Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2018] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

esse fosso pode ser estratégico. Como a linha está recuada deixar o adversario tem de rematar de longe.De longe nao se marca tanto. O que eu quiz dizer com estrategico é que ele pode abdicar do tal medio defensivo para ter mais poderio ofensivo e ainda assim ter uma tatica "viável".Já agora uma soluçao é pura e simplesmente meter o central do meio a bloquear. Nao precisa necessariamente de medio defensivo por jogar com linhas recuadas

Aproveito para agradecer desde já a ajuda Keyzer Soze e Ubebado.

Confesso que a minha ideia de recuar a defesa, é por ter centrais lentos e ter medo que as equipas adversárias aproveitassem para colocar bolas nas costas da minha defesa.

Como por vezes dizem neste espaço "não há como experimentar e ver se resulta".

Já agora em relação à minha outra questão sobre o que seria melhor - utilização no meio campo de um médio recuperador de bolas (def) ou um construtor de jogo recuado (def), sendo o segundo médio um médio área à área (ap), o que seria preferível, (estou a pensar mais na perspectiva ofensiva. Ligação meio campo com a linha avançada).

Ou têm outras sugestões melhores para o tipo de médios a usar neste esquema.

Compartilhar este post

Link para o post

esse fosso pode ser estratégico. Como a linha está recuada deixar o adversario tem de rematar de longe.De longe nao se marca tanto. O que eu quiz dizer com estrategico é que ele pode abdicar do tal medio defensivo para ter mais poderio ofensivo e ainda assim ter uma tatica "viável".Já agora uma soluçao é pura e simplesmente meter o central do meio a bloquear. Nao precisa necessariamente de medio defensivo por jogar com linhas recuadas

Completamente de acordo.

Mas atenção, eu não disse que era errado ou certo ele recuar a defesa. Apenas referi os riscos que estavam associados a isso.

Aproveito para agradecer desde já a ajuda Keyzer Soze e Ubebado.

Confesso que a minha ideia de recuar a defesa, é por ter centrais lentos e ter medo que as equipas adversárias aproveitassem para colocar bolas nas costas da minha defesa.

Como por vezes dizem neste espaço "não há como experimentar e ver se resulta".

Já agora em relação à minha outra questão sobre o que seria melhor - utilização no meio campo de um médio recuperador de bolas (def) ou um construtor de jogo recuado (def), sendo o segundo médio um médio área à área (ap), o que seria preferível, (estou a pensar mais na perspectiva ofensiva. Ligação meio campo com a linha avançada).

Ou têm outras sugestões melhores para o tipo de médios a usar neste esquema.

Depende dos jogadores que tiveres disponiveis. O recuperador de bolas pode ser excelente, mas precisas do jogador certo, caso contrário é um desastre.

Compartilhar este post

Link para o post

Só um pequeno alerta que a táctica mencionada, a que tem os 3 avançados no centro, tira partido de uma falha no motor de jogo, o que faz que sejam mais eficazes do que deveriam ser em teoria.

Testei aquela táctica porque a que costumo utilizar de futebol mais directo não estava a resultar. Honestamente, ou corrigiram isso entretanto, ou não me parece aproveitar nenhum bug. É óbvio que tendo 3 homens sempre na frente (praticamente não defendem) e explorando as bolas longas acaba-se por marcar alguns golos até em superioridade numérica mas não identifico um registo abusivo de golos.

Aliás, acaba por ser uma táctica que cria poucos ataques e se expõe muito porque, como disse, os 3 avançados estão praticamente sempre à frente da linha da bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Seria interessante criar o "falso central" com base no De Jong do Ajax que defensivamente é central mas em construção é o médio de cobertura, isto criaria uma superioridade a meio campo com bola que num 4-2-3-1 criaria facilmente um losango a meio campo

deixo aqui um video para voces verem com os vossos olhos

Compartilhar este post

Link para o post

- Laterais a atacar criam sempre desequilíbrios;

- Box-to-Box aparece a dar apoio a construir e às segundas bolas;

- Construtor de jogo avançado a atacar aparece mais vezes em zona de finalização;

- Avançados interiores com o pé "favorável" e com a instrução de rematar menos para só rematarem quando for a melhor opção.

2 exemplos:

giphy.gif

giphy.gif

Ficou assim:

7XVwXKe.png

Salah: hattrick e 2 assistências :carinhoso: :

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa a tatica sff

- Laterais a atacar criam sempre desequilíbrios;

- Box-to-Box aparece a dar apoio a construir e às segundas bolas;

- Construtor de jogo avançado a atacar aparece mais vezes em zona de finalização;

- Avançados interiores com o pé "favorável" e com a instrução de rematar menos para só rematarem quando for a melhor opção.

2 exemplos:

giphy.gif

giphy.gif

Ficou assim:

7XVwXKe.png

Salah: hattrick e 2 assistências :carinhoso: :

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Podem pf ajudar-me a identificar possiveis incongruencias?

https://imgur.com/a/Jr46Cmq'>https://imgur.com/a/Jr46Cmq

https://imgur.com/a/Jr46Cmq

Apostei em dois AI a atacar com o AC a apoiar para poder ganhar bolas nas costas.

Especialmente nos jogos fora sou constantemente dominado, provavelmente devido à mentalidade atacante, mas baixando a mentalidade sou totalmente inofensivo

Editado por =jOaO lUiS=

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bons dias. O Fm não deve morrer , nem nos fóruns e como tal venho pedir dicas ou explicações ao pessoal para ver se animo o pessoal.

Eu sou adepto de táticas como 4-2-3-1 , 4-3-3 , 4-4-2 mas tenho sempre "receio" de mexer na tática de forma a estragar tudo.

Tenho sempre a intenção de fazer uma tática com posse e futebol ofensivo , mas neste Fm está difícil faze-lo apesar dos resultados terem sido satisfatórios e ter um ataque bastante produtivo , penso que a defesa fica muito aquém do que gostamos.

Atualmente num save no Sevilha estou a usar esta tática

https://gyazo.com/5fb9986bcd24f8c3c646f02f49cbb8b5

https://gyazo.com/23c7cc9f0ce8d077d8745d5276712891

Se me tem dado resultados ? Tem , fui campeão na primeira época com o 3º melhor ataque e infelizmente muitos golos sofridos em jogos que a equipa basicamente adormece durante o jogo ou então simplesmente "nem aparece" e levava goleada de equipas que não deveria acontecer como foi o caso deste jogo apesar do valencia ter feito uma grande época, foi simplesmente frustrante.

https://gyazo.com/052cb714df689cc59a521d3ba6eeb243

Como tal e como estamos sempre a procura de melhorar a tática estou a tentar desenvolver outra tática com basicamente os mesmos processos mas com um desenho diferente ou então uma tática mais forte fora de portas.

Comecei então um save no Oxford da terceira inglesa , primeiro com a tactica que usei no Sevilha , mas o inicio foi prometedor , mas depois levo com isto.

https://gyazo.com/21fc09d1ba903efa16283dd5e5892bd1

Decidi alterar para esta tática

https://gyazo.com/28aa90723d5e4e56fd6c151db1524381

https://gyazo.com/1503cf6fee898f5756ffea57cfc16553

em que nos jogos em casa o CJA joga a 10 e nos jogos fora recua para junto do CJ , mas posse de bola depende dos jogos, tenho ganho, mas com varias oportunidades concedidas para os adversários e não me agrada e não sei mais o que posso fazer.

Apesar de ter visto bastante este tópico fiquei com algumas duvidas ainda em relação a mentalidade da equipa , formação da equipa e em que consiste algumas coisas em relação as instruções da equipa.

Eu gostava de implementar um futebol de posse e ofensivo, mas nunca descorando a parte defensiva que parece que é o meu problema e melhorar também a posse de bola, porque sinto em alguns jogos que devia ter mais posse de bola que o meu adversário e simplesmente não consigo

Que aconselham alterar?

Mentalidade e formação de equipa como funciona ao certo ?

Uso a largura de equipa "razoavelmente estreito" em busca de sobreposições e de facto elas acontecem para o caso de se questionarem

Compartilhar este post

Link para o post

Muita pena do que este forum se tornou. Noutras edições adorava vir para aqui ler o que escreviam, tirar ideias e divertir me com os saves dos outros.

Visto que o forum, principalmente nesta questão tactica nao me pareca que vá mudar, aconselham algum forum para ler sobre tacticas?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Muita pena do que este forum se tornou. Noutras edições adorava vir para aqui ler o que escreviam, tirar ideias e divertir me com os saves dos outros.

Visto que o forum, principalmente nesta questão tactica nao me pareca que vá mudar, aconselham algum forum para ler sobre tacticas?

Obrigado

o jogo tornou-se mais difícil devido ao avanço da AI (inteligência artificial ) o que fez com que meia dúzia de combinações/ instruções nao fossem o suficiente para criar uma tática, isso levou a que o pessoal deixa-se de jogar ou perdesse a pica / paciência

basicamente o motor de jogo esta para ou jogar com 3 DC para quando um sair a pressionar ficam la outros dois, ou sem extremos para ganhares superioridade numérica no meio, ou 3 avançados para criar a falha no motor de jogo no que toca a marcações no ultimo terço, isto se não tiveres muita paciência para recriar algo mais dentro da normalidade

caso tenhas tempo ou paciência, a ideia passa por fechares bem entre linhas para evitares que os defesas saiam a pressionar a maluca, e através de dinâmicas criares linhas de passe e conseguires preencher bem o meio campo

basicamente é isso, depois teres atenção a algumas coberturas e também não abusares demasiado nas instruções que das

podes conseguir a mesma essas superioridades que referi antes, recorrendo as dinâmicas que cada função te disponibiliza , usando qualquer sistema, no entanto eu aconselhava-te a usares sistemas que te permitem criares triangulações, isto se estiveres disposto a recriar o tempo próprio sistema e não te apeteça usares 3 DC, ou jogares sem extremos ou usares 3 Avançados, que é o meu caso

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Fdx muito dificil? Não acho nada... Comecei há um mês a jogar com o FCP, ganhei o campeonato em 4 épocas seguidas, as taças nem por isso porque apostava pouco. Ganhei uma Liga Europa e uma Champions em 4 épocas.

Depois reformulei a equipa toda e decidi construir uma equipa só com portugueses. Correu mal, não ganhei nada, fiquei em terceiro mas fui à final da Champions.

Acho que está realista... Antigamente na 1ª ou 2ª época ganhavamos logo tudo. Por mim está bem assim

Compartilhar este post

Link para o post

Fdx muito dificil? Não acho nada... Comecei há um mês a jogar com o FCP, ganhei o campeonato em 4 épocas seguidas, as taças nem por isso porque apostava pouco. Ganhei uma Liga Europa e uma Champions em 4 épocas.

Depois reformulei a equipa toda e decidi construir uma equipa só com portugueses. Correu mal, não ganhei nada, fiquei em terceiro mas fui à final da Champions.

Acho que está realista... Antigamente na 1ª ou 2ª época ganhavamos logo tudo. Por mim está bem assim

Ora ai esta comparando com versões anteriores não esta tao acessível...estas a usar algum sistema com 3 DC? ou sem extremos? eu quando disse difícil referia-me a recriar um sistema dito "normal"

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a usar exatamente as mesmas tacticas que usava no FM17, que por sua vez eram muito muito parecidas com tactias do FM16...

4 defesas, 1 MDC, 2 MC, 2 extremos, 1 PLC

Às vezes uso essa tactica que puseram aí do Maldini (4-2-4)

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, estou a criar uma tatica baseada no modelode jogo do PauloFonseca

Mandem ai as vossas opiniões para juntar aqui a ver o que consigo criar

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal

Quero desenvolver um sistema de posse de bola. Basear o meu modelo na posse de bola e controlo do jogo.

Quais as instruções gerais mais apropriadas? Assim dois/três aspetos essenciais.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal

Quero desenvolver um sistema de posse de bola. Basear o meu modelo na posse de bola e controlo do jogo.

Quais as instruções gerais mais apropriadas? Assim dois/três aspetos essenciais.

Existem muitas maneiras para conseguir um modelo desse tipo, sendo que algumas são mais fáceis de implementar do que outras.

Eu começava por:

1) Escolher uma mentalidade de baixo risco (por exemplo contra-ataque ou normal),

2) Escolher uma disposição táctica que desse mais foco ao posicionamento de jogadores no meio campo (por exemplo 4141 ou 4123)

3) Escolher funções para os jogadores que dessem mais ênfase à troca de bola e ao futebol em passe (por exemplo criadores de jogo, avançados interiores, avançados recuados) e também jogadores que se movimentem pelo campo para permitir constantes linhas de passe (por exemplo médio área a área ou um organizador móvel).

4) Escolher as mentalidades para os jogadores, dando mais foco em mentalidades de suporte em vez de mentalidades atacantes

5) Adotar algumas instruções à equipa que permitam um futebol mais de passe, como por exemplo "jogar a partir da defesa", "levar a bola até à área", "deambular de posição", "passes mais curtos", "manter a posse a bola". Naturalmente que não é para usar todas estas instruções, caso contrário podes acabar com uma táctica em que tens muita posse de bola, mas não fazes nenhum remate. É importante encontrar um equilíbrio.

6) Ter jogadores na equipa que sejam adequados para jogar numa táctica de posse de bola. Alguns atributos são fundamentais. Uns mais óbvios como "passe", "primeiro toque", outros menos óbvios como "sem bola", "compostura", "concentração", "visão de jogo".

Como disse no inicio, este é um caminho, existem outros em que consegues ter uma tática de posse jogando com uma mentalidade atacante. Mas julgo que é preferível começares pelas situações mais simples, e depois ires desenvolvendo o teu sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal vou expor algumas ideias que me ocorreram ontem quando estava a ver a seleção do Uruguai e resolvi testar para desmontar a match engine, estas são:

- observei que por mais que queremos ter bola, há sempre um chutão para a frente ainda que a estratégia seja de baixo risco, pelo que percebi por defeito a AI assim que encontra um espaço mete para la a bola de imediato, muitas vezes ela explora esses mesmos espaços, principalmente a subida dos laterais, então resolvi criar cobertura ofensiva com laterais de apoio, para cobrir as costas dos extremos e em vez de usar tarefas de apoio na frente para ajudar na defesa, optei por tarefas de ataque para quando sai o tal passe longo, na procura da exploração do dito espaço, que a AI por defeito explora ter la sempre um jogador pronto a receber a bola, na teoria isso não faria muito sentido pois a equipa iria partir, mas na pratica sendo isto um jogo e como tal devemos explorar as duas lacunas até a ver parece me ser uma boa solução.

- outro aspeto que tenho estado a testar é em vez de fechar bem entre linhas, preocupar-me em travar de imediato os contra ataque, isto é não encho a caixa no processo ofensivo e deixo mais jogadores entre linhas no meio campo ofensivo, na pratica não uso função de defesa no meio campo, pode parecer estranho mas consigo travar mais contra ataques na frente e nas laterais uso de apoio com jogadores a ficarem ali pelo meio, em linha com o meio campo, escusado será dizer que a pressão e a marcação tem que ser alta, parece arriscado pelo fato da exploração no espaço entre linhas no meio campo defensivo, mas do que observei maior parte dos contra ataques saem com passe curto, num jogador que recua para vir buscar jogo ou numa transição com bola , a minha ideia é trava-los logo na saída, pq na maioria das vezes a bola vai cair num dos flancos, outras vezes sai o chutão para a frente mas na maioria das vezes se o espaço estiver bem fechado só acontece na transição ofensiva seguida de bola parada ,ate ver foram as lestas as lacunas que estou a explorar, e também pq não me apetece e nem gosto de jogar com 3 DC lol

- outra coisa que notei afinal da pra se fazer uma pressão agressiva ao portador da bola com eficácia, o truque esta nas tarefas usadas, ou seja tarefas de defesa ao contrario do que o nome indica são mais aconselháveis para contenção e defesas recuadas sem pressão, se queremos pressionar bem temos que usar tarefas de apoio aliadas a funções de pressão intensa com tarefas de ataque, e faz sentido pois há mais risco nessas tarefas , ou seja, o jogador arrisca mais na procura de recuperação da bola , dai a pressão ser mais intensa

Dem o feedback sobre mais coisas que possamos explorar

Algumas imagens sobre o que mencionei em cima, mas agora na pratica, ate ver estou a gostar bastante , estou a destruir quase na integra todas as tentativas de contra ataque do adversário, o que me deixa mais otimista é que ainda não estão familiarizadas

Portanto continuando o raciocínio temos a cobertura nos flancos, e a pressão agressiva e alta do meio campo, , se por acaso o adversário conseguir passar essa linha de pressão é importante que os defesas caiam logo a matar em cima de quem tem a bola

c5c08b5c02c754692c2ea1e646b56180.jpg

49ea3f60218a09fcc3dc0360b00b37ae.jpg

9499eb369b9e4c8225227babfe1a5cf1.jpg

5b01a9d37a9f673ecf1591cdca2395f1.jpg

este jogo terminou 3-0 , travei quase todos os contra ataques, alias nem me lembro de terem feito algum lol lembro-me de irem a minha baliza num livre e já não me recordo de mais :biggrin:

40fbc4663d45bfab5b051acece47acdd.png

PS: Hoje já não vou poder jogar mais, mas amanha continuo a fase de teste eheh :compinchas:

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal estou numa save onde passei 4 anos a jogar em posse com o Milan e agora mudei-me para o Real Madrid e a tentar jogar com um futebol mais direto não tenho gostado muito da forma como a equipa joga, essencialmente a defender, a equipa parte-se muito a defender e deixa muitos espaços, até já tentei baixar a pressão que os jogadores fazem, mas não surtiu qualquer efeito, facilmente boas equipas adversarias fazem jogadores meus deslocarem-se e abrem espaços para outros. Deixo aqui os prints da tática caso alguém possa ajudar

https://imgur.com/oQWxocx

https://imgur.com/xNaR1qn

(Desculpem estar como URL, mas não conseguia meter imagem)

Compartilhar este post

Link para o post

Voltei a jogar isto e notei 2 novas funções nos médios centro - Carrilero e Mezzala, que não percebi muito bem as descrições de ambas. Sabem me dar uma melhor explicação quanto às respetivas funções e quais são os melhores jogadores na vida real cujas funções relacionam-se mais com essas caraterísticas

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, Scurvy disse:

Voltei a jogar isto e notei 2 novas funções nos médios centro - Carrilero e Mezzala, que não percebi muito bem as descrições de ambas. Sabem me dar uma melhor explicação quanto às respetivas funções e quais são os melhores jogadores na vida real cujas funções relacionam-se mais com essas caraterísticas

aprende a usar o google. ja irrita

https://thesetpieces.com/gaming/fm18-project-new-player-roles-explained/

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

boa tarde tenho 2 duvidas q pedia se me podiam tirar

1 teem uma tactica base,quando jogam com adversarios mais fortes ou tao fortes mudam a tactica ..por exemplo 433 para 4231 ...ou so mexem nas intrucoes e nas funcoes de alguns jogadores..mantendo a formacao 433

2 q e mais importante  o CA e PA ou os atributos do jogador para cada posicao ou o rating posicional..

ja vi jogadores com atributos altos mas pa e ca baixo....outros com tudo normal mas o rating e interessante e as estatisticas mostram regularidade..

nao sei bem q por em 1  na procura de reforcos

abracos

...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...