Petar Musa Publicado 24 Julho 2024 Citação de Burkina2008, há 15 minutos: Eu aqui na empresa pago creche a toda a gente ate um montante fixo por ano. Se tivesse mais gente com muidos ate podia criar mesmo uma pequena creche, para quem quiser nao quiser trabalhar remotamente, mas de momento ha apenas 4 com miudos nessa idade e por isso nao vale a pena. Tambem nao sei bem quais sao os procedimentos legais para criar algo assim dentro da empresa, mas de certeza que apartir de um certo numero de criancas, passa a compensar nem que seja pela produtividade do pai/mae. Colaboracao 'e coisa dos youtubers... Em Portugal, pelo menos algumas multinacionais, também pagam/apoiam o pagamento de creches. Tive numa empresa que davam 1000€/ano até aos 3 anos; a minha anterior empresa dava 125€/mês em cartão para a creche Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Julho 2024 Citação de Burkina2008, há 2 horas: Desculpa mas discordamos, ate porque ninguem disse aqui se so devia pagar impostos sobre o que usufrui. Bom-senso 'e que quem paga impostos tambem posso esufruir dos servicos que o Estado oferece com esses impostos. Nao ha suficiente para todos, entao ou o estado tem de aumentar os impostos o diminuir na despesa, nao favorecer uma parte da populacao em consequencia de baixar o nivel de vida de outra parte da populacao. Outro metodo? Nao ha cresces publicas suficientes, entao olha, como noutros paises, o Estado paga creches privadas a quem necessita...simples Eu também não disse que alguém o teria dito. O que eu disse é que todos concordamos que deveria haver cobertura integral de creches para fazer face às necessidades. Tal como existe com a Escola Pública desde o 1º ano do ensino básico. Portanto, o Governo deverá implementar medidas para atingir esse objetivo. Estamos todos de acordo. Como é que o faz? Há inúmeras possibilidades. As que apontaste e outras. Houve até quem apontasse umas páginas atrás outro método ainda mais eficiente: não há creches suficientes? Então construam mais creches! Simples, não é? Só que não é esse o ponto da discussão. Porque nisso todos concordamos (embora uns possam gostar mais de umas medidas e outros de outras). O que se discute aqui são os critérios de acesso numa situação, que é real, em que a cobertura não existe a 100%. E aí tu, como outros, defendem que deve ser garantido o acesso a quem paga impostos (ou tem emprego) deixando de fora os que não contribuem com os seus impostos. E eu, como outros, defendo que deve ser dada prioridade a quem tem menores rendimentos (na sua maioria não pagando impostos) deixando de fora quem tem maiores rendimentos. Sim, é nisto que discordamos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 24 Julho 2024 Citação de Descartes, há 37 minutos: Eu também não disse que alguém o teria dito. O que eu disse é que todos concordamos que deveria haver cobertura integral de creches para fazer face às necessidades. Tal como existe com a Escola Pública desde o 1º ano do ensino básico. Portanto, o Governo deverá implementar medidas para atingir esse objetivo. Estamos todos de acordo. Como é que o faz? Há inúmeras possibilidades. As que apontaste e outras. Houve até quem apontasse umas páginas atrás outro método ainda mais eficiente: não há creches suficientes? Então construam mais creches! Simples, não é? Só que não é esse o ponto da discussão. Porque nisso todos concordamos (embora uns possam gostar mais de umas medidas e outros de outras). O que se discute aqui são os critérios de acesso numa situação, que é real, em que a cobertura não existe a 100%. E aí tu, como outros, defendem que deve ser garantido o acesso a quem paga impostos (ou tem emprego) deixando de fora os que não contribuem com os seus impostos. E eu, como outros, defendo que deve ser dada prioridade a quem tem menores rendimentos (na sua maioria não pagando impostos) deixando de fora quem tem maiores rendimentos. Sim, é nisto que discordamos. Sim discordamos completamente nessa parte final, penalizar quem esta empregado e paga impostos 'e economicamente ate a nivel de orcamento de estado nao faz sentido. Alguem que esta empregado mas que tem de deixar de trabalhar para ficar com os filhos (por exemplo por nao ter condicoes economicas de meter um ou dois rebentos numa creche) resulta inclusivamente numa penalizacao do estado que receber menos impostos e/ou SS. E claro ja a antecipar aqui os jovens do costume, sim as empresas podem acarretar com este custo de reduzir o horario de trabalho (entre outras coisas), sendo que o custo dessa medida 'e passado automaticamente para os consumidores dos bens e/ou servicos da empresa... Mas sim contruindo mais creches ou atraves de cheques creche o problema ficava resolvido (teria que comecar com o segundo porque nao se conseguem contruir essas coisas em semanas). De onde vem o dinheiro para isso? Ha varias coisas que podem ser feitas rapidamente mas como doi sempre cortar em idiotices ou aumentar impostos... Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 24 Julho 2024 Sejam empreendedores e criem a vossa própria "cresce". Não fiquem á espera que o estado vos resolva o problema. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Julho 2024 Citação de Burkina2008, há 26 minutos: Sim discordamos completamente nessa parte final, penalizar quem esta empregado e paga impostos 'e economicamente ate a nivel de orcamento de estado nao faz sentido. Alguem que esta empregado mas que tem de deixar de trabalhar para ficar com os filhos (por exemplo por nao ter condicoes economicas de meter um ou dois rebentos numa creche) resulta inclusivamente numa penalizacao do estado que receber menos impostos e/ou SS. E claro ja a antecipar aqui os jovens do costume, sim as empresas podem acarretar com este custo de reduzir o horario de trabalho (entre outras coisas), sendo que o custo dessa medida 'e passado automaticamente para os consumidores dos bens e/ou servicos da empresa... Mas sim contruindo mais creches ou atraves de cheques creche o problema ficava resolvido (teria que comecar com o segundo porque nao se conseguem contruir essas coisas em semanas). De onde vem o dinheiro para isso? Ha varias coisas que podem ser feitas rapidamente mas como doi sempre cortar em idiotices ou aumentar impostos... O aumentar os impostos volta atrás ao que disseste: quem os vai pagar continua sem acesso ao que esses impostos vão pagar e, aproxima esses pagantes cada vez mais aos mais pobres Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 24 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 5 minutos: O aumentar os impostos volta atrás ao que disseste: quem os vai pagar continua sem acesso ao que esses impostos vão pagar e, aproxima esses pagantes cada vez mais aos mais pobres Aumentar os impostos pode nao ser no IRS Sei la na taxa turistica dos hoteis (deixem os camones pagar essa m*rda), mais dois Euros por noite por dia... Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 24 Julho 2024 A taxa turística é para os municípios. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 24 Julho 2024 Citação de kareca, há 4 minutos: A taxa turística é para os municípios. E? Nao podem ser os municipios a providenciarem a creche? Podes criar uma taxa tusitica estadual como nos states ou mesmo a nivel nacional...claro que se quiseres implicar com pintilhices estas bem no que 'e fazer politica em Portugal... Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 24 Julho 2024 Citação de Burkina2008, Agora: E? Nao podem ser os municipios a providenciarem a creche? Podes criar uma taxa tusitica estadual como nos states ou mesmo a nivel nacional...claro que se quiseres implicar com pintilhices estas bem no que 'e fazer politica em Portugal... Jazus. Bastava agradeceres a informação. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 24 Julho 2024 Citação de kareca, Agora: Jazus. Bastava agradeceres a informação. Qual era a tua intencao em dizer "A taxa turística é para os municípios."? Nao era informar certamente, mas la esta, estamos dentro daquele universo de enquanto uns tentam encontrar alternativas para os problemas, outros apenas gostam de apontar problemas... Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Julho 2024 Penso que os Açores são a região onde há mais desemprego. Um dos pontos referidos é que se ficarem com as crianças em casa, os desempregados terão mais dificuldade em procurar/estar presente em formação/ir a entrevista de emprego. Outro que ninguém aqui lançou, mas estava no texto, é a questão da comida. Quando se está num limiar tão baixo da pobreza também existe a cruz vermelha/banco alimentar nos Açores? Apesar de eu achar (interessa pouco) que não é por se estar no desemprego que se está automaticamente sem comida na mesa. O que gostava de ter respondido é o ponto do desemprego. Onde há que há dados e certezas que quem está no desemprego e mete o filho na creche, vai procurar emprego e sobretudo encontrar emprego nas ilhas? Onde é que isso é um dado adquirido? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Julho 2024 Citação de Burkina2008, há 1 hora: Sim discordamos completamente nessa parte final, penalizar quem esta empregado e paga impostos 'e economicamente ate a nivel de orcamento de estado nao faz sentido. Alguem que esta empregado mas que tem de deixar de trabalhar para ficar com os filhos (por exemplo por nao ter condicoes economicas de meter um ou dois rebentos numa creche) resulta inclusivamente numa penalizacao do estado que receber menos impostos e/ou SS. E claro ja a antecipar aqui os jovens do costume, sim as empresas podem acarretar com este custo de reduzir o horario de trabalho (entre outras coisas), sendo que o custo dessa medida 'e passado automaticamente para os consumidores dos bens e/ou servicos da empresa... Mas sim contruindo mais creches ou atraves de cheques creche o problema ficava resolvido (teria que comecar com o segundo porque nao se conseguem contruir essas coisas em semanas). De onde vem o dinheiro para isso? Ha varias coisas que podem ser feitas rapidamente mas como doi sempre cortar em idiotices ou aumentar impostos... O facto de se implementar uma medida que beneficia alguém não quer obrigatoriamente dizer que se penalizam aqueles que dela não venham a beneficiar. É uma falácia dizer-se que a aplicação de um critério associado ao rendimento que permite o acesso à creche gratuita por parte dos agregados familiares mais desfavorecidos penaliza quem está empregado e paga impostos. Não penaliza. Pelo menos diretamente. Acaba por penalizar eventualmente de forma indireta porque é uma medida que faz aumentar a procura implicando diminuição de vagas disponíveis e, talvez, aumento de preços a suportar pelos que não cumprem os critérios de adesão ao Programa. Mas, lá está, tudo se resolveria com a cobertura integral das necessidades. Citação de Burkina2008, há 34 minutos: E? Nao podem ser os municipios a providenciarem a creche? Podes criar uma taxa tusitica estadual como nos states ou mesmo a nivel nacional...claro que se quiseres implicar com pintilhices estas bem no que 'e fazer politica em Portugal... Os municípios já providenciam. Tal como a Santa Casa da Misericórdia e as IPSS. Quem é que tu pensas que gere creches públicas? A Segurança Social? Citação de Jimpo, há 1 minuto: O que gostava de ter respondido é o ponto do desemprego. Onde há que há dados e certezas que quem está no desemprego e mete o filho na creche, vai procurar emprego e sobretudo encontrar emprego nas ilhas? Onde é que isso é um dado adquirido? Inversão do ónus da prova aplicado ao desemprego. Onde é que é um dado adquirido que os desempregados são todos mandriões que vão ficar a coçá-los enquanto metem os putos ranhosos nas creches? Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Julho 2024 (editado) Citação de Descartes, há 14 minutos: O facto de se implementar uma medida que beneficia alguém não quer obrigatoriamente dizer que se penalizam aqueles que dela não venham a beneficiar. É uma falácia dizer-se que a aplicação de um critério associado ao rendimento que permite o acesso à creche gratuita por parte dos agregados familiares mais desfavorecidos penaliza quem está empregado e paga impostos. Não penaliza. Pelo menos diretamente. Acaba por penalizar eventualmente de forma indireta porque é uma medida que faz aumentar a procura implicando diminuição de vagas disponíveis e, talvez, aumento de preços a suportar pelos que não cumprem os critérios de adesão ao Programa. Mas, lá está, tudo se resolveria com a cobertura integral das necessidades. Os municípios já providenciam. Tal como a Santa Casa da Misericórdia e as IPSS. Quem é que tu pensas que gere creches públicas? A Segurança Social? Inversão do ónus da prova aplicado ao desemprego. Onde é que é um dado adquirido que os desempregados são todos mandriões que vão ficar a coçá-los enquanto metem os putos ranhosos nas creches? Pode ser a inversão que quiseres. Os dados que encontrei são estes. "A taxa de desemprego jovem nos Açores atingiu 20,3% no primeiro trimestre de 2024. Esse valor indica um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, que foi de 19,8%, e ao último trimestre de 2023, que registrou 18,8% (Polígrafo)" Se me conseguires provar que por meterem filhos na creche conseguem ter o emprego que não existe eu deixo de fazer questões. Edit: espero que ainda não tenhas respondido antes do edit. Quem falou em mandriões foste tu. Eu falo em não haver emprego nas ilhas. Editado 24 Julho 2024 por Jimpo Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 2 minutos: Pode ser a inversão que quiseres. Os dados que encontrei são estes. "A taxa de desemprego jovem nos Açores atingiu 20,3% no primeiro trimestre de 2024. Esse valor indica um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, que foi de 19,8%, e ao último trimestre de 2023, que registrou 18,8% (Polígrafo)" Se me conseguires provar que por meterem filhos na creche conseguem ter o emprego que não existe eu deixo de fazer questões. 1 - A taxa de desemprego jovem em Portugal anda pelos 23%. Os Açores até estão melhor que a média nacional. 2 - O escalão etário definido para o conceito de "desemprego jovem" é entre os 15 e os 24 anos. 3 - A idade média das mulheres portuguesas quando têm o seu 1º filho aumentou para os 30,4 anos (dados de 2021). 4 - Em lado nenhum se afirma que um dos objetivos da creche gratuita é o de diminuir a taxa de desemprego. 5 - Conclusão: é uma discussão irrelevante. O que aqui importa é que esta é uma medida que possibilita o acesso de crianças a um percurso educativo que lhe estava vedado por dificuldades económicas. O que o Governo dos Açores aprovou, por proposta do Chega, foi manter vedado esse acesso para conceder um benefício àqueles que já dispunham de condições económicas para o obter por meios próprios. Apenas suportada naquela lógica (para mim injusta e imoral) de que quem paga impostos deve ter preferência no acesso aos serviços públicos de que necessita. 4 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 28 minutos: Pode ser a inversão que quiseres. Os dados que encontrei são estes. "A taxa de desemprego jovem nos Açores atingiu 20,3% no primeiro trimestre de 2024. Esse valor indica um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, que foi de 19,8%, e ao último trimestre de 2023, que registrou 18,8% (Polígrafo)" Se me conseguires provar que por meterem filhos na creche conseguem ter o emprego que não existe eu deixo de fazer questões. Edit: espero que ainda não tenhas respondido antes do edit. Quem falou em mandriões foste tu. Eu falo em não haver emprego nas ilhas. Os Açores são a região mais pobre da Europa e com pior aproveitamento escolar. Há uns 3 anos eram a pior região do país com 3,x% de RSI E nos Açores a taxa de desemprego não é pior porque há muitos programas que "empregam" uma porrada de gente para manterem as ilhas habitadas. Depois há imensos "desempregados" que trabalham em explorações agrícolas, pesca, trolhas. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 2 minutos: Os Açores são a região mais pobre da Europa e com pior aproveitamento escolar. Isto ainda só torna mais grave a medida. Numa região com essas carências evidentes vamos agravar ainda mais a situação à custa do ódio desmedido contra quem está desempregado ou a receber subsídios. Segundo o Miguel Herdade, a OCDE estima que as crianças nascidas em contextos desfavorecidos quando chegam aos 5 anos de idade já têm entre 8 a 20 meses de atraso em relação aos seus colegas. Com medidas como aquelas, e numa região com essas características, o objetivo deve ser dobrar os valores da OCDE ou coisa parecida. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Julho 2024 Citação de HappyKing, há 2 minutos: Isto ainda só torna mais grave a medida. Numa região com essas carências evidentes vamos agravar ainda mais a situação à custa do ódio desmedido contra quem está desempregado ou a receber subsídios. Segundo o Miguel Herdade, a OCDE estima que as crianças nascidas em contextos desfavorecidos quando chegam aos 5 anos de idade já têm entre 8 a 20 meses de atraso em relação aos seus colegas. Com medidas como aquelas, e numa região com essas características, o objetivo deve ser dobrar os valores da OCDE ou coisa parecida. É a aplicação prática da teoria do elevador social. Só que nesse caso é um elevador que só desce. E porquê? Porque não há cresce. 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Julho 2024 Citação de HappyKing, há 7 minutos: Isto ainda só torna mais grave a medida. Numa região com essas carências evidentes vamos agravar ainda mais a situação à custa do ódio desmedido contra quem está desempregado ou a receber subsídios. Segundo o Miguel Herdade, a OCDE estima que as crianças nascidas em contextos desfavorecidos quando chegam aos 5 anos de idade já têm entre 8 a 20 meses de atraso em relação aos seus colegas. Com medidas como aquelas, e numa região com essas características, o objetivo deve ser dobrar os valores da OCDE ou coisa parecida. Há benefícios em estar numa creche, como há benefícios em ser educado em casa com uma educação individualizada. Estás portanto a assumir que uma pessoa desempregada = desfavorecida e que portanto não é capaz de educar uma criança? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Julho 2024 Citação de HappyKing, há 3 minutos: Isto ainda só torna mais grave a medida. Numa região com essas carências evidentes vamos agravar ainda mais a situação à custa do ódio desmedido contra quem está desempregado ou a receber subsídios. Segundo o Miguel Herdade, a OCDE estima que as crianças nascidas em contextos desfavorecidos quando chegam aos 5 anos de idade já têm entre 8 a 20 meses de atraso em relação aos seus colegas. Com medidas como aquelas, e numa região com essas características, o objetivo deve ser dobrar os valores da OCDE ou coisa parecida. Nos Açores acho que há algo diferente do que existe cá. A minha irmã teve os 2 miúdos numa IPSS e parte das mensalidades era paga pela SS. Nas ilhas pequenas não há mesmo creches em algumas delas. Na minha, (e a menos que tenha mudado nos últimos anos), só existe a partir do pré-escolar. E deve ser igual noutras ilhas pequenas. Ou seja, a proposta do Chega deve ter um reduzido impacto prático. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Julho 2024 (editado) Citação de Jimpo, há 22 minutos: Há benefícios em estar numa creche, como há benefícios em ser educado em casa com uma educação individualizada. Estás portanto a assumir que uma pessoa desempregada = desfavorecida e que portanto não é capaz de educar uma criança? Não, e não é pondo palavras na minha boca que o vou passar a dizer. O que eu estou a dizer é que a literatura tem evidências muito significativas dos benefícios das creches em relação à educação exclusiva em casa, sendo que as crianças mais desfavorecidas beneficiam ainda mais disso. Posso dar um exemplo que é conhecido: The Effective Provision of Pre-School Education (EPPE) Project: Findings from Pre-school to end of Key Stage1 https://www.researchgate.net/publication/237527842_The_Effective_Provision_of_Pre-School_Education_EPPE_Project_Findings_from_Pre-school_to_end_of_Key_Stage1 Este estudo, entre outras coisas, mostrou que as crianças que frequentaram programas de educação pré-escolar, especialmente de alta qualidade, mostraram melhor desempenho em testes de habilidades cognitivas (leitura, escrita, matemática) quando entraram na escola primária em comparação com as crianças que ficaram exclusivamente em casa. Mostrou também que as crianças que frequentaram a educação pré-escolar demonstraram melhores habilidades sociais e emocionais como por exemplo: melhor adaptação à escola, maior independência e mais facilidade em interagir com os colegas. Além disso, e para terminar, mostrou também que as crianças de contextos sócio económicos desfavorecidos apresentaram maiores ganhos nesse ambiente pré-escolar. Este é apenas um exemplo. Há muitos mais e posso os colocar aqui se for necessário. A literatura aponta para aí. Citação de Descartes, há 32 minutos: É a aplicação prática da teoria do elevador social. Só que nesse caso é um elevador que só desce. Não é particularmente surpreendente porque as coisas caminham nesse sentido mas é fascinante como é que a narrativa neoliberal/individualista/cada um por si, cada vez mais em voga nos dias de hoje e com tendência a acentuar, até neste tipo de questões entra. De repente, o que é melhor para todos é irrelevante predominando unicamente o que é melhor para mim, mesmo que para mim e para os meus isso até possa ser prejudicial à médio prazo. Editado 24 Julho 2024 por HappyKing Faltou um acento num a. 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Julho 2024 Citação de HappyKing, há 8 minutos: Não, e não é pondo palavras na minha boca que o vou passar a dizer. O que eu estou a dizer é que a literatura tem evidências muito significativas dos benefícios das creches em relação à educação exclusiva em casa, sendo que as crianças mais desfavorecidas beneficiam ainda mais disso. Posso dar um exemplo que é conhecido: The Effective Provision of Pre-School Education (EPPE) Project: Findings from Pre-school to end of Key Stage1 https://www.researchgate.net/publication/237527842_The_Effective_Provision_of_Pre-School_Education_EPPE_Project_Findings_from_Pre-school_to_end_of_Key_Stage1 Este estudo, entre outras coisas, mostrou que as crianças que frequentaram programas de educação pré-escolar, especialmente de alta qualidade, mostraram melhor desempenho em testes de habilidades cognitivas (leitura, escrita, matemática) quando entraram na escola primária em comparação com as crianças que ficaram exclusivamente em casa. Mostrou também que as crianças que frequentaram a educação pré-escolar demonstraram melhores habilidades sociais e emocionais como por exemplo: melhor adaptação à escola, maior independência e mais facilidade em interagir com os colegas. Além disso, e para terminar, mostrou também que as crianças de contextos sócio económicos desfavorecidos apresentaram maiores ganhos nesse ambiente pré-escolar. Este é apenas um exemplo. Há muitos mais e posso os colocar aqui se for necessário. A literatura aponta para aí. Tipo Colégio Amor de Deus, Maristas, etc? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Julho 2024 (editado) Citação de Jimpo, há 7 minutos: Tipo Colégio Amor de Deus, Maristas, etc? Tipo investir e tornar mais atrativas as carreiras de educadoras de infância e dos/das assistentes educacionais proporcionando-lhes formações para que possam cada vez mais ser melhores profissionais com consequências óbvias no ensino prestado. Mas se daquilo tudo retiraste apenas isso estou descansado. Foi como o rapaz em que orientei a tese da licenciatura que a defendeu na segunda feira. Quando o arguente começou a pegar no glossário na defesa fiquei descansado. A boa nota estava garantida. Editado 24 Julho 2024 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Julho 2024 https://expresso.pt/economia/2024-07-24-autoridade-da-concorrencia-condena-laboratorios-a-multa-de-486-milhoes-de-euros-por-cartel-para-analises-e-testes-de-covid-19-fb057e88 O cartel em causa, estabelecido entre os laboratórios e com a participação da associação do setor, teve por objetivo a fixação dos preços e a repartição geográfica do mercado português de prestação. Associação Nacional de Laboratórios critica decisão “errada” e “injusta” e promete recorrer Quando levam fazer da saúde um negócio demasiado à letra pode dar nisto. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Julho 2024 Citação de HappyKing, há 5 minutos: Tipo investir e tornar mais atrativas as carreiras de educadoras de infância e dos/das assistentes educacionais proporcionando-lhes formações para que possam cada vez mais ser melhores profissionais com consequências óbvias no ensino prestado. Mas se daquilo tudo retiraste apenas isso estou descansado. Foi como o rapaz em que orientei a tese da licenciatura que a defendeu na segunda feira. Quando o arguente começou a pegar no glossário na defesa fiquei descansado. A boa nota estava garantida. Que foi dito por toda a gente aqui do fórum. Ninguém pediu desinvestimento em creches. O que retiro daquilo é que não é preciso nenhum estudo para aferir que seres sociais beneficiam de estar em grupo. O que tu referes é que "mostrou que as crianças que frequentaram programas de educação pré-escolar, especialmente de alta qualidade, mostraram melhor desempenho em testes de habilidades cognitivas (leitura, escrita, matemática) quando entraram na escola primária" ora, mais uma vez isto é a+b. Crianças que estejam em creche de alta qualidade, têm vantagem relativamente a crianças de meios desfavorecidos que estejam fechados em casa. Tal como não preciso de estudos e para mim é a+b que uma criança que tenha uma educação em casa de alta qualidade (que é falso que implique não socializar) relativamente a uma criança que tenha frequentado uma creche normal, que devem ser 90% das creches, também estará à frente destas. Portanto, sem te meter palavras na boca, pergunto-te se estar desempregado significa alguém que não consegue dar uma educação digna a uma criança até à idade pré escolar? Algo possível de fazer e que daria trabalho e formação a muita gente também era fazer como em França. Idade obrigatória para entrar na escola aos 3 anos. Têm a "pequena secção", "secção media", grande secção" e depois entram no primeiro ano. Isto tudo é obrigatório. E faz parte do ensino público Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 2 minutos: Crianças que estejam em creche de alta qualidade, têm vantagem relativamente a crianças de meios desfavorecidos que estejam fechados em casa. As duas palavras imediatamente anteriores ao que colocaste a negrito devem ter escapado. Os resultados são ainda melhores quando isso acontece mas não são exclusivos daí, aplicando-se às creches no geral. Citação de Jimpo, há 4 minutos: Tal como não preciso de estudos e para mim é a+b que uma criança que tenha uma educação em casa de alta qualidade (que é falso que implique não socializar) relativamente a uma criança que tenha frequentado uma creche normal, que devem ser 90% das creches, também estará à frente destas Pois, que não precisas de estudos já ficou claro desde o início desta conversa. Não importa o que eles dizem e o que as pessoas que estudaram o assunto dizem, importa o que tu achas sobre o assunto. E, como bónus, ainda dizes que é a+b. Para mim, está longe de ser a+b. Aliás, mesmo que tires as letras da expressão algébrica está longe de ser 1+1. Citação de Jimpo, há 7 minutos: Portanto, sem te meter palavras na boca, pergunto-te se estar desempregado significa alguém que não consegue dar uma educação digna a uma criança até à idade pré escolar? As crianças estão melhor nas creches do que em casa. Quanto pior o contexto do agregado familiar, melhor lá estão. Agora faz daí as conclusões que entenderes. Compartilhar este post Link para o post