Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Keyser

[Ajuda/Conselho] Mudar ou não de emprego?

Publicações recomendadas

O valor médio das rendas em Lisboa é de 850€ um t1. Para conseguir menos que isto tem que ir para os arredores onde para além do valor dos transportes/gasolina teria que somar o tempo de viagens. Sinceramente, a não ser que fosse uma grande oportunidade de trabalho, mas a nivel salarial não lhe compensa.

Onde é que foste buscar esse valor? :lol:

Por 850€ consegues alugar um T3 em Benfica... Aliás, basta fazer uma pesquisa para ver que o que dizes dificilmente pode ser verdade: https://casa.sapo.pt/Alugar/Apartamentos/Lisboa/?sa=11&gp=850

Eu vivo em Lisboa e pago 500€ por um T1 na Estefânia, não é uma casa de sonho mas não tem nada a ver com o filme de terror que tu fazes de Lisboa. Vou para o trabalho a pé, tal como a minha mulher, e tenho uma vida perfeitamente tranquila. Lisboa está cheia de turistas e não é uma cidade barata mas com 1200€ limpos ainda lhe sobra dinheiro para ir ao Lux todas as semanas, mal seria se tivesse de ir viver para Massamá com um ordenado destes.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem de propósito, vi agora o Rui Moreira a partilhar esta notícia.

Porto com recorde nacional de colocações profissionais

Posso acrescentar mais exemplos, na notícia não tem grande coisa.

Vai se estabelecer no Porto o 2o maior banco de investimento francês (como o BNP Paribas fez em Lisboa), a Adidas reuniu a contabilidade a nível mundial cá e vão passar a ter funções mais de controlo de gestão e planeamento estratégico, a Bosch fez o spin-off de uma unidade de negócios que estava a facturar mais de 500M€ e o HQ da mesma será no Porto. Etc

Compartilhar este post

Link para o post

Onde é que foste buscar esse valor? :lol:

Por 850€ consegues alugar um T3 em Benfica... Aliás, basta fazer uma pesquisa para ver que o que dizes dificilmente pode ser verdade: https://casa.sapo.pt/Alugar/Apartamentos/Lisboa/?sa=11&gp=850

Eu vivo em Lisboa e pago 500€ por um T1 na Estefânia, não é uma casa de sonho mas não tem nada a ver com o filme de terror que tu fazes de Lisboa. Vou para o trabalho a pé, tal como a minha mulher, e tenho uma vida perfeitamente tranquila. Lisboa está cheia de turistas e não é uma cidade barata mas com 1200€ limpos ainda lhe sobra dinheiro para ir ao Lux todas as semanas, mal seria se tivesse de ir viver para Massamá com um ordenado destes.

a noticia era do público mas não a consigo encontrar. fica esta: https://www.dinheirovivo.pt/economia/renda-media-em-lisboa-ja-custa-830-euros-valor-disparou-23-em-2016/

Para além disso, tenho andado bastante atento ao mercado (à procura, isto é) e os valores perto do centro da cidade são esses.

Que é mais barato viver nos arredores da cidade sei eu, porque também o disse :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

A renda média do arrendamento segundo essa notícia são 830€, tu disseste que o valor médio de um T1 em Lisboa era 850€, o que é manifestamente mentira.

Da mesma forma que disseste que ele teria que ir acabar por viver para os arredores quando isso também não é verdade, não vai dar para fazer um pé de meia mas 1200€ limpos chegam para viver no centro de Lisboa.

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de conjectura do mercado laboral não acho que Lisboa esteja muito melhor do que o Porto neste momento.

E na área de gestão se não mudas não é por falta de oferta de certeza.

Já estamos um bocado em off-topic mas a discussão está a ser boa e queria saber um bocado melhor a tua opinião sobre estes dois assuntos, que me interessam particularmente, e também porque a sensação que tenho é exatamente a oposta.

Tenho neste momento a minha namorada (economia) fortemente empenhada em mudar de emprego, sem preferência por Porto ou Lisboa, e 95% das oportunidades de jeito que lhe aparecem são em Lisboa. Isto mesmo tendo mestrado na FEP e consequentemente acesso à bolsa de emprego da faculdade, o que deveria enviesar a amostra para o norte.

Na segunda frase olho para mim próprio. Sendo da mesma área, fiz uma má escolha de setor de entrada no mercado de trabalho (banca comercial). Já lá vão dois anos, e apesar de até estar efetivo tenho muitas dúvidas sobre as minhas possibilidades de progressão na empresa, pela forte contração que se verifica no setor. Agora, das duas uma: ou me mantenho na empresa e continuo a trabalhar como até aqui, na esperança de no longo prazo ser recompensado; ou mudo, mas para tal as únicas oportunidades que vejo são regressar a um programa de trainees, o que para além de começar a ser complicado com a minha idade, implica ficar a ganhar menos, no fundo dar um passo atrás na carreira para ficar na dúvida se consigo dar dois em frente. Nenhuma das opções me parece interessante, daí que considere que não é nada fácil mudar de emprego nas áreas de economia/gestão/finanças, ou pelo menos mudar para melhor.

E para acrescentar à discussão sobre o preço das rendas, muito recentemente vi no olx um apartamento exatamente igual ao meu,só muda o andar, com preço 70% superior àquele que eu pago. Por isso no assunto dos preços das casas já não é correto darmos exemplos nossos, mesmo que sejam só de há 2 ou 3 anos atrás. O mercado de arrendamento está louco.

P.S.: se calhar não ficava mal mudar-se este tópico todo para o geral do Emprego, ficaram aqui muitos posts com interesse que não merecem ir por aí abaixo.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post

Já estamos um bocado em off-topic mas a discussão está a ser boa e queria saber um bocado melhor a tua opinião sobre estes dois assuntos, que me interessam particularmente, e também porque a sensação que tenho é exatamente a oposta.

Tenho neste momento a minha namorada (economia) fortemente empenhada em mudar de emprego, sem preferência por Porto ou Lisboa, e 95% das oportunidades de jeito que lhe aparecem são em Lisboa. Isto mesmo tendo mestrado na FEP e consequentemente acesso à bolsa de emprego da faculdade, o que deveria enviesar a amostra para o norte.

Na segunda frase olho para mim próprio. Sendo da mesma área, fiz uma má escolha de setor de entrada no mercado de trabalho (banca comercial). Já lá vão dois anos, e apesar de até estar efetivo tenho muitas dúvidas sobre as minhas possibilidades de progressão na empresa, pela forte contração que se verifica no setor. Agora, das duas uma: ou me mantenho na empresa e continuo a trabalhar como até aqui, na esperança de no longo prazo ser recompensado; ou mudo, mas para tal as únicas oportunidades que vejo são regressar a um programa de trainees, o que para além de começar a ser complicado com a minha idade, implica ficar a ganhar menos, no fundo dar um passo atrás na carreira para ficar na dúvida se consigo dar dois em frente. Nenhuma das opções me parece interessante, daí que considere que não é nada fácil mudar de emprego nas áreas de economia/gestão/finanças, ou pelo menos mudar para melhor.

E para acrescentar à discussão sobre o preço das rendas, muito recentemente vi no olx um apartamento exatamente igual ao meu,só muda o andar, com preço 70% superior àquele que eu pago. Por isso no assunto dos preços das casas já não é correto darmos exemplos nossos, mesmo que sejam só de há 2 ou 3 anos atrás. O mercado de arrendamento está louco.

P.S.: se calhar não ficava mal mudar-se este tópico todo para o geral do Emprego, ficaram aqui muitos posts com interesse que não merecem ir por aí abaixo.

MP

Compartilhar este post

Link para o post

O mais importante é saberes o que queres, traçar um rumo para um objectivo a médio prazo para a tua carreira e avaliar cada decisão em função do caminho a percorrer.

Eu mudei de emprego em janeiro, saí de uma multinacional onde tinha umas 250 pessoas directas e indirectas a reportar-me. Fui para uma empresa nacional, que tem no total 200 empregados, e nos próximos tempos não vou ter nem uma pessoa como subordinada. E fui ganhar menos 315€ brutos. Mas era a decisão mais certa para onde quero estar daqui a 5-6 anos.

Também houve alturas em que não sabia exactamente o que queria fazer no futuro, nesses momentos decidia só em função do amanhã.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que o truque em lisboa é mesmo saber procurar e não andar só à procura pela net, eu estou a pagar 500€ por um t3 no principe real e apesar de ser num prédio uma beca velho adoro o sitio

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...