Keyser Publicado 4 Abril 2017 Boas pessoal, Sou trabalhador empresa de BI do Porto e estou num bom cliente, mas recebi uma boa proposta de uma grande empresa de TI, para ir para um bom cliente também a ganhar 1200 líquidos. Compensará visto que aufiro 850€ líquidos, mas apenas tenho despesas como água, luz,alimentação,etc e se fosse para Lisboa só para a casa teria que gastar uns 400€.... Tenho que dar resposta até hoje, se me puderem ajudar agradeço. :wink: Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 4 Abril 2017 (editado) Isso é vago. Sentes-te feliz na empresa? No Porto? És do Porto e vais-te custar sair daí? És de Lisboa? Pagas renda no Porto? Se ficares, poderás dar o salto mais cedo ou mais tarde? Tens família e/ou namorada que te faz ficar por algum lugar? Tudo questões que tens de fazer a ti próprio...e também a dizeres aqui ao pessoal para te ajudarmos um pouco (e claro, se não tivermos a ser demasiado intrusivos :)) Editado 4 Abril 2017 por Jone Sampaoli Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 4 Abril 2017 Sinto-me assim-assim. Não pago renda e provavelmente sairei este ano,se existir uma melhor proposta e não me renegociarem o contrato. Tenho apenas a minha família, mas sempre quis ter um pouco mais de independência. Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 4 Abril 2017 (editado) Se a tua motivação é o dinheiro, está claro que não vale a pena. Mas tens que pensar nas coisas que o Jone postou acima. Sem querer ser muito "cusco", gostava só de acrescentar "Estas a viver com alguém da tua família? Gostavas de sair de casa e ser independente? " edit: Too slow :lol: A proposta que tens em Lisboa é mais segura a longo-prazo? Editado 4 Abril 2017 por G1njas Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 4 Abril 2017 Pelo que apresentas indo para Lisboa pagando renda, no fundo, auferes o mesmo. Se for pelo Benfica, compreendo perfeitamente Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 4 Abril 2017 Pensa em ti daqui 10 anos e pensa onde queres estar. E depois, tendo em conta o teu objectivo, pensa qual é a decisão que faz mais sentido para ti, hoje. Na vida, as pessoas arrependem-se mais do que não fizeram, do que daquilo que fizeram. Por isso, se rejeitares essa proposta e achares que daqui a algum tempo há uma boa hipótese de te sentires arrependido por não a teres aceite, o meu conselho é força, aceita. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 4 Abril 2017 Eu não mudava. E isso da renda 400 euros é relativo, podes não conseguir por esse valor. Estou a assumir que vais morar sozinho e não para um quarto. Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 4 Abril 2017 Dependendo da tua função, deves arranjar facilmente emprego no Porto na área de BI. Por isso se quiseres mudar mas não te compensar ir para Lisboa, procura outra coisa no Porto. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 4 Abril 2017 Vai, se quisesses ficar ai nem estavas na dúvida. Experimentas, aprendes, etc. Se não gostares voltas para o Porto e fazes aquilo que já disseste que ias fazer de qualquer das formas Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 4 Abril 2017 Se a tua motivação é o dinheiro, está claro que não vale a pena. Mas tens que pensar nas coisas que o Jone postou acima. Sem querer ser muito "cusco", gostava só de acrescentar "Estas a viver com alguém da tua família? Gostavas de sair de casa e ser independente? "edit: Too slow :lol:A proposta que tens em Lisboa é mais segura a longo-prazo? Neste momento é a única. Pelo que apresentas indo para Lisboa pagando renda, no fundo, auferes o mesmo. Se for pelo Benfica, compreendo perfeitamente Não é pelo Benfica nem pelo Sporting :mrgreen: Pensa em ti daqui 10 anos e pensa onde queres estar. E depois, tendo em conta o teu objectivo, pensa qual é a decisão que faz mais sentido para ti, hoje. Na vida, as pessoas arrependem-se mais do que não fizeram, do que daquilo que fizeram. Por isso, se rejeitares essa proposta e achares que daqui a algum tempo há uma boa hipótese de te sentires arrependido por não a teres aceite, o meu conselho é força, aceita. Tens razão já não seria a 1º vez que deixava escapar uma oportunidade... Eu não mudava. E isso da renda 400 euros é relativo, podes não conseguir por esse valor. Estou a assumir que vais morar sozinho e não para um quarto. Um quarto, mas falaram-me neste valores... Dependendo da tua função, deves arranjar facilmente emprego no Porto na área de BI. Por isso se quiseres mudar mas não te compensar ir para Lisboa, procura outra coisa no Porto. Sim. Estou a ver se de facto compensa ir para Lisboa Vai, se quisesses ficar ai nem estavas na dúvida.Experimentas, aprendes, etc. Se não gostares voltas para o Porto e fazes aquilo que já disseste que ias fazer de qualquer das formas Não é assim tão fácil... Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 4 Abril 2017 (editado) Neste momento é a única. O que eu queria perguntar era se a proposta em Lisboa era mais segura a longo prazo que o teu actual emprego no Porto. E se estiveres a pensar no preço de um quarto (sem contar com as despesas) acho que consegues a menos de 400€. edit: Portanto a diferença de salários é de 350€ Acho que consegues um quarto com despesas pagas por esse valor. Qual é a zona de Lisboa? Editado 4 Abril 2017 por G1njas Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 4 Abril 2017 Eu assumi que querias uma casa porque ias sair de casa dos teus pais para ter mais independência. Ir para um quarto não é bem isso, mas depende do que encontrares. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 4 Abril 2017 (editado) Se a questão do dinheiro for secundária e se o facto de ires para longe da tua família e amigos também não te causar nenhum transtorno de maior, acho que te deves meramente guiar pela parte profissional e perceber se o salto que vais dar é bom ou não para a tua carreira. Em Lisboa, deverás conseguir ter mais oportunidades do que aqui. Ao dinheiro que auferes em Lisboa também podes descontar já as normais viagens de visita a casa (Porto?). Se tudo for uma grande incógnita e se estiveres confortável como estás agora, eu diria para estares quieto. A cena do arriscar e não ficar a pensar "ah, se eu tivesse ido..." é engraçada e tal mas, no fim de contas, serve de pouco. Não foste e pronto, outras oportunidades surgem e é só um emprego. Editado 4 Abril 2017 por UnReal Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 4 Abril 2017 Se estás a considerar Lisboa, eu vou falar diferente dos outros... Porque não estrangeiro? Algures na Europa em que te pões no Porto em 3 horas? É que por essa diferenças de valor, não compensa monetariamente... Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 4 Abril 2017 Ninguém no seu perfeito juizo troca, neste momento, o Porto por Lisboa. A não ser que sejas um daqueles individuos extremamentes cosmopolitas, estar no Porto, agora, é só vantagens. E o custo de vida em Lisboa subiu muito. Nem ias dar pela diferença salarial. Aliás, o mais provável é acabares a viver nos arredores e a fazer 1h de viagens por dia para ires para o trabalho só para poupares dinheiro. Se é por causa do trumps, caga nisso. Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 4 Abril 2017 Eu não mudava. Aliás mudava de emprego sim, mas na zona do Porto Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 4 Abril 2017 (editado) Pela conversa suponho que neste momento vives com familiares e mesmo tu próprio referes que queres ser mais independente, portanto é uma questão de tempo até teres que subtrair a renda ao teu salário, mesmo ficando no Porto. Não faço a mínima ideia das disparidades entre os mercados imobiliários de ambas as cidades, mas 350€ ainda são alguma coisa. Qualquer dia, possivelmente juntas-te com alguém e já serão 2 a pagar renda, e um salário de 1.200€ é muito mais apelativo que um de 850€. É que se ainda fosse uma diferença de 100€, mas não. Acho que numa perspectiva de médio/longo prazo compensaria a mudança, provavelmente também terás mais oportunidades em Lisboa, não sei. Editado 4 Abril 2017 por Enzo Dios Perez Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 4 Abril 2017 Eu, neste momento, nunca consideraria ir para Lisboa, nem para receber o dobro do salário. Mas isso sou eu. O custo de vida aumentou, a qualidade de vida está cada vez menor de ano para ano em Lisboa, o stress é demasiado... Mas isso sou eu que prefiro a qualidade de vida a outras coisas. Por isso voltei para a minha ilha 8) Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 4 Abril 2017 (editado) O que eu queria perguntar era se a proposta em Lisboa era mais segura a longo prazo que o teu actual emprego no Porto. E se estiveres a pensar no preço de um quarto (sem contar com as despesas) acho que consegues a menos de 400€. edit: Portanto a diferença de salários é de 350€ Acho que consegues um quarto com despesas pagas por esse valor. Qual é a zona de Lisboa? Não ia compensar de qualquer das formas. Eu assumi que querias uma casa porque ias sair de casa dos teus pais para ter mais independência. Ir para um quarto não é bem isso, mas depende do que encontrares. Estava a falar em termos de outro tipo de independência...a minha mãe por exemplo não me deixa cozinhar, embora saiba. Mas gostava de fazer várias coisas por mim sem depender de ninguém. Se a questão do dinheiro for secundária e se o facto de ires para longe da tua família e amigos também não te causar nenhum transtorno de maior, acho que te deves meramente guiar pela parte profissional e perceber se o salto que vais dar é bom ou não para a tua carreira. Em Lisboa, deverás conseguir ter mais oportunidades do que aqui. Ao dinheiro que auferes em Lisboa também podes descontar já as normais viagens de visita a casa (Porto?). Se tudo for uma grande incógnita e se estiveres confortável como estás agora, eu diria para estares quieto. A cena do arriscar e não ficar a pensar "ah, se eu tivesse ido..." é engraçada e tal mas, no fim de contas, serve de pouco. Não foste e pronto, outras oportunidades surgem e é só um emprego. É isso que farei e vou esperar por outra oportunidade. :) Se estás a considerar Lisboa, eu vou falar diferente dos outros... Porque não estrangeiro? Algures na Europa em que te pões no Porto em 3 horas? É que por essa diferenças de valor, não compensa monetariamente... Nunca tinha pensado nisso por acaso ;) Eu não mudava. Aliás mudava de emprego sim, mas na zona do Porto Vamos a ver que oportunidades surgem no Porto mas em BI ainda há algumas empresas fixes. Pela conversa suponho que neste momento vives com familiares e mesmo tu próprio referes que queres ser mais independente, portanto é uma questão de tempo até teres que subtrair a renda ao teu salário, mesmo ficando no Porto. Não faço a mínima ideia das disparidades entre os mercados imobiliários de ambas as cidades, mas 350€ ainda são alguma coisa. Qualquer dia, possivelmente juntas-te com alguém e já serão 2 a pagar renda, e um salário de 1.200€ é muito mais apelativo que um de 850€. É que se ainda fosse uma diferença de 100€, mas não. Acho que numa perspectiva de médio/longo prazo compensaria a mudança, provavelmente também terás mais oportunidades em Lisboa, não sei. Talvez mais tarde quem sabe. A verdade é que gostava de ir para a Lisboa pela experiência ou como disse o ZeroZeroPeras para o estrangeiro. Eu, neste momento, nunca consideraria ir para Lisboa, nem para receber o dobro do salário. Mas isso sou eu. O custo de vida aumentou, a qualidade de vida está cada vez menor de ano para ano em Lisboa, o stress é demasiado... Mas isso sou eu que prefiro a qualidade de vida a outras coisas. Por isso voltei para a minha ilha 8) Também pensei nessas variáveis, por isso fico onde estou. Obrigado a todos pela ajuda!!! :compinchas: Acabei por rejeitar. Podem fechar tópico ou então o manter para outras pessoas que tenham o mesmo tipo de dúvidas, embora isto também se insira no tópico do Emprego. Editado 4 Abril 2017 por Keyser Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 4 Abril 2017 Pela conversa suponho que neste momento vives com familiares e mesmo tu próprio referes que queres ser mais independente, portanto é uma questão de tempo até teres que subtrair a renda ao teu salário, mesmo ficando no Porto. Não faço a mínima ideia das disparidades entre os mercados imobiliários de ambas as cidades, mas 350€ ainda são alguma coisa. Qualquer dia, possivelmente juntas-te com alguém e já serão 2 a pagar renda, e um salário de 1.200€ é muito mais apelativo que um de 850€. É que se ainda fosse uma diferença de 100€, mas não. Acho que numa perspectiva de médio/longo prazo compensaria a mudança, provavelmente também terás mais oportunidades em Lisboa, não sei. O valor médio das rendas em Lisboa é de 850€ um t1. Para conseguir menos que isto tem que ir para os arredores onde para além do valor dos transportes/gasolina teria que somar o tempo de viagens. Sinceramente, a não ser que fosse uma grande oportunidade de trabalho, mas a nivel salarial não lhe compensa. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 5 Abril 2017 O valor médio das rendas em Lisboa é de 850€ um t1. Para conseguir menos que isto tem que ir para os arredores onde para além do valor dos transportes/gasolina teria que somar o tempo de viagens. Sinceramente, a não ser que fosse uma grande oportunidade de trabalho, mas a nivel salarial não lhe compensa. 850? txi que abuso em ermesinde acho que pagava isso por um t4 mais lugar de garagem, terraço e uma empregada toda boa a ir la limpar-me a casa. e estou a 15min do porto com acesso a autocarros, comboios.. enfim. 850 é mesmo ridiculo Compartilhar este post Link para o post
JP_ Publicado 5 Abril 2017 Tenho uma prima que paga 900€ por mês por um t0 ou um t1 ainda não percebi bem o que é aquilo, em La Défense, 15 min do centro de Paris de metro. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 5 Abril 2017 Vou falar da minha experiência. Para introduzir, estudei e comecei a trabalhar no Porto. Ao fim de 6 meses propuseram-me ir para Lisboa, fui para lá 1 ano e meio. Entretanto regressei e estou a trabalhar no Porto há 1 e meio. No teu lugar não ia para Lisboa, acho que tem mais contras do que prós. Dinheiro O que interessa não é o que ganhas ao fim do mês, é o que poupas. Ias para lá ganhar mais 350€ líquidos. Essa diferença vai quase toda para quarto e contas. Se somares viagens de Alfa, são mais uns 150€ por mês se fores ao Porto todos os fins de semana. Despesas do dia a dia não notei grande diferença sinceramente. Da mesma maneira que arranjo sítios para almoçar bem por 5,5€ no Porto tb arranjava em Lisboa. Oferta cultural nos últimos anos estás tão bem no Porto como em Lisboa, não se nota a clivagem que existia há prái 10 anos atrás. Mercado Laboral Em termos de conjectura do mercado laboral não acho que Lisboa esteja muito melhor do que o Porto neste momento. Estão a vir muitas empresas para o Porto consequência da saturação do mercado laboral em Lisboa. Nota-se muito isso em centros de serviços partilhados. Estão a vir cada vez mais empresas para o Porto e mesmo os centros de serviços partilhados já instalados estão a dar o salto a deixar de ser o trabalho rotineiro de contabilidade e afins e a passarem a ser centros de decisões. Melhores alternativas Como já referiram, se a ideia é sair do Porto e ganhar independência é preferível ires lá para fora. As alternativas são bem melhores, ganhas mais e tens mais notoriedade no CV. Além disso lidares com diferentes culturas ajuda a cresceres tanto enquanto profissional como pessoa. Tenho um amigo que estava na tua posição e foi para o UK trabalhar em BI na Jagex (empresa que criou o Runescape). Tens condições porreiras caraterísticas de empresas tecnológicas e o que poupas ao fim do mês é muito melhor. No entanto também há a alternativa de ficar no Porto, arranjar um emprego melhor que na área de BI há aos pontapés, e ir morar sozinho ou com amigos. Acima de tudo não deixes as coisas arrastar, que é o que a maior parte da malta faz. Tenho amigos que estão no mesmo emprego há 5 ou 6 anos dizendo que querem mudar há prái 4. E na área de tecnologia e gestão se não mudas não é por falta de oferta de certeza. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 5 Abril 2017 Eu também não mudava para Lisboa. Compartilhar este post Link para o post