buscar os dados (onde fazes o lookup - a "AC") não tem nenhum erro. Se tiver carrega na seta da célula e seleciona "Convert to number".

Compartilhar este post

Link para o post

KDBkQSb.jpg

Copia a coluna

Mete noutro sítio.

Alt + E + S + V

Enter

Faz vlookup.

--

E começa a usar o index match em vez do vlookup.

Ou mete os rights/lefts dentro do vlookup.

Editado por Pinto da Costa

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se percebi bem, mas se fizeres "paste as value" na coluna onde fazes o Lookup não funciona? (Isto se garantires que a coluna onde tens right e left está correta) De qualquer das maneiras acho estranho não conseguires fazer o vlookup.

PS: Caso te dê erro, garante que a coluna onde vais buscar os dados (onde fazes o lookup - a "AC") não tem nenhum erro. Se tiver carrega na seta da célula e seleciona "Convert to number".

Isto deve resolver. É assim que me safo nestas alturas.

Copia a coluna

Mete noutro sítio.

Alt + E + S + V

Enter

Faz vlookup.

--

E começa a usar o index match em vez do vlookup.

Ou mete os rights/lefts dentro do vlookup.

Que é isso do index match?

Compartilhar este post

Link para o post

O paste as value resolveu, mas tive que ir célula a célula retirar um espaço. Mas já ajudou imenso.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal!

Voltando ao meu problema com a Base de dados do mySQL.

Se vos enviasse o backup da base de dados vocês poderiam encarecidamente converter-me isso para excel ou para SPSS?

Alguem disponivel para isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando usas o left/right ele assume a formatação de "texto" e não "número". Provavelmente na base para onde estas a fazer o vlookup tens como número e ele assim não faz a ligação. Para corrigir isso facilmente basta usares a formula value com o left: VALUE(RIGHT(AA2,10)) e tens o teus vlookup a funcionar

Bazuka eu posso dar uma olhada se quiseres

Editado por del9y

Compartilhar este post

Link para o post

Quando for trabalhar faço o host da base de dados e partilho para ver se o pessoal consegue passar aquilo para excel.

Compartilhar este post

Link para o post

Vá malta desenraquem lá o mano.

https://mega.nz/#!pQoEmS7K

É o backup mais recente, deve ter dados desde 2011, mas eu só preciso dos dados entre Julho e Setembro de 2015.

Precisava era disto com alguma urgencia, porque é suposto apresentar um relatorio dos dados na 2ª.

Não existem dados sensiveis ou identificações pessoais, por isso se alguem precisar de uma base de dados para alguma coisa pode utilizar essa à vontade para brincar. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Manda tudo! :mrgreen:

Se conseguir despachar tudo pago-te uma imperial!!! :mrgreen: :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...