Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

As Manchetes

Publicações recomendadas

O que está a negrito fala por si

Os Grandes Estarolas, com o Benfica em particular a embrutecer e empobrecer a cultura desportiva portuguesa.

E é mentira? Fazer constantemente capas com destaques ao futebol dos grandes não é empobrecedor? Mesmo quando há assuntos de actualidade desportiva que merecem outro tratamento continuam a ser o futebol dos grandes a fazer manchete. Isto é pobre. E embrutece as pessoas.

A imprensa tem responsabilidades. O facto de o país só conhecer o futebol como desporto e, dentro do futebol, apenas os grandes é, em boa parte, da responsabilidade da Comunicação Social.

Faz lembrar a imprensa dos regimes ditatoriais. Sempre suportado no estafado argumento que são estas "notícias" que o público gosta de ver tratadas com destaque... Nem o "botas" diria melhor...

Porque é que isto é uma comparação ridícula? É assim que funcionam os media em regimes ditatoriais. O ditador define quais são as notícias que devem ser apresentadas ao povo. É o ditador que tem o exclusivo conhecimento daquilo que interessa às pessoas. E depois surge a censura nos meios de comunicação. Em que o ditador impede a publicação de notícias "nocivas".

Aqui é o mesmo. Só que não há ditador. São os directores dos jornais ou os accionistas maioritários quem tem entendido, ao longo dos tempos, que aos portugueses interessados no fenómeno desportivo só interessam as notícias do futebol dos grandes. E auto-censuram-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Descartes achas que mudaria algo na cultura dos portugueses terem posto noticias da Michelle Brito ou semelhantes nos ultimos tempos?(Posto como manchetes subentenda-se)

Compartilhar este post

Link para o post
Compreendo o Descartes mas temos de perceber que os jornais tem de fazer pela vida, iam vender para ai meia duzia de exemplares se pusessem a Michelle Brito na capa com todo o destaque.

Mentira. As pessoas comprariam na mesma.

Muitos idiotas qe compram o jornal por ter lá um dos 3 grandes, mal sabe qem é a Michelle Brito...

Lá está! E de quem é a responsabilidade por isso? De quem tem o dever de informar. Se não é dado o devido destaque à miúda como é que as pessoas menos atentas à especificidade da modalidade vão passar a conhecê-la? É responsabilidade dos jornais e das televisões.

E só assim, dando destaque a outras modalidades, se poderá conseguir que as pessoas entendam que há mais vida no desporto português para além do futebol.

Compartilhar este post

Link para o post
Descartes achas que mudaria algo na cultura dos portugueses terem posto noticias da Michelle Brito ou semelhantes nos ultimos tempos?(Posto como manchetes subentenda-se)

Claro que acho.

E tu achas que se os jornais não tivessem, a partir de certa altura, dado o devido destaque à Vanessa Fernandes o triatlo diria alguma coisa ao português comum? Aliás, nas primeiras vezes em que ela foi notícia ainda havia muita gente (aqui mesmo no fórum) que pensava que o triatlo era uma disciplina do Atletismo.

Nesse caso o que aconteceu foi que a Vanessa, à conta de ter ganho tanta coisa, obrigou os jornais a repararem nela. O mesmo sucederá com a Michelle, mais cedo ou mais tarde. E é pena. É pena que tenham de ser os atletas ao alcançar resultados de grande relevo internacional que andem a "puxar" pela imprensa. Quando devia ser ao contrário. A imprensa a mostrar aos leitores o que por cá se vai fazendo em matéria desportiva.

Compartilhar este post

Link para o post
Claro que acho.

E tu achas que se os jornais não tivessem, a partir de certa altura, dado o devido destaque à Vanessa Fernandes o triatlo diria alguma coisa ao português comum? Aliás, nas primeiras vezes em que ela foi notícia ainda havia muita gente (aqui mesmo no fórum) que pensava que o triatlo era uma disciplina do Atletismo.

Nesse caso o que aconteceu foi que a Vanessa, à conta de ter ganho tanta coisa, obrigou os jornais a repararem nela. O mesmo sucederá com a Michelle, mais cedo ou mais tarde. E é pena. É pena que tenham de ser os atletas ao alcançar resultados de grande relevo internacional que andem a "puxar" pela imprensa. Quando devia ser ao contrário. A imprensa a mostrar aos leitores o que por cá se vai fazendo em matéria desportiva.

Percebi o que queres dizer, mas pensa la, a Vanessa Fernandes ainda nao vende jornais, as pessoas gostam de ler sobre ela, mas compram para saber dos "3 estarolas"

Compartilhar este post

Link para o post
Compreendo o Descartes mas temos de perceber que os jornais tem de fazer pela vida, iam vender para ai meia duzia de exemplares se pusessem a Michelle Brito na capa com todo o destaque.

Então não é...

Compartilhar este post

Link para o post
Percebi o que queres dizer, mas pensa la, a Vanessa Fernandes ainda nao vende jornais, as pessoas gostam de ler sobre ela, mas compram para saber dos "3 estarolas"

As manchetes têm uma dupla função. Servem para apelar à compra e para suscitar o interesse dos leitores.

Se é verdade que a Vanessa não vende (tal como a Michelle, o Nélson Évora, a Telma Monteiro, as selecções de Rugby, de Basket, de Esgrima ou do berlinde) também é verdade que o habitual comprador de jornais desportivos sabe que, lá dentro, encontrará as notícias que procura. Que percentagem de compradores habituais se perderá? 5%? 10%? Não faço ideia, mas não acredito que seja mais do que isso, e até acho demais.

Por outro lado, a referência à Vanessa na capa leva a que uma grande percentagem dos que lêem o jornal (um número substancialmente superior daqueles que o compram) procure com maior interesse a notícia nas páginas interiores. E que, aos poucos, comece a familiarizar-se com a modalidade e a dar relevo aos bons resultados que vão sendo obtidos.

A eventual quebra de vendas uma vez por outra é um preço insignificante face aos resultados que se podem alcançar em termos de cultura desportiva dos cidadãos.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo contigo Descartes.

Mas hoje em dia preocupam-se mais com os seus lucros, por mais insignificantes que sejam, do que com a cultura dos cidadãos.

Compartilhar este post

Link para o post
Concordo contigo Descartes.

Mas hoje em dia preocupam-se mais com os seus lucros, por mais insignificantes que sejam, do que com a cultura dos cidadãos.

Não são só os lucros. Também se preocupam com o receio das fontes secarem. Os jornalistas preocupam-se com o seu futuro. Com favores a que estão obrigados...

Eu já o disse uma ou duas vezes por aqui: seria muito interessante conhecer-se a estrutura accionista dos grupos económicos que detêm os jornais desportivos e a estrutura accionista das principais SAD's desportivas do país.

Mas não é por conhecer esses factos que eu me conformo e deixo de lamentar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois Descartes, mas não há qem qeira iniciar uma boa prática de informação do mundo além do futebol.

Por exemplo, eu só descobri qe a Michelle Brito era uma tenista com um sucesso aceitável n'A Bola, mas lá nas páginas do fundo...

Compartilhar este post

Link para o post
Pois Descartes, mas não há qem qeira iniciar uma boa prática de informação do mundo além do futebol.

É isso. Não há vontade nem coragem.

Por isso é que o exemplo do L'Équipe não tem condições de ser replicado em Portugal.

Mas pelo menos que deixassem de ser hipócritas. É que ainda há um desses jornais (A Bola) que continua a colocar como sub-título "O Jornal de Todos os Desportos"... :roll:

Compartilhar este post

Link para o post
E é mentira? Fazer constantemente capas com destaques ao futebol dos grandes não é empobrecedor? Mesmo quando há assuntos de actualidade desportiva que merecem outro tratamento continuam a ser o futebol dos grandes a fazer manchete. Isto é pobre. E embrutece as pessoas. Entre o que disseste antes e isto já vai alguma diferença... Vê lá se entendes qual...

A imprensa tem responsabilidades. O facto de o país só conhecer o futebol como desporto e, dentro do futebol, apenas os grandes é, em boa parte, da responsabilidade da Comunicação Social.

Porque é que isto é uma comparação ridícula? É assim que funcionam os media em regimes ditatoriais. O ditador define quais são as notícias que devem ser apresentadas ao povo. É o ditador que tem o exclusivo conhecimento daquilo que interessa às pessoas. E depois surge a censura nos meios de comunicação. Em que o ditador impede a publicação de notícias "nocivas". O problema é que aqui as noticias nocivas são mais que muitas...

Aqui é o mesmo. Só que não há ditador. São os directores dos jornais ou os accionistas maioritários quem tem entendido, ao longo dos tempos, que aos portugueses interessados no fenómeno desportivo só interessam as notícias do futebol dos grandes. E auto-censuram-se. E que responsabilidade têm os clubes nisso? No máximo é uma questão cultural. Em Portugal fala-se mais em quem vai convocar o Scolari do que nas medidas do Governo. Ao que achas que os jornais dão primazia? Já agora vês/viste o jornal da noite da tvi? É o típico exemplo de Informação gerida pelos interesses. Ontem chegaram a demorar imenso tempo para falar na morte da filha do dono da Prisa, que é completamente desconhecida dos portugueses. Mas porquê? Porque há muitos interesses financeiros naqueles espaços...

Já agora pensei que quando falaste da Telma Monteiro, do Nelson Évora ou da Vanessa Fernandes dissesses que também só eram mais falados graças ao Benfica, esse monstro que devora criancinhas ... Até vestem de vermelho e tudo, que padrão engraçado... E depois eu é que tenho de me tratar...

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de perceber porque é que os jogadores estão mais alegres... Deve ter sido do champanhe do aniversário do Rui Costa...

Compartilhar este post

Link para o post
Entre o que disseste antes e isto já vai alguma diferença... Vê lá se entendes qual...

Não preciso de entender porque foi propositado da minha parte. Omiti deliberadamente o nome "Benfica". Para te provar que a minha ideia não necessita dessa referência para se sustentar. A lógica é exactamente a mesma. Mas, pelos vistos, para ti já é uma coisa completamente diferente. Ou seja, centras-te no acessório e desvalorizas o essencial.

Mas já agora digo-te que a referência que fiz ao Benfica foi a constatação de uma realidade. Quando eu disse "particularmente o Benfica" estou a referir-me ao facto de ser o Benfica quem mais capas de jornais faz. Mais que o Sporting ou FC Porto. É um facto indesmentível. Até tu sabes que é verdade. E tantas vezes pernicioso para o próprio Benfica. Principalmente quando os destaques se baseiam em informações mal validadas, em boatos.

O problema é que aqui as noticias nocivas são mais que muitas...

Não me percebeste. Eu associei as notícias "nocivas" dos regimes ditatoriais com os destaques dados pela imprensa desportiva a matérias fora do assunto "Futebol dos 3 Grandes". E aí o resultado é o mesmo. Inexistentes ou extremamente raras.

E que responsabilidade têm os clubes nisso? No máximo é uma questão cultural. Em Portugal fala-se mais em quem vai convocar o Scolari do que nas medidas do Governo. Ao que achas que os jornais dão primazia? Já agora vês/viste o jornal da noite da tvi? É o típico exemplo de Informação gerida pelos interesses. Ontem chegaram a demorar imenso tempo para falar na morte da filha do dono da Prisa, que é completamente desconhecida dos portugueses. Mas porquê? Porque há muitos interesses financeiros naqueles espaços...

E quem é que falou de responsabilidades dos clubes? Eu estou a falar de políticas editoriais. Não critiquei o Benfica, o FC Porto ou o Sporting. Critiquei as decisões sobre as manchetes nos jornais. Já controlavas essa mania de perseguição...

Já agora pensei que quando falaste da Telma Monteiro, do Nelson Évora ou da Vanessa Fernandes dissesses que também só eram mais falados graças ao Benfica, esse monstro que devora criancinhas ... Até vestem de vermelho e tudo, que padrão engraçado... E depois eu é que tenho de me tratar...

Claro. E com este parágrafo só me vens dar razão. Tu pensaste que eu ia falar de um assunto que eu nem sequer abordei ao de leve, construiste uma teoria sem qualquer base. Imaginas cenários. E ainda tens o descaramento de utilizar essas fantasias como argumentos.

Volto a dizer: não te cures, não...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...