Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2018] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Não sei, não faço ideia do que estás a fazer confuso.gif

No meu caso, até já tenho o fm18 fechado até sair alguma artilharia pesada, tipo bolas, relvados, etc. A questão passa por ter uma linha de pressão muito adiantada no terreno, usando organizadores, mas também instruções para incentivar o aproveitamento dos espaços (por exemplo, passe para o espaço vazio). O problema é que depois o cobertor é curto, se o adversário consegue sair desse colete de forças, a equipa fica exposta. Algo eventualmente a estudar se voltar ao fm18.

Ahn... Eu sei que convem recuperares logo a bola para ter a bola durante mais tempo (lógica da batata), mas eu prefiro jogar com a defesa não tão alta para dar espaço ao meio campo para jogarem, se não sinto que o meio campo praticamente não existe/não tem espaço para jogar

Compartilhar este post

Link para o post

Não é estar a duvidar do que dizes, mas a experiência acumulada implica que faça este tipo de perguntas:

- Há screenshots que sustentem essa afirmação de 3/4 dos remates serem de longe ?

- Conheces alguma equipa que utilize o fora-de-jogo correctamente em todas as situações ?

quanto à primeira questão, já aqui escrevi por várias vezes que a percentagem de posse de bola muito alta é uma consequência dos princípios de jogo da equipa, nunca é a sua base. Ou, se for, a posse de bola é passiva, uma ferramenta para perder tempo.

Quanto às screenshots não tirei mas poderia as tirar e em relação apenas estava a falar porque devido a ter a linha defensiva muito alta reparava que as equipas adversárias bombeavam imensas bolas para as costas da minha defesa e apenas tinhas 1/2 foras de jogo por jogo, mas nem estava assim tão preocupado com essa fase do jogo.

Quanto à segunda de parte do teu post, a minha ideia foi exatamente essa, vi que muita mais qualidade nos meus jogadores ofensivos do que nos meus jogadores defensivos então tentei criar um sistema que utilizasse a posse de bola como sistema defensivo, ou seja, se a equipa adversária tem menos a bola, menos oportunidades tem de marcar golo, pelo menos na teoria.

Entretanto mudei de o 4x2x3x1 que estava a utilizar e passei para o 4x3x3 e dei uns retoques nas funções e estou a ver algumas melhorias, a ver se continuam!

Editado por Viking41

Compartilhar este post

Link para o post

Malta da posse de bola, uma dúvida:

Se eu tiver dois AI's(ap) com o movimento preferido de jogar curto e simples eles não vão arriscar mt. No entanto se eu selecionar a opção de mais passes de risco, esses jogadores vão faze-lo apenas quando há essa oportunidade para desbloquear a defesa contrária ou vão faze-lo de forma insistente?

Compartilhar este post

Link para o post

Malta da posse de bola, uma dúvida:

Se eu tiver dois AI's(ap) com o movimento preferido de jogar curto e simples eles não vão arriscar mt. No entanto se eu selecionar a opção de mais passes de risco, esses jogadores vão faze-lo apenas quando há essa oportunidade para desbloquear a defesa contrária ou vão faze-lo de forma insistente?

Isso deve ter a ver com a familiaridade com a tactica e com os atributos do jogador

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho tentado ler e interpretar estas ideias táticas, mas por vezes confundo-me mais do que aquilo que me "infundo"!

Eu queria implementar um estilo rápido, que se baseie em transições ofensivas rápidas, sem dar grande valor à posse.

Pontos básicos:

Mentalidade: Normal/Controlar ?

Fluidez ?

Ritmo Alto ?

Largura ?

Defesa Normal ?

Passar para o espaço ?

Passe mais direto ?

Driblar menos ?

Aposto na criatividade?

Será isto? Corrijam-me por favor...

Compartilhar este post

Link para o post

Mentalidade: Risco que tu queres que a tua equipa corra (quanto mais alto, maior o risco)

Fluidez: Mais estruturado faz com que os jogadores aproveitem melhor os espaços. Mais fluido faz com que eles se juntem mais.

Ritmo Alto: Muito risco e ritmo alto vai fazer com que percas a bola desnecessáriamente

Largura: Tens jogadores com bom drible e passe no meio? Se não, vai ter dificuldade em ligar um corredor ao outro

Defesa: Depende. Queres que o teu meio campo tenha mais espaço para jogar? Quanto mais baixa a defesa, mais espaço eles têm para jogar. Se tens a defesa muito baixa, vais ter muito espaço para jogar, mas pouco apoio da defesa. Quanto mais alta, maior a probabilidade de levares com bolas nas costas(se tiveres defesas rápidos a história PODE ser diferente)

Passar para o espaço: O passar para o espaço acho que significa por a bola à frente dos pés e não para os pés. Se tiveres jogadores com bom primeiro toque, bom posicionamente, etc...<

Passe mais direto: Depende

Driblar menos: Depende. Se poes driblar menos e a tua equipa não tiver apoio, os jogadores vão chutar ou mandar a bola para o alho

Aposto na criatividade: Depende

Editado por StefanoPT

Compartilhar este post

Link para o post

Pontos básicos:<br style="font-family: verdana, tahoma, arial, sans-serif; background-color: rgb(250, 251, 252);">Mentalidade: Risco que tu queres que a tua equipa corra (quanto mais alto, maior o risco)

Fluidez: Mais estruturado faz com que os jogadores aproveitem melhor os espaços. Mais fluido faz com que eles se juntem mais.<br style="font-family: verdana, tahoma, arial, sans-serif; background-color: rgb(250, 251, 252);">Ritmo Alto: Muito risco e ritmo alto vai fazer com que percas a bola desnecessáriamente<br style="font-family: verdana, tahoma, arial, sans-serif; background-color: rgb(250, 251, 252);">Largura: Tens jogadores com bom drible e passe no meio? Se não, vai ter dificuldade em ligar um corredor ao outro<br style="font-family: verdana, tahoma, arial, sans-serif; background-color: rgb(250, 251, 252);">Defesa: Depende. Queres que o teu meio campo tenha mais espaço para jogar? Quanto mais baixa a defesa, mais espaço eles têm para jogar. Se tens a defesa muito baixa, vais ter muito espaço para jogar, mas pouco apoio da defesa. Quanto mais alta, maior a probabilidade de levares com bolas nas costas(se tiveres defesas rápidos a história PODE ser diferente)<br style="font-family: verdana, tahoma, arial, sans-serif; background-color: rgb(250, 251, 252);">Passar para o espaço: O passar para o espaço acho que significa por a bola à frente dos pés e não para os pés. Se tiveres jogadores com bom primeiro toque, bom posicionamente, etc...<br style="font-family: verdana, tahoma, arial, sans-serif; background-color: rgb(250, 251, 252);">Passe mais direto: Depende<br style="font-family: verdana, tahoma, arial, sans-serif; background-color: rgb(250, 251, 252);">Driblar menos: Depende. Se poes driblar menos e a tua equipa não tiver apoio, os jogadores vão chutar ou mandar a bola para o alho<br style="font-family: verdana, tahoma, arial, sans-serif; background-color: rgb(250, 251, 252);">Aposto na criatividade: Depende

Obrigado. Deu para perceber qualquer coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho tentado ler e interpretar estas ideias táticas, mas por vezes confundo-me mais do que aquilo que me "infundo"!

Eu queria implementar um estilo rápido, que se baseie em transições ofensivas rápidas, sem dar grande valor à posse.

Pontos básicos:

Mentalidade: Normal/Controlar: Se queres transições rápidas utilizaria Ataque ou Contra-ataque

Fluidez: Depende do que tu queres para a equipa, queres que os avançados apoiem na defesa e que os laterais se envolvam no ataque?

Ritmo Alto: Trocam a bola de forma mais rápida, penso que é a melhor opção

Largura: Aqui depende dos jogadores que tu tens na equipa e o sistema em que vais jogar.

Defesa Normal: Que preferes, uma defesa mais profunda, o que aumenta o espaço para o meio campo, ou uma defesa o mais alto possível?

Passar para o espaço: Queres que os jogadores procurem passes para espaços vazios em vez de direccionarem os passes para os pés dos teus jogadores?

Passe mais direto: Se queres chegar rápido ao ataque sem grande construção de jogo, é a melhor opção.

Driblar menos: Os jogadores vão tentar enfrentar os defesas menos vezes, mas se tiverem a ser pressionados, a probabilidade de não arriscarem o drible e procurarem o alívio, é também maior.

Aposto na criatividade: Tens jogadores criativos?

Será isto? Corrijam-me por favor...

Compartilhar este post

Link para o post

Mentalidade: Risco que tu queres que a tua equipa corra (quanto mais alto, maior o risco)

Fluidez: Mais estruturado faz com que os jogadores aproveitem melhor os espaços. Mais fluido faz com que eles se juntem mais.

Ritmo Alto: Muito risco e ritmo alto vai fazer com que percas a bola desnecessáriamente

Largura: Tens jogadores com bom drible e passe no meio? Se não, vai ter dificuldade em ligar um corredor ao outro

Defesa: Depende. Queres que o teu meio campo tenha mais espaço para jogar? Quanto mais baixa a defesa, mais espaço eles têm para jogar. Se tens a defesa muito baixa, vais ter muito espaço para jogar, mas pouco apoio da defesa. Quanto mais alta, maior a probabilidade de levares com bolas nas costas(se tiveres defesas rápidos a história PODE ser diferente)

Passar para o espaço: O passar para o espaço acho que significa por a bola à frente dos pés e não para os pés. Se tiveres jogadores com bom primeiro toque, bom posicionamente, etc...<

Passe mais direto: Depende

Driblar menos: Depende. Se poes driblar menos e a tua equipa não tiver apoio, os jogadores vão chutar ou mandar a bola para o alho

Aposto na criatividade: Depende

Stefano PT concordo praticamente tudo! Mas como o Michael já escreveu por aqui tudo depende do que tu queres! tu com uma equipa de posse podes ter transições rápidas...alias podes ter smp transições rápidas, basta olhar atualmente para o City!

No FM dizer que deves fazer isto ou aquilo, depende do que cada um quer! Por exemplo a fluidez pra mim que gosto de um futebol ofensivo é essencial...pq no momento da perca da bola como tens a equipa balanceada no ataque vais ter a equipa mais junta! Agora se me falam numa equipa, tipo pequena em Portugal, que jogue essencialmente em contra ataque e refiro contra ataque, pq jogar em contra ataque pra mim não é mm que ter transições rápidas, a equipa joga recuada e espera o erro do adversário para por bolas nas costas....talvez o estruturado seja o mais indicado....mas la esta, depende! E a todas estas questões a melhor resposta é o depende

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, realmente devia ter respondido depende a tudo, mas ai sentir-me-ia na obrigação de me explicar ehehehe.

Epah, no FM tens sempre formas de partir o ME todo..

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Bom dia pessoal

precisava de uma sugestão vossa numa tatica que estou a construir no benfica, estou utilizando esta tactica ha dois jogos ja estou em outubro e tenho 8 jogos e tenho 7 vitorias e tenho um empate com o belenenses , mas a equipa nao esta jogando com muitas oportunidades de golos, mesmo ganhando os dois jogos que ganhei 3x0 ao tondela e 1-0 ao Rio Ave.

Estou tentando fazer com que a equipa jogue com mais posse e que eu consiga ter mais chanches de golos

Sugestões?

Aqui vai:

Reparaste que toda a equipa converge para o centro ? Laterais a ocupar o espaço do meio-campo, extremos a fazer diagonais para o centro, largura de ataque mais reduzida.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

sim, tenho reparado nisso, entao ponho os laterais a jogar mais no meio campo tais como alas?

Se tiverem a mesma função é irrelevante a posição deles, porque o comportamento vai ser o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

E continuo achar o grafismo / movimento dos jogadores uma bodeguice, ao nível de um fm12... jogadores sem reacção no campo, bolas a bater em jogadores parados, tipo cones... miserável

Compartilhar este post

Link para o post

E continuo achar o grafismo / movimento dos jogadores uma bodeguice, ao nível de um fm12... jogadores sem reacção no campo, bolas a bater em jogadores parados, tipo cones... miserável

Também já tinha reparado nisso, parece que andam a dormir em campo, até pensava que era da tactica, da mentalidade, ou ate da qualidade dos jogadores, mas acontece o mesmo com qualquer equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

:facepalm: :facepalm: :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso é que o jogo devia ser jogado em 2D. Seria como ler um livro e imaginar que tipo de trombose deu ao jogador para deixar passar uma bola

Compartilhar este post

Link para o post

é curioso que eu não acho nada disso, alias tenho estado ate a jogar em 3D camera realizador mesmo por achar que em termos de 3D melhorou muito e esta muito fixe, mas pronto se calhar sou so eu lol ate passes de trivela e letra e pontapés de bicicleta ja vi eheh, não me parece mesmo nada que os jogadores pareçam cones, acho que em termos de dinâmica nunca esteve tao fixe o jogo, mas enfim são opiniões, este também não é o tópico para se discutir isso, aqui discute-se sistemas táticos e estratégias

Compartilhar este post

Link para o post

Haja alguém que também vê isto ahah os efeitos e animações gráficas estão miseráveis para o ano de 2018...parecem bonecos com pés de chumbo e de rabo grande, todos correm da mesma forma.

Capone, quanto aos passes de letra, bicicletas e etc...isso até no FIFA 98 existia :)

Compartilhar este post

Link para o post

Haja alguém que também vê isto ahah os efeitos e animações gráficas estão miseráveis para o ano de 2018...parecem bonecos com pés de chumbo e de rabo grande, todos correm da mesma forma.

Capone, quanto aos passes de letra, bicicletas e etc...isso até no FIFA 98 existia :)

off topic

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Joguem em analista de dados. Estão suficientemente afastados do campo para alguns dos movimentos pouco naturais passarem mais despercebidos, e dá um feeling semelhante ao 2D ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Joguem em analista de dados. Estão suficientemente afastados do campo para alguns dos movimentos pouco naturais passarem mais despercebidos, e dá um feeling semelhante ao 2D ;)

Off topic, isso ja foi mencionado no tópico das reações assim que saiu a versão beta, no entanto obrigado á mesma pela partilha, mas não é aqui o local certo , este tópico serve apenas para se falar de táticas.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Off topic, isso ja foi mencionado no tópico das reações assim que saiu a versão beta, no entanto obrigado á mesma pela partilha, mas não é aqui o local certo , este tópico serve apenas para se falar de táticas.

E isto está relacionado com o tópico. Estou a dar a dica para tornar a análise do jogo mais facilitada a partir de movimentos mais fluidos dos jogadores. Nem tudo o que é táctica se resume a instruções ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente jogo em 4231 com defesa subida, pressing alto, toque curto, muito envolvimento ofensivo entre os laterais e extremos, etc.

Agora estou na sexta divisão da Inglaterra e estava com muita dificuldade em ter sucesso com a táctica. Jogadores fracos tecnicamente e burros faziam com que criasse pouco jogo. Centrais lentos e fracos no posicionamento eram um terror contra o futebol directo muito praticado nesta divisão.

E como se costuma dizer, se não os podes vencer... junta-te a eles :biggrin:

Criei um novo esquema:

jeyo22F.png

Conceitos primários:

- Bloco baixo, menor pressão, para não criar espaço nas costas da defesa;

- Futebol mais directo, sem privilegiar a posse, e ritmo muito alto para "obrigar" os jogadores a tentar explorar o espaço nas costas da defesa adversária;

- Sair a jogar a partir de trás para não haver bombo sem sentido;

- Mentalidade de "Controlar" é um pouco contra-natura com o futebol directo mas é numa tentativa de não dar tanto jogo ao adversário.

- Apostar também nos cruzamentos para aproveitar os 2 avançados e porque há muitos golos de cruzamento no FM;

A nível de tarefas de jogadores:

- Laterais a atacar para dar profundidade e largura à equipa;

- 2 médios "exteriores" como box-to-box;

- E, se calhar menos comum, os 2 avançados a marcar os laterais adversários.

O meu objectivo com isto, é colocar a equipa a defender desta forma:

nBto3Ua.png

O 9 e o 10 são os avançados.

Se não tivessem marcação específica aos laterais estariam ao pé dos centrais que raramente criam jogo, os laterais teriam mais espaço, os meus médios teriam de abrir mais e criaria mais espaço na linha e entre linhas.

Ao defender mais atrás protejo-me do futebol directo, ao defender com os avançados dou menos espaço e linhas de passe ao futebol de posse.

A nível de ataque, quando a equipa consegue apanha um bloco mais baixo, tenta jogar rápido, com muitos homens no meio, laterais a aparecer em zonas muito avançadas e 2 avançados prontos a finalizar:

giphy.gif

Quando a equipa apanha espaço nas costas da defesa, lança um dos avançados, quer para o isolar ou para poder assistir o outro:

giphy.gif

Não é o tipo de jogo que normalmente se aprecio mas para já tem corrido bem. Concedo menos oportunidades e crio mais. É difícil consolidar as ideias da equipa porque vão entrando muitos jogadores à medida que vão aparecendo oportunidades mas a equipa tem respondido muito bem.

Tenho tido mais dificuldades é nas bolas paradas ofensivas. Quais são as vossas instruções?

Editado por Tommy

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente jogo em 4231 com defesa subida, pressing alto, toque curto, muito envolvimento ofensivo entre os laterais e extremos, etc.

Agora estou na sexta divisão da Inglaterra e estava com muita dificuldade em ter sucesso com a táctica. Jogadores fracos tecnicamente e burros faziam com que criasse pouco jogo. Centrais lentos e fracos no posicionamento eram um terror contra o futebol directo muito praticado nesta divisão.

E como se costuma dizer, se não os podes vencer... junta-te a eles :biggrin:

Criei um novo esquema:

jeyo22F.png

Conceitos primários:

- Bloco baixo, menor pressão, para não criar espaço nas costas da defesa;

- Futebol mais directo, sem privilegiar a posse, e ritmo muito alto para "obrigar" os jogadores a tentar explorar o espaço nas costas da defesa adversária;

- Sair a jogar a partir de trás para não haver bombo sem sentido;

- Mentalidade de "Controlar" é um pouco contra-natura com o futebol directo mas é numa tentativa de não dar tanto jogo ao adversário.

- Apostar também nos cruzamentos para aproveitar os 2 avançados e porque há muitos golos de cruzamento no FM;

A nível de tarefas de jogadores:

- Laterais a atacar para dar profundidade e largura à equipa;

- 2 médios "exteriores" como box-to-box;

- E, se calhar menos comum, os 2 avançados a marcar os laterais adversários.

O meu objectivo com isto, é colocar a equipa a defender desta forma:

nBto3Ua.png

O 9 e o 10 são os avançados.

Se não tivessem marcação específica aos laterais estariam ao pé dos centrais que raramente criam jogo, os laterais teriam mais espaço, os meus médios teriam de abrir mais e criaria mais espaço na linha e entre linhas.

Ao defender mais atrás protejo-me do futebol directo, ao defender com os avançados dou menos espaço e linhas de passe ao futebol de posse.

A nível de ataque, quando a equipa consegue apanha um bloco mais baixo, tenta jogar rápido, com muitos homens no meio, laterais a aparecer em zonas muito avançadas e 2 avançados prontos a finalizar:

giphy.gif

Quando a equipa apanha espaço nas costas da defesa, lança um dos avançados, quer para o isolar ou para poder assistir o outro:

giphy.gif

Não é o tipo de jogo que normalmente se aprecio mas para já tem corrido bem. Concedo menos oportunidades e crio mais. É difícil consolidar as ideias da equipa porque vão entrando muitos jogadores à medida que vão aparecendo oportunidades mas a equipa tem respondido muito bem.

Tenho tido mais dificuldades é nas bolas paradas ofensivas. Quais são as vossas instruções?

não se trata de apreciares ou deixares de apreciar, é o tipo de jogo mais adequado as caraterísticas dos jogadores que tens e da divisão onde te encontras, o FM nesse aspeto esta cada vez mais real, para a coisa resultar bem tem que se adequar o modelo de jogo as caraterísticas dos jogadores que temos, ou arranjar jogadores que encaixem no modelo que pretendemos usar

Compartilhar este post

Link para o post

437e1e8892ccbf6e5a897298dbe7b50e.png

Estou a testar um desenho táctico assim do género, na movimentação ofensiva criar um losango, os 2 CAR a dar algum equilibrio na alas na parte defensiva.

Editado por BrunoCardoso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...