matisptfan Publicado 23 Junho 2012 (editado) Podemos voltar atrás mas já defendi que acho o baptismo uma idiotice sem que o mesmo seja feito com o consentimento da criança, que deveria ter a opção quando adulto ou apto para tomar tal de decisão de o fazer ou não. Antigamente fazia-se o baptismo porque o bebé poderia morrer se não fosse baptizado iria para o Inferno, hoje em dia esse contexto está já fora de uso e faria todo o sentido que tal decisão fosse deixada para depois. No fundo é o primeiro passo para se ser cristão, apesar de existirem imensos casos, tal como eu, de quem foi baptizado e agora não é cristão nem quereria ser baptizado se a decisão fosse dele. Mas não culpo os meus pais de tal decisão, fizeram-na na altura com o intuito diferente do qual eu agora vejo esse passo. Queres que me baseie no que não foi dito? E sim, já sabia que ias pegar por aí. Queres que eu me referia a deus assim? E sim, posso ter uma visão diferente do que está escrito, mas pouco me importa, nem acredito que tal ser exista. nada a acrescentar. Só que nem em todas as religiões isso acontece. Já agora, chegaste a fazer algum processo de excomungação? Hades= Sepultura comum da humanidade= Cemitério O que isso tem de mitológico? Tem isto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hades Basicamente Hades era um deus grego que tratava dos mortos e dos vivos. Há referências na Íliada, que li recentemente. Editado 23 Junho 2012 por matisptfan Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 23 Junho 2012 nada a acrescentar. Só que nem em todas as religiões isso acontece. Já agora, chegaste a fazer algum processo de excomungação? Não, não me incomodei muito com isso. Acho que não existindo pouco importa fazer parte ou não da religião. Contudo, não teria feito parte se tivesse tido a escolha de entrar. ;) Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 23 Junho 2012 Acho mais lógico ser tudo inventado, sinceramente. Vá a verdade é que falta-te aquela palavra de duas letras chamada Fé. Que envolve acreditar sem ver e sem questionar muitas vezes. Deus não é obrigado a dar-nos satisfações de tudo e, ás vezes, e atenção compreendo a tua posição e a de muitos, que se encontram desacreditados em Deus mesmo sendo educados ao contrário. Hoje, o mundo encontra-se de uma maneira que somos obrigados a pensar em nós próprios e no nosso bem estar e daqueles que nos rodeiam, que Deus passa a ser quase um ser invisível que fomos educados a acreditar. Para mim Deus é muito mais que isso. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 23 Junho 2012 ainda para mais quando a religião é responsável por tanta coisa má, e por tão pouca coisa boa. tás com uma ideia errada. o fanatismo é que é responsável pelas coisas más. a Igreja é que é responsável pelas coisas más. Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 23 Junho 2012 Não, não me incomodei muito com isso. Acho que não existindo pouco importa fazer parte ou não da religião. Contudo, não teria feito parte se tivesse tido a escolha de entrar. ;) Quando tentei saber sobre isto - estou na mesma situação que tu e milhões de portugueses - e ouvi um disse-que-disse que o processo acarretava custos, depois não pensei mais sobre isso. Não tenho confirmação do que disse, ainda tenho que me informar na paróquia onde, aos quatro anos (se não me mentiram :p) fui batizado. Mas há fotos, não estava muito contente. Compartilhar este post Link para o post
LgD Publicado 23 Junho 2012 Vá a verdade é que falta-te aquela palavra de duas letras chamada Fé. Que envolve acreditar sem ver e sem questionar muitas vezes. Deus não é obrigado a dar-nos satisfações de tudo e, ás vezes, e atenção compreendo a tua posição e a de muitos, que se encontram desacreditados em Deus mesmo sendo educados ao contrário. Hoje, o mundo encontra-se de uma maneira que somos obrigados a pensar em nós próprios e no nosso bem estar e daqueles que nos rodeiam, que Deus passa a ser quase um ser invisível que fomos educados a acreditar. Para mim Deus é muito mais que isso. Apenas não vejo necessidade de acreditar numa coisa, onde se pensar bem não faz qualquer sentido para mim. Ao ver algumas coisas apenas consigo acreditar que isto é tudo uma grande invenção que já enganou biliões. Uma pergunta, tu rezas? Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 23 Junho 2012 Vá a verdade é que falta-te aquela palavra de duas letras chamada Fé. Que envolve acreditar sem ver e sem questionar muitas vezes. Deus não é obrigado a dar-nos satisfações de tudo e, ás vezes, e atenção compreendo a tua posição e a de muitos, que se encontram desacreditados em Deus mesmo sendo educados ao contrário. Hoje, o mundo encontra-se de uma maneira que somos obrigados a pensar em nós próprios e no nosso bem estar e daqueles que nos rodeiam, que Deus passa a ser quase um ser invisível que fomos educados a acreditar. Para mim Deus é muito mais que isso. Eu acho perfeitamente plausível que alguém queira acreditar em algo que justifique a sua presença neste mundo e que a sua ausência causaria um problema de motivação para a sua existência. Paralelamente poderás pensar o que levaria um cão a ser feliz mesmo não sendo 'salvo' no final da vida, contudo ele é feliz se o ambiente que o rodeia o permite. A racionalidade permite-nos questionar as coisas mas também permite tirar conclusões como a que tiras relativamente a uma divindade. Não me oponho de todo a quem pense de tal forma, acho que facilita a forma como vivemos no dia-a-dia, como que um motivo para a nossa existência. Mas se o céu está à nossa espera depois da morte, haverá algum motivo para viver? Se algo tão bom existe à nossa espera porque motivo queremos aguardar 80 anos? Afinal de contas as pessoas que vivem connosco também lá estariam, e isto resulta da duvida mesmo que subconsciente que a grande maioria dos religiosos terão: "e se eu estiver errado?". A religião não é de todo o problema do mundo. Mas gera bastante problemas, basta ver a percentagem de pessoas que elege políticos não pelas políticas que esses defendem mas sim porque alegam estar do lado da divindade, ver o caso de George W. Bush nos Estados Unidos da América, e agora mais recentemente dos candidatos republicanos que colocam a tal divindade do lado deles. Esse é o real problema. A exploração da existência de uma divindade para o bem próprio, Jesus Cristo não quereria tal coisa, tal como não quereria um espaço como o Vaticano, se ele fosse vivo hoje de acordo com os textos que foram escritos e que os mesmos sejam reais, Jesus Cristo não estaria a viver no Vaticano mas sim num espaço mais pobre de Roma, não estaria nos Estados Unidos ao lado de um político que defende a invasão de um país como o Iraque só porque esse país tem uma crença diferente da deles. O problema reside aqui, em que se distorce o que está escrito, seja o que esteja escrito real ou não, a distorção da mensagem é bem mais perigosa do que ela própria. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 23 Junho 2012 (editado) Eu cheguei a me baptizar na católica quando bébé (não me lembro) e depois baptizei-me em adulto nas Testemunhas de Jeová. Editado 23 Junho 2012 por Quillbeast Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 23 Junho 2012 tás com uma ideia errada. o fanatismo é que é responsável pelas coisas más. a Igreja é que é responsável pelas coisas más. Talvez me tenha expressado mal. A religião em si não é a culpada, as más interpretações dos textos é que é. Porém, o Corão já não é bem assim, o texto refere-se mesmo aos infiéis como não merecedores dos mesmos direitos dos restantes, daí a extrapolação para a violência física, etc. Compartilhar este post Link para o post
LgD Publicado 23 Junho 2012 A racionalidade permite-nos questionar as coisas mas também permite tirar conclusões como a que tiras relativamente a uma divindade. Não me oponho de todo a quem pense de tal forma, acho que facilita a forma como vivemos no dia-a-dia, como que um motivo para a nossa existência. Mas se o céu está à nossa espera depois da morte, haverá algum motivo para viver? Se algo tão bom existe à nossa espera porque motivo queremos aguardar 80 anos? Afinal de contas as pessoas que vivem connosco também lá estariam, e isto resulta da duvida mesmo que subconsciente que a grande maioria dos religiosos terão: "e se eu estiver errado?". Pascal's Wager (horrível btw) Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 23 Junho 2012 (editado) Pascal's Wager (horrível btw) É um interesse jogo de argumentação mas não mais do que isso, até porque é, necessariamente, falacioso. Editado 23 Junho 2012 por htc Compartilhar este post Link para o post
LgD Publicado 23 Junho 2012 (editado) Que está bastante errado. Exacto, como editaste. Editado 23 Junho 2012 por LgD Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 23 Junho 2012 Talvez me tenha expressado mal. A religião em si não é a culpada, as más interpretações dos textos é que é. Porém, o Corão já não é bem assim, o texto refere-se mesmo aos infiéis como não merecedores dos mesmos direitos dos restantes, daí a extrapolação para a violência física, etc. bem, a verdade é que nós podemos ser concretos e dizer que a religião x teve ações decisivas no evento y. Por exemplo, o movimento dos cruzados era de influência cristã, única e exclusivamente. Ora porque raio não posso dizer que a religião católica esteve na base de milhões de mortes, autos de fé e outras atrocidades? Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 23 Junho 2012 bem, a verdade é que nós podemos ser concretos e dizer que a religião x teve ações decisivas no evento y. Por exemplo, o movimento dos cruzados era de influência cristã, única e exclusivamente. Ora porque raio não posso dizer que a religião católica esteve na base de milhões de mortes, autos de fé e outras atrocidades? Porque nos textos não dirá para fazerem as cruzadas da forma como foram feitas, fala-se em conversão ao catolicismo, mas não da forma como foram feitas. Afasto a religião do problema, acho que o problema é a interpretação e o interprete. Compartilhar este post Link para o post
LgD Publicado 23 Junho 2012 Porque nos textos não dirá para fazerem as cruzadas da forma como foram feitas, fala-se em conversão ao catolicismo, mas não da forma como foram feitas. Afasto a religião do problema, acho que o problema é a interpretação e o interprete. Talvez devesse ser menos propício à interpretação? Nos textos fala de genocídio, escravatura, etc.. acho que não existem muitas formas de o interpretar.. Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 23 Junho 2012 (editado) Porque nos textos não dirá para fazerem as cruzadas da forma como foram feitas, fala-se em conversão ao catolicismo, mas não da forma como foram feitas. Afasto a religião do problema, acho que o problema é a interpretação e o interprete. não nos fiquemos pela rama das coisas. Se a distância entre uma coisa e outra, como confirma a História, é tão curta, então não percebo tantos rodeios. Editado 23 Junho 2012 por matisptfan Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Junho 2012 (editado) A religião diz mais do Homem, do que este sobre a religião. Seja ela qual for. E o que temos assistido ao longos dos séculos é a constantes perversões dos valores religiosos. E sempre pelo mesmo motivo: poder. Ora, o poder e a religião são conceitos opostos. A religião apela à iluminação da mente- por caminhos diversos e através de contextos diferentes. O poder, ou a busca dele, faz transparecer o que de pior existe no ser humano. É este o grande dilema entre algumas religiões e as suas igrejas: os homens vêm a religião como um meio e não como um fim. E há ainda outros aspetos sobre a espiritualidade humana que são muito interessantes. Por exemplo, se eu vos perguntar que formas há para um ser humano revelar a sua espiritualidade, o que me responderiam? Editado 23 Junho 2012 por 13thReverend Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 23 Junho 2012 não nos fiquemos pela rama das coisas. Se a distância entre uma coisa e outra, como confirma a História, é tão curta, então não percebo tantos rodeios. O Corão é bem mais perigoso do que a Bíblia no que toca às conversões, etc. Acho que os textos bíblicos poderão servir à falta de melhor termos como "lições de moral". Pode porém ser argumentado que os textos têm imensos detalhes que no dia-a-dia actual pouco ou nenhum sentido farão, tal como já referi anteriormente, sendo a escravatura o principal. Porém, acho que dizer que a religião em si é responsável pelos crimes é deturpar as coisas e afastar a culpa dos reais culpados. Eu até considero que uma sociedade sem religião seria bem melhor, mas na situação actual é impensável tal acontecimento e como tal, se existem crimes que os criminosos tentam justificar com a religião que têm terão de ser inteiramente culpados. Pode ser feito algo em relação a essas interpretações? Claro que sim, acho que deveria haver posições bem mais afirmativas relativamente a esses crimes. A religião diz mais do Homem, do que este sobre a religião. Seja ela qual for. E o que temos assistido ao longos dos séculos é a constantes perversões dos valores religiosos. E sempre pelo mesmo motivo: poder. Ora, o poder e a religião são conceitos opostos. A religião apela à iluminação da mente- por caminhos diversos e através de contextos diferentes. O poder, ou busca dele, fazem transparecer o que de pior existe no ser humano. É este o grande dilema entre algumas religiões e as suas igrejas: os homens vêm a religião como um meio e não como um fim. E há ainda outros aspetos sobre a espiritualidade humana que são muito interessantes. Por exemplo, se eu vos perguntar que formas há para um ser humano revelar a sua espiritualidade, o que me responderiam? Acho a espiritualidade algo criado pela religião que na vida real não se concretiza. O corpo e mente são um só, e não há nenhum motivo para acreditar que assim não o seja. Podias elaborar? Gostava de saber o que leva uma pessoa a acreditar em Deus ;) Engraçado que o debate sobre a justificação da fé já passou pela primeira página deste tópico, há cinco anos atrás. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 23 Junho 2012 A racionalidade permite-nos questionar as coisas mas também permite tirar conclusões como a que tiras relativamente a uma divindade. Não me oponho de todo a quem pense de tal forma, acho que facilita a forma como vivemos no dia-a-dia, como que um motivo para a nossa existência. Mas se o céu está à nossa espera depois da morte, haverá algum motivo para viver? Se algo tão bom existe à nossa espera porque motivo queremos aguardar 80 anos? Afinal de contas as pessoas que vivem connosco também lá estariam, e isto resulta da duvida mesmo que subconsciente que a grande maioria dos religiosos terão: "e se eu estiver errado?". A bíblia ensina que quando se morre a tua alma (ou seja o que tu és) morre. Em termos simples imagina que acabaste de apagar uma vela, para onde foi a chama? Para lado nenhum ela simplesmente foi-se. Quanto à segunda pergunta, bastante lógica por sinal, acaba por perder o sentido tento em conta o que acabei de te dizer. "Se eu estiver errado?" Bem, ás vezes fomos habituados a fazer das coisas um mistério, quando na realidade a bíblia responde a todas elas. Não existe vida após a morte, existe sim, uma esperança de voltares a ver os teus ente-queridos falecidos ressuscitarem novamente a vida aqui na terra. Quando isso ocorrerá? Não te sei dizer, uma coisa é certa, faltam cerca de 2 ou 3 profecias bíblicas se cumprirem e quando isso acontecer, chegará o que todos conhecem por Armagedom. Porque nos textos não dirá para fazerem as cruzadas da forma como foram feitas, fala-se em conversão ao catolicismo, mas não da forma como foram feitas. Afasto a religião do problema, acho que o problema é a interpretação e o interprete. Então como me explicas o fato de que, a inquisição mata-se todos aqueles que ousassem ter uma bíblia? Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Junho 2012 Porque nos textos não dirá para fazerem as cruzadas da forma como foram feitas, fala-se em conversão ao catolicismo, mas não da forma como foram feitas. Afasto a religião do problema, acho que o problema é a interpretação e o interprete. Não acho. O problema é mesmo o da divulgação da mensagem. Ela foi interpretada como devia ser, é e sempre haverá muita gente- a maioria, provavelmente- a saber retirar os ensinamentos da religião. A questão está na distorção e manipulação dos valores religiosos como um meio para chegar a um fim que nada tem a ver com a religião. E isto tem vindo a ser perpetrado por um grupo restrito de entidades de grande influência- ou lobbys- por forma a conseguirem fazer com que a água chegue ao seu moinho. Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 23 Junho 2012 A bíblia ensina que quando se morre a tua alma (ou seja o que tu és) morre. Em termos simples imagina que acabaste de apagar uma vela, para onde foi a chama? Para lado nenhum ela simplesmente foi-se. Quanto à segunda pergunta, bastante lógica por sinal, acaba por perder o sentido tento em conta o que acabei de te dizer. "Se eu estiver errado?" Bem, ás vezes fomos habituados a fazer das coisas um mistério, quando na realidade a bíblia responde a todas elas. Não existe vida após a morte, existe sim, uma esperança de voltares a ver os teus ente-queridos falecidos ressuscitarem novamente a vida aqui na terra. Quando isso ocorrerá? Não te sei dizer, uma coisa é certa, faltam cerca de 2 ou 3 profecias bíblicas se cumprirem e quando isso acontecer, chegará o que todos conhecem por Armagedom. A chama apaga-se mas o que lá estava não deixa de existir, simplesmente muda de forma. Contudo, a morte é algo diferente, tu és um ser orgânico que deixa de funcionar, como tal, parando de funcionar não vais para lado absolutamente nenhum excepto se carregarem contigo. :lol: O debate prende-se com a existência uma alma, e eu não acredito que tal exista. Acho que o corpo e a mente são um só e quando qualquer um deles falha temos um problema grave. E se falham ambos provavelmente ficaremos mortos. Relativamente ao fim do mundo, não me parece plausível que tal profecia se concretize. Tal com outras profecias são alvo de interpretação para que sejam mais plausíveis um determinado momento. Provavelmente há cem anos atrás as profecias também 'bateriam' certo e não sucedeu nada. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 23 Junho 2012 A religião diz mais do Homem, do que este sobre a religião. Seja ela qual for. E o que temos assistido ao longos dos séculos é a constantes perversões dos valores religiosos. E sempre pelo mesmo motivo: poder. Ora, o poder e a religião são conceitos opostos. A religião apela à iluminação da mente- por caminhos diversos e através de contextos diferentes. O poder, ou a busca dele, faz transparecer o que de pior existe no ser humano. É este o grande dilema entre algumas religiões e as suas igrejas: os homens vêm a religião como um meio e não como um fim. E há ainda outros aspetos sobre a espiritualidade humana que são muito interessantes. Por exemplo, se eu vos perguntar que formas há para um ser humano revelar a sua espiritualidade, o que me responderiam? A palavra “espiritualidade” na Bíblia tem a ver com o modo de encarar e viver a vida. Por exemplo, o escritor bíblico Paulo destaca a diferença entre a atitude de uma pessoa espiritual e a de uma carnal. Paulo explica que uma pessoa com tendências carnais se concentra mais em si mesma do que nos outros. Faz o que acha ser certo aos seus próprios olhos em vez de tentar viver em harmonia com os padrões de Deus. — 1 Coríntios 2:14; Gálatas 5:19, 20. Em contraste, quem tem uma atitude espiritual preza os padrões de Deus. Encara Deus como seu Amigo e procura imitar sua personalidade. (Efésios 5:1) Por isso, é uma pessoa amorosa, bondosa e branda ao lidar com os outros. E obedece a Deus mesmo que isso lhe seja inconveniente. Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 23 Junho 2012 Então como me explicas o fato de que, a inquisição mata-se todos aqueles que ousassem ter uma bíblia? Penso que te enganaste aqui, a Inquisição matava quem não se professava cristão. Não acho. O problema é mesmo o da divulgação da mensagem. Ela foi interpretada como devia ser, é e sempre haverá muita gente- a maioria, provavelmente- a saber retirar os ensinamentos da religião. A questão está na distorção e manipulação dos valores religiosos como um meio para chegar a um fim que nada tem a ver com a religião. E isto tem vindo a ser perpetrado por um grupo restrito de entidades de grande influência- ou lobbys- por forma a conseguirem fazer com que a água chegue ao seu moinho. Infelizmente há sempre mentecaptos que levarão a mensagem ao extremo de matar quem pensa de forma diferente, e há sim lobbys onde há interesse que as coisas sejam da forma como são, e já existem há centenas de anos. Mete-me um pouco de confusão é por exemplo como é que religiões como a Cientologia são aceitadas por pessoas racionais. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 23 Junho 2012 A chama apaga-se mas o que lá estava não deixa de existir, simplesmente muda de forma. Contudo, a morte é algo diferente, tu és um ser orgânico que deixa de funcionar, como tal, parando de funcionar não vais para lado absolutamente nenhum excepto se carregarem contigo. :lol: O debate prende-se com a existência uma alma, e eu não acredito que tal exista. Acho que o corpo e a mente são um só e quando qualquer um deles falha temos um problema grave. E se falham ambos provavelmente ficaremos mortos. Relativamente ao fim do mundo, não me parece plausível que tal profecia se concretize. Tal com outras profecias são alvo de interpretação para que sejam mais plausíveis um determinado momento. Provavelmente há cem anos atrás as profecias também 'bateriam' certo e não sucedeu nada. Nós não temos uma alma nós somos uma alma. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Junho 2012 Acho a espiritualidade algo criado pela religião que na vida real não se concretiza. O corpo e mente são um só, e não há nenhum motivo para acreditar que assim não o seja. Portanto, acreditas na morte do espírito em conjunto com o corpo, correto? Muito bem. Mas isso não responde à minha pergunta. Assumindo que há quem faça essa separação- mesmo que inconscientemente- o que levará alguém a pensar dessa maneira? Estou curioso por saber o que pensam para tentar elaborar um raciocínio. Colaborem. ;) Compartilhar este post Link para o post