Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
LUIZ CESAR

[FM21] O Basco: Futebol e outras histórias: Obrigado a todos.

Publicações recomendadas

Uma vez mais perdes fora na LE e desta vez não conseguiste ultrapassar o teu adversário...foi por pouco. O mais importante foi a excelente conquista do título e agora que venha o Arsenal para dominares tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de six_strings, Em 09/01/2021 at 13:14:

SAida do Metz em grande. Ida para Londres, vais fazer um user muito feliz 😄

PEACE

Citação de Burkina2008, Em 09/01/2021 at 13:17:

Excelente internamente, parabens pela conquista!

Na Europa ja tinhas andado a bambolear mas o Leicester este ano foi o suficiente. Para o ano fazes melhor!

Citação de cadete, Em 09/01/2021 at 15:44:

Uma vez mais perdes fora na LE e desta vez não conseguiste ultrapassar o teu adversário...foi por pouco. O mais importante foi a excelente conquista do título e agora que venha o Arsenal para dominares tudo.

Olá amigos. Me permita responder aos 3.

A campanha do FC Metz, tanto na Europa League, quanto na Ligue 1 foi excelente, tanto que isso influenciou na conquista da Copa da França. As conquistas em âmbito nacional fez com que outras equipes nos oferecessem um contrato, e ou, uma entrevistas. E grandes equipes, diga-se de passagem. Agora já decidi para onde vou e daqui a pouco posto a nova atualização.

Compartilhar este post

Link para o post

jOz2yJT.png

MdcZ7Hx.png

- Seja bem vindo Senhor Arieta. Podemos começar?

- Fique a vontade, pois a casa é sua Presidente.

- Muito bem. Estava conversando com meu diretor de futebol e ele recomendou sua contratação. É um treinador jovem,40 anos, ambicioso e gosta de trabalhar com jogadores abaixo dos 25 anos. Até que isso bate com a diretriz do clube. Minha preocupação é sua falta de experiência no nosso país e também trabalhar num clube da nossa grandeza...

- Desculpe interromper senhor presidente, mas já trabalhei em vários outros países e isso deveria contar a meu favor. Em relação a grandeza do Arsenal...Eu tenho que discordar. O clube não é campeão inglês a quantos anos? O FC Metz até a pouco tempo era um clube de meio de tabela e o que aconteceu? Levei o clube a ser campeão da Copa da França e Campeão da Ligue 1 e isso no mesmo ano.

- Gostei da sua atitude. Mostra que tem confiança no seu trabalho, mas tem outra coisa que me preocupa. Os seus problemas extra campo.

- Quais?

- Você deu um soco num jornalista, não que isso já não me passou pela cabeça, fora os problemas com os jogadores na Sérvia. E mais um detalhe. Aqui nós temos um departamento de marketing e de imagem. A imagem do Arsenal é prioridade e...

- Olha senhor presidente eu devo dizer que isso é passado. Entendo que em qualquer clube, do pequeno ao grande, existem regras de conduta, mas sem exageros.Sou um treinador de futebol e não um modelo profissional. Posso usar terno? Claro que sim, mas não vou me submeter as aulas de etiqueta na hora de beber um chá. Falando nisso eu não bebo chá. Cerveja, Wisky e Vodka eu aceito numa boa. Repito, sou um treinador de futebol raíz, mas se quiser contratar um treinador nutella que se preocupa mais com a aparência do que o campo e bola...Traz o Ibra de volta.

- O Senhor está sendo indelicado e arrogante.

- Me desculpe presidente, mas eu vim aqui falar sobre o meu currículo no mundo do futebol e não sobre etiquetas.

- Então vamos falar sobre futebol. Esperamos que o senhor cumpra esses objetivos. Consegue?

- Acredito que possamos conquistar uma vaga na Champions League.

- Sabe que vai ter um bom orçamento para transferências. Consegue administrar esses valores tão alto? Gostaríamos que contratasse jogadores jovens.

- O orçamento que me foi proposto é o suficiente para contratar bons jogadores, mas pretendo aumentar isso com a venda de jogadores acima de 29 anos. Já fiz uma análise do elenco e devo vender uns 6 jogadores de início e mais os que quiserem sair. Quero carta branca para fazer isso e devo avisa-lo que alguns jogadores do elenco ficarão insatisfeitos com essa limpa na equipe. Caso o Arsenal me contrate eu não abro mão dessa autonomia.

- Entendo Arieta. Obrigado por ter atendido o nosso pedido. Entraremos em contato com seu agente.

E a conversa acabou entrando nos trilhos ou melhor no mundo do futebol. Entendo que em qualquer clube, do pequeno ao grande, existem regras de conduta, mas em alguns clubes isso é exagerado.

- Arieta o que foi aquilo na entrevista? Ficou doido?

- Que nada Yeste. Esses caras tem o rei na barriga ou a rainha. De vez em quando é bom fazer isso. Essa situação da etiqueta eu lembrei do Valismaane. Lembra dele?

- Sim, me lembro. Era treinador do Paide e foi para a Juventus. Depois saiu e foi treinar um clube português.

- Então. Eu o encontrei na última premiação da FIFA e entre uma cerveja e outra ele me disse que na época da Juventus era tanta formalidade com a imagem que uma vez ele foi ao banheiro e na saída tinha uns 3 italianos do departamento de imagem querendo verificar se ele havia ajeitado o cinto da calça, se a camisa estava dentro da calça, se a gravata estava correta. Um dos italianos quase o patolou. Ele quase bateu no cara. Por isso ele saiu da Itália e foi treinar em Portugal. Acho que foi para o Braga.

- Quer dizer que tens medo que um inglês te patole?kkkkkk

- Dou-lhe uma bifa.kkkk

E eu e Yeste rimos muito, mas a forma com que não baixei a cabeça na hora da entrevista me fez merecer o emprego. Eles que me convidaram para treinar o Arsenal e de cabeça erguida eu cheguei e saí da reunião. Passaram-se uma semana e fui contratado. Na hora da assinatura do contrato o presidente fala baixo:

- Espero que sua arrogância e confiança nos traga títulos.

3ptFmw9.png

Como falei na entrevista eu iria fazer uma limpa no elenco dos Gunners. E foi o que eu fiz:

QVhSpkL.png

Da lista acima 7 jogadores eu coloquei de cara como transferíveis e ofereci aos clubes. Os outros jogadores pediram para sair, pois precisavam jogar a Champions League e o Arsenal nem mesmo se classificou para a Europa Conference. Entendi a situação e não fiz questão que ficassem. Consegui €333 Milhões de Euros de transferências e com esse dinheiro eu fui as compras.

c7IEeoE.png

Trouxe 6 jogadores para o clube. Todos na faixa etária de 19 a 23 anos. São eles: Thiago Silva, Julien Berrard, Robert Navarro, Maarten Vandevoordt, Matt Bond e Reinier. Além deles eu fiz uma proposta por Pedro, do Flamengo. O clube aceitou a oferta de €50 Milhões e agora só espero o jogador aceitar o contrato.

tkPHACe.png

Nosso elenco é formado por 27 jogadores e a idade média é baixa em relação aos jogadores que aqui encontrei. Com o elenco formado eu conversei com meu treinador auxiliar e decide por treinar 3 táticas para a temporada 2025/2026. Aproveitei e pedi a ele que marcasse alguns amistosos e asim ele fez:

x5lk0od.png

Foram 7 amistosos e 7 vitórias. Incluindo um 5x4 no meu freguês preferido: Paris Saint Germain. Outro destaque dos amistosos foi a goleada por 5x0 em cima dos turcos do Fenerbahçe. Acredito que a equipe esteja preparada para o desafio da temporada, desafio esse que já começa com 3 pedreiras:

ws4Hc6n.png

Se conseguirmos bons resultados contra o Chelsea, Spurs e Liverpool eu acredito que a jovem equipe pegue confiança e vamos poder disputar o título da Premier League.

dFNxod0.png

Lvbsvam.png

Bruxelas - Bélgica - Janeiro de 2025

- Boa tarde! Eu tenho hora marcada com o senhor Poirot.

- Senhorita Sasha Dzagoyev! É um prazer conhece-la. A condessa me ligou e pediu para atender o seu pedido.

- Obrigado senhor Poirot.

- Pode me chamar de Emille.

- O senhor é parente de...

- Hercule Poirot era meu bisavô. Mas vamos deixar de delongas e vamos ao que interessa. Me conte a sua história.

- Bom Senhor Emille a minha irmã Marina teve um relacionamento, digamos relâmpago, com uma pessoa famosa que estava hospedado no Hotel Moscovo, aonde ela trabalhava. Desse relacionamento nasceu o meu sobrinho Aleksey. Só que ela jamais disse o nome do pai da criança. O que ela me disse uma vez é que ele era famoso e estava no hotel. Ela me disse que não procurou ele para falar da gravides porque não queria estragar a carreira dele. O que eu peço ao senhor é que ache esse famoso para que ele possa saber que tem um filho, filho esse que vai completar 1 ano agora em maio de 2025.

- Devo dizer que será um belo desafio e custará um pouco caro, pois teremos que viajar e os exames de DNA será por sua conta.

- Dinheiro não é problema. Como a condessa deve ter informado ao senhor o meu falecido pai era adido militar em Londres e além disso nos deixou algumas propriedades. Eu consegui a lista dos hóspedes e achei 3 pessoas famosas na lista.

- Todos músicos. Mas vou analisar os outros nomes também. Acredito que sua irmã estava se referindo a alguém que estava começando a ser famoso, já que ela não quis estragar a carreira dele.

- O senhor é bom mesmo. Nem pensei nesta possibilidade.

- A quanto  ao sinal do trabalho, a senhora converse com minha secretária. Ele lhe indicará a conta para o depósito. tenha um bom dia Senhora Sasha Dzagoyev.

LznhFa0.gif

Editado por LUIZ CESAR

Compartilhar este post

Link para o post

Estás tramado com a Marina, mas prevejo grandes conquistas com o Arsenal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, há 3 horas:

Lol acabam todos por la parar

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de six_strings, há 8 horas:

MErcado de transferências espetacular.

Força nisso.

PEACE

Concordo. Montamos uma equipe para brigar pelo título.

Citação de cadete, há 5 horas:

A irmã da Marina não vai desistir de achar o pai do Aleksey. Uma coisa é certa: Vamos brigar pelo título.

Citação de Burkina2008, há 2 horas:

Lol acabam todos por la parar

Verdade.

Eskerrik asko.

Obrigado a todos que acompanham e principalmente comentam o save.

Compartilhar este post

Link para o post

FN7SMpf.png

1R7CNgJ.png

Depois dos bons amistosos realizados e a chegada do Pedro, era hora de fazer a estreia a frente do Arsenal. Para o jogo contra o Chelsea eu usei a formação 4-2-3-1. Pedro estava sem ritmo de jogo e preferi deixa-lo de fora do jogo. Kaio Jorge foi o titular do ataque.

AJY8AWw.png

Saímos na frente com o gol do Martinelli aos 12 minutos, mas aos 20 minutos de jogo o Chelsea empata a partida através de Mason Mount. Descemos para o vestiários com a certeza de poder ganhar a partida. Fiz uma alteração na formação, aonde tirei o Navarro e coloquei em campo o Kluivert. Puxei Martinelli para a esquerda e deixei Kluivert na direita. A tática deu resultado e aos 53 minutos Kluivert avança pela direita e toca na saída do goleiro adversário. Aos 88 minutos Kaio Jorge fecha o caixão dos Blues. Estreamos com uma boa vitória e isso fez com que os adversários acendesse o sinal de alerta. Os Gunners de Arieta vieram para disputar o título. O nosso segundo jogo seria contra os Spurs.

yuNMYJG.png

O jogo marcou a estreia de Pedro no comando do ataque dos Gunners. Os comandados de Philippe Clement, treinador Belga, saíram na frente com  um gol de David Neres aos 11 minutos e de tanto insistir nós empatamos a partida aos 37 minutos através de Leyes. No segundo tempo eu mantive a mesma formação e aos 80 minutos o jogador estreante, Pedro, marca o gol da vitória do Arsenal. Gol da virada. O terceiro jogo será dentro de casa contra o Liverpool.

dRh9gjK.png

Jogo chato, pois a equipe do Liverpool tem uma excelente equipe, mas quem tem Reinier, tem um cérebro pensante em campo. Reinier tabela com Navarro e percebe a infiltração de Rovella. O moleque dá o passe certeiro e Rovella marca na saída do goleiro Allison. Klopp, na beira do campo, vai a loucura com sua defesa. Termina o primeiro tempo com o Arsenal na frente. No segundo tempo é a vez da nossa defesa dar mole e Niklas marca de cabeça, após um escanteio. O jogo parecia que terminaria empatado, mas aos 76 minutos Navarro recebe de Reinier na esquerda e passa pelo primeiro, dá um corte no segundo e da entrada da área chuta colocado no ângulo de Alisson, que tenta desviar a bola, mas não consegue. Um golaço. Três jogos e 3 vitórias. O quarto jogo foi contra o West Ham.

7OgMH2z.png

Vencemos por 4x1, com dois gols de Kluivert, 1 de Pedro e outro do garoto Reinier. Entre o terceiro e o quarto jogo nós tivemos o jogo pela 2ª eliminatória da EFL Cup. Vencemos o Brighton nos pênaltis. O bom desse jogo foi que utilizei uma equipe alternativa e não decepcionaram.

iI0hrPM.png

Realizamos até o momento 4 jogos pela Premier League e um pela EFL Cup. Na liga marcamos 11 gols e sofremos 4, saldo positivo de 7. Estamos em segundo lugar, atrás do Manchester united que ganha a vaga de primeiro colocado por causa do saldo de gols. Possuem 2 a mais do que a nossa equipe:

dae28Pz.png

Mgnkxkp.png

*** Departamento Médico.

*** Relatório do Assistente.

*** Relatório do Analista.

*** Análise de Jogos Recentes.

*** Dinâmica da Equipe.

*** Plantel do Arsenal.

*** Estatísticas de Jogadores e Equipe.

IOeKPJi.gif

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo. Com uma entrada dessas e ja derrotando Spurs, Chelsea e Liverpool, ninguém para estes Gunners. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, há 11 horas:

É isso mesmo. Com uma entrada dessas e ja derrotando Spurs, Chelsea e Liverpool, ninguém para estes Gunners. 

Vamos com tudo para cima deles.

Citação de Burkina2008, há 10 horas:

Grande inicio sobretudo porque comecaste com jogos bem complicados! Que dure!

Com essas vitórias o time ganha moral. Nos últimos anos era de meio da tabela para baixo. Em relação a esta temporada o time foi montado para brigar pelo título.

Citação de six_strings, há 7 horas:

3 jogos de elevado nível de dificuldade superados. Grande inicio esse.

PEACE

Vamos brigar pelo título.

Eskerrik asko.

Compartilhar este post

Link para o post

kzLYCTT.png

VJvR6Yo.png

Depois dos 4 jogos iniciais, mostrados anteriormente, nós realizamos mais 15 jogos pela Premier League e mais alguns pela Carabao Cup. Até o momento nós tivemos 16 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. aqui vou mostrar como foram alguns jogos, principalmente contra o Manchester United, pela Premier League e Carabao Cup.

Goec9v9.png

O primeiro jogo a ser mostrado foi justamente a nossa derrota para o Manchester United por 3x2. Um jogão de bola, aonde estivemos a frente do placar por duas vezes, gols de Martinelli  aos 10 minutos e aos 16 minutos. Infelizmente o Manchester reagiu e marcou com Milinkovic e Rodrygo. Aos 72 minutos nossa zaga dá mole e Bruno Fernandes marca o gol da vitória. Nesse jogo o nós não contamos com nosso artilheiro, Pedro. O jogador pediu uma licença alegando problemas pessoais. Para evitar um desgaste com meu principal artilheiro eu aceitei o seu pedido. Trinta e três dias depois o jogador volta e promete a torcida que seus problemas acabaram.

O6T4jfY.png

Tivemos o empate contra o Burnley aonde fomos melhores nas finalizações, mas não conseguimos fazer o principal: Gols. Nossos atacantes não estavam numa noite inspirada e com isso o empate foi um péssimo resultado.

QB3VvJv.png

Como foi também um péssimo resultado a derrota para o Southampton. Massacramos os The Saints e eles nem um chute a gol deram. Como venceram o jogo? Gol contra do Gabriel. Nunca vi isso num jogo de Football Manager, mas vivendo e aprendendo.

hYQXPYE.png

Foram 19 jogos pela Premier League. Sendo 16 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Marcamos neste período 47 gols(ataque mais positivo) e sofremos 12 gols(2º defesa menos vazada), saldo positivo de 35 gols. Temos também o artilheiro da Liga: Pedro, com 13 gols. Também o jogador com mais assistência, Reinier, com 8.

ZO0CtVX.png

Na tabela de classificação nós estamos em 1º lugar e com Manchester United e Manchester City na nossa cola. Um vacilo e os Reds Devils nos alcança e nos passam. Então é foco total nos jogos da Premier League. Quero tirar o Arsenal da fila do jejum de títulos e por isso vou dar preferência aos jogos da Premier League.

5oxgmYh.png

Nesses meses de agosto a dezembro nós tivemos alguns jogos da Carabao Cup. Fomos avançando até chegar as semifinais contra o Chelsea. Uma surpresa é justamente o Nottingham Forest que fará a outra semifinal contra o Leicester. O Forest eliminou o Liverpool nos pênaltis e passou pelo West Han por 2x0.

9ZvAGOG.png

Dos jogos pela Carabao Cup eu destaco a grande vitória em cima dos Reds Devils e com show do Pedro:

9jnTTDe.png

Comecei a partida com a formação tradicional, 4-2-3-1 e com Pedro comandando o ataque. O Manchester United abriu o placar aos 34 minutos, gol de Rashford. Só conseguimos empatar aos 65 minutos, através de Kluivert e desempatamos o jogo aos 87, através do nosso artilheiro, Pedro. Nos minutos finais nós tivemos uma partida emocionante, pois aos 92 minutos o Manchester United empata a partida, gol de Haaland. Mas aos 93 nosso artilheiro e matador estava atento e numa rebatida do goleiro adversário, Pedro marca. Final de jogo e conquistamos uma excelente vitória e que nos levou as quartas de finais. Vencemos o Portsmouth por 3x1. Avançamos para as semifinais, aonde vamos enfrentar os blues.

vBtH0TT.png

RLjapIA.gif

Editado por LUIZ CESAR

Compartilhar este post

Link para o post

Derrota contra Southampton foi única surpresa para mim. Perdeste contra Man U na Ligao que faz com que partilhem a liderança, mas na Carabao conseguiste derrotá-los e agora Chelsea é o último obstáculo antes de chegares à final. Estou a gostar de ver o Martinelli.

Compartilhar este post

Link para o post

O Southampton é mesmo assim 😄 de resto muito bem manténs a liderança, vais lutar com os Reds até final. Segunda volta de loucos.

PEACE

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, Em 14/01/2021 at 19:54:

Derrota contra Southampton foi única surpresa para mim. Perdeste contra Man U na Ligao que faz com que partilhem a liderança, mas na Carabao conseguiste derrotá-los e agora Chelsea é o último obstáculo antes de chegares à final. Estou a gostar de ver o Martinelli.

A derrota para o The Saints foi uma surpresa, pela forma que aconteceu. Eles não deram um chute a gol. Venceram por causa do gol contra do meu zagueiro. No resto estamos indo como o planejado. Brigando pelos títulos.

Citação de six_strings, Em 15/01/2021 at 06:09:

O Southampton é mesmo assim 😄 de resto muito bem manténs a liderança, vais lutar com os Reds até final. Segunda volta de loucos.

PEACE

A derrota para o The Saints foi uma surpresa, pela forma que aconteceu. Também acredito que vamos brigar pelo título contra o Manchester United.

Citação de Burkina2008, Em 15/01/2021 at 07:42:

Estas a brigar pelo titulo mas mesmo assim com um ou outro momentos menos bons...

Tirando a derrota para o Southampton e o empate contra o Burnley a situação foi tranquila. Vida que segue e vamos brigar pelo título.

Eskerrik asko.

Compartilhar este post

Link para o post

5k37fdo.png

PH1hRt2.png

Janeiro de 2026 - Bailbao - País Basco.

Xap0rAR.png

- Boa tarde Carlos Gupergi. Agora que a sua chapa foi eleita para comandar os Leões Bascos, quais as primeiras providências a serem tomadas? Fontes seguras nos informar que, como diretor de futebol, irá atrás de um treinador com origens bascas? Correto?

- Nós ainda temos treinador, mas ao final da temporada vamos conversar com a atual comissão técnica. Tudo o que se fala atualmente é mera especulação. Temos que respeitar os profissionais que aqui estão.

- Concordo que deve haver respeito com o treinador atual e seu staf, mas os torcedores estão insatisfeitos e o nome do Andoni Arieta cresce a cada revés do clube.

- Conheço Andoni a nos e somos amigos de longa data, mas neste momento ele vem realizando um ótimo trabalho a frente do Arsenal e...

- Desculpe interromper, mas o Arieta é cria de Lezama. Uma proposta boa e que mexa no coração dele o faria deixar Londres e voltar a Bilbao. Não acha?

- Prefiro não responder e encerrar por aqui a nossa entrevista.

Z6wpCSw.png

Londres - Dias atuais.

Faltam apenas 1 jogo para o final da temporada 2025/2026 e aqui estamos. Estádio lotado e aguardando apenas o Manchester City entrar em campo. Estamos com 97 pontos e o Manchester United está com 96. Um empate ou uma derrota nos tira o campeonato.

HAqrBtA.png

Até aqui conseguimos excelentes resultados, sendo a vitória em cima do Manchester United como a melhor:

hR5Jbfv.png

Vencemos o jogo por 1x0, gol do meu zagueiro Gabriel. Isso fez com que assumíssemos a liderança isolada da Premier League. Tivemos outros bons jogos, como as vitórias em cima do Watford - 4x0, West Ham-3x2, Crystal Palace-3x0, Chelsea-2x1 ou mesmo contra o Everton-3x0. Fora a vitória em cima do Nottingham Forest pela Carabao Cup:

bPIQsFw.png

Passamos pelo Chelsea e o Forest pelo Leicester, mas na grande final ganhamos deles por 2x0. Conquistamos assim o nosso primeiro título na Inglaterra.

AvzofdA.png

O nosso quarto título na carreira de treinador. Infelizmente a FA Cup nós chegamos nas quartas de finais e fomos eliminados pelo Manchester City, por 3x1. Isso de certa forma foi bom e passamos a focar exclusivamente na Premier League. No jogo contra o Manchester City pela última rodada da Premier League, nós entramos em campo com a nossa formação tática ideal. Aquela que usamos durante todo o campeonato. O jogo começa nervoso, pois o Manchester United estava vencendo os Spurs por 1x0 e conquistando o título. Aos 40 minutos o Emirates Stadiun vem abaixo, pois Gabriel Martinelli faz o primeiro gol da partida.Aos 45 Reinier marca o segundo e vamos para os vestiários mais tranquilos. Pedi a equipe que mantivesse a concentração. Não queria dar mole ao City e continuei com a formação ofensiva e isso deu resultados. Com gols de Kruivert, aos 57 e 85, nós fechamos o caixão do Manchester City em 4x0.

3Vb6fg2.png

Com a vitória nos chegamos a 100 pontos no campeonato e o Manchester United a 99 pontos. Foram 32 vitórias, 4 empates e duas derrotas. Marcamos ainda 96 gols e sofremos 25. Saldo positivo de 71 gols. Ataque mais positivo e segunda defesa menos vazada.

gGT6k3Y.png

Com o final de campeonato vieram os prêmios da temporada e conquistei o de treinador do ano. Meu primeiro ano a frente do Arsenal e conquistei quase tudo e ainda os levei a Champions League. Com isso meu nome foi falado em todos os países que jogam futebol.O melhor treinador espanhol, depois de Pepe Guardiola.Mas algo não estava bem. Meu amigo Yeste havia dito que estava tudo bem e isso era falta de férias, pois a temporada fora estressante.E tirei férias.

YDdXSVn.jpg

Ilha da Madeira - Portugal

Um lugar muito bonito a Ilha da Madeira. Eu iria para Ibiza novamente, mas queria um lugar mais tranquilo. Um amigo treinador, Cadete, me indicou esse paraíso e aqui estou. Alguns locais me reconheceram,mas não falaram nada, são muitos hospitaleiros e sabem ser discretos. Estava na casa que aluguei quando tocam na porta. Vou atender e para minha surpresa é Carlos Gupergi. Meu antigo amigo dos tempos do Athlétic Bilbao. Peço para ele entrar e o safado vem com a conversa de que estava passando alguns dias na ilha.

- Fala sério Gupergi! Estava passeando e por coincidência na mesma época que estou de férias?

- Ok Gilipollas! Vim conversar com você sobre o nosso Athlétic e...

- Espere um pouco. Estão batendo a porta. Duas vezes no mesmo dia. Só falta ser o Yeste dizendo que tem uma proposta do Bayern de Munique.

- Senhor Andoni Arieta? Meu nome é Poirot. Emille Poirot. Podemos conversar?

jee0Cuo.gif

Editado por LUIZ CESAR

Compartilhar este post

Link para o post

Poirot apanhou-te, estás tramado. Mas o mais importante foram as conquistas com o Arsenal, parabéns. Liga muito disputada mas levas a melhor por 1 ponto. Aproveita bem a minha recomendação de férias na Madeira. Essa foto é da Ponta do Sol. 

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mesmo ate a ultima! 1 ponto de diferenca, grande feito!

Aproveita o sol da Madeira!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, há 6 horas:

Poirot apanhou-te, estás tramado. Mas o mais importante foram as conquistas com o Arsenal, parabéns. Liga muito disputada mas levas a melhor por 1 ponto. Aproveita bem a minha recomendação de férias na Madeira. Essa foto é da Ponta do Sol. 

Foi osso essa reta final, principalmente após o empate contra o Burley. O jogo contra o City foi mais fácil do que eu esperava. Agora é decidir se fico ou saio para o Athlétic e quanto ao Emille Poirot...To Be Continued.

Citação de six_strings, há 4 horas:

Grande grande emoção até final. Parabéns pelos sucessos. Bem merecidos. E agora?

PEACE

Agora é decidir se fico ou saio para o Athlétic.

Citação de Burkina2008, há 4 horas:

Foi mesmo ate a ultima! 1 ponto de diferenca, grande feito!

Aproveita o sol da Madeira!

Sim, foi cabeça com cabeça e ainda bem que conseguimos conquistar o campeonato.

Eskerrik asko.

Compartilhar este post

Link para o post

bPxlAaB.png

Mffn0Va.jpg

Ponta do Sol - Ilha da Madeira - Portugal

- Poirot? Algum parentesco com Hecule Poirot?

- Sim!Era meu bisavô. Posso entrar?

- Claro que sim Senhor Poirot.Em que posso ajuda-lo?

- Eu estou realizando uma investigação a respeito dos hóspedes do Hotel Moscovo. Principalmente dos que estavam hospedados no período de Agosto e setembro de 2023. Na lista dos hóspedes consta o seu nome.

- Sim, eu fiquei hospedado no Moscovo no período que treinei a equipe do Torpedo Moscow. Mas me diga senhor Emille, o que aconteceu no hotel que o senhor esta investigando?

- Vou deixar esse detalhe para o final, mas pode me responder algumas perguntas?

- Claro que sim e esqueci de apresentar. Esse é meu amigo Carlos Gupergi. O senhor bateu a porta na hora que ele iria me fazer uma proposta de emprego, mas ele pode esperar.

- Prazer senhor Gupergi. Se não tiver problemas então vamos as perguntas. O senhor conheceu uma garçonete do hotel chamada Marina Dzagoyev ?

- Marina? Sim eu a conheci.Porque? Aconteceu algo a ela?

- O senhor a conheceu intimamente? Tiveram algum relacionamento?

- Olha senhor Emille eu estou começando a ficar preocupado com essas perguntas, mas irei responder. No último dia da minha estada em Moscow eu estava triste, pois minha namorada terminou comigo. Parei no bar do hotel e pedi uma dose de vodka. Bebi e subi para o meu quarto. Poucas horas depois a Marina bateu a minha porta. O restante o senhor pode imaginar. Cheguei a ligar para o hotel querendo saber notícias dela, mas me informaram que ela havia voltado a morar com a irmã e a mãe e não havia deixado nenhum telefone de contato.

- Então vocês tiveram um relacionamento de apenas uma noite.Entendi senhor Arieta.

- Agora vamos deixar de mistérios e me diga o que aconteceu a Marina.

- Marina Dzagoyev  teve um filho e infelizmente veio falecer na hora do parto. O filho dela está sendo criado pela mãe e irmã.

- Não sabia disso. Uma pena. Era uma mulher maravilhosa. Mas se ela morreu no parto, qual o motivo da sua invesigação?

- De paternidade. Marina Dzagoyev nunca falou para os familiares quem era o pai da criança. Disse apenas que era famoso e que não queria estragar a carreira dele. Baseado nesta informação a família me contratou para achar o pai da criança. Como o senhor acabou de informar que teve um relacionamento com a Marina Dzagoyev...

- Então é basicamente um exame de DNA? Pow Arieta, tu não usou proteção?

- Lembro que usei, mas...Caraca! Foi na hora do banho.Putz.

- Então senhor Arieta, tem algum problema em realizar um exame de DNA?

- Não senhor Emille. Podemos marcar para esta semana ainda. Vamos resolver esta situação logo.

- Ok Senhor Arieta. Vamos marcar a data do exame e vou lhe avisar. Tenha um ótimo dia.

E ele saiu. Deixou uma bomba na minha cabeça. Gupergi falava algo, mas eu nem ouvia. Havia a possibilidade de eu ser pai do filho da Marina. Como ele seria? Será que é parecido comigo? Deve estar com quase dois anos agora. Nem perguntei o nome dele.

- Acorda Arieta.Não ouviu nada do que eu disse?

- Eu aceito a proposta Gupergi, mas terá que pagar a multa ao Arsenal, pois ainda me resta 1 anos de contrato. Neste momento está em €1,2 Milhões de Euros.

- Isso não será problema. Sei que neste momento está mais preocupado com essa possibilidade de ser pai, mas como vamos anunciar sua ida para La Catedral? Para os Leões Bascos?

- Marque uma coletiva de imprensa em Lezama daqui a 5 dias. Vou fazer o exame de DNA e depois vou a Londres conversar com o presidente do Arsenal.

- Ok meu amigo. Fica na paz e se cuida.

E meu amigo Gupergi também se foi. Fiquei sozinho pensando na minha vida. Se a criança for meu filho eu não poderei ficar pulando de clube em clube. terei que ter uma vida mais sossegada e no Athlétic poderei fazer isso, fora que ele vai ter sangue basco. Quem sabe não possa jogar futebol nas Canteras do Athlétic? Vou fazer minhas malas. terei que voltar a Londres, fazer o exame e conversar com o presidente.

iBjO4Ur.png

Hoje eu fiz os exames necessários para saber se o Aleksey, este é o nome do meu possível filho, é um Arieta. Depois conversei com o presidente do Arsenal sobre minha saída e eles ficaram chateados, mas entenderam.

zLWoyRk.png

Passei no campo de treinamento e me despedi dos atletas. Eles também ficaram chateados, mas me desejaram sorte na minha escolha.A partir de hoje minha vida toma um novo rumo. Estou no aeroporto a caminha de Lezama para uma entrevista coletiva e depois conhecerei de perto o plantel do Athlétic Club Bilbao.

0YiTGeq.png

Lezama - Cantera do Altlétic Club Bilbao.

Quando entramos em debates sobre quais as melhores bases do futebol mundial, normalmente são citadas La Masia (Barcelona), La Fabrica (Real Madrid), a do Ajax, entre outras. Porém, se existe uma academia que está, constantemente, produzindo grandes jogadores, até mais que algumas citadas acima, é Lezama, a base do Athletic Club de Bilbao.

Localizada, claramente, em Lezama, distrito cerca de 15KM de Bilbao, a academia conta com quatro campos completos de grama natural, com o “campo 1” sendo do time profissional, o “campo 2” do Bilbao Athletic, time B, que conta com 3.250 lugares, já que é o local onde o time joga as divisões inferiores, além de também ser o campo do time feminino. Além disso, o CT também conta com um “mini-campo” de grama sintética e tem ginásio, salas de conferência e centros médicos. Ele também serve de residência para atletas, principalmente os mais novos. Mas o foco aqui não é totalmente voltado as funcionalidades de Lezama, algo que é até básico para qualquer centro de treinamento elite no planeta.

ZJbjZrf.jpg

A grande questão é a forma como os talentos são criados e moldados dentro de uma das bases mais prolíficas do mundo. O trabalho desde o Sub-11 é realmente intenso, muito por uma questão que é essencial: o Athletic só utiliza jogadores bascos. Sempre foi assim e é muito difícil que essa filosofia irá mudar, até porque o clube nunca precisou de “estrangeiros”, pois, junto de Real Madrid e Barcelona, é um dos três clubes que nunca foi rebaixado. Toda a diretoria e as pessoas envolvidas com o time são bem orgulhosas com tudo que o clube conquista levando uma questão até política nas costas, sempre se apegando muito aos cidadãos bascos.

O interessante de se perceber é que a filosofia e todos os trabalhos são passados de categoria em categoria na base, ou seja, desde cedo os jogadores entendem a importância não apenas técnica ou tática, mas mental do que aquilo representa para um clube como o Athletic. Eles realmente vivem a questão da “nacionalidade” basca e como se tratar diante disso. É um amadurecimento bem “precoce”, mas que serve para moldar de maneira correta os jovens atletas. Além disso, o trabalho dos técnicos é impecável, exatamente pela quantidade de jogadores de sucesso que o clube forma.

Citar grandes talentos que já saíram de Lezama é uma tarefa bem tranquila. Dentre os mais recentes, destacam-se Kepa Arrizabalaga e Aymeric Laporte, jogadores que já são destaque em Chelsea e Manchester City, respectivamente, e ainda podem evoluir. Já indo mais para o começo do século, o grande destaque é Fernando Llorente, que chegou ao clube com apenas 11 anos e passou por todo o processo do clube, tanto que chegou ao time principal e é, até hoje, um dos grandes jogadores da história do clube.

Agora indo ainda mais para trás, mais exatamente nos anos 90, falamos do grande zagueiro Aitor Karanka, que chegou em Lezama com 17 anos e passou por um processo um pouco mais rápido, por mais que tenha jogado no Bilbao Athletic antes de ir para o time principal. Vale lembrar que, após se destacar no clube, foi para o Real Madrid, onde se conquistou três títulos da Uefa Champions League. Mais um produto de Lezama que teve uma carreira de sucesso.

No elenco atual do Athletic, existem, claramente, vários talentos que passaram por Lezama. Porém, antes de falar dos mais jovens, é bom destacar três nomes bem importantes. O primeiro é de Aritz Aduriz, que, por mais que não tenha feito toda a base no Athletic, chegou a Lezama com 19 anos e participou de 90 jogos pelo Bilbao Athletic, tendo uma preparação interessante, que viria a se tornar em um dos grandes atacantes espanhóis do século.

O segundo é Iker Muniain, um dos talentos com maior potencial que já saiu da base. Assim como Llorente, ele também chegou ao clube com apenas 11 anos e sempre foi tratado como uma joia gigantesca dentro das instalações da equipe. Seu processo de evolução foi tratado da melhor maneira possível e ele sempre foi destaque não só em Lezama, mas também na base da Espanha. Hoje, mesmo que com apenas 26 anos, é um dos líderes do elenco atual e acumula mais de 300 jogos. Se não fossem as lesões sérias que teve durante a carreira, com certeza estaria num clube gigante europeu, mas ele não se preocupa com isso e segue brilhando no San Mamés. Vale lembrar que ele estreou pelo Athletic com apenas 16 anos e é, até hoje, o segundo jogador mais jovem a marcar um gol em La Liga (16 anos e 289 dias). Um grande exemplo de excelência da base.

Para fechar o trio, falamos do mais recente de todos e o melhor jogador da equipe atualmente: Iñaki Williams. Assim como Aduriz, ele também não passou por todo o processo, mas chegou a Lezama com apenas 18 anos e também passou pelo time B da equipe. Após apenas uma temporada de muito destaque, ele foi chamado para o time principal na temporada 2014/15 e ele começou seu destaque e evolução que o fez, hoje, ser o melhor jogador da equipe e ter um contrato absurdo até 2028. Mais um de muito sucesso.

Além deles, o elenco atual do Athletic está, claramente, recheado de jogadores oriundos de Lezama. Dentre os mais “consolidados”, temos o goleiro Unai Simón, titular da equipe, os zagueiros Yeray (titular) e Unai Nuñez, Mikel San José e Unai Lopez, esse último que vem ganhando cada vez mais destaque. Outros nomes vão começando a aparecer cada vez mais como novos talentos de Lezama, com destaque para o meia Oihan Sancet e o ponta Gaizka Larrazabal.

iwFDLrX.png

Lezama nunca vai parar de produzir. O Athletic precisa. O futebol mundial precisa. O trabalho dentro da academia é um exemplo para muitas bases de times gigantes no mundo inteiro, pois é um trabalho competente e até com menos recursos que outros clubes tem. O sucesso não é de agora, mas de muito tempo, ou seja, o clube nunca precisou se apegar a muito dinheiro para contratar, pois a maioria das peças que precisa está em casa. O dinheiro conquistado em vendas milionárias vai todo para as melhoras da base, que continuará fazendo sucesso. Lezama é sim uma das melhores bases do futebol mundial e continuará abastecendo não só um clube que nunca deixou de ser competitivo, mas também outros clubes gigantes, que não vão tirar o olho das joias produzidas pelo Athletic, uma das grandes instituições do mundo e que trata o que tem em casa da melhor forma possível.

re1eBig.png

GkcMHAZ.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Foste apanhado e é com mágoa que vejo-te a sair do Arsenal. Enfim, segues o teu coração e percebo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...