Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
LUIZ CESAR

[FM21] O Basco: Futebol e outras histórias: Obrigado a todos.

Publicações recomendadas

Citação de six_strings, Em 21/01/2021 at 13:05:

E pronto, Athletic...

PEACE

E lá vamos nós.

Citação de cadete, Em 21/01/2021 at 13:43:

Foste apanhado e é com mágoa que vejo-te a sair do Arsenal. Enfim, segues o teu coração e percebo.

Sei que ficaste magoado meu amigo, pois és um torcedor dos Gunners. Apenas seguindo o que manda o coração e uma das diretrizes do save.

Citação de Burkina2008, Em 22/01/2021 at 07:03:

Tinhas de la ir parar! É o teu fado!

Verdade meu amigo.

Eskerrik asko.

Obrigado a todos que acompanham e principalmente comentam o save.

Compartilhar este post

Link para o post

sH0LDF9.png

yuadImT.png

Lezama - Bilbao - País Basco

Depois da bomba que o detetive Poirot, sobre uma possível paternidade, eu tentei me concentrar no trabalho no Athlétic. Infelizmente a primeira semana era de angústia, pois o resultado de DNA estava demorando. Até que recebi a visita do detetive em Lezama.

- Senhor Poirot.

- Senhor Arieta.

- Vamos direto ao assunto senhor Poirot. Essa situação é angustiante. Qual o resultado?

- Já que o senhor insiste que eu seja direto...O filho é do senhor. Aqui está o resultado do exame.

Abri o exame e lá estava escrito que as possibilidades do Aleksey ser meu filho eram de 99,9%. Estava feliz e ao mesmo tempo assustado, pois minha carreira estava decolando e isso poderia afetar minha vida profissional. Afastei logo esse pensamento quando me dei conta que seria pai e um sorriso tomou conta da minha face.Seria pai de um menino e quem sabe poderia coloca-lo nas Canteras do Athlétic. Estava viajando em meus pensamentos quando fui interrompido pelo senhor Poirot.

- Senhor Aleksey nós precisamos conversar sobre o seu encontro com a tia do menino. Fui incumbido pela senhorita Sasha Dzagoyev de promover um primeiro encontro entre vocês para que o senhor conheça seu filho, etc. Este primeiro encontro será apenas entre o senhor e a senhorita Sasha Dzagoyev. Eu estarei no encontro como mediador. O senhor concorda que eu seja o mediador?

- Claro senhor Poirot! Quando será esse encontro?

- Daqui a algumas semanas, pois neste momentos existem algumas tensões na Rússia. O senhor deve ter acompanhado pelos jornais as manifestações contrárias ao governo.

- Muito bem senhor Poirot! Vou aguardar este encontro e me preparar para conhecer a tia do meu filho. Obrigado por tudo.

pSEGAQ0.png

Depois que ficou tudo acertado com o senhor Poirot, sou pai e pronto. Eu voltei minhas atenções ao Athlétic e fui informado sobre o que a direção queria com os objetivos para a temporada. Devo dizer que havia esquecido que os Leões Bascos haviam terminado em 6º lugar na temporada passada e dessa forma conquistaram uma vaga na Europa League. Isso mudou um pouco meus planos e resolvi fazer caixa. Alguns jogadores pediram para sair e isso acabou por facilitar o meu trabalho:

Lo46AzI.png

Ander Capa e Unai Simon renderam ao clube mais de €35 M e mais o dinheiro que nos foi dado pela diretoria eu fui as compras:

M4nBJTp.png

Do FC Metz eu trouxe dois jogadores: Asier Berruete e o craque do time, Iker Iriarte. De sobra ainda trouxe uma revelação de 15 anos, Saúl. Veio do Lugo e irá jogar no sub-17 do clube. O plantel para amistosos e para a Liga ficou assim formado:

fO1TwV8.png

A média de idade ainda não é a ideal, mas aos poucos vou subindo mais jogadores da Cantera e com isso diminuir consideravelmente a média. Com esses jogadores eu vou utilizar a tática 4-2-3-1. Iker Iriarte será nosso camisa 10.

CdJDjBn.png

Marcamos 3 amistosos e conseguimos 3 excelentes vitórias: 2x0 no Marseille, 3x0 no Brighton e 5x2 no Bornemouth. Iñaki Willians foi o nosso artilheiro nos amistosos. Berruete  e Iriarte também marcaram um gol cada. Com estes resultados nós estávamos preparados para a estreia na La Liga.

gWJLIFk.png

Nossa estreia aconteceu em 18 de Agosto de 2026. Dia chuvoso e com a temperatura em 17 graus.A torcida do Athlétic estava empolgada com o time por causa dos amistosos e não parava de cantar:

" Athléeeeeeeeeetic, Eup.Athléeeeeeeeeetic, Eup.Athléeeeeeeeeetic, Eup.A la bi, A la ba. A  la bin, Bon ba.Athlétic, Athlétic.Geuria..."

O hino ecoava por todo o estádio e com a massa empurrando Pierre Peña abre o placar a nosso favor aos 11 minutos de jogo. O Villarreal não conseguia chutar a gol e meus atacantes perdendo a soportunidades que apareciam Fim do 1º tempo e o Villarreal não conseguiu sequer finalizar a gol. Mantive a mesma equipe para o segundo tempo e continuamos perdendo gols, mas aos 60 minutos Asier Berruete marca seu primeiro gol na La Liga. Aos 69 minutos o Villarreal ameaça uma reação com o gol de Sergio Dacal, mas aos 93 minutos Nico Serrano fecha o caixão do submarino amarelo. Vitória para dar moral a equipe e mostrar as outras equipe que ganhar dos Leões Bascos vai ser difícil.

ZTxuvTd.png

GJkpHUD.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Estreia perfeita no campeonato.  Reforçaste bem a equipa e acredito que lutes por um lugar entre os 6 primeiros.

Já desconfiava que seria teu filho. Convém é esperar para ires à Rússia, devido à tensão no país.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, Em 03/02/2021 at 05:11:

Estreia perfeita no campeonato.  Reforçaste bem a equipa e acredito que lutes por um lugar entre os 6 primeiros.

Já desconfiava que seria teu filho. Convém é esperar para ires à Rússia, devido à tensão no país.

Em relação aos reforços para a equipe principal só farei essas duas, pois quero deixar a equipe jovem e com apenas jogadores formados na Cantera do clube. Se eu for contratar, farei isso contratações igual a do Saúl. Jovens para a base e sendo sub-17.

Citação de Burkina2008, Em 03/02/2021 at 06:57:

Sem duvida penso que o top6 é realista!

Também acredito que ficaremos entre os 6 primeiros e quem sabe consigo um 3º ou 4º lugar.

Eskerrik asko.

Compartilhar este post

Link para o post

ASaHUJX.png

RvIbLcw.png

Andoni Arieta leva os Leões Bascos ao topo da La Liga.

Por, Filipe Juan de Castella

Todos que acompanham a minha coluna no Jornal Marca sabe dos problemas que tenho em relação ao treinador do Athlétic. Mas aqui é um espaço para análises esportivas e não para picuinhas pessoais. Dito isso vamos ao que interessa: Achei prematura a vinda do Arieta para o Athlétic, pois o jovem treinador acabara de ser campeão inglês com o Arsenal. Qualquer treinador de futebol iria continuar numa das melhores Ligas do mundo, se não a primeira. Mas querer coerência num trteinador que muda de clube como se mudasse de chinelos é muito complicado. Após a saída conturbada do Málaga o Andoni Arieta viajou pela Europa, sendo treinador na Hungria, Sérvia, Rússia, França e Inglaterra.Desses países o único aonde não fez um bom trabalho foi na Sérvia, fora demitido e rumou para a Rússia aonde treinou o Torpedo Moscow. Com o bom trabalho realizado se mudou para a França. Treinou o FC Metz e foi campeão francês, Você pensa que o certo era continuar na França, mas acabou na Inglaterra e foi campeão tirando o Arsenal de uma longa fila de espera. Contratado pelo Athlétic Club Bilbao começa a fazer história. Nos amistosos acertou a equipe e logo no primeiro jogo pela La Liga apresentou seu cartão de visitas: Venceu o Villarreal por 3x1:

50a3TdO.png

Na sequência venceu o Granada por 2x0. Foram duas vitórias que encheram os olhos dos adeptos do Athlétic e também dos comentaristas esportivos. Este que vos escreve preferiu ficar com um pé atrás em relação ao treinador, mas como não dar a mão a palmatória quando o Athlétic ganhou por 1x0 do Valência, 1x0 do Sevilha, 1x0 do Espanyol e principalmente a vitória por 4x0 sobre o Bursaspor na estreia da  Liga Europa.

wR2yUPN.png

Foram 7 vitórias seguidas, 6 pela La Liga e uma pela Liga Europa, mas não ficou só nisso. Logo no início do mês de Outubro o Athlétic recebeu na La catedral de San Mamés o time do Standard Liège, pela Liga Europa e tratou de despachar a equipe belga por 2x0. Gols de Unai López e Nico Willians. Agora chegamos ao ponto que eu e todos os outros comentaristas concordamos, por mais difícil que seja para este jornalista: O Time de Andoni Arieta está voando em campo:

nqDQc1d.jpg

No jogo dos melhores treinadores da La Liga, Arieta e Klopp, a torcida por um bom jogo dominava as casas de apostas de toda a Espanha.O time do Athlétic alinhou na 4-2-3-1 e o Real Madrid na 4-1-2-3. Parecia que nenhum dos dois times queriam ganhar o jogo, pois ficaram se estudando por longos 10 minutos. Ainda bem que Arieta começou a gritar na beira do campo e o Athlétic acordou.Aos 22 minutos Artola bate o escanteio e Unai López sobe mais que a zaga merengue a abre o placar a favor dos Leões Bascos. Seu treinador contiava a gritar com seus comandados e isso novamente surtiu efeito:

ayTPIPZ.gif

Uma tabelinha perfeita entre Vencedor e Nico Willians deixa Serrano na cara de Courtois e ele toca para o fundo das redes. Klppp ainda tentou mudar a tática, mas a defesa do Athlétic conseguiu se sobrepor aos atacantes merengues. Mas o porque do jogo ter sido um pouco pobre, apesar da vitória do Athlétic?

hWxamjn.png

Basta ver as estatísticas do jogo para verificarmos que foram poucas as chances claras de gols. Apesar do domínio do Athlétic a qualidade do jogo não foi muito boa. Como diría o próprio Arieta: Vida que segue, pois o importante foi a vitória dos Leões Bascos contra os Merengues. Com a vitória o Athlétic continua líder isolado:

68zmuf4.png

Agora é esperar que o Athlétic mantenha a regularidade e que seu treinador não perca as estribeiras.

Por, Filipe Juan de Castella

0fJG5SA.png

UCfKhTy.jpg

Gran Hotel Bilbao - Bilbao - Espanha

- Arieta você leu a a coluna do Filipe De Castela?

- Do Gilipollas? Sim, eu lí.

- És mesmo um gilipollas. Te elogiou, mas no fim deu uma cutucada.

- Deixa quieto. Não estou afim de arrumar problemas, pelo menos por enquanto. Quero conhecer meu filho e quem sabe ter uma vida tranquila.

- Por falar em conhecer seu filho...

- Boa tarde senhor Andoni Arieta.

- Boa tarde senhor Emille Poirot.

- Deixe-me apresentar a minha cliente e tinha do seu filho. Senhorita Sasha Dzagoyev.

pXTq134.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Top 6? Já temos é candidato ao título. Equipa está num ritmo admirável e nem o Real Madrid conseguiu parar. 

Senhorita Sasha? Ai ai, tu queres ver? 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, há 3 horas:

Top 6? Já temos é candidato ao título. Equipa está num ritmo admirável e nem o Real Madrid conseguiu parar. 

Senhorita Sasha? Ai ai, tu queres ver? 😁

Candidato a título é muito cedo, mas vamos brigar pelo top 3 com certeza.Quanto a Sasha...Continue acompanhando.

Citação de six_strings, há 2 horas:

Estreia excelente, espera-se candidato como diz o @cadete / em 7 é espetacular

PEACE

Até agora a equipe vem demonstrando um bom futebol, mas título acho muito cedo. Vamos brigar pelo top 3.

Eskerrik asko.

Compartilhar este post

Link para o post

Que inicio de sonho. Vamos ver se te mantens! Continuo a dizer que o objectivo seria ficar no Top 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, Em 06/02/2021 at 10:55:

Que inicio de sonho. Vamos ver se te mantens! Continuo a dizer que o objectivo seria ficar no Top 6

Concordo plenamente com você, tanto que a intenção é ficar em terceiro na Liga. Conquistar uma vaga para a Champions League seria muito bom. Na Europa League eu espero chegar nas quartas de finais.

Eskerrik asko.

Compartilhar este post

Link para o post

BGRBxQ5.png

ino7FeM.png

lst0L1N.jpg

Gran Hotel Bilbao - Bilbao - Espanha

- Boa tarde senhor Andoni Arieta.

- Boa tarde senhor Emille Poirot.

- Deixe-me apresentar a minha cliente e tia do seu filho. Senhorita Sasha Dzagoyev.

- Muito prazer senhorita Sasha Dzagoyev!

- O prazer é meu senhor Arieta.

- Pode me chamar apenas de Andoni.

- Prefiro manter a formalidade Senhor Arieta.

- Já que prefere manter a pose de sargentão russo, que seja assim Senhorita Dzagoyev. Por favor sente-se.

- Algum problema com a Mãe Russia Senhor Arieta? Seria bom para o meu sobrinho e se filho que pudéssemos nos entender.Concorda?

- Touchê Dzaygoev. Concordo.

- Não seria mais apropriado dizer cheque mate Arieta?

- Olha eu adoraria que essa partida de esgrima ou de xadrez durasse o dia todo, mas viemos aqui para tratarmos de assuntos mais importantes. Como o senhor sabe, senhor Arieta, o Aleksei é seu filho. Agora podemos começar a tratar apenas dessa situação?

- Concordo Senhor Poirot e peço desculpas a senhorita Sasha e...

- Desculpas aceitas senhor Andoni.

- Continuando. Não sabia que sua irmã havia ficado grávida. Ainda tentei entrar em contato com ela, mas no hotel disseram que ela havia voltado para o interior da Rússia e que não tinha deixado nenhum contato. Gostaria muito de conhecer meu filho e que ele possa conhecer a cultura do meu país, afinal ele é um Basco de sangue.

- Russo, pois ele nasceu na Rússia.

- Não importa aonde ele nasceu! Ele possui sangue basco e isso pra mim importa muito. Gostaria de saber quando poderei ver meu filho?

- Nós vamos conversando durante os próximos meses, pois gostaria de conhecer melhor o pai do meu sobrinho. O que sei a seu respeito eu li nos noticiários e no dossiê que o senhor Poirot me deu a seu respeito. Se tudo correr bem eu espero que possamos passar o natal juntos na Russia. O senhor aceita?

- Tanto tempo assim? Estamos em outubro ainda.

- Serão dois meses para que eu possa ter certeza que o senhor merece conhecer meu sobrinho.

- Mas ele é meu filho!

- O senhor pode ver o seu filho através de vídeo chamada e em dezembro o senhor irá para a Rússia. Sei que como pai o senhor pode entrar com um pedido de guarda na justiça do meu país, mas a nossa justiça é bem morosa.

- Olha Sasha Dzagoyev, por enquanto eu vou aceitar. Tenho um trabalho a fazer e espero que quando chegar a hora, a senhorita não ponha mais nenhum empecilho.

- Vou ficar na Espanha por mais 15 dias Arieta e espero conhecer mais um pouco do pai do meu sobrinho. Vamos baixar as armas e tentar uma convivência pacífica. Concorda?

- Por mim tudo bem.

- Agora que todos chegaram a um acordo, que tal almoçarmos? Estou morrendo de fome.

E no final todos riram do Yeste. Eu a tia do meu sobrinho combinamos de ir nos conhecendo aos poucos e ao final do almoço ela fez uma vídeo chamada para a mãe dela, que me mostrou o meu filho. Algumas lágrimas escorreram dos meu olhos. Por enquanto eu deveria deixar de lado a história com meu filho para me concentrar no Athlétic.

As0EFAz.png

Camp Nou, Barcelona. Mais de 90 mil pessoas presentes ao estádio dos Culés para assistir o melhor ataque do campeonato, Barcelona-44 gols marcados, contra a melhor defesa da La Liga, Athlétic-8 gols sofridos. Athlétic com 40 pontos e líder isolado, contra o segundo colocado Barcelona com 35 pontos. O nosso time lidera o campeonato desde a 2ª rodada e neste momento estamos na 16ª. 14 rodadas na liderança e só perdemos um jogo na La Liga:

IxIwWmE.png

Derrota para o Real Betis em pleno San Mamés.Derrota esta que não nos tirou da liderança e nem sequer abalou nossos jogadores. Mesmo a derrota frente ao AZ ou Alkmaar Zaanstreek, pela Liga Europa nos tirou a tranquilidade. Por falar na Liga Europa nós terminamos em primeiro lugar no Grupo e agora é esperar o sorteio da próxima fase.

fTLvK02.png

No período que antecedeu ao jogo de hoje nós obtivemos excelentes resultados: 3x2 na Real Sociedad, 4x0 no Bursarpor, 5x3 no AZ e também 3x0 no Alavés.

3izzuJz.png

No jogo de hoje o Barcelona veio com a 4-2-3-1, a mesma tática que nós usamos em todo campeonato. Os dois times procuram o gol a todo momento, mas a sorte nos sorriu:

6dMLuon.gif

Aos 4 minutos de jogo Diez corta um contra-ataque do Barcelona e toca para Iriarte na ponta esquerda. Ele invade a grande área e vira o jogo na direita para Yeray cruzar de primeira para a pequena área. Inaki Willians se antecipa aos zagueiros e a Ter Stegem e manda a bola para o fundo das redes. Gol dos Leões.  Depois do gol os Culés vieram com tudo para tentar um empate ou mesmo uma vitória, mas sempre esbarravam na Muralha Basca. No segundo tempo eu pedi aos jogadores que não ficassem entrencheirados na defesa e jogassem normalmente e de forma ofensiva. Ficar aquertelado na defesa iria chamar os catalães para a nossa área e isso seria fatal. Eles obedeceram as ordens e aos poucos isso foi enervando os jogadores culés.

hew4lmU.png

No final do jogo nós tivemos uma melhor posse de bola e apesar das finalizações do Barcelona a nossa Muralha Basca não caiu. Vitória que reforça ainda mais as nossas chances de título, caso não aconteça uma perda de concentração. Na entrevista coletiva o gilipollas do Filipe Juan de Castella, me perguntou se a equipe manteria a concentração para o restante do campeonato e se essa liderança não seria apenas fogo de palha. Na hora quis ser grosseiro com o gilipollas, mas pensei no meu filho que irei ver brevemente e respondi com educação:

- Se você quer saber se vamos morrer na praia? Devo lhe dizer que um Basco nada melhor que um espanhol.

81htCrG.png

PmYYpe7.png

*** Dados dos jogadores e equipe.

*** Dinâmica da equipe.

*** Relatório do assistente.

*** Relatório do analista.

*** Análise de jogos resentes.

*** Finanças.

*** Diretoria: Desempenho do treinador.

Ec8gSkP.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Pena essa derrota com o Betis, mas a vitória em camp nou foi saborosa. Na Europa tudo a correr bem apesar do percalço com os Holandeses

PEACE

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, qual top 4, é para ser campeão e já esta época. Destaque para a vitória em Camp Nou onde mostraste que és candidato. Em bom destaque também na Liga Europa.

Quanto a ires à Rússia, espero que não fiques por lá e acabes o trabalho no Athletic...até porque podes não ter escolha ou hipóteses de sair de lá 🤔

Compartilhar este post

Link para o post

Na Europa tranquilo...depois essa vitoria com o Barcelona...que mel! Pena mesmo o Betis...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de six_strings, Em 13/02/2021 at 09:27:

Pena essa derrota com o Betis, mas a vitória em camp nou foi saborosa. Na Europa tudo a correr bem apesar do percalço com os Holandeses

PEACE

Ganhar dos madridistas e dos culés não tem preço. Na Europa League se o sorteio nos for favorável...quem sabe conseguimos chegar a uma das semifinais.

Citação de cadete, Em 13/02/2021 at 11:05:

Bem, qual top 4, é para ser campeão e já esta época. Destaque para a vitória em Camp Nou onde mostraste que és candidato. Em bom destaque também na Liga Europa.

Quanto a ires à Rússia, espero que não fiques por lá e acabes o trabalho no Athletic...até porque podes não ter escolha ou hipóteses de sair de lá 🤔

Depois desses 16 jogos completados com a vitória em cima dos Culés...Estão deixando agente sonhar.A Rússia será apenas para visitar o pequeno Aleksey.

Citação de Burkina2008, Em 14/02/2021 at 05:38:

Na Europa tranquilo...depois essa vitoria com o Barcelona...que mel! Pena mesmo o Betis...

Infelizmente não jogamos bem contra o Betis e merecemos a derrota. Vida que segue. Na Europa League vamos tentar chegar a uma das semifinais.

Eskerrik asko.

Compartilhar este post

Link para o post

QG2iSsx.png

dO8tcNy.png

22 de Dezembro de 2026 - Festas natalinas.

Hoje pego o avião para Moscou. Vou conhecer meu filho. Até o momento eu o vejo apenas por vídeo chat. Para ser sincero o meu coração está disparado e minhas pernas estão bambas e isso porque nem cheguei ao jatinho que fretei para me levar a Rússia. Só saio do travamento quando eu ouço um funcionário da companhia me chamando para acompanha-lo até o local de embarque.

MVLmxMR.jpg

24 de Dezembro de 2026 - Rússia.

Cheguei a Moscou tem dois dias. Sasha fora me buscar no aeroporto e notei uma certa simpatia, um leve sorriso na face da sargentona. Ela fica nervosa quando falo assim, mas ela tem razão em ficar com um pé atrás com este velho basco. Ela tem meu dossiê, fornecido pelo Poirot, e sabe das minhas aventuras antes e depois que conheci a irmã dela.Nesse tempo eu conheci a mãe da Marina e finalmente conheci o Aleksey. Ele tem 2 anos e meio e em maio de 2027 ele completa 3 anos. Garoto esperto, inteligente para a idade. Sasha fala que ele puxou a mãe só para me dar uma cutucada. Fazia tempo que não experimentava essa sensação de família. Apesar de ainda ter pai e mãe, moram na França, eu passo mais tempo viajando a trabalho do que perto deles. Só quando estou de férias é que eu procuro passar uns 10 dias em Bayonnais, País Basco francês, com eles.O natal? Foi maravilhoso, mesmo com alguns protestos contra o governo.

Uv8w77Y.jpg

No dia em que cheguei a Rússia o aeroporto estava cheio, pois mais de 50 mil pessoas haviam tomados as ruas de Moscou pedindo eleições livres.As mobilizações cresceram em Moscou no quarto fim de semana consecutivo de protestos, apesar da dura resposta das autoridades e da ausência da maioria dos líderes da oposição, praticamente todos presos. O ato, muito controlado, começou sob chuva no início da tarde e não tinha permissão para durar mais de duas horas, além de ficar limitado à avenida Sákharov, perto do centro da capital russa.Ao final do prazo estipulado, várias centenas de pessoas quiseram continuar com o protesto em frente a uma sede do governo, onde os esperava uma forte presença de policiais, que detiveram cerca de 50 manifestantes.

Essa é a Rússia atual e devo dizer que não difere me nada da Rússia de 2021. Puttin era o presidente e 5 anos depois continua presidente e se duvidar daqui a 10 anos ele ainda será o presidente. Vida que segue e apesar da minha veia política eu vim aqui para ver o meu filho. Quem sabe eu consiga convencer a Sasha e a mãe dela que o melhor seria se mudarem para Bilbao ou mesmo Bayonnais.

dO8tcNy.png

De volta a Bilbao era hora de me concentrar no meu trabalho. Na minha despedida de Moscou eu consegui ganhar um belo sorriso da Sasha e acredito que uma lágrima daqueles olhos lindos. A mãe da Marina adorou a minha visita e acredito que ela queira sair de Moscou. Vamos ver se consigo trazer os 3 para morarem comigo. Agora é focar no trabalho.

CBeNrnv.png

Na Copa do Rey nós pegamos 3 pedreiras:  1x0 no Sevilha e 3x2 no Atlético de Madri. Com estes resultados nós conseguimos chegar as semifinais da competição. No sorteio calhou os madridistas. O primeiro jogo foi em San Mamés e ganhamos o jogo do Real Madrid por 3x0. Festa em toda a Bilbao e em 70% dos moradores do País Basco. O segundo jogo seria no Santiago Bernabeu. Precisávamos de apenas de um empate ou mesmo derrota por apenas dois gols de diferença. E foi exatamente isso que aconteceu: Real Madrid 2x0 Athlétic Bilbao.

UIHsbAL.png

Com os resultados que conquistamos durante a competição nos fizeram chegar a grande final contra os Culés da Catalunha. Jorge Jesus é o treinador do Barcelona e uma velha raposa felpuda. Vamos ter que estar bem atentos aos movimentos do jogo.

qdO9K08.png

Na Europa League o sorteio nos colocou frente a frente a minha antiga equipe: Os Gunners de Reinier e companhia. Eu montei esse elenco e hoje são treinados por Zinedine Zidane. Londres é uma bela cidade e mesmo sendo treinador do Athlétic Bilbao, adversário do Arsenal, alguns torcedores vieram falar comigo para tirar fotos e reclamar do argelino/francês. Fui simpático com todos que estavam no aeroporto de Londres aguardando a nossa chegada, mas queria ir logo para o Estádio.

1479407.png

O jogo? Foi péssimo. Apesar do placar magro o Arsenal merecia ter nos goleados e por sorte isso não aconteceu.Foi um verdadeiro massacre e o bom foi que nossa defesa se mostrou novamente ser uma muralha. Ou mudamos a nossa atitude no segundo jogo ou seríamos massacrados dentro da La Catedral.No segundo jogo nós entramos em campo com a 4-2-3-1 e estávamos indo bem, mas num vacilo da nossa defesa o Arsenal abre o placar com gol de Abraham aos 4 minutos. Tentamos de tudo para mudar o placar, mas o primeiro tempo ficou dessa forma. Nos vestiários falei um monte para os jogadores e a equipe acordou. Aos 60 minutos Artola empata a partida. Quatro minutos depois Nico Serrano desempata. Faltava um gol para podermos nos classificar e resolvi colocar a equipe em modo ataque total. Aos 83 minutos Iriarte cobra uma falta próxima a entrada da área e a zaga rebate nos pés de Nico Willians:

sqO0Ux3.png

O meu jogador domina a bola e bate no canto direito do Vandervoordt. O goleiro que eu contratei para os Gunners ficou parado vendo a bola morrer no fundo das redes. Festa na La Catedral e em Bilbao.

2Um1MZs.png

O Athlétic estava nas quartas de finais da Europa League. Vencemos por 3x1 a partida e dessa vez não ficamos assistindo o Arsenal jogar, como aconteceu no primeiro jogo das oitavas de finais. No sorteio a bolinha caiu para um time da Alemanha: Eintracht Frankfurt.

u178oJB.png

K6Hxmf3.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Não gostei de ver o Arsenal eliminado mas tens que fazer o teu trabalho. Frankfurt é o próximo alvo a abater. Já na Taça, mais um duelo contra o Barcelona para decidir que será o vencedor, depois de bela caminhada até à final. Eu já estava a adivinhar que algo aconteceria na tua ida à Rússia.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a ler a tua aventura. Bela carreira conseguida, só mesmo na Sérvia correu mal. E como sempre com um enredo por trás. Parabéns por mais um save de categoria! 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, Em 16/02/2021 at 16:42:

Não gostei de ver o Arsenal eliminado mas tens que fazer o teu trabalho. Frankfurt é o próximo alvo a abater. Já na Taça, mais um duelo contra o Barcelona para decidir que será o vencedor, depois de bela caminhada até à final. Eu já estava a adivinhar que algo aconteceria na tua ida à Rússia.

Estava torcendo para pegar o Arsenal nas semifinais ou mesmo numa final, caso chegasse tão longe, mas vida que segue. O time tem tudo para ser campeão em cima dos Culés. Quanto a tia do meu filho...Quem sabe.

Citação de six_strings, Em 16/02/2021 at 18:47:

Pronto já provocaste azia ao @cadete

Venha esse duelo com o Barça.

PEACE

O Cadete ficou triste, mas faz parte da vida. Vamos pra cima deles.

Citação de Tuckius, há 23 horas:

Estive a ler a tua aventura. Bela carreira conseguida, só mesmo na Sérvia correu mal. E como sempre com um enredo por trás. Parabéns por mais um save de categoria! 

Seja bem vindo ao save @Tuckius

Na Sérvia demos uma rateada, mas logo veio os bons trabalhos na Rússia, França, Inglaterra e agora na Espanha.

Citação de Burkina2008, há 12 horas:

Tu ainda sozinho vais levar o Pais Basco a independencia!

Seria uma maravilha se isso acontecesse amigo Burkina.

Eskerrik asko.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

qb5lZAd.png

2XmTRY0.png

Aeroporto de Bilbao

Como minha vida mudou da água para o vinho. De jogador de futebol e ativista Basco para treinador de futebol e pai de uma linda criança. As voltas que o mundo dá. Ainda sou um ativista basco, mas neste momento estou pensando no meu trabalho e no meu filho. Já decidi entrar para a política quando me aposentar do futebol e por isso mantenho alguns contatos no Partido Nacionalista Basco, mas isso é quando deixar o futebol. Neste momento estou esperando o jato particular que fretei para buscar o meu filho, sua Tia Sasha e a avó dele. Quero que eles assistam a final da Copa del Rey no meu camarote no San Mamés. Se ganharmos vamos todos comemorar na Praça Centrtal com os jogadores e toda torcida do Athlétic.

L9jjqVQ.png

A imprensa coloca 60% de chances para o Barcelona de Jorge Jesus e 40% de chances para nossa equipe e mostrei isso aos jogadores e conversei com eles antes da partida.

- Olá a todos. Os períodistas nos colocam com 40% de chances de conquistarmos a Copa del rey. Acredito que eles esqueceram quem é o líder da La Liga e das nossas vitórias sobre o Alavés, La Coruña, Celta de Vigo, Levante e Villarreal. Fora que não perdemos para o Madridistas nesta temporada.

tRGMhYL.png

Nossa única derrota no período foi contra os Colchoneros por 1x0 e memso assim continuamos na liderança com 27 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas. Marcamos 62 gols e sofremos 16. Saldo positivo de 46 gols e a defesa menos vazada da competição.

q0EcWJA.png

Temos neste momento 84 pontos, 4 pontos a mais que o Real Madrid e 17 a mais do terceiro colocado, o Barcelona. Conquistamos a vaga para a fase de Grupos da Champions League e isso nos dá uma certa tranquilidade até memso nos jogos da Europa League.

- Isso mesmo chefe. Na Europa League poucos jornalistas acreditavam que poderíamos chegar tão longe.

- Exato Iñaki Willians. Vamos falar da Europa League.

FZ8O3Nc.png

- O que eu falei para vocês quando fomos enfrentar os alemães do Eintracht Frankfurt? Me digam em voz alta.

- QUE IRÍAMOS NOS CLASSIFICAR PARA AS SEMIFINAIS.

- No primeiro jogo e no segundo jogo nós entramos em campo com a tática 4-2-3-1. Tática essa usada por toda a temporada, mas os alemães vieram numa tática que parecia ser defensiva, a 5-2-1-2. Eles abriram o placar com Sieb, aos 10 minutos e por mais que tentássemos nada dava certo. A postura defensiva deles foi quase perfeita. No segundo tempo conseguimos furar a retranca e empatamos a partida através de Artola, aos 56 minutos. Uma mudança de posicionamento  e a tática alemã passou para a 5-2-3 e atacante. Aos 73 minutos White dá a vitória para o Eintracht Frankfurt. NO SEGUNDO JOGO MANTIVEMOS A MESMA FORMAÇÃO E O QUE ACONTECEU?

- VENCEMOS, VENCEMOS. SOMOS OS MELHORES. ZU ZARA NAGUSIA, ATHLÉTIC, ATHLÉTIC.

- Vencemos a partida por 1x0, gol de Unai Lopez.

tg4ReXE.png

Passamos pelos alemães e agora vamos enfrentar o poderoso, mas nem tanto Liverpool. O primeiro jogo será em Anfield Road e devemos usar a mesma tática do jogo de hoje.

KMOH9wI.png

- Voltando para o jogo de hoje eu quero apenas uma coisa. Repitam comigo:

" Eu creio em mim mesmo. Creio nos que trabalham comigo, creio nos meus amigos e creio na minha família. Creio que Deus me emprestará tudo que necessito para triunfar, contanto que eu me esforce para alcançar com meios lícitos e honestos. A luta pela vida nem sempre é vantajosa aos fortes nem aos espertos.Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória é aquele que crê plenamente.Eu conseguirei! "

- Repitam: EU CONSEGUIREI, EU CONSEGUIREI. Vitória, vitória, vitória e apenas vitória.

6bhLBFq.png

Com esse espírito aguerrido nós entramos em campo para saldar nossa imensa torcida. La Catedral estava lotada. Fomos aplaudidos de pé. Como falei eu ficou encantado com a formação do Eintracht Frankfurt e resolvi adaptar ao nossos jogadores e ficou dessa forma:

w6k8k4w.png

Um zagueiro central, um zagueiro com bola, um ala apoio e um ala completo apoiando. Um construtor de Jogo recuado, um Mezalla, dois extremos invertidos no apoio e um falso 9. Acho que isso enganou ao Jorge Jesus, pois com 1 minuto de jogo Iñaki Willians cabeceia sozinho dentro da pequena área e aos 6 minutos Unai Lopez converte uma penalidade. Abrimos 2x0 e os Culés ficaram iguais a cucarachas tontas. Aos 19 a nossa defesa dá bobeira e Conman diminui. No segundo tempo eu monto a Muralha Basca:

jUhvpUG.png

O Barcelona tenta de todas as formas quebrar a nossa barreira, mas não consegue. O tempo foi passando e resolvi pedir aos jogadores para tocarem mais a bola para irritar os Culés e fazer o tempo passar. Ainda tivemos duas oportunidades de ampliar o placar, mas o jogo terminou 2x1 a nosso favor:

1Q047ap.png

Com o resultado nós conquistamos o primeiro título da temporada, mas ainda faltam 2 para conquistarmos o tão sonhado Triplete.Zu Zara Nagusia. Athlétic, Athlétiiiiiic.

aBGHjPB.png

nmyZcln.jpg

BP6TyTf.gif

Editado por LUIZ CESAR

Compartilhar este post

Link para o post

Entrada muito forte na final da taça e mesmo sofrendo um golo, geriste bem acabando por conquistar o troféu. Liverpool será um grande jogo e com o atual momento de forma na Liga, tens tudo alinhado para seres campeão. Vamos Athletic. 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...