IlidioMA Publicado 23 Julho 2018 A polémica com o Noah não tem lógica nenhuma, quando no mesmo episódio da piada sobre o Mundial ele refere-se à Gina Yashere como "an actual british person". Haver confusão ao ponto do embaixador francês lhe estar a mandar uma carta.. A resposta dele foi top Exacto, ele queixa-se de uma coisa que ele próprio também faz. Que toda a gente faz, pois é bastante primitivo, bastante humano. Puxar pontos em comum com gente que se destaca ou de quem gostamos; atirar para bem longe gente que de quem não gostamos ou que se destacam na negativa; tratar em termos neutros quando nem uma coisa nem outra. Ou seja: eu sou amarelo e refiro-me a alguém verde sobre quem não tenho opinião como verde. Se ele se destaca nalguma coisa positiva, passa a ser amarelo-azul para puxar ao meu lado; se for infame, volta a verde e se for preciso atiro essa infâmia para o seu lado azul. De resto, eu percebo que para a Africaneidade ou o Pan-Africanismo (que se calhar nunca saiu da caneta do Kwame Nkruma e do Leopold Senghor, etc) seja importante e encha de orgulho ver gente da mesma cor de pele (não necessáriamente da mesma 'raça') a brilhar no grandest stage, mas daí a afirmar que é uma vitória de África é exagerado (passe o claro absurdo de estarmos a levar para o campo da discussão séria algo que é dito num programa de humor e em claro tom de graça). Quanto muito até pode espelhar a derrota de África, se analisarmos de outro ponto de vista: a derrota de um continente do qual 'todos' os seus cidadãos pretendem fugir (não há outro termo, migrar não basta para descrever o que é sujeitar-se a semanas a atravessar o Saara, culminando numa travessia marítima quase suicida) que se vai descapitalizando de gente, gente essa que vai, por si ou por seus descendentes, ter sucesso noutros lados. Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 23 Julho 2018 (editado) Epá tirou uma foto com o Erdogan e já é apoiante? Podem dizer que podia ter evitado posar com um ditador, mas há assim tantos jogadores de futebol politizados? tirou uma foto com o chefe de estado do país dos pais. Será assim tão estranho? Se o Shawn Mendes tirasse uma foto com o Marcelo também diriamos que está mal integrado no Canadá? De resto é o costume. Se esta selecção de França, auge do multiculturalismo que até dá azo a uma discussão espúria entre o Trevor Noah e o Embaixador Francês, tivesse sido empacotada na primeira frase, estes franceses a 100% (como embaixador diz - e o próprio Mendy veio afirmar também) seria rotulados de pretos mal integrados e demonstrariam à plena luz os males da emigração. Não foi bem só tirar uma foto. Ele e o Gundogan ofereceram uma camisola ao Erdogan assinada em que eles tratavam o Erdogan como "meu presidente". Para além de que existe uma grande diferença entre os atos do Marcelo e os atos do Erdogan. Uma comparação melhor seria pegar nas pessoas que fugiram para França para não irem para a Guerra Colonial. Passado uns anos de estar lá no bem bom, com liberdade e prosperidade, vêm a Portugal tirar uma foto com o Salazar a dizer que o admiram muito e que o apoiam. Editado 23 Julho 2018 por Syn Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 23 Julho 2018 Não foi bem só tirar uma foto. Ele e o Gundogan ofereceram uma camisola ao Erdogan assinada em que eles tratavam o Erdogan como "meu presidente". Para além de que existe uma grande diferença entre os atos do Marcelo e os atos do Erdogan. Uma comparação melhor seria pegar nas pessoas que fugiram para França para não irem para a Guerra Colonial. Passado uns anos de estar lá no bem bom, com liberdade e prosperidade, vêm a Portugal tirar uma foto com o Salazar a dizer que o admiram muito e que o apoiam. Opa era palavras de ocasião, de polidez, de protocolo. Gostava que não tivessem ido, mas não posso recriminar que o tenham feito e nem vejo ali nada de mais. Não deixa de ser o representante da nação turca, sua raiz maternal. Não acho que ponha em causa o seu compromisso com a Alemanha apenas por isso. Certo é que se tivessem ganho o Mundial até o quase o Erdogan teria sido convidado para as celebrações pela DFB. Como perderam miseravelmente, são turcos traidores apoiantes de um ditador. Parece-me um critério algo pueril para apurarmos do traicionismo de alguém: se ganha ou não. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 23 Julho 2018 Opa era palavras de ocasião, de polidez, de protocolo. Gostava que não tivessem ido, mas não posso recriminar que o tenham feito e nem vejo ali nada de mais. É uma questão de carácter, de princípios. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 23 Julho 2018 É uma questão de carácter, de princípios. não. é uma questão de consciência política. Se a maior parte das pessoas não a têm, porque a teriam obrigatoriamente os jogadores da bola? É pena, mas estamos a falar de meros jogadores de bola, não de professores doutores de ciência política e direito constitucional. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 23 Julho 2018 Os jogadores da bola já não são assim tão ignorantes como queres fazer parecer. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 23 Julho 2018 Os jogadores da bola já não são assim tão ignorantes como queres fazer parecer. pois não, porque eu nunca falei em ignorância. consciência política ≠ ignorância Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 23 Julho 2018 Tem piada que há dias o BH mencionou os Nova Portugalidade, que eu desconhecia e por isso mesmo fui ver quem eram no Facebook e deparei-me com este post deles sobre a selecção francesa. À primeira vista parece defender as raízes africanas dos franceses, mas na sua essência vai mais além do que foi dito pelo embaixador francês. Não concordo com a conclusão/essência, mas é uma leitura interessante. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 23 Julho 2018 Isto não é um comentário negativo especificamente a isso, mas pela minha experiência pessoal e bem vasta a lidar com americanos, sim, para os europeus é bem obsessivo. Mesmo com boas intenções em mente. Essa resposta do embaixador francês parece-me ajustada pois não enfatiza as questões de raça mas aceita toda a gente como uma única identidade que é a nacionalidade francesa. Nesse aspecto, são todos iguais. Nem interessa se existe racismo no país, porque o há e vai sempre existir, é a questão ser a forma correcta de ver as coisas. Tanto assim é, que estas questões de raça levantadas por estes idiotas "liberals" ao agrupar todos os brancos como se viessem do mesmo buraco, é utilizado da mesma forma para outras raças de forma deplorável. Todas as diferenças culturais e históricas (e até em certos casos geográficas) são apagadas pela cor de pele. Quando afirma que foi uma vitória "africana" e depois defender o seu ponto de vista através um punhado de racistas que não têm controlo sobre o país (felizmente) como resposta ao embaixador francês, é preciso perceber até que ponto é que estas pessoas convenientemente ajustam o seu discurso. Depois é porque é que estava a defender os seus irmãos africanos porque uma porção do continente partilha da mesma cor de pele. Usa o exemplo do homem que salvou um bebé entre ser africano antes e francês depois, a exemplificar a segmentação, mas o próprio assim fomenta com o exemplo agrupamento "afro-americanos" do seu país. Ou seja, igualdade é bonito e supostamente é essa a luta, mas segmenta sempre por cor de pele. A p*ta da contradição é atroz.. Isto dava muitos panos para mangas, mas é preciso meter um filtro sobre tudo o que sai nos mídia pelos representantes do liberalismo moderno nos EUA. É um dos fenómenos com maior verborreia que já assisti na minha vida e infelizmente alienam pessoas com uma simplicidade (e ineficácia) atroz com discursos intolerantes. Celebrar as diferenças, tendo a consciência da igualdade de direitos, independentemente da cor da pele. Pelo menos esta foi a minha interpretação do que ele disse. E esse teu último parágrafo é curioso. Dá para os dois lados. E só agora reparei que conheço o rapaz que escreveu esse texto dessa página do facebook :o Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 23 Julho 2018 (editado) não são só as raças q são bullshit e coisas n deviam ser sequer discussão numa sociedade perfeita, utópica, mas também as nacionalidades o são se bem q os espanhóis e os franceses são uns c*brões do crl Editado 23 Julho 2018 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 23 Julho 2018 - Lukaku :" quando as coisas vão bem eu sou o atacante da Bélgica. Quando não, eu sou o jogador descendente de congoleses " - Karim:"quando faço golos eu sou francês, quando eu jogo mal dizem-me que sou árabe" - Özil:"quando ganhamos eu sou alemão, e quando não, sou imigrante" Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 23 Julho 2018 - Pepe: "quando ganhamos sou o luso-brasileiro, quando perdemos sou um caceteiro" Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 23 Julho 2018 - Almeno: "quando ganha sou do Benfica, quando perde sou do Liverpool, quando os dois perdem não ligo a futebol" Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 23 Julho 2018 Mentira, sou sempre o Benfica. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 24 Julho 2018 Ter afecto por alguém é diferente de ter preferência política por esse alguém. O próprio Ozil disse que não tem preferência política nenhuma na Turquia porque não é o país dele, simplesmente tirou uma foto com o Erdogan porque estavam ambos numa causa solidária e respeita o órgão máximo do país dos seus ascendentes. Não querendo defender alguém, acho estúpido ter-se criado este celeuma todo na Alemanha por causa de uma foto até quando os próprios alemães desde sempre estão ligados ao extremismo político. opah :lol: Não vamos ser ingénuos, aquilo não era uma simples acção de solidariedade. O Erdogan estava na Europa nessa altura para fazer campanha presidencial, para uma das eleições mais decisivas do país que selaram a mudança de regime que já estava a ser elaborada há uns anos. Mas pronto, é uma foto, o Ozil esclareceu as coisas e vou-me fazer de parvo e fingir que ele é completamente apolítico e não tem nada a ver com isto. O que acho menos aceitável como disse é o gundogan referir-se ao Erdogan como 'meu presidente' que ainda há uns meses disse chamou nazis aos alemães em uma de muitas rajadas de insultos que faz. Mas pronto, o problema não é esse, a big Picture para mim é a comunidade turca em alguns países europeus. Por duas razões, uma social, outra política: Em primeiro porque 60/70% vota num ditador islamista. A comunidade turca alemã, holandesa etc é tão importante que o Erdogan faz tour's pela Europa para ganhar esses votos que são decisivos. (Na Turquia as coisas são 50-50). É preocupante que a maioria dos imigrantes ou descendentes tenham estes valores. Em segundo lugar, porque todas estas comunidades turcas são, através de organizações intermediárias muito ligadas ao AKP e outro tipo de organizações conservadoras e nacionalistas turcas. Para já, são eficazes a arregimentar votos para as eleições turcas, mas estas comunidades que já são numerosas podem influenciar políticas alemãs por influência turca Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 25 Julho 2018 Celebrar as diferenças, tendo a consciência da igualdade de direitos, independentemente da cor da pele. Pelo menos esta foi a minha interpretação do que ele disse. E esse teu último parágrafo é curioso. Dá para os dois lados. Entendo como é que alguém pode entender isso, até dissecar a argumentação do Trevor Noah e perceber que existem contradições e um único foco no seu discurso. Claro que dá para os "dois lados". Isso é porque o liberalismo moderno nos EUA está bem próximo de um forma de agir que é coerciva e divisionária, tal como os conservadores. Embora sejam um mal menor por comparação, ninguém com dois dedos de testa que é realmente de mente aberta se mete nisso. Compartilhar este post Link para o post