Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
kewl

[FM08] From the Heart of Milton Keynes

Publicações recomendadas

Aquele par de golos do Roda atrapalhou, mas felizmente lá fizeste justiça na segunda parte. Stieeeeeeeber! Grande exibição com o De Graafschap. lol de jogo com o Sparta, percebeu-se a irritação. Felizmente não importunou.

Está divertido esse começo, com 3 na frente, está está!

Compartilhar este post

Link para o post

Em qualquer lado tenho atracção por criar ódios de estimação e neste caso é o Sparta... não falo do PSV ou do Feyenoord porque esses coitadinhos, não me incomodaram muito, mas estes estão mesmo a tirar-me do sério :badgrin:

Era para jogar contra eles na KNVB Cup mas perderam contra o Groningen :(

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente começo no campeonato , aquele empate contra o Sparta enfim , coisas do azar

Estás no bom caminho para mais um campeonato :D

Compartilhar este post

Link para o post
é bem ;D

ocsav eu sou o primeiro a dizer que espero ver o PSV e o Feyenoord melhor do que no ano passado e a dar um pouco mais luta!

Como amanhã há derby deixo aqui a minha provocaçãozinha...

lolscp.jpg

Mágico sporting!

:asneirento:

Compartilhar este post

Link para o post
que porcaria de plantel é aquele?e o Miguel com esses atributos na Selecção Nacional

É o «melhor plantel dos últimos 10 anos»

Excelente começo no campeonato , aquele empate contra o Sparta enfim , coisas do azar

Estás no bom caminho para mais um campeonato :D

Não é bem azar... o Sparta tem qualquer coisa de especial... :medinho:

:asneirento:

evillaugh.gif

Compartilhar este post

Link para o post
bannerHol.png

Depois da excelente prestação no Mundial 2014, onde só tivemos vitórias mas mesmo assim senti que a minha equipa fez uma competição em crescendo, é agora altura de pensar já no apuramento para o próximo Europeu, em 2016, na Escócia e no País de Gales.

Sem sequer estar a pensar em qual seria o nosso grupo, pelo facto de já ter as tácticas bem mais amadurecidas do que quando peguei na equipa em 2012, também mais conhecedor dos pontos fortes dos meus atletas, diria que esta fase de apuramento poderá ser até um pouco melhor... não tanto com melhoria a nível de resultados, porque tivemos 9 vitórias e 1 empate, mas com exibições ainda mais conseguidas.

Grupos de Apuramento'2016

ApuramentoEuroHolanda.jpg

Calhámos num dos dois grupos com oito equipas... é verdade que temos mais dois jogos do que a maioria, mas a equipa extra é mais para servir de saco de boxe do que outra coisa, com todo o respeito. No anterior apuramento fizemos 10 jogos, agora teremos 14.

A nível de adversários isto ainda melhorou um bocadinho... antes só tínhamos a Suiça, que realmente lutou muito bem connosco perante a desilusão que foi a Bulgária, agora temos também a Noruega, que acaba de se encontrar connosco no Mundial do Brasil, e a Dinamarca, que esteve também no último Mundial e foi eliminada nos Oitavos de Final pela Espanha. Temos portanto aqui três adversários de respeito, que passaram todos da fase de grupos, no Brasil.

Macedónia, Bielorússia, Azerbaijão e Luxemburgo deverão ser a paisagem deste grupo, mas quem perder pontos com eles já sabe que tem de correr muito atrás do prejuízo.

O nosso grupo parece-me o mais equilibrado, mas em todos eles a luta pelo 1º lugar promete ser interessante e não estará desde já definida.

Primeira convocatória pós-Mundial

convocDinLux.jpg

De 23 passamos agora para 26 convocados, entrando Sergio Romero, guarda-redes, Kemy Agustien, médio mais de contenção, e Gyon Fernandez, criativo com capacidade para jogar na frente.
Sai também Amrabat, que esteve longe de me impressionar, para a entrada de Arjen Robben, o grande ausente do último Mundial.

Como se pode ver, não é nem pouco mais ou menos um corte em relação ao passado, como por vezes acontece depois de uma grande competição, porque o haveria de ser? Em equipa Campeã do Mundo, que não é veterana, não se mexe.

Primeiro jogo como Campeões do Mundo será na recepção à Dinamarca, vamos depois ao Luxemburgo.

Qualificação Euro'2016, Grupo B ミ 1ª Jornada

holanda.png V dinamarca.png

1j.jpg

stats2.png form2.png class2.png

Vamos esquecer os últimos dez minutos e vamos dizer que este foi um primeiro jogo pós-Mundial absolutamente fantástico... mantém-se em grande forma Wesley Sneijder, que foi um dos destaques da prova, e Robin van Persie esteve também excelente. Ambos bisaram e ajudaram a esmagar a Dinamarca, que se terá sentido certamente espezinhada na Arena de Amsterdão.

Excelente regresso a solo Holandês, com a loucura total nas bancadas ao longo de toda a partida... viu-se futebol de grande nível, jogadas excelentes, em suma um comportamento verdadeiramente de senhor do Mundo por esta altura.

Para a segunda parte entraram Ryan Babel, um dos destaques também no Verão, e Arjen Robben, regressado, para os lugares de Jonathan de Guzman, desinspirado e Huntelaar, muito cansado. Não se notou uma queda no ritmo de jogo, ao contrário do que se passou quando coloquei Agustien no lugar de Kivuvu.

A Dinamarca lançou-se para o ataque nos últimos minutos e conseguiu de forma algo injusta, por aquilo que eu tinha visto, reduzir a goleada em dois golos... não tira qualquer brilhantismo aos 80 minutos que antecederam.

1esm.jpg

Venham mais fregueses que a dose será a mesma...

Entretanto Parez Karim lesionou-se e chamei para o seu lugar Dennis Thomassen.

Qualificação Euro'2016, Grupo B ミ 2ª Jornada

luxemburgo.png V holanda.png

2j.jpg

stats2.png form2.png class2.png

Na deslocação ao Luxemburgo, apenas Kivuvu repetiu a titularidade, de resto, completa mudança no onze titular da equipa, como seria de esperar... porque o adversário é um pouco mais modesto, mas não só. Quero ir experimentando todos os atletas que vou convocando, porque isto ajuda muito à convocatória final antes de uma grande competição Internacional.

Mudaram-se os nomes, mas a receita foi a mesma... enorme domínio diante do Luxemburgo, que começou a perder, com golo de Afellay, mas que aos 21 minutos e num lance de contra-ataque, como só podia ser, conseguiu surpreendentemente fazer um golo... Engel o marcador, com Romero a meter-se a jeito para não estar na próxima convocatória.

Apesar de estarmos momentaneamente empatados, nada mudou na nossa forma de jogar e não demorou muito mais de dez minutos a voltarmos à situação de vantagem, com o bis de Afellay, que se mostrou muito bem nesta partida.

No primeiro quarto de hora da segunda parte, excelente remate de Kivuvu que só parou no fundo das redes, e a vitória estava segura. Tirei então Thomassen, Afellay e Aissati, para colocar Robben, Babel e Zeefuik... não estávamos a brincar não! Até final, tudo tranquilo... mas fiquei com a sensação que nos ficaram a dever mais golos.

2esm.jpg

O resultado não foi muito ao encontro daquilo que realmente merecíamos, mas esta foi mais uma excelente exibição, com uma «equipa B».
grupoB.png
grpB2j.jpg

Estamos já sozinhos no topo, sendo a única equipa com duas vitórias em dois jogos, demonstrativo de algum equilíbrio neste grupo. A Suiça empatou na Bielorússia, que está a surpreender um pouco. A Noruega, que havia batido pela margem mínima o Luxemburgo, foi empatar ao Azerbaijão.

Dinamarca compensou o que havia sofrido em Amsterdão e goleou a Macedónia, uma de entre duas equipas que ainda não pontuou neste grupo. Suiça e Noruega têm agora de correr atrás do prejuízo... quem perde pontos contra aquelas equipas, não se pode arriscar muito mais.

Regressamos já no próximo mês, com deslocação à Noruega e recepção à Macedónia... cuidado com os Bacalhaus!

Entretanto, dois motivos de orgulho para mim...

barkroth.jpg

Um dos miúdos do meu plantel, agora com 22 anos e contratado em Janeiro último por 2M€ ao Club Brugge, teve a sua estreia na Selecção principal Sueca. Força Niklas, tu mereces esse sucesso! :')

ranking1.jpg

Como eu havia referido logo após o Mundial, quando disponibilizei o ranking, com a fase de apuramento para o Euro no horizonte, tínhamos aí oportunidade para ultrapassar a equipa do Brasil, e isso aconteceu logo uns três meses depois!

Com as vitórias diante de Dinamarca e Luxemburgo, conquistámos os pontos necessários para nos colocarmos definitivamente como os grandes dominadores do panorama Internacional. Quando cheguei, há pouco mais de dois anos, estávamos no lugar que é agora ocupado pela Costa do Marfim, 14º.

Compartilhar este post

Link para o post

Saco de boxe mesmo... :lol:

O Romero defende muito, aposta nele! A Dinamarca no final foi desesperada, mas se calhar nem o par de golos mereciam. E o saco de boxe marcou-te um tento. :grin: Ena, eu a dizer bem do redes e ele enterra... :ph34r:

Parabéns pela liderança do ranking. 8)

Compartilhar este post

Link para o post

nao tens apostado muito no karim na selecçao pois nao?

o jogador que chamaste para o lugar dele foi a primeira internacionalizaçao?

os objectivos com a holanda continuam a ser os mesmos do mundial?futebol de ataque?

Compartilhar este post

Link para o post
Saco de boxe mesmo... :lol:

O Romero defende muito, aposta nele! A Dinamarca no final foi desesperada, mas se calhar nem o par de golos mereciam. E o saco de boxe marcou-te um tento. :grin: Ena, eu a dizer bem do redes e ele enterra... :ph34r:

Parabéns pela liderança do ranking. 8)

«Cesta gabada, cesta estragada»

O Romero está descontente no FC Twente, se calhar isso também não o ajuda. Acho que vou voltar ao sistema de 2 guarda-redes convocados... ;]

nao tens apostado muito no karim na selecçao pois nao?

o jogador que chamaste para o lugar dele foi a primeira internacionalizaçao?

os objectivos com a holanda continuam a ser os mesmos do mundial?futebol de ataque?

Tenho apostado, convoco-o. Não é tão usado como outros porque eu não o vou meter só por ele ser do Ajax... tem de render mais do que a concorrência. Já tem 6 internacionalizações comigo, não está mal... felizmente opções atacantes existem!

O jogador que chamei é também do Ajax e já tem 4 internacionalizações, contando com esta. Fez umas partidas no apuramento para o Mundial 2014 mas não esteve lá.

Em relação à última... o que parece? Se o sistema é o mesmo e se temos atacado bem... óbvio que a nível de objectivos estamos na mesma, só podia... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Tens um grupo acessível, mas há que ver que encontras pelo meio equipas com Suiça, Dinamarca e Noruega, não são nada fáceis...

Entraste em ambas as partidas a vencer, um factor muito importante. A Dinamarca acordou tardíssimo e já se via a levar 4....O Luxemburgo ainda quis assustar mas já se esperava que a Holanda se colocasse na frente da maneira como o jogo estava

Go :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, o grupo é interessante, se por acaso te distrais tens várias equipas que te tentarão desalojar do primeiro lugar. Mas duvido que isso aconteça, tens uma equipa boa, um toque de midas, e já começaste a ganhar aos adversários directos, neste caso a Dinamarca, uma boa vitória. Talvez se esperasse mais contra o Luxemburgo, mas jogando com uma equipa não tão habituada a ser titular da selecção, talvez se compreenda. E uma vitória é sempre uma vitória.

Compartilhar este post

Link para o post
Tens um grupo acessível, mas há que ver que encontras pelo meio equipas com Suiça, Dinamarca e Noruega, não são nada fáceis...

Entraste em ambas as partidas a vencer, um factor muito importante. A Dinamarca acordou tardíssimo e já se via a levar 4....O Luxemburgo ainda quis assustar mas já se esperava que a Holanda se colocasse na frente da maneira como o jogo estava

Go :compinchas:

É acessível porque temos grande estatuto, mas não será certamente um passeio se repararmos que todas essas equipas estiveram entre as 16 melhores do último Campeonato do Mundo... e a própria Bielorússia está a ser uma surpresa. Eu no último FM, quando estive em Portugal, perdi contra eles!

Não sei se foi a Dinamarca que acordou, se foi a minha defesa que adormeceu :x

Bem, o grupo é interessante, se por acaso te distrais tens várias equipas que te tentarão desalojar do primeiro lugar. Mas duvido que isso aconteça, tens uma equipa boa, um toque de midas, e já começaste a ganhar aos adversários directos, neste caso a Dinamarca, uma boa vitória. Talvez se esperasse mais contra o Luxemburgo, mas jogando com uma equipa não tão habituada a ser titular da selecção, talvez se compreenda. E uma vitória é sempre uma vitória.

Há também o pormenor de serem duas as equipas apuradas para o Campeonato Europeu... mesmo que haja alguma a fazer como a Suiça no último apuramento, onde realmente venceram todos os jogos que não contra nós, e que a Holanda escorregue, o lugar no próximo Europeu, que é o principal objectivo, não nos deverá fugir.

Existe uma certa ideia de que equipas como o Luxemburgo são para ser goleadas sempre mas no FM há uma certa distância por vezes entre os golos realmente marcados e os que escapam por entre os dedos... a exibição do ponto de vista ofensivo foi muito semelhante à diante da Dinamarca e contra estes até fizemos mais um golo.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente jogo com a Dinamarca , mais um , com mais um azar ao final , com a obtençao de 2 golos em curto espaço de tempo , mas ainda assim , boa vitoria.

Contra o Luxemburgo o resultado nao era o esperado pelo menos por mim , mas a exibiçao continuou excelente, mas se clhr c essa tal equipa " B " produzir essa qualidade de jogo ainda assim é motivo para estar satisfeito.

O apuramento já esta bem encaminhado , vais ser 1 º 8-)

Podias disponiblizar esses 2 jogos ?

Compartilhar este post

Link para o post
ajax.png

Continua a Liga Holandesa!

Nesta fase jogamos contra equipas um pouco mais reputadas do que nas primeiras 5 jornadas, com deslocação a casa do Twente, candidato Europeu, Heerenveen, e o rival PSV lá mais para o fim, recebendo pelo meio o AZ Alkmaar na Arena.

O nível de dificuldade destes testes é naturalmente superior ao que havíamos experimentado na Eredivisie até aqui mas já me ambientei a isto na época passada.

Eredivisie ミ 6ª Jornada

twente.png V ajax.png

6j.jpg

stats.png form.png class.png

É tradição ser complicada a deslocação a casa do FC Twente mas neste jogo rubricámos uma exibição quase perfeita, faltou apenas provavelmente acertar mais na baliza e não rematar tanto ao lado.

Gostei muito da forma como não deixámos o adversário atacar, jogando na sua própria casa. Quando eles não estão a atacar, significa que não sofremos golo e que há uma maior probabilidade de sairmos vencedores.

Tive que esperar pelo meio do segundo tempo para ficar certo de que a justa vitória não nos fugiria, os golos foram apontados por Zoltan Stieber e Erik Hertog, que havia entrado ao intervalo para substituir o também jovem Arjan Moons. É preciso dar tempo para estes avançados irem evoluindo e não se pode esperar que sejam já goleadores feitos.

Vitória sem espinhas antes da recepção ao *temível* ADO Den Haag.

Eredivisie ミ 7ª Jornada

ajax.png V ado.png

7j.jpg

Mais um jogo muito interessante por parte do Ajax, extremamente dominador, onde saúdo o regresso de Milos Krasic às boas exibições, ele que esta época e até aqui, andava um pouco escondido.

O Sérvio e Kivuvu bisaram nesta partida e ajudaram consideravelmente ao aparecimento de um resultado que corresponde em número ao futebol jogado por parte da minha equipa.

A parte menos agradável a salientar foi mesmo o facto de termos concedido mais um golo, tendo levado apenas com um remate no alvo... uma espécie de sina, que castiga um pouco a nossa forma positiva de abordar cada jogo, sempre com prioridade para o jogo ofensivo.

Eredivisie ミ 8ª Jornada

heerenveen.png V ajax.png

8j.jpg

Jizas Craist! Que primeira meia hora do Ajax nesta visita ao estádio do Heerenveen... arrepiante mesmo! Três golos marcados, Cárdenas, Tradito e Kivuvu a fazerem o gosto ao pé, numa altura em que se viu muito futebol!

A equipa da casa tentou timidamente reagir, tendo conseguido chegar ao 3-1 numa fase do jogo onde tinham ficado com menos um, graças a uma agressão do Toni Carlos. Osmar foi o marcador do golo de honra...

Mas ainda não tinha terminado a nossa fome de golos e parece ter feito bem a Parez Karim uma passagem pelo banco depois de lesão, entrou a substituir Erik Hertog e fez mais um golo, o quarto da equipa!

Exactamente o mesmo resultado da jornada anterior com uma exibição também semelhante... o Ajax está bem e recomenda-se.

Eredivisie ミ 9ª Jornada

ajax.png V az.png

9j.jpg

Um pouco longe dos melhores dias, o AZ Alkmaar visitou a Arena quase na zona de descida e naturalmente com a moral afectada e fora de forma.

Como nos vínhamos exibindo com muita qualidade, assim continuámos nesta partida, talvez até um pouco mais pressionantes, criando sucessivas jogadas de golo e não deixando o adversário respirar no último terço do terreno.

Demorou a que a qualidade do nosso futebol fosse correspondida com golos, mas valeu a pena a espera. Andronic havia feito o único golo na primeira parte numa boa incorporação ofensiva e seria nos últimos vinte minutos que se viam mais dois golos do Ajax, vindos do banco.

Zoltan Stieber e Dennis Thomassen entraram algures pela segunda parte e fizeram ambos o gosto ao pé... primeiro o Húngaro, depois o jovem formado no Ajax. Fechou-se assim o resultado num tranquilo e merecido 3-0 diante de um pobre AZ, antes da visita aos amigos de Eindhoven.

Eredivisie ミ 10ª Jornada

psv.png V ajax.png

10j.jpg

Ai que até me benzo... decidida entrada em campo, com o golo de Milos Krasic, e incompreensível depois como é que não fizemos mais golos! É verdade que do outro lado estava Gomes, o guarda-redes que tem dominado todos os prémios referentes à sua posição na última década, mas isto não pode explicar tudo.

Criámos grande volume de jogo ofensivo, permitimos algumas boas defesas ao guardião Brasileiro, mas também mandámos muitas bolas ao lado e permitimos vários cortes aos defesas, que nos concederam uns 15 pontapés de canto, que também não aproveitámos.

A meio da segunda parte, sem que nada o fizesse realmente prever, lá permitimos o empate, apontado por Ariel Nahuelpan, agora a principal referência ofensiva do PSV.

Tem um sabor amargo este empate, por aquilo que fizemos e que esteve tão perto de acontecer, mas é preciso ter também consciência de que não sair derrotado da casa de um rival só pode ser positivo e há que extrair para as partidas vindouras o que de melhor aconteceu nesta, a exibição e atitude.

Eredivisie.png
tab10j.jpg

Mais uma vez, 5 jogos, 4 vitórias e 1 empate, mas agora isolados no primeiro lugar. O Feyenoord segue-nos agora a 3 pontos e o PSV, que visitámos, a 4.

Somos já destacados como a melhor equipa também no registo de golos, com melhor ataque e melhor defesa em simultâneo com o Twente, mas naturalmente com maior diferença de golos.

Pela forma como estamos a jogar, será difícil que os adversários não nos vejam a descolar mais uma vez, se estes continuarem a ceder pontos em jogos acessíveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente impressionante como dominaste o PSV e mesmo assim a vitória fugiu. Que chatice. No entanto conseguiste vitórias muito boas nos outros jogos, destaque para resultados contra o Heerenveen, e com o AZ. Parabéns, agora já estás isolados, é para manter este belo ritmo

Compartilhar este post

Link para o post
Soma e segue! :celebracao:

Pena o azar que tiveste no jogo com o PSV. :|

Não sei se foi azar ou azelhice...

Quem tem um ataque com uma média de idades baixa arrisca-se por vezes a estas coisas... mas quem sou eu para me queixar deles :D

Realmente impressionante como dominaste o PSV e mesmo assim a vitória fugiu. Que chatice. No entanto conseguiste vitórias muito boas nos outros jogos, destaque para resultados contra o Heerenveen, e com o AZ. Parabéns, agora já estás isolados, é para manter este belo ritmo

Talvez tenha sido melhor assim... para dar um pouco mais de emoção a este campeonato... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ora aqui estava uma sequência de jogos que testa verdadeiramente a tua equipa. Que domínio estatístico no Twente :shock: Muito bem. Fácil vs Den Haag, grandes vitórias depois com Heerenveen e depois com o "pobre" AZ. Empate de Eindhoven poderia ser um ponto ganho, mas ponho-me do teu lado quando assumes quase que são dois pontos perdidos. Isto a fazer fé nas tuas palavras e estatísticas.

Uma coisa, falas dos cantos, li algures no fórum que o bug dos cantos estava mais vivo que nunca... deste ordens à equipa para recuar nos cantos de forma a não tornares o jogo demasiado fácil aproveitando o bug?

O campeonato será teu.

Compartilhar este post

Link para o post
Nem pena tens do "teu" antigo AZ... :mrgreen:

Não sou uma galinha :estrelas:

Ora aqui estava uma sequência de jogos que testa verdadeiramente a tua equipa. Que domínio estatístico no Twente :shock: Muito bem. Fácil vs Den Haag, grandes vitórias depois com Heerenveen e depois com o "pobre" AZ. Empate de Eindhoven poderia ser um ponto ganho, mas ponho-me do teu lado quando assumes quase que são dois pontos perdidos. Isto a fazer fé nas tuas palavras e estatísticas.

Uma coisa, falas dos cantos, li algures no fórum que o bug dos cantos estava mais vivo que nunca... deste ordens à equipa para recuar nos cantos de forma a não tornares o jogo demasiado fácil aproveitando o bug?

O campeonato será teu.

Normalmente não gosto de me fiar muito nas estatísticas porque acontece acompanharmos o jogo, chegarmos ao fim e vermos umas estatísticas que nem vão muito ao encontro do que acabámos de testemunhar... mas realmente a equipa tem andado muito por cima do adversário e isso nota-se.

Não tenho reparado nada de especial nesse aspecto... a percentagem de golos que ocorre nos cantos, a meu favor, até tem andado baixa, tipo agora tive 15 cantos a favor e nada de golo... até têm sido os adversários a marcar mais um ou outro golo dessa maneira, mas nada que me faça dizer que é um bug... li por aí algo sobre isso mas não mudei nada na instrução dos cantos. Se há realmente algum bug e uma forma de o aproveitar, em vez de se queixarem como sempre, que mudem alguma coisa...

Nos últimos tempos a maioria de golos que marcava depois de um canto até era de pontapé de ressaca após corte da defesa!

Pelos vistos continuas numa forma fantástica, serie incrivel, parabens!

Pelos vistos

Compartilhar este post

Link para o post

boas Kewl

ando mto sumido,lembro que acompanhava o teu save ainda na epoca do MK e depois parei hehe

li ele todo denovo....desde o Barça ate agora e cara

parabens pelo grande save é de por inveja a qualquer save que eu já tenho visto...

tuas taticas são muito interessantes e poem inveja em qualquer outra que eu já fiz ehehe

grande save esmo cara

parabens mais uma vez e continue com ele !!!

Compartilhar este post

Link para o post
boas Kewl

ando mto sumido,lembro que acompanhava o teu save ainda na epoca do MK e depois parei hehe

li ele todo denovo....desde o Barça ate agora e cara

parabens pelo grande save é de por inveja a qualquer save que eu já tenho visto...

tuas taticas são muito interessantes e poem inveja em qualquer outra que eu já fiz ehehe

grande save esmo cara

parabens mais uma vez e continue com ele !!!

Bem vindo novamente e obrigado pelas reconfortantes e elogiosas palavras ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...