Bazuka Publicado 17 Novembro 2015 Não sei se descontam ou se enviam a cartinha para casa, e ela tem que pagar a fatura mensalmente. Desde que não se atrase não há problemas, porque qualquer atraso faz logo disparar os juros, para valores absolutamente estupidos. Compartilhar este post Link para o post
Baggy_Baghdatis17 Publicado 17 Novembro 2015 usar o cartão de credito para levantar dinheiro so faz sentido no estrangeiro, em viagem, certo? Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 17 Novembro 2015 usar o cartão de credito para levantar dinheiro so faz sentido no estrangeiro, em viagem, certo? Nem ai. A não ser que não aceitem os cartões de debito cá do burgo. Compartilhar este post Link para o post
TiltSLB Publicado 17 Novembro 2015 A taxa fixa, fixa apenas os juros, é bom quando sobe, e pessimo quando desce. :mrgreen: Não me parece que isso seja assim tão linear Bazuka. No meu caso tenho um crédito habitação com taxa fixa e neste momento estou a pagar muito mais do que qualquer CH de taxa variável, mas o que é facto é que também estou a amortizar capital como se não houvesse amanhã! Só para teres uma pequena ideia, fiz o crédito em 2007 e caso estas taxas de juros se mantivessem terminava de pagar a casa em menos de 20 anos, enquanto que no inicio do contrato o prazo era de 40. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 17 Novembro 2015 Não havendo hipotecas, nem nada disso, e se a tua mãe ou tu tiverem rendimentos, eu faria o seguinte: tu e/ou a tua mãe iam ao banco pedir um empréstimo à habitação para comprarem a casa pelo valor da dívida do teu avô. Como são mais novos que o teu avô iam ter condições de financiamento bem melhores e dado que o valor da avaliação da casa é muito superior ao que terias de pagar por ela, o spread ia ser favorável. O teu avô pagava a dívida e depois vocês ficavam a pagar ao banco de forma bem mais suave. Pois, era essa a minha ideia inicial e parece-me ser a que faz mais sentido. eu fazia a mesma coisa. Credito à habitação, para comprar a casa pelo valor da divida. Dessa forma resolvia o problema. uma coisa que os bancos nunca, mas nunca falam, no credito à habitação, é nos tipos de pagamentos, existem 2 modalidades de pagamento, uma a mais comum em que tens uma prestação variavel indexada à taxada de juros euribor, e um determinado numeros de anos para o pagamento. E depois tens outra modalidade, em que tens uma prestação fixa, que está indexada à euribor, e que tem o numero de anos variaveis. imagina que tu podes suportar uma prestação mensal de 350€, fazes as contas, pedes um credito de 50.000€ durante 20 anos, ficas a pagar cerca de 300€, ou seja sobram 50€ que vais gastar noutra coisa qualquer. só que se a euribor subir, a tua despesa vai subir também, podendo chegar a atingir os 750€ caso os juros subam para valores mais altos. como foi o meu caso, neste momento pago cerca de 230€/mês, mas em 2008 cheguei a pagar mais de 800€/mês apenas no credito à habitação. No outro caso, tu determinas que podes gastar 350€, e pronto. A tua prestação vai ser 350€ quer os juros subam ou desçam, se subirem em vez de pagares o credito em 20 anos vais demorar por exemplo 30 anos, caso desçam, em vez de demorares 20 anos demoras apenas 10. Eu só descobri isto recentemente, os bancos não publicitam porque o que eles querem é manter os clientes presos a um credito. Existe alguma vantagem em ter a primeira modalidade lol? Em que a prestaçao pode subir? É que dormia muito melhor à noite com a outra lol. Outra coisa, imaginando que eu por algum motivo começava a receber um salário consideravelmente mais alto, ou que conseguia por algum dinheiro de parte, poderia pagar uma fatia da dívida de uma vez ou aumentar a prestaçao dos supostos 350 para 600 por exemplo? Ou sou obrigado a cumprir com os 350 até estar tudo saldado? Obrigado! Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 Novembro 2015 Pois, era essa a minha ideia inicial e parece-me ser a que faz mais sentido. Existe alguma vantagem em ter a primeira modalidade lol? Em que a prestaçao pode subir? É que dormia muito melhor à noite com a outra lol. Outra coisa, imaginando que eu por algum motivo começava a receber um salário consideravelmente mais alto, ou que conseguia por algum dinheiro de parte, poderia pagar uma fatia da dívida de uma vez ou aumentar a prestaçao dos supostos 350 para 600 por exemplo? Ou sou obrigado a cumprir com os 350 até estar tudo saldado? Obrigado! A vantagem é que pagas mais depressa. Ou seja, na primeira, contratas um prazo e, independentemente da taxa de juro, tens de pagar a casa naquele prazo. Na segunda, contratas uma prestação que é fixa, podes é passar o resto da vida a pagá-la. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 17 Novembro 2015 Sim mas isso nao é um pouco arriscado? A nao ser que faças as contas com uma grande margem de manobra ou que os juros de empréstimo sejam mais baixos no primeiro caso, nao me via a fazer isso. Nesse exemplo do Bazuka, pelas minhas contas, pedes um empréstimo de 50k, que pagas em prestaçoes de 300 ao longo de 20 anos. Ou seja, 72k. Depois esse valor pode subir ou descer consoante as taxas da eribor certo? Mas o valor que pagas se tiveres com um empréstimo de modalidade fixa, à partida será mais alto que um variável ou exatamente igual? Ou seja, se a prestaçao fosse variável em vez de começares pelos 72k, começavas por 65 por exemplo? Nao sei se me estou a explicar bem, mas espero que sim lol. Isto porque na minha cabeça, se eu calculasse o empréstimo para ser pago em mensalidades de 350 e se de repente aquilo subia para 800, como o Bazuka, provavelmente ficava completamente na m*rda :lol: Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 Novembro 2015 É assim, num empréstimo normal, se a taxa de juro subir, tu pagas mais por mês, se descer, pagas menos. Mas pagas o empréstimo no tempo previsto. Num empréstimo como bazuka referiu, tu pagas um valor fixo por mês, que inclui juros e capital. Se a taxa de juro subir, tu, na tua prestação, pagas mais juros e menos capital, logo, vais ter mais anos de empréstimo. Se descer, tu pagas mais capital e menos juros e o prazo do empréstimo diminui. Contas de merceeiro, para 50.000 euros, uma subida da taxa de juro num ponto percentual corresponderá, grosso modo, a mais 50€ por mês. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 17 Novembro 2015 Não sei qual a probabilidade de subir 1%, mas vendo a diferença dos 230 para 800 no caso do Bazuka, imagino que não seja pouco provável. Tenho que ter em atenção isso da prestação fixa ou variável então, que a variável parece-me muito arriscado para uma pessoa em início de carreira e sem capital como eu. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 18 Novembro 2015 Não me parece que isso seja assim tão linear Bazuka. No meu caso tenho um crédito habitação com taxa fixa e neste momento estou a pagar muito mais do que qualquer CH de taxa variável, mas o que é facto é que também estou a amortizar capital como se não houvesse amanhã! Só para teres uma pequena ideia, fiz o crédito em 2007 e caso estas taxas de juros se mantivessem terminava de pagar a casa em menos de 20 anos, enquanto que no inicio do contrato o prazo era de 40. A taxa fixa é relativa apenas à taxa de juro, em que o juro está pré determinado e pronto, independemente de como esteja no mercado pagas sempre aquela % de juros, a outra modalidade, que não me consigo lembrar do nome, tu e o banco determinam o valor mensal a pagar. Não sei qual a probabilidade de subir 1%, mas vendo a diferença dos 230 para 800 no caso do Bazuka, imagino que não seja pouco provável. Tenho que ter em atenção isso da prestação fixa ou variável então, que a variável parece-me muito arriscado para uma pessoa em início de carreira e sem capital como eu. A probabilidade da taxa de juros subir é gigantesca. Porque neste momento está em minimos historicos, neste momento a taxa de juros está negativa, por isso "só pode subir" pode não ser para já, mas mais cedo ou mais tarde sobe. Quando eu fui renegociar o credito à habitação, conseguimos um spread de 0,25%, e a taxa juros rondava os 1,5%~2%, e inicialmente pagavamos cerca de 300~350€ por 150.000€ durante 30 anos. O credito foi concedido em 2005. Em 2008, antes de rebentar a crise nos mercados por falta de liquedez (dinheiro) e os juros disparem, para 5%~6%, o suficiente para pagarmos esses 800€/mês durante uns tempos, até que a coisa estabilizou, e neste momento pagamos cerca de 230€. A taxa de juros pode não subir para já, mas eventualmente vai ter que subir, porque só está a niveis tão baixos, porque as economias estão com pouco crescimento, e é preciso emprestar dinheiro aos bancos para que eles o emprestem, para que o pobre como nós, gastem o que não têm em merdices que não interessa, a isso eles chamam de estimular o consumo. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
DarkDragonaite12 Publicado 23 Novembro 2015 Malta agora tenho aqui uma duvida de um vizinho meu tambem sobre o cartão universo, que utilizou para fazer uma transferencia de 250 euros para a conta dele, que implicações e que isso poderá ter? Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 23 Novembro 2015 Nenhuma! Desde que pague as prestações a tempo e horas. Se falhar, quando der por ela, o carro, o ordenado e casa já foram penhorados. Compartilhar este post Link para o post