Jimpo Publicado 20 Julho 2024 Confirma-se o vermelho já agora. Vamos jogar contra 14 se não fizermos erros Enervamos os sul africanos Esta entrada do pilar parecia um sénior a jogar contra juvenis. Incrível Foi bom enquanto foi giro Compartilhar este post Link para o post
JGabriel Publicado 20 Julho 2024 O TMO funciona tão melhor que o VAR que nem tem piada Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 20 Julho 2024 Já perdemos o Vasco Baptista e o José Lima Parece um comboio. Qualidade de passes Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 20 Julho 2024 (editado) Citação de JGabriel, há 17 minutos: O TMO funciona tão melhor que o VAR que nem tem piada E mesmo assim é criticado pelos puristas. O Simão Bento está a fazer um jogaço Como é que ela tira este ensaio ao Cardoso Pinto 😭😭 Ah, o Francisco faz uma obstrução, que pena. Mas possivelmente não passava se não houvesse essa obstrução Editado 20 Julho 2024 por Jimpo Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 20 Julho 2024 Ensaio do Paiva dos Santos novamente. Muito bem Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 20 Julho 2024 Festejei muito este ensaio! Bem jogado, duas vezes aos pés a tentar procurar o lado aberto. Muito bom. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 20 Julho 2024 Não envergonharam Portugal, tiveram bem. Aquele Sacha Feinberg-Mngomezulu é uma estrela do rugby em formação. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 21 Julho 2024 https://x.com/haribaldijones/status/1814681075051889029?t=6WaeBGVrnWXpz99moZHc6g&s=19 O tal video dos Snyman contra os portugueses. Mostra bem o que foi o jogo. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 21 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 9 horas: https://x.com/haribaldijones/status/1814681075051889029?t=6WaeBGVrnWXpz99moZHc6g&s=19 O tal video dos Snyman contra os portugueses. Mostra bem o que foi o jogo. O gajo se quisesse virava os 4 tugas. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 15 Agosto 2024 Foi confirmado pela World Rugby que a Europa terá direito a 4 vagas diretas para o Mundial 2027 na Austrália, que serão apuradas pelo Rugby Europe Championship 2025. Grupo A: Geórgia, Espanha, Holanda, Suíça Grupo B: Portugal, Roménia, Alemanha, Bélgica Portugal mais que favorito a um dos dois primeiros lugares da poule. 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 22 Agosto 2024 Citação de Lebohang, Em 19/10/2023 at 19:30: Portugal queria organizar um Mundial de râguebi, propôs a ideia à vizinha, que achou piada, mas, de repente, a Espanha vai avançar sozinha A ideia tinha partido do líder do râguebi português, que tem mensagens trocadas por WhatsApp para o provar. O plano ficou em “banho-maria” até que o presidente da federação do lado de lá da fronteira, sem lhe dizer o que fosse, deu uma entrevista a dar conta de que Espanha pretende ser anfitriã do Mundial oval de 2035, mas sozinha. À Tribuna Expresso, Carlos Amado da Silva suspeita isto possa ter a ver com ressentimentos vindos do tempo em que a World Rugby tirou a Espanha do último Campeonato do Mundo por causa de um jogador que falsificou o passaporte - e que o Benfica, entretanto, contratou. A engenhosa ideia não era, de todo, inocente. As sinergias já existiam, pessoas de Portugal e Espanha trocavam faladura há anos e as palavras passaram ao papel e aos atos para, em 2030, haver um Mundial de futebol organizado pelos vizinhos ibéricos. Devido a essa parceria, mas não só, Carlos Amado da Silva diz ter sido o primeiro a pôr o isco no anzol e a lançá-lo. “Depois de ver o ranking dos Países mais capazes de organizar o Campeonato do Mundo de Rugby, quero-te desafiar para nos candidatarmos a uma Organização Ibérica no próximo Campeonato do Mundo a realizar na Europa. Que te parece?”, foi a mensagem enviada pelo presidente da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) ao seu homólogo espanhol. Juan Carlos Martín responderia com interesse. Deu conta de que a sua federação já falava com o governo respetivo, admitia as dificuldades no seu burgo para arregimentar toda a gente e puxava uma cadeira atrás, dizendo que haveria um momento para ambos falarem da eventual organização bicéfala do torneio de 2035 e de outras oportunidades. Inclusive, o presidente da federação espanhol desejou que o vindouro Mundial corresse bem aos ‘Lobos’. A remessa por escrito data de julho de 2023, portanto, ainda antes de o último Mundial oval onde a seleção nacional deixou um empate (contra a Geórgia) e uma histórica primeira vitória (frente às Ilhas Fiji), encantando quem a viu com o seu râguebi atacante, assente no jogo à mão e em dar corda aos seus três quartos para correrem. Portugal esteve no torneio, em parte, porque não pôde lá estar a Espanha, que se qualificara diretamente, mas fora desqualificada pela World Rugby por utilizada indevida de um jogador. Era Gavin van den Berg, sul-africano naturalizado espanhol cujo passaporte foi falsificado por responsáveis do clube que então representava. Penalizados os espanhóis com perda de pontos, a seleção portuguesa seguiu para o play-off final de apuramento onde lograria a qualificação. Viria então o Mundial, nos seus arrabaldes Carlos Amado da Silva escancarou, publicamente e em entrevista ao “O Jogo”, que tinha desafiado o dirigente espanhol com a ideia, “apenas a ideia” de uma “hipotética candidatura”, os meses passariam, dobrou-se a esquina de 2023 e nesta quarta-feira veraneante de 2024 surgiram as palavras de Juan Carlos Martín que surpreenderam quem manda no râguebi português. “Queremos ir sozinhos porque é bastante difícil colocarmo-nos só nós de acordo. E a Espanha tem capacidade de sobra para fazer isto. Isto seria um projeto de Estado”, disse o presidente da federação espanhola, ao diário “As”, sem mencionar sequer Portugal. Carlos Amado da Silva nem sabe “explicar muito bem” a situação gerada por uma ideia, relembra, que partiu dele. Desde julho do ano passado que a via “a enrolar e a enrolar”, o português falaria com o espanhol “outra vez” e recebe em troco que “não havia certezas” pois “ia haver mudanças no governo”. O tempo rolou, não havia “contactos já há alguns meses”, até dar com a notícia desta semana. Formalmente, revela que nada sabe, nada lhe foi dito. “Entretanto já lhe perguntei e ele ainda não respondeu.” E o presidente da FPR suspeita que as razões estejam na fumaça gerada pelo tal anafado jogador nascido na África do Sul e internacional por Espanha que há quase dois anos chegou ao Benfica. Ora então: descobriu-se que o jogador que participou em duas partidas de Espanha no Seis Nações B, que apurava rumo ao Mundial de 2023, tinha falsificadas no seu passaporte as datas de entrada em Espanha (por dirigentes do Alcobedas) apresentadas para a sua naturalização, pelo que a World Rugby penalizou a federação, retirou-lhe 10 pontos, Portugal avançou rumo ao play-off e, uns sete meses depois, o Benfica contratou Gavin van der Berg pedindo, de antemão, a necessária papelada burocrática à RFER, a Federação Espanhola de Râguebi, para o inscrever; quando a mudança foi oficial, nomes de relevo da vida oval dos vizinhos ibéricos não demoraram a reagir, o selecionador à época, Santiago Santos, admitiu a “incredulidade” e Fernando López, ex-capitão da seleção, teve menos cerimónias em criticar - “Não têm vergonha em contratar um jogador assim, são tão merda como ele.” É neste contexto que Carlos Amado da Silva se baseia para crer que “a delicada posição de Espanha perante Portugal” terá provocado alergias do lado de lá da fronteira a “assumir, publicamente, uma parceria. “Houve aqui má vontade”, chega a arriscar. “Ele diz que politicamente e em termos de opinião pública não tinha condições, na altura, para fazer uma aproximação a Portugal”, revela o presidente da FPR sobre o homólogo espanhol, rebobinando a defesa que faz quanto à influência portuguesa no caso. Porque, defende, nunca a houve. “A história de a Espanha ter sido afastada pela asneira e incúria espanhola que não teve nada a ver connosco. Nunca quisémos aproveitar-nos disso. Pelo contrário, eu propus inclusivamente um torneio entre Roménia, Portugal e Espanha em que seguiam os dois melhores. E não aceitaram. Eu fiz tudo para que aquilo não fosse resolvido administrativamente”, explica, em consonância com o retrato que pintara, também à Tribuna Expresso, quando a polémica surgiu, em 2022. “Fomos absolutamente alheios” à exclusão de Espanha do Campeonato do Mundo, reforça Amado da Silva, reeleito para a presidência da federação o ano passado. Ficará na liderança da entidade até 2027, ano do próximo Mundial, na Austrália. O anfitrião seguinte serão os EUA e, em 2035, ainda não se sabe. “Vamos competir sobretudo contra o Japão”, estima Juan Carlos Martín, já falar no singular. Carlos Amado da Silva discorda, além de ser descrente nas chances em solitário: “Gostava muito de organizar um Mundial, mas acho muito difícil que quer a Espanha, quer Portugal, o possam fazer isoladamente. Eu não acredito. Penso que seria preferível, dadas as nossas boas relações com a World Rugby, que uma candidatura ibérica fosse capaz de bater o Japão, até porque eles tiveram lá o Mundial em 2019.” À falta das averiguações que assegurou ir fazer, o português mantém a intenção de tentar trazer um Mundial de râguebi para o país, que à semelhança de Espanha já possui arenas e infraestruturas próprias. Ao contrário do futebol, as exigências da World Rugby são mais comedidas - para jogos da fase de grupos, ‘bastam’ estádios com capacidade para 15 mil pessoas, subindo a bitola para as 60 mil de capacidade para a fase final. Carlos Amado da Silva chegou a perguntar a Pedro Dias, o novo secretário de Estado do Desporto, se podia avançar, nem que só no plano das intenções. “Disse que sim, embora não houvesse compromisso algum do Governo”, garante quem segura as rédeas do râguebi português. Desde a primeira mensagem de WhatsApp enviada por Carlos Amado da Silva que “as coisas” ficaram “mais ou menos em banho-maria”. A Espanha, pelos vistos, estava a cozinhar uma solução só sua. “Sozinha, duvido que a Espanha consiga. Mas vamos ver, eu vou voltar à carga, naturalmente.” Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Setembro 2024 Possivelmente vamos ter uma boa adição à nossa equipa de rugby. Lucas da Silva joga na posição de talonneur, o número 2. Formação no Stade Français onde chegou a jogar no top 14 e joga agora no Brive na ProD2. 1,88m e 115kg. Traz tamanho para a nossa primeira linha. Vamos ver se é chamado e se aceita. 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 24 Setembro 2024 O Jerónimo Portela, que foi o melhor em campo contra a Geórgia no Mundial, supostamente acabou a carreira. Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 24 Setembro 2024 Citação de Jimpo, há 1 hora: Possivelmente vamos ter uma boa adição à nossa equipa de rugby. Lucas da Silva joga na posição de talonneur, o número 2. Formação no Stade Français onde chegou a jogar no top 14 e joga agora no Brive na ProD2. 1,88m e 115kg. Traz tamanho para a nossa primeira linha. Vamos ver se é chamado e se aceita. Isso são boas notícias. Basicamente são os françogueses que puxam o nível à seleção 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Setembro 2024 Citação de Ion Timofte, há 1 hora: Isso são boas notícias. Basicamente são os françogueses que puxam o nível à seleção otimas. Enquanto nao conseguimos captar e evoluir este tipo de talento em Portugal. Temos muito mais facilidade em ter bons arrières que malta pesada na frente. (estou muito mais familiarizado com os termos franceses que portugueses, peço desculpa) Lembro-me de ter lido que na apos a primeira participaçao no Mundial os clubes nao tiveram capacidade de reter em quantidade os miudos que quiseram começar a jogar rugby, espero que desta vez se tenham criado melhores condiçoes para evoluir o rugby em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 24 Setembro 2024 Portugal usa termos franceses. Estás no sítio certo hehe Mas de certa forma concordo contigo. Ser avançado é muito mais que ter tamanho. Olhamos para o Rassie e o seu conhecido 6/2 split e vemos a importância deste sector no jogo. O jogo está cada vez mais físico e estes jogadores são puxados ao máximo. Sem falar nas touches e melee. Um bom tolenador vale ouro. Tens o mítico caso do mundial do Willemse a pedir uma melee na linha de 22. 🤜🤛 Os nossos 3/4s ainda são talentosos, mas falta defender bem. Por mais talento que tenhas, só com boa formação é que sabes defender. O problema em Portugal é não teres uma liga profissional. Ou jogas "amador", ou tens que ir para fora para um nível altíssimo. Não meio termo. Muitos dos jogadores acabam o seu curso e não conseguem ser médicos/ advogados jogadores part time. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Setembro 2024 Jogas ou jogaste? Parece-me claro que o problema é ser tão amador/universitário. Os miúdos aqui começam aos 6 anos a jogar em equipas. Aos 12-14 anos começam a praticar as melees e têm alguém da federação/associação regional que vem aos clubes avaliar se os jogadores estão prontos tecnicamente para as fazerem nos jogos. Ou seja, só quem tem o certificado é que as pode fazer nos jogos. Não sei como funciona em Portugal mas tenho dúvidas que seja assim tão rigoroso. Lembro-me de quando ainda vivia em Portugal que o Sporting e Benfica iniciaram equipas e que era uma grande oportunidade para subir o nivel mas nem sei onde isso anda e tenho a ideia que o projeto do Sporting foi um fiasco maior que o do Benfica. É pena porque é um desporto quando bem jogado, brutal. Passo o meu tempo com mais prazer a ver um Béziers - Dax da proD2 do que um Gil Vicente - Farense da primeira liga Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 24 Setembro 2024 Citação de Jimpo, há 1 minuto: Jogas ou jogaste? Tive dois tios fundadores do CRAV (Arcos de Valdevez) e eu fiquei com o bichinho e joguei no CDUP. Tenho 35 anos, por isso não te sei dizer a realidade atual. Sei dizer que a realidade mudou muito desde 2005 quando comecei. Hoje em dia há mais clubes e muito mais atenção do público no desporto, mas continua a ser o desporto dos betos. Quanto aos jogos em Portugal, há muita mais qualidade hoje que há 15 anos. A evolução física é completamente diferente. Quando eu era sub-21 jogava contra equipas da 3 divisão e dávamos abadas a seniores. Agora notas que os clubes pequenos estão "melhor formados". O choque que eu tive e vi bons jogadores ter é perceberes que por muito que gostes, não vives disto. Mesmo os tugas que foram ao mundial, muitos não tinham condições de deixar o trabalho 2/3 meses para ir à seleção. Eu hoje em dia adorava treinar/jogar e não posso. Não tenho nada perto de Aveiro ou OAZ. Se eu tiver um filho não lhe posso passar este gosto porque não vou estar a fazer 1h de carro sempre que tiver treino Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 16 Novembro 2024 Estamos a ser atropelados na Escócia e dá ares que eles nem se esforçam muito. É pena, porque há momentos do jogo em que até jogamos bem mas não conseguimos manter o nível consistentemente Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 16 Novembro 2024 Ganhou a França contra a NZ por 30x29 Compartilhar este post Link para o post