Sumudica by Night Publicado 22 Julho 2018 Citação do jornal "Expresso" online "Fui chamado de violador de cabras, pedaço de m*rda e porco turco". Özil denuncia racismo alemão e abandona a Mannschaft Mesut Özil abandona a seleção da Alemanha pelas críticas que recebeu por ter tirado uma foto com o presidente da Turquia, Erdogan. "Se a Alemanha ganha, sou alemão. Se perde, sou turco", refere Özil num longo comunicado em que acusa de racismo o presidente da federação alemã Desde que tirou uma foto com Recep Erdogan, presidente da Turquia, tempos antes do arranque do Mundial da Rússia, Mesut Özil tornou-se um alvo ambulante para ataques pessoais na Alemanha, nomeadamente, da federação de futebol alemã, pela voz do seu presidente, Reinhard Grindel. Este exigiu que Özil se explicasse publicamente, mas o futebolista manteve o silêncio durante semanas enquanto na Alemanha se montava um circo à sua volta.Hoje, Özil, nascido na alemã Gelsenkirchen, lançou um extenso comunicado no qual anunciou o seu adeus à seleção. Diz que tirou aquela fotografia com Erdogan por respeito à figura mais importante do país da sua família e não por razões políticas; e diz, também, que voltaria a tirar a fotografia. E acusa algumas figuras alemãs, uma delas Grindel, de racismo."Fui chamado de violador de cabras por Bernd Holzahuer (um político alemão), por causa da fotografia e da minha herança turca. Além do mais, Werner Steer (Chefe do Teatro Alemão) disse-me para ir para o raio que me parta em Anatolia, um lugar turco onde há muitos refugiados. Usar discriminação como uma propaganda política é algo que devia dar a demissão automática dessas figuras. Não são melhores do que o adepto alemão que me gritou: 'És um pedaço de m*rda, vai embora porco turco'.Sobre Grindel, Özil recorda palavras antigas do mesmo: "O multiculturalismo não existe. Grindel, não me surpreendes. Votaste contra uma legislação de dupla-nacionalidade e também disseste que a cultura islâmica se integrou demasiado nas cidades alemãs. Isso é inaceitável e inesquecível. Logo após a fotografia, tive uma reunião com ele em que lhe expliquei a minha herança turca, mas ele estava mais interessado em expôr os seus pontos de vista político. Mas concordámos que era melhor concentrar-me porque vinha ali o Mundial2018."Özil garante, por outro lado, que sempre teve o apoio do selecionador Joachim Löw e dos seus colegas, embora tenha sentido várias vezes críticas na sociedade e em alguns media alemães. "Quando a Alemanha ganha, sou alemão. Quando perde, sou turco."E remata: "Digo isto com o coração pesado, mas nunca mais vou jogar pela Alemanha. Foi uma decisão difícil porque dei sempre tudo pelos meus colegas e pelos treinadores e pelo povo alemão. Mas quando o presidente da Federação me trata assim, já chega." Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 22 Julho 2018 "Se a Alemanha ganha, sou alemão. Se perde, sou turco" Esta fez-me lembrar um vídeo que vi há pouco tempo no YouTube de uma corrida de F1 nos anos 90, no início do vídeo estava o comentador todo orgulhoso com o excelente arranque do piloto britânico David Coulthard; algures a meio do vídeo espetou-se e o comentador diz, muito triste, que o escocês David Coulthard perdia uma óptima oportunidade de ganhar :lol: Compartilhar este post Link para o post
El_Barto Publicado 22 Julho 2018 A verdade é que este gajo até e um tipo fácil de odiar, não justificando ofensas racistas. Passa os jogos de mãos nos bolsos, parece que não gosta de jogar futebol, mesmo quando joga pelo Arsenal. Este tipo de jogador irrita-me profundamente. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 22 Julho 2018 Pior do que o caso do Ozil é o Gundogan que, esse sim, mostrou ter afeto pelo Presidente Turco. Fácil gostar de um ditador quando se vive na Europa... Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 22 Julho 2018 Custa me defender quem anda a publicitar o Erdogan, admito ... Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 22 Julho 2018 Pior do que o caso do Ozil é o Gundogan que, esse sim, mostrou ter afeto pelo Presidente Turco. Fácil gostar de um ditador quando se vive na Europa... Ter afecto por alguém é diferente de ter preferência política por esse alguém. O próprio Ozil disse que não tem preferência política nenhuma na Turquia porque não é o país dele, simplesmente tirou uma foto com o Erdogan porque estavam ambos numa causa solidária e respeita o órgão máximo do país dos seus ascendentes. Não querendo defender alguém, acho estúpido ter-se criado este celeuma todo na Alemanha por causa de uma foto até quando os próprios alemães desde sempre estão ligados ao extremismo político. Compartilhar este post Link para o post
dragomir Publicado 22 Julho 2018 Ainda que o Ozil até se possa ter metido a "jeito" a verdade é que a vida para os estrangeiros na Alemanha não está nada fácil. Sobretudo se estes vierem dos países associados ao terrorismo Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 22 Julho 2018 Muito me ri com a quantidade de apoio e de votantes que teve o Erdogan na Alemanha :lol: Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 22 Julho 2018 Esses comentários são obviamente racistas e percebo, e concordo, com a decisão do Özil. Por outro lado, deixei de simpatizar com ele e os outros que tiverem com o Erdogan (especialmente o Gundogan). Acho o multi culturismo algo muito bonito e que ajuda os países a crescer. O fascismo não. Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 22 Julho 2018 I will no longer stand for being a scapegoat for his [Reinhard Grindel, President of the german FA] incompetence and inability to do his job properly. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 22 Julho 2018 Mais tempo livre tem para sair à noite e ir a festas. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 22 Julho 2018 "Se a Alemanha ganha, sou alemão. Se perde, sou turco" Esta fez-me lembrar um vídeo que vi há pouco tempo no YouTube de uma corrida de F1 nos anos 90, no início do vídeo estava o comentador todo orgulhoso com o excelente arranque do piloto britânico David Coulthard; algures a meio do vídeo espetou-se e o comentador diz, muito triste, que o escocês David Coulthard perdia uma óptima oportunidade de ganhar :lol: Vê a resposta do Trevor Noah, no Daily Show, a um embaixador francês, há uns dias. É o resumo perfeito deste tipo de discussões. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 22 Julho 2018 Já vi, no Between the Scenes, não foi? Brilhante, como de resto é habitual. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 22 Julho 2018 Today I was invited to the World Cup final as a guest of Russian President Vladimir Putin. This man is one of the greatest leaders of our time and I was honored to attend such a landmark event alongside him. Today was an honor for me Mr. Putin. Thank you and congratulations on an amazing World Cup. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 22 Julho 2018 Vê a resposta do Trevor Noah, no Daily Show, a um embaixador francês, há uns dias. É o resumo perfeito deste tipo de discussões. :handclap: Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 23 Julho 2018 (editado) :handclap: Tem piada que há dias o BH mencionou os Nova Portugalidade, que eu desconhecia e por isso mesmo fui ver quem eram no Facebook e deparei-me com este post deles sobre a selecção francesa. À primeira vista parece defender as raízes africanas dos franceses, mas na sua essência vai mais além do que foi dito pelo embaixador francês. Agora este tema é complexo e há tantas semânticas e nuances que fazem com um discurso cheio de certezas do Noah talvez esteja afinal cheio de buracos e incoerências. Especialmente quando introduzimos temas como a apropriação cultural... A ideia que fico é que existe uma obsessão nos EUA pela descendência/ascendência. Os exemplos dados do Noah são superficiais e não se comparam à assimilação feita pelos jogadores que nasceram e cresceram em França. Não deixam de ser africanos, mas são franceses, acima de tudo. Editado 23 Julho 2018 por Rōnin Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 23 Julho 2018 Ter afecto por alguém é diferente de ter preferência política por esse alguém. O próprio Ozil disse que não tem preferência política nenhuma na Turquia porque não é o país dele, simplesmente tirou uma foto com o Erdogan porque estavam ambos numa causa solidária e respeita o órgão máximo do país dos seus descendentes. Não querendo defender alguém, acho estúpido ter-se criado este celeuma todo na Alemanha por causa de uma foto até quando os próprios alemães desde sempre estão ligados ao extremismo político. :facepalm: Compartilhar este post Link para o post
Genzo Publicado 23 Julho 2018 (editado) O Ozil é de ascendência turca como muitos outros espalhados pela Alemanha. Se ele ficar a morar no país alemão os seus descendentes não deixam de ter ascendência turca mas são mais "alemães" que os pais do Ozil que creio que nasceram na Turquia, por exemplo. Editado 23 Julho 2018 por Genzo Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 23 Julho 2018 O que seria de nós sem o Genzo... Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Julho 2018 :facepalm: E se o Ozil for ter filhos à Turquia, como é? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 23 Julho 2018 Eu agora pergunto-me, o Ozil é trabalhador, desconta aos milhões, cumpre com os seus deveres, e mesmo assim não foi assimilado, demonstrando o seu afecto pela Turquia e pelo seu líder. Isto é bom ou mau? O Ozil até é uma boa pessoa, conheço amigos dele e contam-me que ele está muito orgulhoso do papel da Turquia e do Erdogan na crise dos refugiados. É preciso coragem para aceitar os cheques de milhares de milhões da União Europeia, que indirectamente sustentam o seu regime. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 23 Julho 2018 Epá tirou uma foto com o Erdogan e já é apoiante? Podem dizer que podia ter evitado posar com um ditador, mas há assim tantos jogadores de futebol politizados? tirou uma foto com o chefe de estado do país dos pais. Será assim tão estranho? Se o Shawn Mendes tirasse uma foto com o Marcelo também diriamos que está mal integrado no Canadá? De resto é o costume. Se esta selecção de França, auge do multiculturalismo que até dá azo a uma discussão espúria entre o Trevor Noah e o Embaixador Francês, tivesse sido empacotada na primeira frase, estes franceses a 100% (como embaixador diz - e o próprio Mendy veio afirmar também) seria rotulados de pretos mal integrados e demonstrariam à plena luz os males da emigração. Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 23 Julho 2018 (editado) A ideia que fico é que existe uma obsessão nos EUA pela descendência/ascendência. Isto não é um comentário negativo especificamente a isso, mas pela minha experiência pessoal e bem vasta a lidar com americanos, sim, para os europeus é bem obsessivo. Mesmo com boas intenções em mente. Essa resposta do embaixador francês parece-me ajustada pois não enfatiza as questões de raça mas aceita toda a gente como uma única identidade que é a nacionalidade francesa. Nesse aspecto, são todos iguais. Nem interessa se existe racismo no país, porque o há e vai sempre existir, é a questão ser a forma correcta de ver as coisas. Tanto assim é, que estas questões de raça levantadas por estes idiotas "liberals" ao agrupar todos os brancos como se viessem do mesmo buraco, é utilizado da mesma forma para outras raças de forma deplorável. Todas as diferenças culturais e históricas (e até em certos casos geográficas) são apagadas pela cor de pele. Quando afirma que foi uma vitória "africana" e depois defender o seu ponto de vista através um punhado de racistas que não têm controlo sobre o país (felizmente) como resposta ao embaixador francês, é preciso perceber até que ponto é que estas pessoas convenientemente ajustam o seu discurso. Depois é porque é que estava a defender os seus irmãos africanos porque uma porção do continente partilha da mesma cor de pele. Usa o exemplo do homem que salvou um bebé entre ser africano antes e francês depois, a exemplificar a segmentação, mas o próprio assim fomenta com o exemplo agrupamento "afro-americanos" do seu país. Ou seja, igualdade é bonito e supostamente é essa a luta, mas segmenta sempre por cor de pele. A p*ta da contradição é atroz.. Isto dava muitos panos para mangas, mas é preciso meter um filtro sobre tudo o que sai nos mídia pelos representantes do liberalismo moderno nos EUA. É um dos fenómenos com maior verborreia que já assisti na minha vida e infelizmente alienam pessoas com uma simplicidade (e ineficácia) atroz com discursos intolerantes. Editado 23 Julho 2018 por BFC=Trincos_Everywhere Compartilhar este post Link para o post
paladino77 Publicado 23 Julho 2018 A polémica com o Noah não tem lógica nenhuma, quando no mesmo episódio da piada sobre o Mundial ele refere-se à Gina Yashere como "an actual british person". Haver confusão ao ponto do embaixador francês lhe estar a mandar uma carta.. A resposta dele foi top Compartilhar este post Link para o post