Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jean-luc godard

25 de Abril Sempre!

Publicações recomendadas

Como disse hoje o Marcelo, é importante ter a noção de que o que nos trouxe Abril não é garantido. Isto é especialmente válido nesta altura, quando a extrema-direita perdeu a vergonha e anda aí de cara lavada a arrecadar apoio.

O 25 de Abril faz-se todos os dias. Hoje e sempre.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Muito triste com a faixa etária do escasso público do espetáculo que a RTP está a transmitir. 

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade. Quase que me arrisco a dizer que a malta dos 30/40 já é minoria a que sabe minimamente dos factos, personagens, siglas, etc. E daí para baixo ainda pior, ainda hoje saiu uma noticia que dizia que a maioria dos estudantes (náo me lembro se universitarios ou do secundario) não acertavam na sigla do MFA.

Grande Patxi Andión!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thor Odinsson, há 3 horas:

Verdade. Quase que me arrisco a dizer que a malta dos 30/40 já é minoria a que sabe minimamente dos factos, personagens, siglas, etc. E daí para baixo ainda pior, ainda hoje saiu uma noticia que dizia que a maioria dos estudantes (náo me lembro se universitarios ou do secundario) não acertavam na sigla do MFA.

Grande Patxi Andión!

É normal, não? Quanto mais longe no tempo as pessoas ficam de certo acontecimento, menos vão estar familiarizadas com certos detalhes.

Editado por Wincing Hálldor

Compartilhar este post

Link para o post

É normal se a propaganda do regime não for eficaz. Se este regime liberal não se justificar às novas gerações vai à vida. E quem mais o defende é, curiosamente, o partido estalinista com assento parlamentar.(kautskyistas dum raio, mas é!)

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim não é normal, sempre fui educado sobre a importância de conhecer a nossa história, sobretudo no período da ditadura, mas lá está, depende do contexto. Ainda ontem vi um amigo a defender o Salazar no Instagram, e apenas posso conceber que se defenda o antigo regime, não tendo vivido nele, caso a sua família não tivesse sofrido com o mesmo regime, uma minoria, portanto.

Compartilhar este post

Link para o post

A distância para os factos vai sempre esbater o conhecimento generalizado que sobre eles existe. E isso não tem de ter necessariamente a ver com saudosismo salazarista (que raio) ou com perda de consciência política, ainda que essas possam ser matérias de preocupação debatidas em devido contexto. São é assuntos diferentes. É normal que cada vez menos pessoas saibam quem foi o Salgueiro Maia, tal como parece normal que cada vez menos pessoas saibam quem foi o Mário Soares. É só o tempo a fazer o que lhe compete.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Falando nisso, eu so estive na escola em Portugal até ao terceiro ano, que me aconselham se eu quiser conhecer um bocado mais de história portuguesa, 25 de abril e afins?

Filmes/livros/sites?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...