Scurvy Publicado 12 Fevereiro 2016 Tens sempre a hipótese de te virar para o Linux. Eu uso o Ubuntu para jogar e tenho no Steam jogos como o FM16, GRID Autosport, CS:GO, Euro Truck Simulator 2, Dota 2, etc...se a tua lista de jogos for compatível é algo em que podes pensar já, depois posso-te ajudar com qualquer dúvida. Mas independentemente do Sistema Operativo que escolhas (para Linux é imperial que seja CPU Intel e GPU nVidia), eu ia com a seguinte config: Ultrapassa o orçamento, mais barato já não é para gaming... Tive o cuidado de usar hardware o mais atual possível para te facilitar upgrades futuros. Obrigado, mesmo assim estou mais virado para um i5, visto que os jogos que pretendo jogar exigem de requisitos mínimos um i5, talvez o que o reigns falou, é mais caro mas não tenho outra opção... quanto à config está mesmo muito boa e realmente bastante económica, sobre o disco rígido é que acho pouco tamanho, pretendo usar no mínimo uns 300GB, reparei tb que o pessoal recomenda sempre um SSD em vez de um HDD e realmente existe uma diferença de preço avultada, mas é assim tão mau usar um HDD? 1º - Acho um erro montar um PC nesta altura sem SSD. Por muitas configs que façam preferia durante 2 meses andar com 240Gb e jogar apenas 2/3 jogos até comprar um disco de 1tb do que montar uma coisa sem SSD. 2º- Como disseram aí atrás, ainda é cedo para pensares nisto. Há meio ano comprei o meu SSD por 50€ na worten numa promoção... 6 meses depois arranjo a 35€ o mesmo disco. 3º - Convém também saber onde vais montar o PC. É diferente montares numa PCDiga ou numa loja que fica na tua terra.. Os preços vão ser sempre diferentes (e pode ser diferenças em algumas dezenas de €€€) Olhando para o que já foi dito aqui, ia para o Mica. Além do SSD tem também já junto um Monitor, e se tu retirares isso já te sobra do orçamento que meteste. Quanto ao sistema operativo, nada que umas MP's ou umas pesquisas na net não te resolvam isso. Mas porque raios criticam tanto o HDD? :mrgreen: Não faço ideia do assunto e realmente gostava de perceber... Quanto a onde montar, realmente pedir à loja do pcdiga montar sai bastante caro, tenho que ver se aqui alguém da minha terra monta isso. Sim, eu também me recuso a fazer configs com HDD mesmo que seja para montar uma torre por 350€. Até nesse caso prefiro optar por um SSD de 120GB do que por um HDD de 1TB. Com a velocidade da net de hoje em dia, tráfego ilimitado e essas coisas todas, é tão fácil sacar um jogo que se precise num par de horas, ou uma série, que o espaço em disco até acaba por ser uma coisa sobrevalorizada. Se for para comprar no verão, não hás-de conseguir muito mais barato, mas pelo Natal mal corre se um SSD de 500GB não está a 100€. P.S. Eu agora falo de barriga cheia porque não tenho HDDs mas tenho noção que nem toda a gente pode fazer o upgrade, mas trabalhar num PC com HDD até me dá vontade de chorar... Mais uma vez a pergunta... xDD Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 12 Fevereiro 2016 (editado) É muito, mas muito mais rápido. É a diferença entre o Windows arrancar em 10 segundos ou em 1 minuto. Um i5 também encaixa bem naquela configuração :) Fica-te praí por 770€, monitor incluído. Só que aí devias pensar também em passar para 16GB de RAM para ficar uma configuração tão equilibrada quanto possível. Por isso chamemos-lhe config para 820€. Editado 12 Fevereiro 2016 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 12 Fevereiro 2016 É muito, mas muito mais rápido. É a diferença entre o Windows arrancar em 10 segundos ou em 1 minuto. Um i5 também encaixa bem naquela configuração :) Fica-te praí por 770€, monitor incluído. Só que aí devias pensar também em passar para 16GB de RAM para ficar uma configuração tão equilibrada quanto possível. Por isso chamemos-lhe config para 820€. Pois, mas realmente é bastante caro por isso o melhor é contentar-me com o HDD e depois logo fazer um upgrade de um SSD mais tarde, bem a config é capaz de ficar assim: http://prntscr.com/a2djmb e tendo em conta o preço da montagem que não sei se entrará aí... a ram a 16GB tb ficará mais caro uma diferença de 30 e tal euros, por isso é melhor contentar-me com a de 8GB, já agora aquele teclado servirá? Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 12 Fevereiro 2016 (editado) Tens de trocar a CPU, não pode ser da série 4000, tem de ser da série 6000, socket 1151. Quanto ao teclado, eu para jogar usei sempre teclados da Microsoft, por isso :lol: Vai então para um HDD, mas chegará ao dia em que vais experimentar um SSD e aí vais perceber porque é que damos tanta importância a isso e não vais querer outra coisa. É como f*der, só sentes falta depois da 1ª vez. Editado 12 Fevereiro 2016 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Bumblefoot Publicado 12 Fevereiro 2016 Acho 16GB desnecessário num orçamento baixo e para jogar. Alias, se na altura precisares MESMO de poupar 20€ para conseguires um componente melhor até podes ir para 4GB e aguentares durante uns tempitos. Depois poupas só uns 25€ e compras mais 4. E se puderes esperar para comprar um SSD, compra na altura só o HDD. Um SSD é MUUUUITO melhor, mas se nunca usaste um não vais andar a arrancar cabelos com a lentidão. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 12 Fevereiro 2016 Tens de trocar a CPU, não pode ser da série 4000, tem de ser da série 6000, socket 1151. Quanto ao teclado, eu para jogar usei sempre teclados da Microsoft, por isso :lol: Vai então para um HDD, mas chegará ao dia em que vais experimentar um SSD e aí vais perceber porque é que damos tanta importância a isso e não vais querer outra coisa. É como f*der, só sentes falta depois da 1ª vez. A sério que tem que ser da série 6000? Lá vou eu esticar o orçamento again xD O i5 da série 6000 mais barato que encontrei - https://www.pcdiga.com/2/18448/Intel-Core-i5-6400-2-7GHz-6MB-Sk1151-BX80662I56400 Vou ter que optar por este, já vou é ter uma menor frequência... Quanto ao SSD é bastante compreensível mas vou me manter mesmo com o HDD, além disso acho que o meu portátil tem HDD por isso acho que é na boa, mas realmente não tenho a certeza, como é que se vê se é HDD ou SSD? Acho 16GB desnecessário num orçamento baixo e para jogar. Alias, se na altura precisares MESMO de poupar 20€ para conseguires um componente melhor até podes ir para 4GB e aguentares durante uns tempitos. Depois poupas só uns 25€ e compras mais 4. E se puderes esperar para comprar um SSD, compra na altura só o HDD. Um SSD é MUUUUITO melhor, mas se nunca usaste um não vais andar a arrancar cabelos com a lentidão. :mrgreen: Penso que o meu seja HDD, mas como já disse em cima não tenho a certeza se é, sabes como ver se é HDD ou SSD? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 12 Fevereiro 2016 Os SSD's são aqueles mais pequenos, de 2 polegadas e meia, leves e normalmente com o nome da marca bem saliente, os HDD são discos rígidos, mais pesados, de 3 polegadas e meia. Tu tens um HDD atualmente, isso te garanto. Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 12 Fevereiro 2016 (editado) Os SSD's são aqueles mais pequenos, de 2 polegadas e meia, leves e normalmente com o nome da marca bem saliente, os HDD são discos rígidos, mais pesados, de 3 polegadas e meia. Tu tens um HDD atualmente, isso te garanto. Tens razão, e isso não me fez arrancar cabelos :mrgreen: Sendo assim ficará assim a config: http://prntscr.com/a2eg6y Pena a 4000 não ser compatível, mas pronto acho que ficará assim em princípio, obrigado a todos pela ajuda! Editado 12 Fevereiro 2016 por TheGod10 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 12 Fevereiro 2016 Também sou apologista de o "disco" principal do PC ser SSD. Neste momento o meu pc está com uma configuração SSD 500GB + HDD 1TB, em que tudo está instalado no SSD e o HDD serve apenas para armazenamento de dados, filmes, séries e afins. É O upgrade que se pode fazer, deve ser das coisas que mais acelera o PC. Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 13 Fevereiro 2016 (editado) Aproveitando o tópico para não estar a criar um novo... Estava a pensar montar uma torrezita porreira para umas jogatanas. Sucede-se que vou meter lá um Pentium G3228 e fazer-lhe overclock. Que board consideram boa para conjugar com o processador e à partida uma GTX 960? Deverá ter também uma fonte XFX 550, 8gb ddr3 (1600mhz será suficiente?), um SSD de 120gb... Terá obrigatoriamente que ser capaz de aceitar essas memórias e fazer OC ao processador. Ah, e não queria gastar mais que 90€ na board, se possível menos que os 90 era o ideal! Abraço Editado 13 Fevereiro 2016 por Reigns Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 13 Fevereiro 2016 (editado) Amanhã eu procuro uma config melhor mas posso já identificar muita coisa mal: 1)boards a menos de 90€ para fazer OC ao Pentiuk K é impossível 2) Pentium K+GTX960 é uma péssima combinação, não tiras sequer 70% do rendimento da GTX960. O Pentium K "casa" bem com a 750Ti, a partir daí torna-se insuficiente para a capacidade da gráfica. 3)8GB de RAM também são insuficientes para acompanhar o que uma GTX960 te pode oferecer. Eu tenho um Pentium K e gosto dele, mas os jogos que estão a sair agora estão a fazer-lhe a cama por completo, pois quer tudo um quad-core (ou um pseudo-quad-core, como o i3), por isso: i3 6xxx+GTX950+8GB RAM DDR4 ou i5 6xxx+GTX960+16GB RAM DDR4 Eu apanhei uma pequena desilusão com o Pentium K graças ao GTA V, o jogo corre bem a 1080p e gráficos no mínimo, mexendo nos gráficos o jogo tá sempre a dar breaks porque a CPU vai a 100% (tenho uma 750Ti que tem qualidade para aguentar o jogo com gráficos médios). De qualquer forma eu já tinha previsto este tipo de cenário e por isso já fiz uma config com 16GB de RAM e baseada em hardware moderno que me permitirá fazer um upgrade facilmente, mas para quem vai fazer uma agora, não recomendo o Pentium K. Editado 13 Fevereiro 2016 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 13 Fevereiro 2016 Vamos lá ver: SSD: Arranca o windows 8 ou superior em 8 segundos. HDD: Arranca o windows 8 ou superior em 20 segundos. Se ligares o PC 1 vez por dia todos os dias: SSD: 2920 segundos para ligares a máquina por ano = 49 minutos HDD: 7300 segundos = 121 minutos. Pá, apenas estou a falar da tarefa de ligar o PC. Se achas que poupar mais de 1 HORA por ano apenas a ligar é pouco... Imagina a instalar jogos, a copiar ficheiros, a abrir aplicações, a instalar atualizações, a fazer trabalhos no Word/ Excel.... Já tinha mostrado isto ao Ghelton e ao JC. Engraçado que os 2 acabaram por trocar de HDD para SSD e acho que agora nunca mais querem um HDD. Ou então na loja onde trabalho, formatei o PC, instalei as atualizações, instalei o Office, photoshop e CorelDraw num PC com SSD em menos de 3 horas. Com um HDD faço isso num dia de trabalho. Realmente é grande diferença, se no verão ou no natal o SSD estiver mais barato talvez faça uma mistura de um SSD de uns 120Gb e um HDD de uns 400/500GB depende como estiver o preço nessa altura, mas o SSD é bom tb para instalar cenas mais rápido? Compartilhar este post Link para o post
Bumblefoot Publicado 13 Fevereiro 2016 (editado) um SSD de 120gb... Já o tens ou vais comprar? Com os preços atuais não acho que valha a pena comprar um de 120GB, a diferença para um de 240GB já é muito pequena. Só se tiveres um orçamento muito restrito, claro. :mrgreen: Para os HDD de 500GB e 1TB ainda menos é. 5€ de diferença. :lol: Editado 13 Fevereiro 2016 por Bumblefoot Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 13 Fevereiro 2016 Esquece os 16gb de ram, a menos que andes a fazer edições de vídeo não vale a pena. Os 8gb chegam na boa. Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 13 Fevereiro 2016 (editado) É assim... eu queria aproveitar umas cenas que vi em promoção. Da PCDiga vou lá buscar segunda a XFX 550w por 60€. Relativamente ao processador, consigo à partida um negócio por 50 balas. Ora, juntando o meu SSD (sim, Bumble, já tenho um Samsung Evo 850 120gb!) por enquanto seria o suficiente e não gastava guito nisto, mais 8gb de RAM (50€). Tinha gasto um total de 160€. Depois, faltava a board, a caixa e a gráfica. É assim, seria sobretudo para jogar LoL, CS:GO e pouco mais, eventualmente um ou outro jogo que puxasse mais um bocado, mas nada do outro mundo, daí não querer gastar muito, até porque depois também teria que juntar um monitor (btw, aceito sugestões, queria algo competente). Já agora, qual o melhor/mais recente chipset? B85 ou H97? Editado 13 Fevereiro 2016 por Reigns Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 13 Fevereiro 2016 (editado) Após o feedback de todos reuni isto: Pentium G3258 50€ MSI GTX750 Ti TwinFrozr OC 2GB GD5 125,91€ ASRock Z97 Anniversary 88,11€ G.Skill 8GB DDR3 1600MHz RipjawsX CL10 36,81€ Fonte XFX TS 430W 80+ Bronze 44,41€ SSD Samsung Evo 850 120gb 0€ ATX Zalman Z3 Plus Branca 43,83€ 389.07€ Vou juntar, eventualmente, um CPU cooler para fazer um overclock à patrão naquilo. Que dizem? Editado 13 Fevereiro 2016 por Reigns Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 14 Fevereiro 2016 Digo maravilhas. Config extremamente equilibrada e com condições para upgrades futuros. Compartilhar este post Link para o post
Bumblefoot Publicado 14 Fevereiro 2016 Porque não uma XFX TS 550W? Para se um dia quiseres meter aí um i5 e uma gráfica melhor. :biggrin: De qualquer forma, está impecável. Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 14 Fevereiro 2016 (editado) Pessoal tou a pensar é em comprar na globaldata, além de todos os fins de semana ter promoções, com essa promoções a config que tinha posto aqui, fica a uns 700 euros que diferença :estrelas: pelo menos este fim de semana) Editado 14 Fevereiro 2016 por TheGod10 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 14 Fevereiro 2016 Porque não uma XFX TS 550W? Para se um dia quiseres meter aí um i5 e uma gráfica melhor. :biggrin: De qualquer forma, está impecável. Se for uma AMD das atuais, até pode ser preciso, mas para uma GTX970 e um i7 não precisas de mais de 450W. Um i7 não chega a 100W, a GTX970 gasta no máximo 145W, sendo estes os dois componentes mais gulosos... :) As AMD atuais não estão tão bem otimizadas, assim como os processadores deles, diria que para um AMD FX e uma AMD R9 390 necessitarias desses 550W. Compartilhar este post Link para o post
Bumblefoot Publicado 14 Fevereiro 2016 (editado) Se for uma AMD das atuais, até pode ser preciso, mas para uma GTX970 e um i7 não precisas de mais de 450W. Um i7 não chega a 100W, a GTX970 gasta no máximo 145W, sendo estes os dois componentes mais gulosos... :) As AMD atuais não estão tão bem otimizadas, assim como os processadores deles, diria que para um AMD FX e uma AMD R9 390 necessitarias desses 550W. Com Intel eu sabia que chegava, mas pensava que gastavam mais e a margem era menor. Daí ter aconselhado a de 550W. A tendência também não será aumentar portanto essa deve chegar, sendo assim. Se bem que a diferença de preço é só ~20€, no caso de ele querer jogar pelo seguro. :mrgreen: Editado 14 Fevereiro 2016 por Bumblefoot Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 14 Fevereiro 2016 (editado) Depois também tens a vantagem do hardware ir gastando +/- o mesmo ao longo do tempo. A minha GTX750Ti gasta, no máximo, 60W. A GTX480, topo de gama da nVidia que saiu em 2010, tem o mesmo desempenho e gasta 250W :) É uma questão de procurar hardware eficiente, também. Pode parecer uma panelei*ice, mas eu dou valor a hardware eficiente, especialmente atentendo ao facto de ter o PC ligado durante muito tempo e de termos o IVA da luz a 23%, ao fim de um mês são uns trocos. Editado 14 Fevereiro 2016 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Bumblefoot Publicado 17 Fevereiro 2016 Não vale a pena ires para um i5 K se não fores fazer overclock. Se quiseres fazer tens que comprar uma board Z97 (são as da gama 4xxxx, socket 1150) mas do que li convém ser uma decente, o que fica mais caro. Compartilhar este post Link para o post
Takumi Fujiwara Publicado 17 Fevereiro 2016 Pessoal tenho um colega que tem um desktop encostado com estas specs: Motherboard p5e quadcore q6600 6770 1gb 4gb de ram 1tb de memoria (2x500gb) isto é coisa para valer quanto assim por alto? o meu medo é que ele dava-lhe uso intensivo esta board permite melhoramentos? thanks Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 17 Fevereiro 2016 Pessoal tenho um colega que tem um desktop encostado com estas specs: Motherboard p5e quadcore q6600 6770 1gb 4gb de ram 1tb de memoria (2x500gb) isto é coisa para valer quanto assim por alto? o meu medo é que ele dava-lhe uso intensivo esta board permite melhoramentos? thanks Boas, Peça a peça, o valor mais realista que conseguirias era este: Board - 25€ CPU - 35€ Gráfica - 50€ RAM - 20€ Disco - 25€ Junta-lhe caixa (20€) e fonte(20€), dá 195€. Menos do que isso é um grande negócio, mais do que isso é um bocado abusado. Podes fazer upgrade do disco para um SSD e RAM para 8GB (provavelmente só conseguirás 4 RAM's de 2GB cada, e tem de ser DDR2). Upgrade à CPU só se for por outro usado, não acho que valha a pena. Também não acho que valha a pena trocar de placa gráfica pois o restante hardware não iria acompanhar o seu desempenho, e tenho-te a dizer que a HD6770 é bem fixe para a idade que tem. Tinha visto num site que a própria perfomance do K era superior à do normal em valores default, mas agora que fui ver não é verdade... Sendo assim ainda mais barato fica :biggrin: E é melhor, normalmente a velocidade de raiz é superior, só que pagas mais 20% por mais 5% de desempenho, pois o preço tem em conta o facto de ser desbloqueado. Compartilhar este post Link para o post