Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
NIkeL

Religião

Publicações recomendadas

@ htc, algumas das justificações seriam o argumento do fine tunning, a ideia de que a Criação teria de vir de um Criador inteligente, as mil e umas profecias supostamente cumpridas e cujo cumprimento pode ser visível dentro de determinado tempo, o Sinal Composto, a escatologia (como já referi), a ideia que é desonestidade inteletual dizer com convicção que deus n existe (esta disse-me alguém importante e com estatuto em dado credo, eu ri-me um pouco depois dele o dizer desta forma, ele reafirmou o argumento e eu aí escangalhei-me a rir), etc... Argumentos existem, nem sempre são bem defendidos quer por crentes quer por ateus.

Sim, eu compreendo que haja justificações 'gerais'. Referia-me a justificações em concreto.

A minha mãe acredita e fá-lo porque viveu uma experiência em que sentiu a presença de Deus, eu não acredito e sei os motivos pelos quais não acredito. Acho que é interessante é debater porque alguém acredita numa coisa, não faz sentido algum acreditar-se sem motivo próprio.

Compartilhar este post

Link para o post

tu és, de facto, um bocado obtuso.

eu acredito em Deus, porque sinto que há algo superior a nós ( já disse isto 3 vezes ), que me transmite segurança e sentido de justiça. epá, e mais nada. não tenho de justificar mais nada a ninguém, muito menos a ti.

Compartilhar este post

Link para o post

Acreditar no que os outros acreditam não faz sentido? lol...

Claro que não faz. O ser humano é desenvolvido para pensar por si mesmo, para questionar, para duvidar de tudo. Porque motivo deveria acreditar em algo sem sequer o questionar?

Achas que o mundo não seria diferente se todos se mantivessem sem questionar ou acreditando nos outros? Achas que não estaríamos ainda a pensar que o mundo era o centro do universo? Se ninguém questionasse as opiniões dos outros, o que os outros acreditam, o pensamento humano não progride. Da mesma forma, parece-me lógico que em questão de fé, cada um tenha uma justificação para a sua.

E, mais uma vez repito, não acho que ser crente tem algo de errado, a pessoa acredita no que bem entende, nunca me opus a tal coisa desde o meu primeiro post. Apenas disse que para existir uma fé tem de haver um motivo pessoal para tal.

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas disse que para existir uma fé tem de haver um motivo pessoal para tal.

meu motivo pessoal : sinto que existe.

deixas-me acreditar, por favor?

Compartilhar este post

Link para o post

tu és, de facto, um bocado obtuso.

eu acredito em Deus, porque sinto que há algo superior a nós ( já disse isto 3 vezes ), que me transmite segurança e sentido de justiça. epá, e mais nada. não tenho de justificar mais nada a ninguém, muito menos a ti.

A tua fé baseia-se num sentimento, okay. Aceito. E porque raio é que não tens de o justificar a mim? Porque não me conheces ou porque tenho uma opinião distinta? É que se não queres justificares nem sequer entravas na discussão. Eu não te chamei para a discussão, tu é que te meteste na mesma. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a minha familia é crente mas eu nunca acreditei em Deus apesar de ter feito a 1ª comunhão... E gosto bastante de enervar a minha avó quando ela me diz que graças a Deus isto ou aquilo e eu digo: Graças a Deus nada que isso não existe :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

não tenho de justificar a ti porque estás-te a demonstrar super quadrado, não entendes o significado de fé nem fazes um mínimo esforço por entender o que te estou a dizer

Compartilhar este post

Link para o post

meu motivo pessoal : sinto que existe.

deixas-me acreditar, por favor?

Mas alguma vez disse que eu é que te deixava ou não de acreditares? :lol:

Tu entraste na discussão e agora parece que eu disse "Fábio Neves" responde-me às questões. Tu é que as quiseste responder, se eu tenho uma forma de pensar em relação a esta matéria tenho todo o direito de assim o fazer. Acho que é lógico que tenha de existir um motivo. Se não o queres debater nem sequer deverias ter entrado na discussão

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu compreendo que haja justificações 'gerais'. Referia-me a justificações em concreto.

A minha mãe acredita e fá-lo porque viveu uma experiência em que sentiu a presença de Deus, eu não acredito e sei os motivos pelos quais não acredito. Acho que é interessante é debater porque alguém acredita numa coisa, não faz sentido algum acreditar-se sem motivo próprio.

eu não acredito que as pessoas acreditam em deus simplesmente porque acreditam ou porque, pior, não têm argumentos. Nestes assuntos delicados, é preciso usar de grande tacto e sensibilidade para não ofender ninguém. Por exemplo, essa ideia de que mencionaste de que as pessoas têm de ter motivos para acreditar nalgo acaba por ser um logro; o motivo é a fé, que não é explicável, visto que, parafraseando, a fé é a expetativa certa de coisas não vistas. Portanto, importa perceber o contexto das declarações produzidas pelo crente e sobretudo ter em conta que ele pode não ser o maior literato no assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

não tenho de justificar a ti porque estás-te a demonstrar super quadrado, não entendes o significado de fé nem fazes um mínimo esforço por entender o que te estou a dizer

Um religioso a chamar a um não-religioso quadrado e obtuso? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

desenvolve lá isso, sff.

já agora, para não dizeres que não tou a debater nada:

Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia[1] ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.

Compartilhar este post

Link para o post

eu não acredito que as pessoas acreditam em deus simplesmente porque acreditam ou porque, pior, não têm argumentos. Nestes assuntos delicados, é preciso usar de grande tacto e sensibilidade para não ofender ninguém. Por exemplo, essa ideia de que mencionaste de que as pessoas têm de ter motivos para acreditar nalgo acaba por ser um logro; o motivo é a fé, que não é explicável, visto que, parafraseando, a fé é a expetativa certa de coisas não vistas. Portanto, importa perceber o contexto das declarações produzidas pelo crente e sobretudo ter em conta que ele pode não ser o maior literato no assunto.

Ofender alguém? Isto é uma discussão saudável, eu não estou a colocar em causa quem acredita. Eu apenas procuro os motivos que justificam tal crença. E se eles não existem é um pouco estranho que assim seja.

Compartilhar este post

Link para o post

calma, calma :mrgreen:

há de parte a parte casos de maior obstinação no manifesto da crença/não crença. Não creio que estejas a ser obtuso, mas ele já disse aquilo que acha que é uma justificação.

Ofender alguém? Isto é uma discussão saudável, eu não estou a colocar em causa quem acredita. Eu apenas procuro os motivos que justificam tal crença. E se eles não existem é um pouco estranho que assim seja.

Mas eu não estava a falar de ti... isso já é mania da perseguição. A menos que tenhas entendido que eu achava que tu tinhas ofendido alguém por estares a discutir a apropriação de "fé" para um user. Nada disso.

Editado por matisptfan

Compartilhar este post

Link para o post

Nós somos malucos, já percebemos a tua opinião, que tentas passar em qualquer tópico onde religião seja debatida. Ok, não crês, who cares?

Compartilhar este post

Link para o post

desenvolve lá isso, sff.

já agora, para não dizeres que não tou a debater nada:

Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia[1] ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.

A grande maioria vive presos a dogmas. Defendem coisas de um livro que nunca leram, e afirmam coisas que outra pessoa nunca disse. (refiro-me à Bíblia e a Jesus Cristo)

E sim, eu sei precisamente o que é fé. Mas também sei que somos seres racionais e que por um motivo ou outro devemos acreditar ou não acreditar na existência de um ser superior. Acho que a fé sem justificação como advém do seu significado é totalmente irracional e contra o pensamento lógico que tu, eu e tantos outros somos capazes de ter.

Nós somos malucos, já percebemos a tua opinião, que tentas passar em qualquer tópico onde religião seja debatida. Ok, não crês, who cares?

Mas alguém chamou malucos a alguém? Sei que têm por hábito por palavras na boca de outros, até do filho de Deus o fazem para justificarem a opinião contra a homossexualidade. Mas esqueceste que eu ao contrário dele ainda posso refutar.

Eu não chamo de maluco a ninguém. Acho que a vida de quem acredita em Deus é bem mais simples do que quem não acredita. Apenas considero que a fé irracional não tem sentido e não tenho problema algum que alguém acredite em Deus, Alá, seja em quem for, desde que para isso tenha um motivo pessoal.

calma, calma :mrgreen:

há de parte a parte casos de maior obstinação no manifesto da crença/não crença. Não creio que estejas a ser obtuso, mas ele já disse aquilo que acha que é uma justificação.

Mas eu não estava a falar de ti... isso já é mania da perseguição. A menos que tenhas entendido que eu achava que tu tinhas ofendido alguém por estares a discutir a apropriação de "fé" para um user. Nada disso.

Parece que estou aqui numa cruzada contra a religião. :mrgreen: (btw boa escolha do termo)

Nada tenho contra quem acredita na religião A, B ou C. Para o fazer, contudo, a meu ver e de acordo com o pensamento racional e lógico, terá de ter um motivo ou outro, e dessa opinião não me afastarei.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não chamo de maluco a ninguém. Acho que a vida de quem acredita em Deus é bem mais simples do que quem não acredita. Apenas considero que a fé irracional não tem sentido e não tenho problema algum que alguém acredite em Deus, Alá, seja em quem for, desde que para isso tenha um motivo pessoal.

Mas é aí que tu estás a falhar. O motivo pode ser partilhado e não é por isso que deixa de ser legítimo. Imagina a seguinte hipótese (faz um esforço): alguém acredita em deus porque o filho q este enviou à terra, cristo, estava previsto nascer no ano tal, na cidade tal e em circunstâncias específicas (não só as palhas e todo o relato miserabilista mas o milagre) e isso tem concretização escrita, palpável e com legado em centenas de anos. Neste caso a justificação já te agrada?

Compartilhar este post

Link para o post

definitivamente, não sabes o que é fé. mas não sabes porque não queres e porque estás agarrado a essa ideia de que só o que tem uma explicação lógica é que existe. e como tal, não vale a pena continuar a conversa

Compartilhar este post

Link para o post

Isto das teorias de conspiração é como a questão de Deus, há os malucos que acreditam...

PS: Eu estive aqui. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Esta cena de vir um descrente perguntar aos crentes porque acreditam e depois chamar idiotice ao facto de uma pessoa não poder explicar o porque da sua fé é do mais patético que já vi :facepalm:

Uma pessoa, pelo menos eu, crente, acredita pois necessita de uma força que os sustente, quando acontece algo mau eu rogo a Deus pois acredito na sua força, roga pelos seus desejos próprios pois acredita que Deus consegue comandar os destinos, etc etc etc.

Opá não acreditares em Deus pronto não acredites, mas agora que há algum ser superior que mexe os cordelinhos ai isso é quase inegável...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é aí que tu estás a falhar. O motivo pode ser partilhado e não é por isso que deixa de ser legítimo. Imagina a seguinte hipótese (faz um esforço): alguém acredita em deus porque o filho q este enviou à terra, cristo, estava previsto nascer no ano tal, na cidade tal e em circunstâncias específicas (não só as palhas e todo o relato miserabilista mas o milagre) e isso tem concretização escrita, palpável e com legado em centenas de anos. Neste caso a justificação já te agrada?

Não porque baseia-se na história do Horus de vários séculos atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não faz. O ser humano é desenvolvido para pensar por si mesmo, para questionar, para duvidar de tudo. Porque motivo deveria acreditar em algo sem sequer o questionar?

Achas que o mundo não seria diferente se todos se mantivessem sem questionar ou acreditando nos outros? Achas que não estaríamos ainda a pensar que o mundo era o centro do universo? Se ninguém questionasse as opiniões dos outros, o que os outros acreditam, o pensamento humano não progride. Da mesma forma, parece-me lógico que em questão de fé, cada um tenha uma justificação para a sua.

E, mais uma vez repito, não acho que ser crente tem algo de errado, a pessoa acredita no que bem entende, nunca me opus a tal coisa desde o meu primeiro post. Apenas disse que para existir uma fé tem de haver um motivo pessoal para tal.

E por acreditar no que outra pessoa acredita faz desse ser humano mais ou menos desenvolvido para pensar por si mesmo? Por amor de deus, há coisas que tu acreditas e pronto, não questionas nem duvidas. É assim porque foste ensinado a fazer assim e porque vês os outros fazer assim; ages desta forma porque foste educado e aprendeste que era desta forma que devias agir; escreves assim porque foi esta a linguagem que tu aprendeste e é assim que se comunica com as pessoas, ou também duvidas disso? Ou foi isso que impediu diversos inovadores religiosos de pensarem e irem mais além?

Compartilhar este post

Link para o post
Parece que estou aqui numa cruzada contra a religião. :mrgreen: (btw boa escolha do termo)

Nada tenho contra quem acredita na religião A, B ou C. Para o fazer, contudo, a meu ver e de acordo com o pensamento racional e lógico, terá de ter um motivo ou outro, e dessa opinião não me afastarei.

Isso é dogmático da tua parte, isto é, dizeres que todas as crenças religiosas têm de ser baseadas em pensamento racional e lógico. Basicamente estás a cair no mesmo erro...

Compartilhar este post

Link para o post

Como o meu post ficou lá para baixo e correndo o risco de não o veres, aqui está. Depois lê o que escreveste na página anterior.

Isto das teorias de conspiração é como a questão de Deus, há os malucos que acreditam...

PS: Eu estive aqui. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...