Descartes Publicado 18 Outubro 2022 Citação de Lleyton, há 2 horas: O Nuno venceu por 7-5 e 7-6(5). Muito bem! E na segunda ronda, com o Galan, não sendo favorito, a passagem está longe de ser impossível. Porque é que não é favorito? Em piso duro o Nuno é mais competente. Até a vitória sobre o Ramos não me surpreendeu. Por seu turno o João continua a alimentar o mau momento. Hoje levou 63 62 do Ruusuvuori. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 18 Outubro 2022 Citação de Descartes, há 29 minutos: Porque é que não é favorito? Em piso duro o Nuno é mais competente. Até a vitória sobre o Ramos não me surpreendeu. Eu até os acho parecidos na questão das superfícies: preferem a terra batida, mas bastante sólidos em piso duro, também. Foi a maior rodagem do colombiano no circuito principal que me fez enunciá-lo como teórico favorito. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Outubro 2022 (editado) Citação de Lleyton, há 2 horas: Eu até os acho parecidos na questão das superfícies: preferem a terra batida, mas bastante sólidos em piso duro, também. Foi a maior rodagem do colombiano no circuito principal que me fez enunciá-lo como teórico favorito. Não concordo. O Nuno tem a formação do circuito universitário americano onde só se joga em piso duro enquanto o Galan andou a disputar Futures e Challengers essencialmente em terra batida. Além disso ele nem tem muito mais rodagem no circuito principal do que o Nuno. Entrou no Top 100 em julho, enquanto o Nuno o fez em setembro. No Top 150 o Galan entrou no início de 2020 enquanto o Nuno só o conseguiu no início de 2022. Estes 2 anos de diferença deram, isso sim, maior rodagem ao Galan nos Challengers. A ideia sobre o potencial do Galan em piso duro está muito suportada na vitória sobre o Tsitsipas no US Open mas aí talvez tenha sido mais demérito do grego. Já agora uns números para o barulho: FUTURES Galan: 113 jogos; 75 vitórias; 4 títulos (2 em terra batida e 2 em piso duro). 68,3% de vitórias em terra batida; 61,3% de vitórias em piso duro. Nuno: 149 jogos; 114 vitórias; 10 títulos (4 em terra batida e 6 em piso duro). 76,8% de vitórias em terra batida; 76,6% de vitórias em piso duro. CHALLENGERS Galan: 202 jogos; 106 vitórias; 4 títulos (todos em terra batida). 56,1% de vitórias em terra batida; 40,4% de vitórias em piso duro. Nuno: 96 jogos; 61 vitórias; 2 títulos (ambos em terra batida). 65,3% de vitórias em terra batida; 59,1% de vitórias em piso duro. ATP (inclui GS e Davis) Galan: 68 jogos; 34 vitórias. 54,8% de vitórias em terra batida; 45,5% de vitórias em piso duro. Nuno: 12 jogos; 6 vitórias. 50% de vitórias em terra batida; 60% de vitórias em piso duro. Gosto mais dos números do Nuno. Se o Ténis fosse uma ciência exata eu não hesitaria na sua vitória, mas como não é... veremos. Editado 18 Outubro 2022 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 18 Outubro 2022 Citação de Descartes, há 40 minutos: Não concordo. O Nuno tem a formação do circuito universitário americano onde só se joga em piso duro enquanto o Galan andou a disputar Futures e Challengers essencialmente em terra batida. Além disso ele nem tem muito mais rodagem no circuito principal do que o Nuno. Entrou no Top 100 em julho, enquanto o Nuno o fez em setembro. No Top 150 o Galan entrou no início de 2020 enquanto o Nuno só o conseguiu no início de 2022. Estes 2 anos de diferença deram, isso sim, maior rodagem ao Galan nos Challengers. A ideia sobre o potencial do Galan em piso duro está muito suportada na vitória sobre o Tsitsipas no US Open mas aí talvez tenha sido mais demérito do grego. Já agora uns números para o barulho: FUTURES Galan: 113 jogos; 75 vitórias; 4 títulos (2 em terra batida e 2 em piso duro). 68,3% de vitórias em terra batida; 61,3% de vitórias em piso duro. Nuno: 149 jogos; 114 vitórias; 10 títulos (4 em terra batida e 6 em piso duro). 76,8% de vitórias em terra batida; 76,6% de vitórias em piso duro. CHALLENGERS Galan: 202 jogos; 106 vitórias; 4 títulos (todos em terra batida). 56,1% de vitórias em terra batida; 40,4% de vitórias em piso duro. Nuno: 96 jogos; 61 vitórias; 2 títulos (ambos em terra batida). 65,3% de vitórias em terra batida; 59,1% de vitórias em piso duro. ATP (inclui GS e Davis) Galan: 72 jogos; 36 vitórias. 54,8% de vitórias em terra batida; 45,5% de vitórias em piso duro. Nuno: 12 jogos; 6 vitórias. 50% de vitórias em terra batida; 60% de vitórias em piso duro. Gosto mais dos números do Nuno. Se o Ténis fosse uma ciência exata eu não hesitaria na sua vitória, mas como não é... veremos. Eu não discordo da competência e do background do Nuno em piso duro, apenas o acho ainda mais confortável na terra batida, onde tem mais tempo para bater na bola e onde consegue usar com mais frequência e sucesso os seus ótimos amortis de direita. E nisto não tenho números exatos para corroborar a minha opinião. É apenas isso, uma consideração do pouco que vou observando. Não foi apenas a vitória diante do Tsitsipas, todo esse US Open foi bastante bom e demonstrou que tem qualidade para fazer boas prestações em hard courts, se terá consistência para dar essa continuidade é que ainda não temos a certeza. Esses números vão ao encontro do que eu queria expressar no outro post. 72-12 em encontros no circuito principal ainda é uma diferença considerável. Enquanto escrevia este post fui pesquisar odds para o encontro para tentar perceber qual de nós estava mais desfasado e isto parece que foi de propósito: 😁 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Outubro 2022 Citação de Lleyton, há 16 minutos: Eu não discordo da competência e do background do Nuno em piso duro, apenas o acho ainda mais confortável na terra batida, onde tem mais tempo para bater na bola e onde consegue usar com mais frequência e sucesso os seus ótimos amortis de direita. E nisto não tenho números exatos para corroborar a minha opinião. É apenas isso, uma consideração do pouco que vou observando. Não foi apenas a vitória diante do Tsitsipas, todo esse US Open foi bastante bom e demonstrou que tem qualidade para fazer boas prestações em hard courts, se terá consistência para dar essa continuidade é que ainda não temos a certeza. Esses números vão ao encontro do que eu queria expressar no outro post. 72-12 em encontros no circuito principal ainda é uma diferença considerável. Enquanto escrevia este post fui pesquisar odds para o encontro para tentar perceber qual de nós estava mais desfasado e isto parece que foi de propósito: 😁 É jogo de tripla. Quinta feira teremos o tira-teimas. Já agora, eu enganei-me. O Galan tem 68 jogos. Por algum motivo li 36-36 onde estava escrito 34-34. Tens razão, é uma diferença considerável, mesmo tendo em conta que 12 desses 68 jogos foram na Davis enquanto que o Nuno só tem 2. É um reflexo dos 2 anos a mais que ele tem no TOP 150 que não se reflete apenas na diferença em Challengers. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 20 Outubro 2022 O Nuno perdeu e eu tenho que meter a viola no saco. Para não fugir ao habitual no que respeita a boa parte dos tenistas lusos, entregou o encontro no seu serviço. No tie-break do 1º set foi batido quando servia com 5-6 e, no 2º set, depois de se manter vivo ao breakar o Galan quando este servia com 5-3, não conseguiu confirmar a recuperação quando serviu com 4-5. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 23 Outubro 2022 Terceiro título da carreira para o Felix Auger-Aliassime conquistado em Antuérpia e segundo título para o Holger Rune (Estocolmo) e para o Lorenzo Musetti (Nápoles). Os catraios começam a tomar conta disto. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 23 Outubro 2022 2 em 2 semanas para o Aliassime Parece que o bloqueio se foi Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 6 Janeiro 2023 O joão Sousa vai estrear-se em 2023 na qualificação de Auckland defrontando o wildcard local Finn Reynolds. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Janeiro 2023 O João ganhou ao Reynolds por 76 64. Vai discutir o acesso ao quadro principal com o americano Christopher Eubanks. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Janeiro 2023 O neerlandês Tallon Griekspoor ganhou ao Benjamin Bonzi na final de Pune e obteve o 1º título ATP. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 8 Janeiro 2023 O João ficou à porta do quadro principal. Perdeu com o Eubanks por 67 75 64 num encontro equilibrado em que o segredo esteve na incapacidade do João incomodar o serviço do Eubanks. Conquistou um break logo no 1.º jogo do encontro e, a partir daí, só dispôs de 3 BP que não concretizou. O seu serviço foi mais instável e o Eubanks capitalizou a seu favor um break em cada set. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 8 Janeiro 2023 O Djokovic ganhou o torneio de Adelaide, em que teve que salvar um MP frente ao Sebastian Korda. É o 92º título do sérvio. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 9 Janeiro 2023 O João entrou como lucky loser em Auckland aproveitando a desistência do Francisco Cerundolo. E entra diretamente para a 2ª ronda onde vai encontrar o Gasquet. Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 9 Janeiro 2023 Citação de Descartes, Em 08/01/2023 at 12:24: O Djokovic ganhou o torneio de Adelaide, em que teve que salvar um MP frente ao Sebastian Korda. É o 92º título do sérvio. Alcançou o Nadal nos 92 títulos, ambos atrás só do Federer com 103 títulos. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 9 Janeiro 2023 Citação de Kaz, há 2 minutos: Alcançou o Nadal nos 92 títulos, ambos atrás só do Federer com 103 títulos. Atrás do Connors (109), do Federer e do Lendl (94). Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 9 Janeiro 2023 Citação de Descartes, Agora: Atrás do Connors (109), do Federer e do Lendl (94). Baseei-me no Wikipédia, ou está errado ou quem lá colocou a informação considera/desconsidera provas. https://en.m.wikipedia.org/wiki/ATP_Tour_records Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 9 Janeiro 2023 Citação de Kaz, há 27 minutos: Baseei-me no Wikipédia, ou está errado ou quem lá colocou a informação considera/desconsidera provas. https://en.m.wikipedia.org/wiki/ATP_Tour_records The ATP Tour is the modern top-level men's professional tennis circuit. It was introduced in 1990 and it's administered by the Association of Tennis Professionals (ATP). All the records listed here are only for the players who played most of their careers on the ATP Tour and they're based on official ATP data. É esta a diferença. Por isso é que o Connors e o Lendl não aparecem. Mas o próprio ATP considera, para efeitos de recordes, os registos da Era Open, desde 1968. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 11 Janeiro 2023 O João não aproveitou a entrada em Auckland como lucky loser e perdeu com o Gasquet por 76 62. Com um 1º set em que nenhum dos tenistas dispôs de qualquer ponto de break, foi no Tie-Break que sobressaíram as dificuldades do João. Só concretizou um dos 5 pontos em que serviu. O 2º set ia pela mesma toada até ao 3-2. Nessa altura, com o João a servir para manter a igualdade, deitou tudo a perder e não conquistou mais nenhum jogo até ao final do encontro. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 11 Janeiro 2023 Que sina os tiebreaks, meu deus Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 12 Janeiro 2023 Citação de FabioK, há 1 hora: Que sina os tiebreaks, meu deus Este ano nem estava a começar muito mal nesse aspeto. Ganhou um TB em cada um dos dois jogos que disputou no qualifying. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 14 Janeiro 2023 O Richard Gasquet aproveitou a vitória na 2ª ronda sobre o João para ganhar balanço e terminou a semana com o título em Auckland derrotando o Norrie na final. É o seu 16º título, o primeiro desde 2018. Em Adelaide o sul-coreano Soonwoo Kwon aproveitou melhor do que o João o estatuto de lucky loser. Chegou à final, venceu o Bautista Agut e arrecadou o seu 2º título. É a primeira vez desde 2018 que um LL vai até ao fim e conquista o caneco. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 5 Fevereiro 2023 O João Sousa já conhece o seu 1º adversário em Cordoba. Será o Tomas Martin Etcheverry. Ele tem que fazer rapidamente pela vida, caso contrário estará a partir de março obrigado a jogar nos Challengers. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 8 Fevereiro 2023 O João venceu o Etcheverry na 1ª ronda de Cordoba por 36 76 64, num encontro equilibrado e em que, ao contrário do que tem acontecido ultimamente, não desperdiçou as vantagens de que usufruiu, embora tenha passado de um 5-2 no 2º set para a decisão no Tie-Break que, desta vez, lhe foi favorável. Na 2ª ronda encontrará o chileno Cristian Garin. Compartilhar este post Link para o post