Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de RAG, há 36 minutos:

Não ter abdicado disto há 30 anos e agora estar a colher o que semeou

Essa acusação não é um bocado injusta quando o PCP votou favoravelmente a Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar que a esquerda aprovou em 97 e tem feito essa defesa desde aí ou o Bloco que defende desde há muito tempo a expansão das creches públicas e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais do setor?

Quando a esquerda, principalmente o PCP nessa questão, teve um papel decisivo na implementação da portaria das creches gratuitas em 2021?

Onde é que estaríamos a esse nível se não fosse precisamente o papel da esquerda no tema?

Editado por HappyKing

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Queria que dissesses que critérios aplicarias, se mandasses. Sem aumentar o número de creches, nem cheques.

Já disse no post que te respondi. Não mudava o que existe no geral, mas passava era a aplicar.

Acrescentava era algumas coisas, que também mencionei no post

Editado por Petar Musa

Compartilhar este post


Link para o post

epa deixem mas 'e de ser pobres!

O desenvolvimento de ter uma creche para quem tem os pais desempregados 'e essencial, mas os filhos de pais empregados que nao podem pagar uma creche esses nao precisam de se desenvolver no periodo entre os 0-3 anos...

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 47 minutos:

Essa acusação não é um bocado injusta quando o PCP votou favoravelmente a Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar que a esquerda aprovou em 97 e tem feito essa defesa desde aí ou o Bloco que defende desde há muito tempo a expansão das creches públicas e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais do setor?

Quando a esquerda, principalmente o PCP nessa questão, teve um papel decisivo na implementação da portaria das creches gratuitas em 2021?

Onde é que estaríamos a esse nível se não fosse precisamente o papel da esquerda no tema?

Tens razão, fui redutor. Devia ter dito ps 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 12 minutos:

O desenvolvimento de ter uma creche para quem tem os pais desempregados 'e essencial, mas os filhos de pais empregados que nao podem pagar uma creche esses nao precisam de se desenvolver no periodo entre os 0-3 anos...

Dito por ninguém em lado algum na discussão que aqui se teve. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 minutos:

Dito por ninguém em lado algum na discussão que aqui se teve. 

Quando o texto que foi aqui colocado refere que se deve dar prioridade a quem tem pais desempregrados porque "  os primeiros anos de vida são mesmo os mais importantes para o nosso desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. As crianças que frequentam a creche não só têm melhores resultados no seu percurso académico"...

Ha uma tendencia sempre muito interessante de uma certa esquerda que f*de sempre a classe media...sao esses que de facto pagam mais impostos mas nao teem direito a beneficios fiscais, acesso a creches, etc...ou seja acham que este tipo de justica social 'e acabar com o fosso entre ricos e pobres. Na realidade quem 'e rico esta se a cagar para as creches do estado, porque jamais meteria la os miudos, beneficios fiscais vai a procura deles noutros paises, medico vai ao privado (nao aquele dos seguros), etc...quem se f*de 'e a classe media.

Tambem interessante o que esse senhor escreve ai que os "pobres" apenas beneficiam de 1,5 Euros de cada 10 euros gastos pelo estado em subsidios enquanto os 20% mais ricos recebiam 4 Euros, sem referir que esses 20% pagam mais de 50% dos impostos sobre o rendimento cobrados pelo estado enquanto os 20% nao paga impostos...ou seja e relacao economica certo seria 'e bastante diferente daquela demonstrada num artigo que mais uma vez refere um problema sem apresentar uma solucao. E sim escrever artigos onde uma pessoa se queixa do que esta a vista de todos, nao 'e obrigado a apresentar solucoes... Alias isto 'e tipico de pessoas do meio academico, ja que no meio laboral alguem que va para o chefe apresentar problemas mas nao uma resolucao ou pelo menos uma estrura de como encontrar uma solucao para o mesmo problema, 'e rapidamente posto a andar...

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 31 minutos:

Quando o texto que foi aqui colocado refere que se deve dar prioridade a quem tem pais desempregrados porque "  os primeiros anos de vida são mesmo os mais importantes para o nosso desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. As crianças que frequentam a creche não só têm melhores resultados no seu percurso académico"...

Permite-me discordar. Ele não diz que deve ser dada a prioridade a essas pessoas por essa razão. Parece-me ser mais por aqui:

Só que é precisamente às crianças nascidas em contextos desfavorecidos que frequentar a creche mais traz benefícios. Tipicamente são estas crianças que têm situações de maior privação material, ou seja, casas degradadas, stress provocado pela pobreza e, claro, a fome.

 

Citação de Burkina2008, há 31 minutos:

Tambem interessante o que esse senhor escreve ai que os "pobres" apenas beneficiam de 1,5 Euros de cada 10 euros gastos pelo estado em subsidios enquanto os 20% mais ricos recebiam 4 Euros, sem referir que esses 20% pagam mais de 50% dos impostos sobre o rendimento cobrados pelo estado enquanto os 20% nao paga impostos...

Não é essa/devia ser a lógica base do estado social? A ideia de que de cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades? 

E depois há a questão do peso dos impostos indiretos em Portugal, principalmente o IVA, que por ser um imposto regressivo acaba por ter bem mais impacto nos mais pobres do que nos menos. Mas isso estás farto de saber e sabes bem melhor do que eu. 

Editado por HappyKing
Editado, tendo adicionado o último parágrafo posteriormente ao post inicial.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 minutos:

Permite-me discordar. Ele não diz que deve ser dada a prioridade a essas pessoas por essa razão. Parece-me ser mais por aqui:

Só que é precisamente às crianças nascidas em contextos desfavorecidos que frequentar a creche mais traz benefícios. Tipicamente são estas crianças que têm situações de maior privação material, ou seja, casas degradadas, stress provocado pela pobreza e, claro, a fome.

 

Não é essa/devia ser a lógica base do estado social? A ideia de que de cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades? 

 

Portanto como "tipicamente" essas criancas estao em situacoes desse genero sao elas que devem ir para as creches, apesar de "tipicamente" ou "empiricamente" os pais dessas criancas ate terem bastante mais tempo livre para cuidar delas...

A logica do estado social 'e combater as desigualdades nao retirar a classe media para ficarem praticamente ao nivel da classe baixa...fala-se tanto do estado social escandinavo mas em Portugal faz se o contrario. Quere nivelar 80% da populacao por baixo, nao 'e estado social, 'e miserabilismo.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Sem cresces, nem avós, podiamos dar um cheque-ama aos pais. Promoviamos o empreendedorismo (o negócio do babysitting), tiravamos as pessoas do desemprego (as amas) que iriam desocupar os lugares das cresces, que agora as pessoas que não colaboram em nenhum empreendimento teriam o seu próprio negócio e rendimentos para declarar, que iria impedir que ocupassem com os lugares das cresces para os seus filhos (uma vez que os desempregados têm prioridade na entrada)

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 15 minutos:

Portanto como "tipicamente" essas criancas estao em situacoes desse genero sao elas que devem ir para as creches, apesar de "tipicamente" ou "empiricamente" os pais dessas criancas ate terem bastante mais tempo livre para cuidar delas...

É um argumento aceitável se se considerar que as creches não oferecem um ambiente onde os bebés/crianças podem interagir com os seus pares e onde, com isso e com a ajuda de pessoas que estudaram para o efeito, podem potenciar o seu desenvolvimento. O argumento de que os pais podiam ficar a cuidar delas como se as crianças não tivessem um desenvolvimento muito melhor (e isto até há vários estudos que o mostram) num contexto de creche/pré-escolar é, para mim, errado. 

Citação de Burkina2008, há 15 minutos:

A logica do estado social 'e combater as desigualdades

E é precisamente esse o objetivo aqui. Considerando que as crianças em que os pais se encontram naquele contexto estão mais expostas a essas desigualdades nunca se poderão implementar medidas - não estarem nas creches ou, pelo menos, verem dificultado o seu acesso - que comprovadamente agravem essas desigualdades. Seria a antítese do estado social. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 6 minutos:

 

Portanto como "tipicamente" essas criancas estao em situacoes desse genero sao elas que devem ir para as creches, apesar de "tipicamente" ou "empiricamente" os pais dessas criancas ate terem bastante mais tempo livre para cuidar delas...

A logica do estado social 'e combater as desigualdades nao retirar a classe media para ficarem praticamente ao nivel da classe baixa...fala-se tanto do estado social escandinavo mas em Portugal faz se o contrario. Quere nivelar 80% da populacao por baixo, nao 'e estado social, 'e miserabilismo.

Quando é que vamos deixar de escrever essa barbaridade por aqui?

As creches não existem para cuidar das crianças. É por se olhar para a questão por esse prisma que a confusão se instala. Se fosse apenas para "tomar conta" das crianças não eram precisas creches (nem jardins de infância nem escolas). Estabeleciam-se contratos com amas e estava feito. Por algum motivo os profissionais da área designam-se por "educadores(as) de infância".

O que tu estás a afirmar é que as crianças que tiveram o azar de nascer em contextos familiares mais desfavorecidos devem ser prejudicadas no seu percurso educativo para que os pais de classe média tenham disponíveis locais onde depositar as suas crianças gratuitamente porque têm mais que fazer.

A questão aqui é que, enquanto não existe oferta suficiente para providenciar uma cobertura a 100%, têm que ser estabelecidos critérios de acesso. E o critério do rendimento parece-me ser aquele mais evidente e justo. Não se trata de nivelar por baixo. Trata-se de dar igualdade de oportunidades a todos por igual (premissa da Carta dos Direitos Fundamentais) não deixando ninguém para trás (lema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU).

  • Like 5
  • Concordo! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

E sim escrever artigos onde uma pessoa se queixa do que esta a vista de todos, nao 'e obrigado a apresentar solucoes... Alias isto 'e tipico de pessoas do meio academico, ja que no meio laboral alguem que va para o chefe apresentar problemas mas nao uma resolucao ou pelo menos uma estrura de como encontrar uma solucao para o mesmo problema, 'e rapidamente posto a andar...

O que é isto mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 10 minutos:

O que é isto mesmo?

A multinacional bancária onde trabalho deve ser mesmo muito especial 

E o mais engraçado é que se fosse assim em todo o lado a minha função não existia e eu não tinha trabalho 

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 20 minutos:

Não se trata de nivelar por baixo. Trata-se de dar igualdade de oportunidades a todos por igual (premissa da Carta dos Direitos Fundamentais) não deixando ninguém para trás (lema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU).

Temos visoes completamente distintas do que 'e tratar todos por igual entao...

Para mim isso 'e dar a todos a possibilidade de meter os filhos na creche, nao fazer com que um casal que ganhe cada um mil euros tenha de gastar 500 para meter o miudo na creche...mas la esta isto sou eu que nao tenho estes problemas com dinheiros...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, Agora:

"Uma ama em cada bairro", ou em cada esquina

O cheque-ama promove-se sozinho

O MJVieira tambem prometia uma p*ta atras de cada arvore...esta la perto

Compartilhar este post


Link para o post

"Esta coisa de se matarem crianças em Gaza deveria terminar"

"Hey hey hey, qual é a solução que tens para o problema do Médio Oriente? Se não tiveres uma solução cala-te mas é que não tens nada que reclamar, trabalhasses na Sonae e já tinhas era sido despedido"

👀

Editado por Black Hawk
  • Like 1
  • Haha 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Axadrezado, há 7 minutos:

Na Sonae 50% das vítimas ficava em Saldo no Cartão Continente.

Cartão Já Não Dá

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Temos visoes completamente distintas do que 'e tratar todos por igual entao...

Para mim isso 'e dar a todos a possibilidade de meter os filhos na creche, nao fazer com que um casal que ganhe cada um mil euros tenha de gastar 500 para meter o miudo na creche...mas la esta isto sou eu que nao tenho estes problemas com dinheiros...

Isso é a mais pura demagogia. Eu disse que o critério deveria ser o rendimento. Portanto esse exemplo só será válido se as creches tiverem a sua lotação esgotada com crianças provenientes de agregados familiares de menores rendimentos, o que não me parece de todo plausível. Mesmo sabendo que existe uma grande percentagem de jovens a ganhar o SMN e que o desemprego jovem é superior a 20%. Além disso, uma consulta rápida no google mostra que os preços andam à volta dos 200 a 300 € em média.

O que é interessante nessa posição é que, até 2022, não existiam creches gratuitas. O que implica que os pais das crianças nascidas até 1 de setembro de 2021 tinham que se desenrascar. Todos. Ricos, pobres e remediados. É aprovada esta medida que visa "combater a pobreza infantil, promover a integração e a igualdade de acesso de oportunidades, aumentar a natalidade e apoiar as famílias na conciliação da vida pessoal, familiar e profissional" (retirado do site da DECO) e é um ai jesus porque os pobres e desempregados passam à frente dos empregados que, esses sim, é que deveriam ter direito às creches gratuitas porque contribuem para o país... Neo-liberalismos. O que é que se há-de fazer?...🙄

Editado por Descartes

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de lucho^, há 8 horas:

Acho que nunca vi uma greve com tão pouca adesão. Os tipos da FNAM foram claramente precipitados e quiseram avançar, mesmo sem a concordância do SIM. 

Aposto que vão dizer que ronda os 90% de adesão, de qualquer forma. 

Eu bem me lixei que fiz 100km(200 ir e vir) para ir ao CMIN fazer uma radiografia ao cachopo e nem isso fizeram. Não sabia que o médico fazia as radiografias.

Citação de Jimpo, há 11 horas:

é assim tao dispendioso criar creches?

o maior do gasto é com pessoal o que é até é bom, permite formar pessoas, dar trabalho, meter gente que até pode estar no desemprego a encontrar uma vocaçao.

é uma visao muito simplista, sonhadora e ingénua mas nao percebo onde o estado fica a perder.

Em muitos cenários, é. Nos que eu conheço, até tem os funcionários, mas não tem como criar salas a partir do nada que cumpram toda a regulamentação que a SS exige para o funcionamento. O próprio alargamento de crianças por sala foi sempre recusado até ao fim do ano lectivo (penso que já o permitem agora). E a maior parte não vai andar a aumentar à toa quando não se sabe quanto tempo isto vai ser comparticipado, digo eu. Aqui na terra existe 1 infantário e nunca encheu até ao dia que ficou grátis. Agora tem dezenas em espera.

Citação de HappyKing, há 9 horas:

O cenário é demasiado generalista mas para mim as 10 crianças vindas dos agregados familiares com menos rendimento.

Citação de smashing_pumpkin , há 9 horas:

Para isso ser motivo de discussão, nesses termos, é porque se assume logo à partida que o desemprego é algo que está presente por escolha. Logo por aí já nem vale a pena discutir cenários.

Se ele escreve um artigo a criticar uma medida e a mostrar o que está mal nela, e tudo o que tens a dizer é aquilo, que esperas que se conclua?

Citação de smashing_pumpkin , há 8 horas:

Que misturada que para aí vai. Mas o problema é dos subsídios ou de quem tem rendimentos familiares?

E depois isso do subsídio é mentira. Mas no fundo é só mais uma balela que lanças para o ar no forum. Para uma pessoa se manter com o subsídio tem que cumprir com diversas coisas, e uma delas é não rejeitar emprego semelhante em funções/valores ao que fazia antes.

Citação de smashing_pumpkin , há 8 horas:

Eu acho que estamos é a partir de pressupostos errados. Nos açores, quem tem um desempregado no agregado familiar ficará para trás. Pelo que tenho percebido por aqui, quem tem desempregados no agregado familiar não fica à frente no continente. Porque o que conta é o escalão de abono e os rendimentos familiares, por isso a questão é mais complexa do que isso.

Mas existe desemprego por escolha. Não venho com a conversa do Chega q todos os subsidiodepedentes não querem trabalhar, mas eu conheço casos de pessoas que não tem subsidio de desemprego e que as crianças tem prioridade, porque a mãe é desempregada. Existe distinção entre quem tá inscrito no Centro de Emprego e quem não está? Devia haver? E devia existir uma avaliação contínua se os desempregados do Centro de Emprego estão a ir às entrevistas ou não? É que no caso basta estares inscrito no Centro de Emprego no momento da inscrição. O resto dos 3 anos acaba por ser um pouco indiferente.

Citação de Tio Hans, há 7 horas:

O problema das creches é o mesmo problema da habitação. Há uma escassez gritante de oferta para a procura existente e de pouco adianta andar a criar medidas que fomentem a procura ou que não resolvam o problema da oferta. A consequência é que vai continuar a haver falta de oferta e, no máximo, as medidas vão beneficiar determinadas famílias e prejudicar outras famílias.

A bem da verdade não existe creche pública.

 

 

Acho que já contei aqui, quando o 1º cachopo nasceu, em 2022, comecei a procurar creche para o inicio de 2023. Desde a terrinha comecei a alargar o raio da procura e cheguei até Vila Real e Guimarães. Pago, não pago, colégios privados. Indiferente. Nem uma vaga. Meti-me em lista de espera nos privados e até hoje apenas um me ligou se queria renovar a 'espera' para o ano seguinte. Um ano de baixa depois, entre eu e a Maria, tivemos a sorte duma IPSS querer fazer uma turma mais velha e  apanharam uns 10 já com 10~12 meses. 

Citação de Descartes, há 1 minuto:

O que é interessante nessa posição é que, até 2022, não existiam creches gratuitas.

Eu até acho que isto é algo que metade das pessoas nem sequer sabe. Não existe creche pública gratuita.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rōnin, há 4 horas:

Começo a achar que isto não tem nada a ver com cresces lol

É creche, pá!

 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...