Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
NIkeL

Religião

Publicações recomendadas

Não porque baseia-se na história do Horus de vários séculos atrás.

Por favor prova-me como essa história se tornou credo e crença e por fim religião organizada num texto com menos de 20 linhas e ficas o meu herói. :mrgreen: Atenção, eu não estou a discordar de ti, nós partilhamos a não crença. Ainda que esteja a chover no molhado, é bom discutir para não nos tornarmos pouco elásticos na nossa argumentação, porque isso só nos enriquece, só nos torna mais tolerantes. Que este pequeno arrufo sirva para isso (eu já tive na tua posição n vezes).

Isto das teorias de conspiração é como a questão de Deus, há os malucos que acreditam...

Spoiler

PS: Eu estive aqui. :mrgreen:

Não vos ocorreu a vós, Rodri e Fábio, que ele estava simplesmente a aparvalhar? É que a mesma cena podia eventualmente ser feita com os vossos comentários, pô-los fora do seu contexto e desvirtuá-los...

Editado por matisptfan

Compartilhar este post

Link para o post

definitivamente, não sabes o que é fé. mas não sabes porque não queres e porque estás agarrado a essa ideia de que só o que tem uma explicação lógica é que existe. e como tal, não vale a pena continuar a conversa

Foge à discussão à vontade.

@Rodrilol, contexto totalmente diferente, o Nikel estava a brincar nesse tópico e eu mandei um comentário na mesma toada, nada a ver com a questão deste tópico, mas se quiseres posso ir buscar alguns posts teus sem sentido e ficamos aqui a noite toda a rir.

Esta cena de vir um descrente perguntar aos crentes porque acreditam e depois chamar idiotice ao facto de uma pessoa não poder explicar o porque da sua fé é do mais patético que já vi :facepalm:

Uma pessoa, pelo menos eu, crente, acredita pois necessita de uma força que os sustente, quando acontece algo mau eu rogo a Deus pois acredito na sua força, roga pelos seus desejos próprios pois acredita que Deus consegue comandar os destinos, etc etc etc.

Opá não acreditares em Deus pronto não acredites, mas agora que há algum ser superior que mexe os cordelinhos ai isso é quase inegável...

Porque razão um crente perguntaria a outro crente porque motivo acredita no mesmo Deus que o outro acredita? :lol: Qual seria o motivo dessa discussão?

Eu pergunto porque não acredito mas aceito que outros acreditem desde que tenham uma justificação para tal. Tal como tu és do Sporting, Porto, Benfica, PSD, PS, BE, CDS, PCP, seja do que for, porque tomaste a decisão de o ser. Também se é crente porque se opta por assim ser, ninguém é do PSD ou do Porto porque sim, é do Porto porque gosta dos jogadores, gosta do Presidente, gosta do Estádio, ou gosta do PSD porque defende os mesmos ideias, etc. Ser religioso também é uma escolha e como tal tem de ser justificável.

Discordo com o teu último ponto, inegável não é de todo. Tanto é que não há prova absolutamente alguma que tal ser existe. Mas nem é essa a discussão deste tópico.

E por acreditar no que outra pessoa acredita faz desse ser humano mais ou menos desenvolvido para pensar por si mesmo? Por amor de deus, há coisas que tu acreditas e pronto, não questionas nem duvidas. É assim porque foste ensinado a fazer assim e porque vês os outros fazer assim; ages desta forma porque foste educado e aprendeste que era desta forma que devias agir; escreves assim porque foi esta a linguagem que tu aprendeste e é assim que se comunica com as pessoas, ou também duvidas disso? Ou foi isso que impediu diversos inovadores religiosos de pensarem e irem mais além?

Portanto foste educado a ser religioso? E se a Bíblia defendesse a escravatura, o apedrejamento de prostitutas e fosse (não o é, apesar de tanta gente o querer que seja) contra a homossexualidade não terias qualquer problema de defenderes os mesmos valores?

Por favor prova-me como essa história se tornou credo e crença e por fim religião organizada num texto com menos de 20 linhas e ficas o meu herói. :mrgreen: Atenção, eu não estou a discordar de ti, nós partilhamos a não crença. Ainda que esteja a chover no molhado, é bom discutir para não nos tornarmos pouco elásticos na nossa argumentação, porque isso só nos enriquece, só nos torna mais tolerantes. Que este pequeno arrufo sirva para isso (eu já tive na tua posição n vezes).

Não vos ocorreu a vós, Rodri e Fábio, que ele estava simplesmente a aparvalhar? É que a mesma cena podia eventualmente ser feita com os vossos comentários, pô-los fora do seu contexto e desvirtuá-los...

Tanto Hórus como a mitologia grega têm histórias em todo similares. Basta ver que Hórus nasceu de uma virgem imaculada, foi baptizado por Anup, teve 12 discípulos, andou sobre as águas, foi traído, foi considerado o rei dos egípcios (paralelismo com Jesus que era considerado o Rei dos Judeus) , Hórus foi condenado à morte e crucificado, foi enterrado e renasceu três dias depois.

Podes conferir aqui mais paralelismos: http://www.dc.golgota.org/estudos/plagio.html

Editado por htc

Compartilhar este post

Link para o post

exatamente, vou fugir à discussão. falar contigo ou com uma parede é semelhante. com a diferença que a parede não diz m*rda atrás de m*rda

Compartilhar este post

Link para o post

Opá não acreditares em Deus pronto não acredites, mas agora que há algum ser superior que mexe os cordelinhos ai isso é quase inegável...

Inegável? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

exatamente, vou fugir à discussão. falar contigo ou com uma parede é semelhante. com a diferença que a parede não diz m*rda atrás de m*rda

:lol:

Ena, extremismo, nada de novo, portanto. Foi bom discutir contigo enquanto o conseguiste fazer. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

É normal que te sintas confuso. After all, assuntos como os da escatologia são traumáticos e mexem com o subconsciente. O meu conselho é que procures o máximo de informação sobre o tema pois a religião e as crenças em geral são assuntos apaixonantes e extremamente influentes na forma como nos definimos e que cidadãos somos.

Não é um assunto que desperte o meu interesse. Existindo Deus ou não, isso não vai influenciar nada na minha vida e se por acaso afectasse então também não quero saber se existe ou não. Agora uma coisa é certa, nos momentos que mais precisámos vem sempre esse pensamento à cabeça, de ir em socorro a Deus. O que me leva mais a acreditar que não existe do que não existe. Anyway, não é um assunto em que pense muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto Hórus como a mitologia grega têm histórias em todo similares. Basta ver que Hórus nasceu de uma virgem imaculada, foi baptizado por Anup, teve 12 discípulos, andou sobre as águas, foi traído, foi considerado o rei dos egípcios (paralelismo com Jesus que era considerado o Rei dos Judeus) , Hórus foi condenado à morte e crucificado, foi enterrado e renasceu três dias depois.

Mas a mitologia tu entendes por um conjunto de mitos que não tem - como aliás não é - fundo de verdade. Já na religião isso não é suposto acontecer e tu algumas provas - ainda que possas duvidar da sua veracidade - como os manuscritos, o túmulo de Jesus em Jerusalém, outros escritos da época e outros que um crente informado te referiria.

Podes conferir aqui mais paralelismos: http://www.dc.golgot...dos/plagio.html
Obrigado htc, não vou ler já mas costumo ler transcritos e outras matérias com este tamanho, pelo que terei grande gosto em devorar o estudo.

Não é um assunto que desperte o meu interesse. Existindo Deus ou não, isso não vai influenciar nada na minha vida e se por acaso afectasse então também não quero saber se existe ou não. Agora uma coisa é certa, nos momentos que mais precisámos vem sempre esse pensamento à cabeça, de ir em socorro a Deus. O que me leva mais a acreditar que não existe do que não existe. Anyway, não é um assunto em que pense muito.

Pego no final do post porque me parece que no teu caso isso é a justificação para o que dizes antes. Se já estudaste ou leste alguma coisa sobre reprodução social, no âmbito da Sociologia, aprenderias a desvalorizar ou pelo menos perceber os contornos dessas súplicas ou, como como se calhar mais frequentemente ocorre, desses desabafos de momento que podem ou não estar associados a acreditar em deus. Sem querer parecer paternalista, não posso deixar de te incentivar a leres e estudares sobre o assunto, pois por mais que o desvalorizes ele é extremamente importante. Deixa-me dar-te dois exemplos recentes: Igreja - Pátria - Família no Salazarismo vs Estado Laico e a importância da religião para a tua matriz de pensamento (judaico-cristã).

Editado por matisptfan

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto foste educado a ser religioso? E se a Bíblia defendesse a escravatura, o apedrejamento de prostitutas e fosse (não o é, apesar de tanta gente o querer que seja) contra a homossexualidade não terias qualquer problema de defenderes os mesmos valores?

Primeiro, eu não sou religioso.

Segundo, claro que teria e iria-me opor tal como me oponho agora contra quem pratica atrocidades com base em m*rda religiosas.

Compartilhar este post

Link para o post

true-story.jpg

Ele ainda não conseguiu dar-nos razão nem uma vez com factos verídicos apresentados ou então mais do que plausíveis ...

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, eu não sou religioso.

Segundo, claro que teria e iria-me opor tal como me oponho agora contra quem pratica atrocidades com base em m*rda religiosas.

Tinha entendido que sim, e sim a Bíblia defende o que eu listei. Sim, o contexto da época era distinto, mas um Deus todo poderoso não era capaz de dar umas ideias mais correctas para a vida em sociedade?

Compartilhar este post

Link para o post

Estás simplesmente a vomitar Zeitgeist. Eles dizem umas coisas muito acertadas e têm algumas ideias interessantes mas não absorvas tudo o que dizem.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a mitologia tu entendes por um conjunto de mitos que não tem - como aliás não é - fundo de verdade. Já na religião isso não é suposto acontecer e tu algumas provas - ainda que possas duvidar da sua veracidade - como os manuscritos, o túmulo de Jesus em Jerusalém, outros escritos da época e outros que um crente informado te referiria.

A questão é que a mitologia é anterior a Jesus Cristo daí que a história de Jesus poderia ser facilmente uma mistura entre os mitos e factos que se registaram na época. Mas nem vou tão longe a acreditar que de facto foi isso que aconteceu.

não sei se jogas em alguma lotaria. mas se jogas, dá-me uma explicação lógica para jogares nos números que jogas

Não jogo mas se o fizesse escolheria datas de aniversário ou de eventos da minha vida pessoal tal como o fazem as pessoas que conheço.

Estás simplesmente a vomitar Zeitgeist. Eles dizem umas coisas muito acertadas e têm algumas ideias interessantes mas não absorvas tudo o que dizem.

Nunca vi tal coisa, nem tenho interessem em ver. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha entendido que sim, e sim a Bíblia defende o que eu listei. Sim, o contexto da época era distinto, mas um Deus todo poderoso não era capaz de dar umas ideias mais correctas para a vida em sociedade?

Mas afinal tu queres perceber o porquê da crença ou criticar o que a Bíblia diz?

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja tudo dos milagres e feitos de Jesus relatados na Bíblia para ti foram truques de magia :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas afinal tu queres perceber o porquê da crença ou criticar o que a Bíblia diz?

Quero o primeiro aspecto, mas a discussão não fugiu do tema por minha causa. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não jogo mas se o fizesse escolheria datas de aniversário ou de eventos da minha vida pessoal tal como o fazem as pessoas que conheço.

e porque achas que iria sair esses números?

Compartilhar este post

Link para o post

E quem te disse a ti que ele, no caso de existir, não acha que a sociedade está correcta como está?

Compartilhar este post

Link para o post

Também é bom ver que caso exista algum "Deus", gente que nasceu em países onde outra religião é predominante têm poucas hipóteses de se safar do sofrimento eterno

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja tudo dos milagres e feitos de Jesus relatados na Bíblia para ti foram truques de magia :lol:

Não tenho qualquer tipo de prova que tais eventos existiram. O relato de testemunhas que não estiveram lá de pouco me serve, até porque se fosse para gerar prova empírica a mesma não existiria neste caso.

Mas como não sei se aconteceu ou não, estou receptivo a que os mesmos tenham ocorridos.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca vi tal coisa, nem tenho interessem em ver. :lol:

Engraçado que os argumentos são os mesmos.

Compartilhar este post

Link para o post

e porque achas que iria sair esses números?

Não acho que iriam sair os números. Apenas quando tomo uma escolha tenho um motivo para tal. Não acho mais provável que saia o 5 ou 20 por um motivo ou outro, escolho o número devido a esse motivo não por achar que ele vai sair.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho qualquer tipo de prova que tais eventos existiram. O relato de testemunhas que não estiveram lá de pouco me serve, até porque se fosse para gerar prova empírica a mesma não existiria neste caso.

Mas como não sei se aconteceu ou não, estou receptivo a que os mesmos tenham ocorridos.

Sendo assim isso é um princípio para demonstrar a possibilidade de ter acontecido...

Compartilhar este post

Link para o post

Engraçado que os argumentos são os mesmos.

Podem ser. Sinceramente nunca vi, já ouvi falar muito disso mas nunca me passou pela cabeça ver um documentário sobre tal coisa. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...