Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Pablo Honey

Cine Clube CMPT

Publicações recomendadas

Hcer92j07fTF.png?o=1

Depois do feedback positivo que o conceito recebeu no tópico do Cinema, enfim se materializa a ideia - que na realidade já foi colocada em prática em outros tempos do CMPT. O Cine Clube funciona de um modo muito simples: os membros possuem alguns dias para recomendarem 1 filme que gostassem de ver; terminado esse prazo, é aberta uma votação, e o filme com mais votos é o vencedor. Até ao fim do mês em causa os usuários podem ver o filme, e exalta-se a troca de comentários e opiniões durante esse período.  Não temos propriamente regras, sendo que o clube é aberto a todos os usuários do fórum. A única coisa que se pede é que no momento das sugestões de filmes se deixe patente o filme que querem ver - isso pode ser feito ao deixarem um link imdb/letterboxd da obra em questão, ou eventualmente deixando o nome do filme acompanhado pelo nome do realizador e ano de lançamento; Depois de verem cada filme, gostava que deixassem sempre uma avaliação final de 0 - 10. Não é obrigatório, é apenas para depois se fazer a média e termos o rating geral do clube. 

O objetivo do Cine Clube é criar hábitos de ver bom Cinema na comunidade, fomentar a discussão saudável através do comum contacto com as artes, e, por último, vermos algumas coisas que normalmente não veríamos 🙂 

Historial de filmes do Cineclube

Janeiro '23

MV5BMTY0ODU2MTEzOV5BMl5BanBnXkFtZTcwMzUy

George Washington (2000) de David Gordon Green

Rating geral CCCMPT: 7.2 

Fevereiro '23

Em discussão...

Editado por Pablo Honey
  • Like 15

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 34 minutos:

Boa desculpa para ver aqueles filmes que por alguma razão ainda não vi.

Voto no Roma (2018)

Também voto neste.

Fazer jus à última frase da apresentação deste tópico. Começar a ver coisas que nunca veria por iniciativa própria 🙂

Compartilhar este post

Link para o post

A imagem em si merece um like. 

Editado por Keef
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Encerram-se as sugestões, e estão abertas as votações para o filme deste mês.

Roma (2018)

George Washington (2000)

Kaili Blues (2015)

Departures (2008)

Wake in Fright (1971)

Peço que abram este link e votem no que vos desperta mais interesse: https://strawpoll.com/polls/xVg7jRpqKnr

Votem até dia 19. Este mês vamos ter pouco mais de uma semana para ver o filme, mas é apenas por eu ter demorado algum tempo a abrir o tópico. Em fevereiro teremos muito mais tempo

Editado por Pablo Honey

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 39 minutos:

votei neste @Rain Dog 😛 

Falso tropa. Mas fizeste bem porque aquilo estava taco a taco entre Roma e o George Washington, e estava com medo que desse empate. Ainda vou deixar a poll aberta até às hora de jantar, quem ainda não se manifestou ainda vai a tempo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Honey, há 8 minutos:

Falso tropa. Mas fizeste bem porque aquilo estava taco a taco entre Roma e o George Washington, e estava com medo que desse empate. Ainda vou deixar a poll aberta até às hora de jantar, quem ainda não se manifestou ainda vai a tempo.

Pois, eu quando disse aquilo não fazia ideia que irias fazer uma poll daquelas ahahah

Compartilhar este post

Link para o post

Fecham então as votações. 

O filme do mês de Janeiro será então George Washington (2000) do David Gordon Green 🙂

Vejam e sintam-se à vontade para partilharem opiniões e olhares. Quem não encontrar o filme por aí, que me contacte por M.P. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

image.png.5c77585442f78bfb610ae270a2adb706.png

Gostei muito da cinematografia do filme. Introduz bem todo aquele universo e fez-me lembrar de outros filmes que retratam este ambiente de pequena cidade americana. Os personagens que trabalhavam na linha de comboio foram uma adição muito boa ao filme, lembrou me dos personagens e diálogos dos filmes do Hal Hartley. De resto, acho que estava pouco focado a ver o filme então sinto que o filme não me tocou nem me relacionei de maneira muito profunda com os personagens. Outro filme que me lembrou foi o Gummo, mais pela realidade retratada, porque em termos de estética e edição são completamente diferentes. Aguardo pelas outras opiniões sobre o filme.

Compartilhar este post

Link para o post

KY8b9e0.jpg

7/10

Coincidentemente, hoje li um conto (também ‘coming of age’) com este excerto:

“(...) That night, lying in the pup tent among the lupins, Supper Waltz told us that each time he’d come up from beneath the water the world seemed a different colour. Crimson the last time; after the longest spell under when his lilo capsized, everything was crimson he said. (...)”

“Supper Waltz Wilson”, Owen Marshall

Relativamente ao filme, a sequência inicial (antes do título aparecer) fez-me lembrar um pouco o estilo do Malick.

Ao longo de todo o filme, também senti uma certa desconexão entre cenas, o que me turvou a perceção temporal da narrativa (penso que a narração também contribuiu para isso). Pareceu-me que o texto indica que toda a ação do filme decorreu, aproximadamente, no espaço de uma semana; porém, se não fosse o intertítulo a anunciar o primeiro de julho, e depois a cena com o desfile do 4 de julho, ficaria com a impressão que a ação decorreu, episodicamente, do início ao fim das férias de verão das crianças. Se a intenção era expressar a languidez desses dias, de certa forma, acaba por funcionar.

Uma outra nota. Foi mencionado, pelo menos duas vezes, que o Buddy cantava para ajudar a mãe dele adormecer, o que sublinha a perda de infância e pressão para crescer daquelas crianças (pressão contra a qual o Buddy batalha, agarrando-se à sua personalidade brincalhona e criativa); todavia, surpreendeu-me que não tenham feito mais nada com isso, nem que fosse o Vernon expressar o desejo/ideia de ir lá, à noite, cantar.

Compartilhar este post

Link para o post

Até há muito pouco tempo só conhecia o nome do David Gordon Green por associação às mais recentes iterações de Halloween. Há uns tempos lembrei-me de um filme que apanhei a dar na televisão a meio da noite durante a minha adolescência - não me relembro se o vi todo ou não, mas surgem-me fragmentos de um filme que na altura me marcou por ter uma atmosfera tão distinta em relação ao que era costume ver. Procurei na internet - Snow Angels (2007) - e por consequência descobri que este realizador agora tão associado a um tipo de Cinema mais comercial (para além dos Halloweens mais recentes, devem conhecer comédias como o Pineapple Express ou Your Highness) no início da sua carreira era uma das coqueluches do Cinema independente dos EUA graças a estes dramas tenros e pessoais. 

George Washington é semelhante a outro filme do realizador que vi no mês passado - All the Real Girls (2003) - a nível de cenário: são dramas de pouca escala, fechados nestas pequenas cidades rurais. È também em certa medida um coming of age, ainda que de uma fase mais adiantada das nossas vidas. Recomendo a quem gostou deste filme. Mantém a mesma atmosfera e tipo de diálogo assente no ínterim do verosímil e do poético. Há uma vibe quase etérea na forma como o filme é gravado (a comparação com Malick não é descabida @bmfpcdm, o Green admite que é uma das suas inspirações), contrastando com a pobreza dos horizontes. Os cenários são tingidos de ferrugem, com linhas ao abandono, quintais bagunçados, lixeiras, e no fundo um sentimento de solidão espacial e temporal, ainda que algumas personagens demonstrem ambições maiores do que as fronteiras que os rodeiam. 

image.png.6fbbf48f7f365d605ec192fe22a22647.png

Também pensei muito em Gummo e em Kids enquanto via isto. Muito devido à forma repentina como algumas cenas cortavam para cenas familiares totalmente distintas, como se o grupo/comunidade fosse a personagem principal. 

Eu gostei bastante. 7.5/10

Editado por Pablo Honey

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de frnk th tnk, Em 01/02/2023 at 14:59:

Passamos para a votação do próximo?

Sim, vamos fazer isso. 

Deixem as vossas sugestões para o filme de Fevereiro até dia 6

Até lá, quem quiser ir deixando opiniões sobre o filme de Janeiro, está à vontade.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o George Washington:

Primeiro de tudo, ainda bem que não reparei na sinopse do Letterboxd, mas está lá um bruto spoiler. O que está lá mencionado acontece a meio do filme.

Achei um filme sólido. Tem aquela vibe de projeto de faculdade filmado na terra natal do realizador, em que ele pega num gajo qualquer que está na rua e diz olha queres entrar num filme, pago 20$ e uma imperial, e o outro ok bora. Não é uma crítica, claro, até porque a estética e a realização são interessantes.

Mas a sério, gostei especialmente das personagens, tanto os putos como os adultos, e como o filme permite explorar a forma como pensam, as suas esperanças no futuro e as suas vidas, enquanto vivem num sítio sujo, parado no tempo e a cair aos bocados. Isto ainda hoje é a realidade em muitos sítios nos Estados Unidos. Lida também com o desejo de sair dali para uma vida melhor ou pelo menos diferente. Lembro-me do rapaz mais velho a falar sobre isso e também das raparigas a falar sobre rapazes, nesse sentido.

De resto, achei igualmente meio disjunto, principalmente naqueles 30/40 minutos finais, não sei se era essa a intenção. 

O percurso do realizador depois disto também é curioso. Fez mais uns dramas a seguir a isto e depois passou a fazer comédias com o Seth Rogen e o Jonah Hill. Voltou a fazer um ou dois dramas e acabou agora a fazer 3 filmes do Halloween e vai fazer um novo Exorcista. Man sure is versatile.

7/10

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...