Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2018] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Quais as diferenças maiores que notam entre um médio centro - atacar e um construtor de jogo avançado também a atacar. Isto num 4-1-4-1

Na minha opinião, um medio centro - atacar é mais vertical, não se preocupa tanto em dar linhas de passe seguras e ataca o espaço de finalização. Faz movimentos mais rectilíneos.

Já o CA Atacar na primeira fase de construção de jogo não sobe logo, e procura sempre espaços mais centrais, ou seja, num 4141 ele s estiver a medio centro esquerdo, e se a bola estiver no lateral direito, vai para o centro do terreno dar uma linha de passe, buscar jogo. Às vezes vai para cima do outro medio centro (não acho tanta piada). no último terço aí ele já entra na área ou pelo menos fica nas imediações. Resumindo, anda mais livre e aos sss a procura de jogo para ele...

Compartilhar este post

Link para o post

Ola pessoal. Livres laterais defensivos: como marcar o jogador adversario que fica no limite da area, ou pelos menos impedir que a bola vá pra ele? Mesmo que esse gajo nao remate, os meus jogadores a sairem na pressao abrem espaços na area.

Outra cena: jogando num 4 4 2 com extremo do lado direito e organizador aberto do lado esquerdo (lateral a subir), O meu construtor avançado (apoiar) é o médio centro direito, e na construção flecte sempre para o meio, Às vezes para muito junto do medio centro esquerdo (M C defender) e abrindo um fosso do caraças entre ele e o extremo direito que entretanto já foi À vida dele (lateral a apoiar). O que noto é uma quebra tremenda na qualidade da posse de bola se mudar de CAV para MCapoiar ou MAA. A equipa fica sem referencias de construção no centro.

Não quero muita posse de bola nesta tática, mas Às vezes a minha equipa despacha-a mesmo para a frente sem nexo, mesmo com manter posse, contra-atacar, fluida, etc.Como melhorar isto num meio campo a 2 (no meio)?

Defensivamente, noto que os médios centro vão os dois ao homem da bola, abrindo um buraco. Se os instruir para pressionar menos, não vão ficar muito passivos???

Alguém ajuda?

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas afecta o posicionamento da equipa - mais ou menos compacta - e a liberdade criativa dos jogadores (que também não tem nada a ver com criatividade).

Como jogo sempre da mesma maneira, não sei o comportamento dessas novas funções que tens no meio-campo mas, se não estou em erro, são médios muito móveis, logo, é possível que tenhas problemas no meio-campo.

As instruções individuais que referia era dos jogadores, detalhe importante que me esqueci de referir eheh

O Mezzala é muito móvel mas o carrilero tem como função tapar os buracos laterais, como quero colocar o ala do lado dele a atacar parece me uma boa opção. Senão vou colocar um MRB a defender. Como médio defensivo tenho um CJR que já não é tão móvel e compensa a mobilidade dos outros dois.

Acho que pode ser interessante, mas verdade que ainda não testei nada. O meio será com o Seri o Nabil Keita e o Coutinho, o que deve ajudar também.

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas afecta o posicionamento da equipa - mais ou menos compacta - e a liberdade criativa dos jogadores (que também não tem nada a ver com criatividade).

Como jogo sempre da mesma maneira, não sei o comportamento dessas novas funções que tens no meio-campo mas, se não estou em erro, são médios muito móveis, logo, é possível que tenhas problemas no meio-campo.

Michael, sei que já deves ter explicado isto noutro ano de grémio táctico, mas se jogas em fluido ou muito fluido, aumenta a liberdade criativa do jogador, mas não a sua criatividade??

Já agora o que têm a dizer sobre as funções de organizador (OM CJA CJR etc etc), no sentido de, tendo a equipa a bola, eles procurarem demasiado dar linha de passe, as vezes indo para cima do outro médio? Isso vê-se até no mapa posicional nas posições ocupadas. Por causa disso eu quase só uso construtores qd jogam no centro do terreno.

Compartilhar este post

Link para o post

Dúvida.

Eu comecei o meu save quando o jogo ainda estava na versão 18.1. De momento vai na 18.2.1.

Cada vez que o jogo actualiza, mesmo que use um save antigo (iniciado na update 18.1 neste caso) preciso de actualizar a tática porque o jogo actualizou? Ou só preciso de o fazer quando iniciar um save na versão nova (18.2.1 neste caso)?

Agradeço desde já qualquer esclarecimento!

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens de actualizar nada. É continuares com a tática que jogas e veres se continua a resultar. Senão, é ires dando uns retoques nela até vires que está novamente a dar resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com algumas dificuldades defensivas, tenho sempre a linha defensiva muito aberta, entra muitos passes por entre os jogadores, principalmente nos centrais, que me podem ajudar?

Qual a melhor combinação nos centrais na cena do cobrir ou bloquear?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

depende da velocidade dos teus jogadores, se a tua linha defensiva está muito alta ou nao. a bola passa no meio dos centrais ou no meio do central e lateral?

Compartilhar este post

Link para o post

Meio dos centrais

já baixei a linha, agora coloquei os 2 centrais a cobrir e parece melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

se tiveres centrais rapidos e com alto desarme, vais sofrer poucos assim. o problema é que te estraga a armadilha de fora de jogo, nao?

Compartilhar este post

Link para o post

Posta a tática e instruções pah

Tas de volta ao vício meu menino?

Compartilhar este post

Link para o post

Já não sei postar fotos lol

é um 4-2-3-1 ganhei todos os jogas ás equipas pequenas, não ganho a uma grande :s

Compartilhar este post

Link para o post

Já não sei postar fotos lol

é um 4-2-3-1 ganhei todos os jogas ás equipas pequenas, não ganho a uma grande :s

Faz alt+f9, vais aos documentos, dentro da pasta do FM, tens a screenshot guardada. Acede ao imgur e faz la o upload, depois é so copiar o link

Compartilhar este post

Link para o post

porque é que o lateral esquerdo nao é um ala completo?

Porque não quero a subir tanto como o valencia, senão fico muito exposto nas transições.

A dificuldade que sinto é mesmo nos jogos grandes, preciso alterar alguma coisa, a defesa só enterra nesses jogos e falho muitos golos.

Editado por carlos99

Compartilhar este post

Link para o post

Era capaz de dar outra tarefa ao Pogba, algo mais fixo. Estas a jogar em controlar, para pedir rapidez de decisao aos jogadores, passa a contra-ataque por exemplo e ve como a equipa reage.

Compartilhar este post

Link para o post

Era capaz de dar outra tarefa ao Pogba, algo mais fixo. Estas a jogar em controlar, para pedir rapidez de decisao aos jogadores, passa a contra-ataque por exemplo e ve como a equipa reage.

Nos jogos com equipas fortes?

Compartilhar este post

Link para o post

é que faz mais sentido o ala completo no lado esquerdo do que no lado direito.

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos falar de extremos :biggrin:

Na vida real prefiro extremos a cortar para dentro mas no FM, desde o 16, que deixei de os utilizar como avançados interiores, por 2 motivos:

• No FM há muitos golos de cruzamentos. Prefiro utilizar um extremo que vá à linha e cruze para o desvio do PL;
  • Por norma, os extremos finalizam muito mal. Regularmente acontecia-me do extremo fazer a diagonal e acabar por fazer um remate disparatado.

No entanto, tenho-me apercebido - não sei se foi com algum patch - que utilizando extremos abertos e que vão à linha cruzar acabam por dar demasiada largura e sobrepõe-se com o lateral. Não raras as vezes tenho a bola no meio campo e o lateral (com função de atacar) e o extremo (com função de apoiar) quase sobrepostos na linha lateral sem darem uma linha de passe. E os laterais têm cada vez menos influência. Antigamente tinham sempre muitas assistências e neste momento quase nunca assistem.

Tentei corrigir isso jogando com os laterais mais por dentro e diminuindo a largura nas definições gerais da equipa mas não teve o efeito desejado.

Neste momento optei por voltar a utilizar os extremos como avançados interiores mas com as opções de "chegar o mais longe possível" e "rematar menos" para continuar a forçar os cruzamentos ou passes para o avançado. Com os laterais a atacar acabo também por ter largura e profundidade e acho que assim poderão ser mais influentes.

Que funções vocês utilizam para os extremos num 433 ou 4231?

Editado por Tommy

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Vamos falar de extremos :biggrin:

Na vida real prefiro extremos a cortar para dentro mas no FM, desde o 16, que deixei de os utilizar como avançados interiores, por 2 motivos:

• No FM há muitos golos de cruzamentos. Prefiro utilizar um extremo que vá à linha e cruze para o desvio do PL;
  • Por norma, os extremos finalizam muito mal. Regularmente acontecia-me do extremo fazer a diagonal e acabar por fazer um remate disparatado.

No entanto, tenho-me apercebido - não sei se foi com algum patch - que utilizando extremos abertos e que vão à linha cruzar acabam por dar demasiada largura e sobrepõe-se com o lateral. Não raras as vezes tenho a bola no meio campo e o lateral (com função de atacar) e o extremo (com função de apoiar) quase sobrepostos na linha lateral sem darem uma linha de passe. E os laterais têm cada vez menos influência. Antigamente tinham sempre muitas assistências e neste momento quase nunca assistem.

Tentei corrigir isso jogando com os laterais mais por dentro e diminuindo a largura nas definições gerais da equipa mas não teve o efeito desejado.

Neste momento optei por voltar a utilizar os extremos como avançados interiores mas com as opções de "chegar o mais longe possível" e "rematar menos" para continuar a forçar os cruzamentos ou passes para o avançado. Com os laterais a atacar acabo também por ter largura e profundidade e acho que assim poderão ser mais influentes.

Que funções vocês utilizam para os extremos num 433 ou 4231?

Não sei se foi corrigido neste FM, mas no 17 uma das grandes discussões tinha a ver com o posicionamento errado dos extremos, isto é, fechavam o espaço quando a equipa atacava e abriam quando a equipa defendia (quando deveria ser precisamente o contrário).

De resto, tem sempre a ver com uma variedade de factores em relação ao que pretendes dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Vê se por acaso esses extremos que abrem muito não têm PPM (movimentos preferidos do jogador) para jogarem abertos. Isso sobrepõem-se sempre às TI e às PI.

Compartilhar este post

Link para o post

Vê se por acaso esses extremos que abrem muito não têm PPM (movimentos preferidos do jogador) para jogarem abertos. Isso sobrepõem-se sempre às TI e às PI.

Os extremos no FM 2018 estão a jogar a extremos puros, jogues fechado ou aberto ou de pernas para o ar, na horizontal, vertical, diagonal não adianta inventar pq eles iram estar sempre colados a linha para receber a bola, quanto muito podes ter aquilo que referias em relação aos movimentos preferidos e teres a sorte de teres um extremo que ate jogue por dentro, o caso de rafa e cervi por exemplo, e ai sim vais ver os extremos a pedir a bola mais entre channels , tirando isso podes esquecer, neste FM extremo é mesmo extremo, se é que me faço entender :mrgreen:

edit: ainda assim consegues diminuir ligeiramente isso pedindo para explorar o meio deambular das posições ou ate ser mais expressivo, mas ai ja vais estar a condicionar a equipa toda e não apenas os extremos a essas instruções

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...