Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2018] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

é aquela conversa que tivemos ali atras. escolhemos o papel pelo nome que estamos habituados a chamar e depois mudamos as instruções para o pormos como queremos e vai dar cagada

neste fm ha um montao de funcoes e todas elas sao diferentes, as instruções só devem ser dadas para pequenos ajustes

Compartilhar este post

Link para o post

alguem anda a uitlizar 3 pontas de lança? supostamente o motor de jogo nao aguenta com tanta gente na frente :mrgreen:

um gajo foi campeao com o watford na 1º epoca sem fazer transferencias nenhumas a usar o chamado "3 at the front"

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, tenho jogado em 4-3-3 e a nível defensivo noto que os meus laterais fecham demasiado e dão espaço em demasia para cruzamentos, onde sofro 90% dos golos sofridos.

Ninguém tem algum conselho? Jogo com a largura razoável, com marcação apertada e com ambos os laterais a Ala - Apoiar.

Thanks.

Também jogo com um defesa com bola e um defesa central, ambos a defender, e um médio defensivo, mas estou a pensar em trocar o médio defensivo para trinco.

Editado por Hardaway JR

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, alguém tem jogado em posse?

O melhor que consigo num jogo é 66% sendo que a minha média no campeonato está nos 57,29% e a assertividade no passe nos 88% com uma média de 642 passes por jogo.

Algo muito fraco tendo em conta os resultados que conseguia obter nos fm's anteriores.

Alguma sugestão?

BTW, o meu tipo de futebol é muito passe, muita bola.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Malta, alguém tem jogado em posse?

O melhor que consigo num jogo é 66% sendo que a minha média no campeonato está nos 57,29% e a assertividade no passe nos 88% com uma média de 642 passes por jogo.

Algo muito fraco tendo em conta os resultados que conseguia obter nos fm's anteriores.

Alguma sugestão?

BTW, o meu tipo de futebol é muito passe, muita bola.

Pelo pouco que joguei, pouco mudou: baixo risco, muitos apoios, lotação do espaço central e jogadores de qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

contra-ataque ou controlar, fluido, ritmo mais baixo, levar bola ate baliza, manter bola, bola no espaço?

Contra-Atacar ou Normal no máximo, até mais esta última porque equilibra da mesma forma o processo ofensivo e defensivo (considerado que o chamado "tiki-taka" não era nem uma coisa, nem outra, embora pessoalmente sempre achei que era o expoente do futebol defensivo), ritmo normal ou ligeiramente alto para que não seja uma posse passiva, jogar a partir da defesa, levar a bola à área, driblar menos, manter a posse. linha defensiva alta. O resto que se possa usar depende do decorrer dos jogos. Nos jogadores, a ideia passa pelo preenchimento da zona central, portanto, é puxar os AI para dentro e em apoio, os Alas dão a largura

Compartilhar este post

Link para o post

Olá malta!

Se eu quiser simular a tática do Sérgio Conceição neste FM que tipo de instruções á equipa e que funções terei que dar aos jogadores?

Já tentei mas só sai disparates...

Obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post

tens de por os medios a bater direto pra os teus pontas de lança fixos super rápidos. dos poucos jogos que vi deles esta epoca, acho que a essencia esta ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho desenvolvido vários tipos de táticas de posse no papel, ainda hei de as experimentar no FM. Como as nossas equipas não jogam sozinhas, tenho partido muito do esquema tático adversário para encontrar soluções de passe a sair de trás. Por exemplo, o 3-1-4-2 para sair a jogar vs 4-4-2 parece-me o ideal, uma vez que os 3 centrais vao estar em superioridade numerica perante os 2 avançados e os 5 homens a meio campo vao sempre encontrar soluções perante os 4 adversários. os 2 avançados se forem fixos também vão criar muitos problemas aos 2 centrais adversários. Mas para isto funcionar os médios ala terão de ser jogadores jogadores chave, sendo que em transições podem ser apanhados 2x1. Pôr os avançados a marcar os laterais em momento defensivo será algo a considerar.

Na mesma lógica, perante um 4-3-3 seja ele em 1-2 no meio campo ou 2-1, a tática que vou desenvolver será um 4-4-2 losango fechado, para criar a mesma superioridade a sair de trás (4x3 na defesa e 4x3 no meio campo).

A lógica estará sempre no número de jogadores que o adversário tiver no ataque e no meio campo, eu ter sempre mais 1. Isto vai facilitar e reduzir em grande escala a probabilidade de perder a bola uma vez que vão sempre ser encontradas soluções de passe devido à superioridade numérica

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Tenho desenvolvido vários tipos de táticas de posse no papel, ainda hei de as experimentar no FM. Como as nossas equipas não jogam sozinhas, tenho partido muito do esquema tático adversário para encontrar soluções de passe a sair de trás. Por exemplo, o 3-1-4-2 para sair a jogar vs 4-4-2 parece-me o ideal, uma vez que os 3 centrais vao estar em superioridade numerica perante os 2 avançados e os 5 homens a meio campo vao sempre encontrar soluções perante os 4 adversários. os 2 avançados se forem fixos também vão criar muitos problemas aos 2 centrais adversários. Mas para isto funcionar os médios ala terão de ser jogadores jogadores chave, sendo que em transições podem ser apanhados 2x1. Pôr os avançados a marcar os laterais em momento defensivo será algo a considerar.

Na mesma lógica, perante um 4-3-3 seja ele em 1-2 no meio campo ou 2-1, a tática que vou desenvolver será um 4-4-2 losango fechado, para criar a mesma superioridade a sair de trás (4x3 na defesa e 4x3 no meio campo).

A lógica estará sempre no número de jogadores que o adversário tiver no ataque e no meio campo, eu ter sempre mais 1. Isto vai facilitar e reduzir em grande escala a probabilidade de perder a bola uma vez que vão sempre ser encontradas soluções de passe devido à superioridade numérica

O 433 ( com os laterais no "slot" dos alas" há muitos anos que funciona bem, um pivô defensivo (MD) ou cjr / trinco (consoante o adversário use 1 ou 2 avançados / dois ou três médios), alas com tarefa de ataque, avançados interiores com tarefa de apoio (e posicionados mais por dentro, precisamente para dar a superioridade numérica no meio-campo), há muitos anos que vai fazendo as delícias da casa. Mentalidade Normal (porque deseja-se equilíbrio entre risco e proveito / processo ofensivo e defensivo) e "team shape" flexível (para potenciar as tarefas dos jogadores e não serem diluídas em outras actividades).

Compartilhar este post

Link para o post

O 433 ( com os laterais no "slot" dos alas" há muitos anos que funciona bem, um pivô defensivo (MD) ou cjr / trinco (consoante o adversário use 1 ou 2 avançados / dois ou três médios), alas com tarefa de ataque, avançados interiores com tarefa de apoio (e posicionados mais por dentro, precisamente para dar a superioridade numérica no meio-campo), há muitos anos que vai fazendo as delícias da casa. Mentalidade Normal (porque deseja-se equilíbrio entre risco e proveito / processo ofensivo e defensivo) e "team shape" flexível (para potenciar as tarefas dos jogadores e não serem diluídas em outras actividades).

O 433 também é a minha tática predilecta 😀 Esta minha nova lógica esta mais associada a jogos contra adversários mais fortes que pressionam mais alto. Acho o 433 um sistema muito completo. No entanto é algo que nem sempre funciona e são necessárias alternativas. Obviamente que a jogar contra uma equipa claramente inferior devo atuar em 433. Para provocar desequilibrios a meio campo e nas linhas e conseguir criar situações desde qualquer parte do campo. O que eu quero é criar toda uma nova dinâmica de soluções defensivas (transição defensiva) com superioridade numérica e como a minha posse é mais objetiva (não quero um equilíbrio equitativo entre ataque e defesa mas sim 60% ataque e 40% defesa) uso a mentalidade de controlar e a estrutura muito fluída para recriar ao máximo aquilo que considero fundamental, liberdade aos jogadores para estes tomarem decisões, com e sem bola, confiando na sua inteligência e perceção dos momentos de jogo. Eu dou as bases, dou as ferramentas com algumas instruções, mas são os jogadores que as executam.

O importante é todo o debate que esta envolvente cria e o aprendermos sempre mais e vermos outras perspetivas para integrar nas nossas ideias 😀

Compartilhar este post

Link para o post

JtUJfNv.png

z5OYirR.png

Boas, tenho andado a testar esta tática no Porto e não tenho conseguido criar as oportunidades que queria e acabo por ceder em contra-ataques, algumas coisas na tática fiz um pouco ao calhas por isso acredto que existam coisas que não façam grande sentido, agradecia se me pudessem dar umas dicas para corrigir isso.

Cumps.

Compartilhar este post

Link para o post

JtUJfNv.png

z5OYirR.png

Boas, tenho andado a testar esta tática no Porto e não tenho conseguido criar as oportunidades que queria e acabo por ceder em contra-ataques, algumas coisas na tática fiz um pouco ao calhas por isso acredto que existam coisas que não façam grande sentido, agradecia se me pudessem dar umas dicas para corrigir isso.

Cumps.

Para começar o esquema tático diz respeito à forma como queres que a equipa defenda.. é assim que tu queres?

A tua mentalidade é normal mas dás instruções para ser bem mais ofensiva do que a mentalidade mostra. talvez passares a controlar ou atacar seja o ideal e retirares as instruções que tens da linha defensiva e ao nível do ritmo, tal como da largura.

Depois tens centrais que fazem bloqueio e cobertura mas ao mesmo tempo usas a linha defensiva em linha, tens de decidir o que queres que eles façam.

Sinto que te faz falta um construtor de jogo para que possas criar mais ocasiões...

Quanto ao resto é uma questão de gosto pessoal :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Estive agora a ver as taticas que existem no scout e encontrei duas bastante parecidas com a minha( mais precisamente o mesmo esquema tático ( tatica com 3 centrais e 3 avançados). Como a única fraqueza da minha tática é as bolas paradas ( cantos e livres, sofro alguns golos nestas situaçoes) vou carregar a tática do scout e adaptar as instruçoes de bolas paradas à minha.Como não ligo muito às bolas paradas é uma forma de resolver a única fraqueza da minha tática sem ter muito trabalho. A usar quase que exclusivamente esta tática ganhei todos os jogos na liga, a champions e as taças com o porto na 1ª e 2ªs épocas, sendo que na segunda época o meu único resultado que não foi uma vitória foi um empate com o Dortmund na Alemanha ( na segunda mao em casa ganhei 6-1). Vou começar a montar uma estratégia que privilegie a posse ( a tática que uso nao engloba muita posse). Nao que ligue muito às formaçoes táticas mas vou começar a criá-la a partir de um 4231 com extremos ou sem extremos ou um 4123, inda nao me decidi. A única coisa que decidi é que vai privilegiar a posse e claro tem que ter consistência defensiva e boa ocupação/exploração de espaços ofensivamente. :cool:

Tou a pensar em usar pela primeira vez os laterais invertidos neste fm.

Editado por Ubebado

Compartilhar este post

Link para o post

Estive agora a ver as taticas que existem no scout e encontrei duas bastante parecidas com a minha( mais precisamente o mesmo esquema tático ( tatica com 3 centrais e 3 avançados). Como a única fraqueza da minha tática é as bolas paradas ( cantos e livres, sofro alguns golos nestas situaçoes) vou carregar a tática do scout e adaptar as instruçoes de bolas paradas à minha.Como não ligo muito às bolas paradas é uma forma de resolver a única fraqueza da minha tática sem ter muito trabalho. A usar quase que exclusivamente esta tática ganhei todos os jogos na liga, a champions e as taças com o porto na 1ª e 2ªs épocas, sendo que na segunda época o meu único resultado que não foi uma vitória foi um empate com o Dortmund na Alemanha ( na segunda mao em casa ganhei 6-1). Vou começar a montar uma estratégia que privilegie a posse ( a tática que uso nao engloba muita posse). Nao que ligue muito às formaçoes táticas mas vou começar a criá-la a partir de um 4231 com extremos ou sem extremos ou um 4123, inda nao me decidi. A única coisa que decidi é que vai privilegiar a posse e claro tem que ter consistência defensiva e boa ocupação/exploração de espaços ofensivamente. :cool:

Tou a pensar em usar pela primeira vez os laterais invertidos neste fm.

Eu já usei e como eu gostei mais foi em função de ataque com um extremo de apoio.. É muito importante que o lateral invertido tenha boa tecnica e primeiro toque porque as receções orientadas mais ao meio são muito importantes

Compartilhar este post

Link para o post

Olá! Sou um velho novato que já à alguns anos que não jogava FM e tenho aos poucos me atualizado com as vossas explicações e conselhos táticos.

Tenho aproveitado algumas táticas que vão sendo colocadas no fórum, mas neste momento, estou a tentar criar uma tática minha e precisava de alguns conselhos para a minha equipa do Tottenham.

A base da ideia era montar uma tática com 2 avançados sombras a jogar lado a lado (Dele Alli e Eriksen) e 3 defesas centrais, mas estou com dúvidas com as outras posições para tirar melhor proveito e/ou nem sei se será viável.

As dúvidas são em relação ao tipo de avançado centro, médios centro e se devo usar alas ou alas completos. E qual a Mentalidade e Formação da equipa que devo utilizar (as instruções à equipa logo eu veria depois).

A posse de bola não é importante, mas dar relevo a transições rápidas com a construção de jogo a começar partir da linha defensiva.

O esquema seria o seguinte:

Av

Av S Av S

Mc Mc

Ala Ala

Dc Dc Dc

Gr

Será que alguém me podia dar alguns conselhos? Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá! Sou um velho novato que já à alguns anos que não jogava FM e tenho aos poucos me atualizado com as vossas explicações e conselhos táticos.

Tenho aproveitado algumas táticas que vão sendo colocadas no fórum, mas neste momento, estou a tentar criar uma tática minha e precisava de alguns conselhos para a minha equipa do Tottenham.

A base da ideia era montar uma tática com 2 avançados sombras a jogar lado a lado (Dele Alli e Eriksen) e 3 defesas centrais, mas estou com dúvidas com as outras posições para tirar melhor proveito e/ou nem sei se será viável.

As dúvidas são em relação ao tipo de avançado centro, médios centro e se devo usar alas ou alas completos. E qual a Mentalidade e Formação da equipa que devo utilizar (as instruções à equipa logo eu veria depois).

A posse de bola não é importante, mas dar relevo a transições rápidas com a construção de jogo a começar partir da linha defensiva.

O esquema seria o seguinte:

Av

Av S Av S

Mc Mc

Ala Ala

Dc Dc Dc

Gr

Será que alguém me podia dar alguns conselhos? Obrigado.

Há um tópico neste quadro duma táctica que é a PAV Betablockers 3-4-3. Acaba por ser parecido com o que queres, com a diferença nos avançados sombra. Podes tentar tirar ideias de lá.

Acho que só à medida que vais jogando podes perceber o comportamento que queres para a equipa mas alguns conselhos:

- Alas a dar largura e profundidade (a atacar);

- 1 dos médios a construtor de jogo recuado (a defender para manter a posição) visto teres 3 centrais;

- Avançados sombra a deambular para aparecerem em espaços vazios e não afunilarem o jogo;

- Se não queres futebol de posse, aconselho ritmo alto e evitar os passes curtos.

Editado por Tommy

Compartilhar este post

Link para o post

Há um tópico neste quadro duma táctica que é a PAV Betablockers 3-4-3. Acaba por ser parecido com o que queres, com a diferença nos avançados sombra. Podes tentar tirar ideias de lá.

Acho que só à medida que vais jogando podes perceber o comportamento que queres para a equipa mas alguns conselhos:

- Alas a dar largura e profundidade (a atacar);

- 1 dos médios a construtor de jogo recuado (a defender para manter a posição) visto teres 3 centrais;

- Avançados sombra a deambular para aparecerem em espaços vazios e não afunilarem o jogo;

- Se não queres futebol de posse, aconselho ritmo alto e evitar os passes curtos.

Obrigado pelas dicas. Era o tipo de ajuda que necessitava.

Já estive a ver a táctica que referiste e estou a pensar utilizar no meio campo um médio recuperador de bolas (def) ou um construtor de jogo recuado (def), sendo o segundo médio um médio área à área (ap).

Estou também a pensar deixar a defesa recuada nas instruções à equipa.

Qual a tua opinião sobre isso? Vantagens e desvantagens?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas dicas. Era o tipo de ajuda que necessitava.

Já estive a ver a táctica que referiste e estou a pensar utilizar no meio campo um médio recuperador de bolas (def) ou um construtor de jogo recuado (def), sendo o segundo médio um médio área à área (ap).

Estou também a pensar deixar a defesa recuada nas instruções à equipa.

Qual a tua opinião sobre isso? Vantagens e desvantagens?

Só um pequeno alerta que a táctica mencionada, a que tem os 3 avançados no centro, tira partido de uma falha no motor de jogo, o que faz que sejam mais eficazes do que deveriam ser em teoria.

Sobre a tua questão de deixares a defesa mais recuada, tem atenção que por não teres nenhum jogador na posição de médio defensivo, se recuares muito a defesa estás a cavar um fosso maior entre o teu meio campo e a tua defesa. Isso pode ser minorado com as escolhas que faças para as funções dos teus jogadores e com a formação que usares (se optares por fluido, os sectores ficam mais juntos), mas é um risco que corres, principalmente contra equipas que tenham por exemplo um jogador na posição de médio atacante.

Compartilhar este post

Link para o post

Só um pequeno alerta que a táctica mencionada, a que tem os 3 avançados no centro, tira partido de uma falha no motor de jogo, o que faz que sejam mais eficazes do que deveriam ser em teoria.

Sobre a tua questão de deixares a defesa mais recuada, tem atenção que por não teres nenhum jogador na posição de médio defensivo, se recuares muito a defesa estás a cavar um fosso maior entre o teu meio campo e a tua defesa. Isso pode ser minorado com as escolhas que faças para as funções dos teus jogadores e com a formação que usares (se optares por fluido, os sectores ficam mais juntos), mas é um risco que corres, principalmente contra equipas que tenham por exemplo um jogador na posição de médio atacante.

esse fosso pode ser estratégico. Como a linha está recuada deixar o adversario tem de rematar de longe.De longe nao se marca tanto. O que eu quiz dizer com estrategico é que ele pode abdicar do tal medio defensivo para ter mais poderio ofensivo e ainda assim ter uma tatica "viável".Já agora uma soluçao é pura e simplesmente meter o central do meio a bloquear. Nao precisa necessariamente de medio defensivo por jogar com linhas recuadas

Editado por Ubebado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...