Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2018] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Visitante

Que eu saiba o futebol é feito de transições ofensivas e defensivas. Eu tou a perceber o que queres dizer quando dizes que jogas em transições, queres dizer que jogas no contra-ataque. Agora dizer que ao jogar em 4-4-2 so se joga em contra-ataque é mentira. Vai dizer isso ao Sergio conceiçao ou ao Jorge jesus. O 4-4-2 apenas influencia um futebol mais "direto", ou seja um futebol rápido onde se chega mais rápido à área do adversário. Agora a posse de bola deriva de vários fatores. Podes ter posse quando jogas um futebol de menos risco, onde os jogadores trocam a bola ate fazer um passe de desmarcação ou um cruzamento. E depois há a posse de bola que deriva da rápida recuperação de bola quando a equipa a perde. E era aí que eu queria chegar. Ter posse de bola derivada da equipa recuperar o mais rápido possível. Por isso sim é possível ter posse de bola num 4-4-2, so ainda não descobri como fazer isso no jogo.

 

O chamado "ter posse" não é para ser visto como uma causa de algo ou, mais concretamente, como fundamento de uma ideia de jogo, mas sim, como uma consequência dessa mesma ideia de jogo. No caso em concreto, "ter posse" é uma consequência do conceito da ideia de defender com bola, ou seja, acaba por ser uma ideia mais defensiva, do que ofensiva, na medida em que a organização defensiva da equipa é feita através da gestão / controlo do jogo com bola (em oposição à gestão / controlo do jogo através do espaços ou da ausência destes). Basicamente traduz o princípio que o adversário tem muito menos probabilidade de marcar golo, quanto menos tempo tiver a bola. Ora, na prática, isto é mais facilmente alcançado quanto menor for o risco na circulação da bola, o que exige concentração de jogadores em determinadas zonas do campo. Se considerares que o jogo é ganho por quem controla o meio-campo, é fácil de perceber qual a zona onde precisas de ter superioridade numérica. Esta é conseguida tanto pelo esquema táctico, como pelas dinâmicas dos jogadores (que zonas ocupam na prática e não no papel). O 4-4-2 em esquema não te dá a superioridade no meio-campo, se bem que a possa dar em virtude das dinâmicas, mas, de qualquer modo, logo à partida o ganho de um elemento extra no ataque também significa a perda de um elemento no meio-campo... e é suposto que esse elemento faça uma efectiva parceria no ataque.

Por fim, transições não tem nada a ver com contra-ataque: qualquer equipa faz transições, é inevitável ou os jogos acabariam todos a zero. Por outro lado, qualquer equipa também tem posse, é inevitável, ou os jogos também acabariam todos a zero. Resumindo, acho que estás a baralhar conceitos, o que acaba por fazer com que não saibas bem o que pretendes ou, pelo menos, não sabes explicar. :)

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post


Link para o post

O chamado "ter posse" não é para ser visto como uma causa de algo ou, mais concretamente, como fundamento de uma ideia de jogo, mas sim, como uma consequência dessa mesma ideia de jogo. No caso em concreto, "ter posse" é uma consequência do conceito da ideia de defender com bola, ou seja, acaba por ser uma ideia mais defensiva, do que ofensiva, na medida em que a organização defensiva da equipa é feita através da gestão / controlo do jogo com bola (em oposição à gestão / controlo do jogo através do espaços ou da ausência destes). Basicamente traduz o princípio que o adversário tem muito menos probabilidade de marcar golo, quanto menos tempo tiver a bola. Ora, na prática, isto é mais facilmente alcançado quanto menor for o risco na circulação da bola, o que exige concentração de jogadores em determinadas zonas do campo. Se considerares que o jogo é ganho por quem controla o meio-campo, é fácil de perceber qual a zona onde precisas de ter superioridade numérica. Esta é conseguida tanto pelo esquema táctico, como pelas dinâmicas dos jogadores (que zonas ocupam na prática e não no papel). O 4-4-2 em esquema não te dá a superioridade no meio-campo, se bem que a possa dar em virtude das dinâmicas, mas, de qualquer modo, logo à partida o ganho de um elemento extra no ataque também significa a perda de um elemento no meio-campo... e é suposto que esse elemento faça uma efectiva parceria no ataque.

Por fim, transições não tem nada a ver com contra-ataque: qualquer equipa faz transições, é inevitável ou os jogos acabariam todos a zero. Por outro lado, qualquer equipa também tem posse, é inevitável, ou os jogos também acabariam todos a zero. Resumindo, acho que estás a baralhar conceitos, o que acaba por fazer com que não saibas bem o que pretendes ou, pelo menos, não sabes explicar. :)

Obrigado pela explicação Michael. Eu não me expliquei bem, pois as ideias são iguais/parecidas com o que tu falaste. O que eu queria dizer era ter posse mas devido ao facto de a equipa a recuperar mais rápido. O que eu reparo na minha equipa é demora a recuperar a bolo quando a perde. Sendo assim se a equipa recupera-se mais rápido os níveis de posse iam ser mais elevados sem isso afectar o estilo de jogo que um 4-4-2 implica, mesmo só com dois médios. E sim é praticamente impossível ter muita posse de bola num 4-4-2, seja num estilo defensivo com bola ou atacante porque o meio campo so tem dois médios. Mas a posse e bola que pretendo é posse que deriva da recueraçao de bola do adversário.

 

Cumprimentos

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante

Obrigado pela explicação Michael. Eu não me expliquei bem, pois as ideias são iguais/parecidas com o que tu falaste. O que eu queria dizer era ter posse mas devido ao facto de a equipa a recuperar mais rápido. O que eu reparo na minha equipa é demora a recuperar a bolo quando a perde. Sendo assim se a equipa recupera-se mais rápido os níveis de posse iam ser mais elevados sem isso afectar o estilo de jogo que um 4-4-2 implica, mesmo só com dois médios. E sim é praticamente impossível ter muita posse de bola num 4-4-2, seja num estilo defensivo com bola ou atacante porque o meio campo so tem dois médios. Mas a posse e bola que pretendo é posse que deriva da recueraçao de bola do adversário.

 

Cumprimentos

 

Não necessariamente. A equipa pode ser forte a recuperar a bola, mas também pode não ter capacidade ou estar devidamente instruída para a manter :) O que pretendes é que a equipa seja mais "agressiva" na sua transição defensiva (o momento imediato à perda de bola). E tens jogadores com essas características ? Não é só a ideia de jogo, os esquemas, as dinâmicas, é muito ter jogadores para o que se quer.

Compartilhar este post


Link para o post

Não necessariamente. A equipa pode ser forte a recuperar a bola, mas também pode não ter capacidade ou estar devidamente instruída para a manter :) O que pretendes é que a equipa seja mais "agressiva" na sua transição defensiva (o momento imediato à perda de bola). E tens jogadores com essas características ? Não é só a ideia de jogo, os esquemas, as dinâmicas, é muito ter jogadores para o que se quer.

Exatamente, isto não é só por 11 lá pra dentro e tá andar de mota :biggrin:

Editado por bluebird

Compartilhar este post


Link para o post

Não necessariamente. A equipa pode ser forte a recuperar a bola, mas também pode não ter capacidade ou estar devidamente instruída para a manter :) O que pretendes é que a equipa seja mais "agressiva" na sua transição defensiva (o momento imediato à perda de bola). E tens jogadores com essas características ? Não é só a ideia de jogo, os esquemas, as dinâmicas, é muito ter jogadores para o que se quer.

Ok já percebi. :D

Os jogadores que tenho são basicamente os mesmos pois não contratei ninguém, apenas utilizo também alguns da equipa B, isto no FCP

Compartilhar este post


Link para o post

uma perguntinha rapida, nas instruçoes a equipa, +/- largura representa o espaço entre sectores/jogadores?

Compartilhar este post


Link para o post

uma perguntinha rapida, nas instruçoes a equipa, +/- largura representa o espaço entre sectores/jogadores?

 

Exacto, o espaço (no sentido transversal) entre os jogadores.

Ou seja, pensando por exemplo numa linha de meio campo com 4 jogadores, quanto maior a largura, maior será o espaço entre esses 4 jogadores.

Esta instrução da largura, apenas afecta os jogadores e a equipa quando tiveres bola. Quando estás a defender ter mais ou menos largura não afecta directamente o espaço entre os jogadores.

Compartilhar este post


Link para o post

Exacto, o espaço (no sentido transversal) entre os jogadores.

Ou seja, pensando por exemplo numa linha de meio campo com 4 jogadores, quanto maior a largura, maior será o espaço entre esses 4 jogadores.

Esta instrução da largura, apenas afecta os jogadores e a equipa quando tiveres bola. Quando estás a defender ter mais ou menos largura não afecta directamente o espaço entre os jogadores.

 

ou seja, quando eu perco a bola, nao interessa para nada essa instruçao? se eu quiser 2 linhas juntinhas a defender atras da bola, nao é possivel?

 

eu tenho marcação apertada + evitar carrinhos + pressionar mais

 

ou seja, eu quero que haja essa pressao imediata mas que eles nao entrem a queima. quero que haja erro ou um desarme bem pensado do meu jogador.

 

para ocorrer a primeira hipotese das 2 linhas, ha alguma instruçao que eu esteja a dar e que seja conflituosa?

Compartilhar este post


Link para o post

ou seja, quando eu perco a bola, nao interessa para nada essa instruçao? se eu quiser 2 linhas juntinhas a defender atras da bola, nao é possivel?

 

eu tenho marcação apertada + evitar carrinhos + pressionar mais

 

ou seja, eu quero que haja essa pressao imediata mas que eles nao entrem a queima. quero que haja erro ou um desarme bem pensado do meu jogador.

 

para ocorrer a primeira hipotese das 2 linhas, ha alguma instruçao que eu esteja a dar e que seja conflituosa?

muito fluído - setores muito juntos

altamente estruturado - setores muito afastados

se quiseres duas linhas "juntas" opta por mais "fluidez"

Compartilhar este post


Link para o post

ou seja, quando eu perco a bola, nao interessa para nada essa instruçao? se eu quiser 2 linhas juntinhas a defender atras da bola, nao é possivel?

 

eu tenho marcação apertada + evitar carrinhos + pressionar mais

 

ou seja, eu quero que haja essa pressao imediata mas que eles nao entrem a queima. quero que haja erro ou um desarme bem pensado do meu jogador.

 

para ocorrer a primeira hipotese das 2 linhas, ha alguma instruçao que eu esteja a dar e que seja conflituosa?

 

Quando perdes a bola a única influencia que tem é que como tens os jogadores mais afastados, eles vão demorar mais tempo a reposicionarem-se, mas é uma diferença mínima e que acaba por não terem grande impacto.

Sobre a questão das duas linhas juntas, então isso não tem nada a ver com a largura, mas sim com a formação: Quanto mais fluido mais juntos vão ficar os jogadores no sentido do comprimento, quando mais rígida a formação mais afastados vão ficar.

 

Sobre as instruções que tens de "marcação apertada + evitar carrinhos + pressionar mais", se objetivo é teres duas linhas atrás da bola, então não entendo.

Ao usares marcação apertada e pressiona mais, os teus jogadores vão sair mais da posição quando estão a defender, e isso parece-me que é o contrário do que tu queres.

Se imaginares que o pressionar mais (ou menos) funciona como um raio de ação do teu jogador, quanto mais disseres para ele pressionar maior será esse raio de ação, logo vai sair mais da posição.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante

uma perguntinha rapida, nas instruçoes a equipa, +/- largura representa o espaço entre sectores/jogadores?

 

O espaço entre sectores é determinado pela "team shape" / formação de equipa, a distância entre os sectores defensivo, intermédio e ofensivo, diminui ou aumenta consoante a estrutura mais fluída (baixa ligeiramente a mentalidade dos jogadores ofensivos) / sobe a dos jogadores defensivos) ou mais rígida (sobe ligeiramente a mentalidade dos jogadores ofensivos / baixa a dos jogadores defensivos). A largura nas instruções à equipa tem impacto apenas na forma como os jogadores se posicionam no ataque, não afecta o posicionamento defensivo.

Compartilhar este post


Link para o post

Boa noite pessoal,

 

Actualmente ando em fase de testes na Beta e construí dois sistemas taticos, que apesar de darem alguns resultados fico com a sensação que podem melhorar, pelo que gostario de vos pedir opiniões/dicas:

 

 

Aguardo os vossos comentários e desculpem desde ja o post algo longo mas queria transmitir todo o conteúdo das taticas para vossa melhor compreensão e agradeço desde já a quem pode ajudar :compinchas:

 

A pedido do Lavrador, cá vai a minha opinião.

 

Começando pelo 4231, que é a táctica para os jogos mais complicados:

O 4231 é uma escolha pouco convencional para um sistema que se quer mais cauteloso, porque logo à partida tu tens 5 ou 6 jogadores (no teu caso tens 5) posicionados do meio campo para a frente, ou seja é uma táctica muito ofensiva por natureza. Isto não quer dizer que não seja possível fazer um sistema mais cauteloso/defensivo com ela, mas é mais complicado.

Passando este ponto à frente, penso que tens algumas incongruências no teu sistema. Eu ainda não joguei FM18 (mantenho-me pelo 17), mas pelo que tenho visto não existem mudanças muito grandes ao nível do motor de jogo, ou seja a bola continua a ser redonda, continuam a ser 11 contra 11, e as tácticas lógicas continuam a funcionar :)

 

Parece-me que tens um ataque muito unidimensional, onde praticamente a única ameaça é o avançado. Tens 2 extremos a apoiar, que vão essencialmente servir o avançado e chegar à área muito tarde, e dois criadores de jogo, ambos a apoiar, sendo que ambos vão igualmente criar para o avançado (mais o CJA do que o CJ). Conclusão, em termos de ataque parece tudo muito dependente do mesmo jogador.

Depois tens a opção de procurar sobreposições entre os laterais e os extremos, mas, tens os extremos com instrução para chegar mais à frente. Penso que não vais conseguir ver esse movimento de sobreposição muitas vezes.

A opção de driblar menos, também parece um pouco "estranha" para quem joga com extremos.

Por fim, qual a ideia de reduzires a largura? Defensivamente nada ganhas com isso, e em termos de ataque tens os laterais e extremos com instrução para jogar colados à linha, mas depois ao reduzires a largura vais aumentar o espaço livre entre esses jogadores das laterais e os jogadores do miolo (os dois CJ e o MD). Como tens estes 3 jogadores em linhas diferentes no meio campo, penso que, mesmo reduzindo a largura vais ter os jogadores muito afastados no ataque, o que pode levar a perdas de bola com facilidade.

Em termos de defesa, não desgosto do sistema. A dupla MD/CJ funciona bem, mesmo estando em linhas diferentes.

No entanto, acho que o sistema podia ganhar qualquer coisa se recuasses ambos os extremos para a linha do meio campo, e o CJ para a linha do MD, ou seja:

PL

CJA

Ex_________________Ex

CJ______MD

DL____DC____DC____DL

Retirava a instrução dos extremos de chegar mais à frente, para permitir melhor as sobreposições que pretendes com os laterais.

Pensava igualmente em rever a função do avançado. Talvez um Avançado Recuado (ataque), ou um Avançado Completo (apoiar).

 

Sobre o 4222

Antes de dizer mais qualquer coisa, explica-me estas opções:

- Porque pedes à equipar para ser mais disciplinada?

- Porque pedes aos laterais para não subirem?

- Quem faz a ligação defesa/meio-campo e meio-campo/ataque?

- Porque dizes à equipa para evitar carrinhos, mas depois tens toda a equipa com desarme mais agressivo?

- o Avançado Recuado (que tens a instrução de segurar a bola), segura para quem?

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post


Link para o post

alguém aqui ja tentou praticar um futebol mais pausado com passes curtos com linhas bem abertas com troca de bola e controle do jogo, como se vê as grandes equipas fazer? é esse o futebol que quero praticar no entanto noto que jogando pausadamente roubam-me facilmente a bola senão tiver intensidade lol talvez apostando numa estratégia de mais risco de esse equilíbrio entre o risco e o ritmo? o que acham? ou terá mais a ver com a mobilidade dos jogadores em campo?

Compartilhar este post


Link para o post

alguém aqui ja tentou praticar um futebol mais pausado com passes curtos com linhas bem abertas com troca de bola e controle do jogo, como se vê as grandes equipas fazer? é esse o futebol que quero praticar no entanto noto que jogando pausadamente roubam-me facilmente a bola senão tiver intensidade lol talvez apostando numa estratégia de mais risco de esse equilíbrio entre o risco e o ritmo? o que acham? ou terá mais a ver com a mobilidade dos jogadores em campo?

Eu ando a trabalhar a minha tactica, que é um 4-4-2 nesse sentido. Fiz apenas um jogo ainda mas gostei do que vi. Precisa de apenas uns ajustes para ver se consigo ter mais bola apesar de ser um 4-4-2. Basicamente utilizo a mentalidade em sobcarregar e ritmo o mais baixo possível.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu ando a trabalhar a minha tactica, que é um 4-4-2 nesse sentido. Fiz apenas um jogo ainda mas gostei do que vi. Precisa de apenas uns ajustes para ver se consigo ter mais bola apesar de ser um 4-4-2. Basicamente utilizo a mentalidade em sobcarregar e ritmo o mais baixo possível.

 

eu estou a testar a estratégia ataque com ritmo baixo , não muito baixo, apenas baixo e com muita criatividade

Compartilhar este post


Link para o post

eu estou a testar a estratégia ataque com ritmo baixo , não muito baixo, apenas baixo e com muita criatividade

Mas experimenta em sobcarregar e ritmo mais baixo, num 4-2-3-1 deve resultar melhor que num 4-4-2

Compartilhar este post


Link para o post

Mas experimenta em sobcarregar e ritmo mais baixo, num 4-2-3-1 deve resultar melhor que num 4-4-2

obrigado mas essa estratégia implica um risco exagerado, ja encontrei mais ou menos o equilíbrio que pretendia eheh vamos ver como corre

Compartilhar este post


Link para o post

obrigado mas essa estratégia implica um risco exagerado, ja encontrei mais ou menos o equilíbrio que pretendia eheh vamos ver como corre

Depois mostra como correu, e se quiseres mostra como encontras te esse equilíbrio.

Compartilhar este post


Link para o post

Depois mostra como correu, e se quiseres mostra como encontras te esse equilíbrio.

então como tinha dito, estratégia de risco medio alto, com ritmo baixo e muita criatividade

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante

alguém aqui ja tentou praticar um futebol mais pausado com passes curtos com linhas bem abertas com troca de bola e controle do jogo, como se vê as grandes equipas fazer? é esse o futebol que quero praticar no entanto noto que jogando pausadamente roubam-me facilmente a bola senão tiver intensidade lol talvez apostando numa estratégia de mais risco de esse equilíbrio entre o risco e o ritmo? o que acham? ou terá mais a ver com a mobilidade dos jogadores em campo?

 

Roubam-te facilmente a bola porque 1) os jogadores são bons nessa vertente e 2) possivelmente estás a dizer aos jogadores para reterem mais a bola no pé / demorarem mais tempo a fazer um passe (sendo que se demorarem muito e na falta de linhas de passe, o adversário não tem que ser tão bom quanto isso no desarme). Passes curtos, linhas bem abertas... se os jogadores estão mais distantes, reduzes a distância do passe ? (deduzindo que por linhas abertas referes-te a largura). Até pode funcionar mas, como dizes e bem, é preciso mais mobilidade e muitos apoios de forma a haver sempre mais do que uma linha de passe disponível.É lembrar o que fazia o Barcelona: triângulos constantes para que quem conduzia a bola ter duas linhas de passe; se o adversário conseguia de alguma forma posicionar dois jogadores no triângulo, interrompia-se a progressão e recomeçava-se. Fundamental também criar sempre situações de 2 para 1 (tabelinhas).

Compartilhar este post


Link para o post

Roubam-te facilmente a bola porque 1) os jogadores são bons nessa vertente e 2) possivelmente estás a dizer aos jogadores para reterem mais a bola no pé / demorarem mais tempo a fazer um passe (sendo que se demorarem muito e na falta de linhas de passe, o adversário não tem que ser tão bom quanto isso no desarme). Passes curtos, linhas bem abertas... se os jogadores estão mais distantes, reduzes a distância do passe ? (deduzindo que por linhas abertas referes-te a largura). Até pode funcionar mas, como dizes e bem, é preciso mais mobilidade e muitos apoios de forma a haver sempre mais do que uma linha de passe disponível.É lembrar o que fazia o Barcelona: triângulos constantes para que quem conduzia a bola ter duas linhas de passe; se o adversário conseguia de alguma forma posicionar dois jogadores no triângulo, interrompia-se a progressão e recomeçava-se. Fundamental também criar sempre situações de 2 para 1 (tabelinhas).

ja consegui criar linhas de passe, tive que recorrer a mobilidade e as funções para criar dinâmicas, agora ja ocupo bem os espaços, e a criatividade também me veio ajudar no que toca a troca de bola, trocam a bola, mas ja não a seguram tanto mesmo tendo um ritmo lento, ate ver estou a gostar , era mais ou menos isto que pretendia, sendo que ainda gostava que trocassem um pouco mais a bola na defesa, antes de sair para o ataque

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante

ja consegui criar linhas de passe, tive que recorrer a mobilidade e as funções para criar dinâmicas, agora ja ocupo bem os espaços, e a criatividade também me veio ajudar no que toca a troca de bola, trocam a bola, mas ja não a seguram tanto mesmo tendo um ritmo lento, ate ver estou a gostar , era mais ou menos isto que pretendia, sendo que ainda gostava que trocassem um pouco mais a bola na defesa, antes de sair para o ataque

 

Também passa pelas funções que estás a atribuir aos jogadores: umas fomentam um jogo mais vertical; outras mais lateralizado. A Mentalidade terá que ser reduzida para que os jogadores entendam que só numa situação mais segura devem procurar "romper" a defesa adversária.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...