Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
kewl

[FM08] From the Heart of Milton Keynes

Publicações recomendadas

Mais uma vez em grande kewl, num save com talento, longevidade, atitude e carisma!

Parabens!

Compartilhar este post

Link para o post
Também serve... :x

;)

kewl, tu nunca paras?

Fogo, 190 e tal páginas de um save, que abuso :mrgreen:

Parar é morrer, já bem diziam os meus avós...

Mais importante que o número de páginas é o seu conteúdo, e isso sim agrada-me... mas é de realçar que esta seja provavelmente a secção de histórias de entre os fórums de FM onde os saves duram mais tempo.

One word: WAS :shock: (What A Save :biggrin:)

Fantástico, tenho acompanhado aos pouquinhos e realmente dominas completamente ;)

Força e continua assim! Ainda chegas às 500 páginas :lol:

P.S.: As tuas tácticas são :prayer:

One word: Tha Nks

As tácticas não aparecem por acaso e são um dos motivos pelo qual nunca perco o interesse pelos jogos, até pode ser contra a pior equipa de sempre, que há sempre pormenores que precisam de atenção...

500 páginas? As primeiras 100 são as mais fáceis... depois há quem vá perdendo o fio à meada, outros perdem o interesse... isto também é capaz de fartar quem segue e eu respeito isso... mas não será certamente um objectivo para mim acumular páginas e vou postar até que o prazer em contar a minha história se mantenha!

Mais uma vez em grande kewl, num save com talento, longevidade, atitude e carisma!

Parabens!

E só não tem também gajas nuas porque os moderadores não deixam :(

Compartilhar este post

Link para o post
ajax2.png

Cinco jogos para acabar o ano de 2014, cinco jornadas que nos fazem dobrar a primeira volta diante de cinco adversários que fazem o género de equipa contra o qual se ganham campeonatos.

Devido à nossa participação Europeia e até na Taça Holandesa, o calendário coloca-nos com três partidas seguidas fora de casa, que para uma equipa sem as bases bem assentes, podia ser complicado.

Recebemos o Vitesse, que defrontámos nas Meias Finais da KNVB Cup na época passada, vamos à casa do RKC, onde perdemos a 6 de Novembro de 2013, a última derrota na Eredivisie. Visitamos também o NEC e o Roda, duas formações sempre complicadas no panorama futebolístico Holandês! Terminamos recebendo o De Graafschap, lanterna vermelha.

Eredivisie ミ 15ª Jornada

ajax.png V vitesse.png

15j.jpg

stats.png form.png class.png

Muito bem conseguida esta vitória diante do Vitesse, com a minha equipa sempre a controlar os acontecimentos, não deixando o adversário atacar, recuperando a bola rapidamente e com muita intensidade de jogo.

Apesar do constante domínio, só chegámos aos golos da vantagem ali a meio da primeira parte, com Parez Karim a bisar em três minutos, dando a vitória ao Ajax e mostrando-se mais uma vez como a principal referência atacante do meu plantel.

Destaque neste jogo também para a presença de Patricio Orellana, a única contratação da época até ao momento, na frente de ataque - ele que é um extremo com preferência pelo lado direito - ao lado de Karim. Esteve bem e é sempre bom que existam jogadores que podem variar muito de posição!

Eredivisie ミ 16ª Jornada

rkc.png V ajax.png

16j.jpg

O regresso ao "local do crime": foi aqui que a 6 de Novembro de 2013 sofri a única derrota no campeonato ao serviço do Ajax, por 2-0, num jogo onde a sorte não esteve manifestamente do nosso lado. Já se passaram mais de 13 meses e nesta partida a história foi um pouco diferente...

Entrámos decididos a não deixar que se repetisse o feito do RKC e aos 22 minutos já vencíamos por 3 a 0, com golos de Karim, Eduardo e Orellana, que jogou mais uma vez na frente. A dupla ofensiva funcionava bem, o jogo estava controlado por nós e restava continuar na mó de cima. O RKC não tinha também já Sandoval em campo, ele que nos marcou golo na temporada passada, saiu lesionado quando já vencíamos por 1-0.

No segundo tempo e numa reacção tímida dos da casa, ainda conseguiram reduzir a diferença no marcador, no único remate que fizeram à nossa baliza... começa a preocupar esta falta de segurança no que ao guarda-redes diz respeito. Ainda haveria mais um golo, mas para o Ajax, por intermédio de Niklas Bärkroth, entretanto entrado para o lugar de Orellana.

Mais uma boa exibição que resulta em goleada, o Ajax segue com toda a confiança no Campeonato Holandês, visitanto em seguida o NEC.

Eredivisie ミ 17ª Jornada

nec.png V ajax.png

17j.jpg

Umas pequenas alterações na equipa para este jogo, coloquei Thomassen, Bärkroth e Andronic de início, em detrimento de Orellana, Krasic e Grote. Num plantel equilibrado, nunca gosto de repetir muito os titulares, porque gosto de ir tirando rendimento de todos, sendo que umas das minhas coisas favoritas é mesmo a gestão do plantel.

Mudaram alguns elementos, mas a forma de jogar e a vontade de vencer foram exactamente as mesmas, com a dupla ofensiva a entrar com todo o gás e a marcar... Thomassen e Karim colocavam-nos cedo na frente, com Kivuvu a lançar a vantagem para 3-0 ao intervalo, uma liderança confortável fora de casa.

O NEC lá percebeu que havia um jogo de futebol neste dia e entrou com outra atitude na segunda parte, tendo reduzido por Chihi, mas não esperando mais de 3 minutos pela resposta do Ajax, com o golo de Krasic a fechar as contas, com meia hora ainda para jogar, ele que tinha entrado depois do golo do NEC, juntamente com Mike Rodríguez e Michael Gardawski.

Tudo tranquilo até final, concedendo a posse de bola ao NEC, que nunca soube bem o que fazer com ela, e gerindo esforços até o apito final do Sr. Árbitro.

Eredivisie ミ 18ª Jornada

rodajc.png V ajax.png

18j.jpg

Um resultado mais modesto, na casa do complicado Roda, mas uma exibição ao mesmo nível das anteriores... muito bem na construção de jogo e na destruição também, quando o Roda tinha a bola: a equipa da casa não acertou um único remate na nossa baliza.

Ainda antes da meia hora Duplus lesionou-se, sem gravidade, e coloquei Grote no seu lugar. Estávamos por cima e o golo surgiu ainda antes do intervalo, por Parez Karim, a resolver mais uma vez.

Uma segunda parte algo morna, mas com o Ajax sempre mais próximo do segundo golo do que propriamente o Roda do empate. Um bom jogo já a pensar nas festas Natalícias, imbuídos nesse espírito, fomos simpáticos e deixámos 1 prenda no sapatinho.

Eredivisie ミ 19ª Jornada

ajax.png V degraafschap.png

19j.jpg

Para este jogo, depois do dia de Natal, mais umas quantas mudanças na equipa. Em prejuízo de Thomassen, Karim, Stieber, Bärkroth, Cardenas e Duplus, fiz entrar Tradito, Hertog, Gardawski, Orellana, Mike Rodríguez e Jan Dekker. Muitas mudanças de um jogo para o outro, pensarão alguns, para mim algo bastante comum e que é essencial para manter toda a gente de bom humor.

Recepção caseira do 1º ao último classificado por vezes também pode significar uma batalha contra o anti-jogo... a estratégia do De Graafschap deu resultado apenas durante 39 minutos, quando apareceu Kivuvu a furar a muralha defensiva do adversário e a colocar finalmente o Ajax na frente do marcador.

O jovem Erik Hertog marcou o 2º golo em cima do intervalo e as coisas pareciam estar controladas para o segundo tempo, estava a gostar desta exibição de alguns atletas menos utilizados. De forma algo injusta os visitantes conseguiram reduzir a desvantagem, no início da segunda parte, mas isso não serviu para nos assustar muito, porque não criaram mais nenhum lance de perigo.

Aos 75 minutos fiz uma tripla substituição, saídas de Hertog, Gardawski e Orellana, para as entradas de Moons, Cárdenas e Krasic, sendo que estes dois últimos ainda foram a tempo de marcar golos. O Colombiano mal entrou fez o gosto ao pé e arrumou a questão, enquanto que Krasic viria a marcar também 10 minutos mais tarde, fechando a merecida goleada.

Um bom final no ano de 2014 e uma contínua demonstração do porquê de termos este Ajax a dominar internamente.

Eredivisie.png
tab19j.jpg

Aumentámos a vantagem em relação ao Feyenoord de 8 para 10 pontos, depois destas 5 jornadas que nos colocaram já na segunda volta do campeonato. Faltam 15 jogos mas uma dezena de pontos de vantagem não é brincadeira e, sendo a motivação sempre a mesma, a grande incógnita será mesmo em que jornada é que o Ajax se torna Campeão.

O Willem II, que visitamos de seguida, intromete-se entre os grandes, ameaça o Feyenoord no segundo lugar e o PSV já está decisivamente fora da corrida, no 4º lugar e a 16 pontos do líder.

Inacreditável o facto de não ter ainda qualquer vitória o De Graafschap e parece-me que os despromovidos já estão anunciados, além destes também o RKC e o Heracles deverão participar na Jupiler League na próxima temporada.

Compartilhar este post

Link para o post

Ajax dos bons velhos tempos de volta para dominar...campanha imaculada no campeonato

força

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma excelente série! O reforço deu-lhe bem nesta série... Está a demonstrar que não é bom só a extremo.... Vitórias justas em todos os jogos, levas 10 pontos de vantagem, algo me diz que vais aumentar essa vantagem

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bem, na Champions conseguiste o primeiro lugar num grupo bem chatinho. Mas aquela derrota com o Atlético ficou-te atravessada concerteza. No campeonato continuas o passeio, sem duvida, vantagem muito boa, serás campeão com relativa facilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Fdx, já tinha lido e estava eu com testamento das páginas anteriores a pensar que não estava actualizado, mas precisamente com a sensação inversa. Quando chego a está página e deparo-me com um comentário meu. :|

Babel acabou por ser decisivo frente à Noruega. Bem dita hora que o puseste a jogar. Contra a Macedónia óptima partida, para (re)ver jogadores que o são pouco utilizados por ti.

Para quê seres tão duro com os gajos do Utrecht ? :< Acabou por surtir efeito e goleaste-os. Lindo... Grande pau no Feyernoord :o Sem espinhas este mês.

Já se esperava algumas dificuldades com os suiços, principalmente por jogares no seu terreno. Jogaram bem, e talvez, nem merecessem a derrota, grande jogo este.

Má entrada no encontro com os ingleses, prontamente corrigida com o golo de Karim. Em Madrid estiveste mesmo a baixo do normal, não merecias ter levado 3 secos. Salz, cumprir calendário.

Era giro começares a perder pontos no campeonato, para dar mais emoção e moral aos adversários :grin: Agora sim, depois de umas exibições abaixo do normal na Champions, o velho e bom Ajax. Keep it!

Compartilhar este post

Link para o post

Que passeio...

Grandes vitórias, apenas uma excepção, o jogo com o Roda, mas pelas estatísticas vejo que dominaste largamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Ajax dos bons velhos tempos de volta para dominar...campanha imaculada no campeonato

força

É o regresso do gigante... uma equipa sem maturidade :mrgreen: mas com qualidade...

Mais uma excelente série! O reforço deu-lhe bem nesta série... Está a demonstrar que não é bom só a extremo.... Vitórias justas em todos os jogos, levas 10 pontos de vantagem, algo me diz que vais aumentar essa vantagem

Também se fosse só bom a extremo não se safava muito... pelo esquema que tem sido mais utilizado... como este tem resultado bem, este ano nem tenho alternado muito, tem sido uma época de maior tranquilidade nesse aspecto.

Se a tendência se mantiver, iremos terminar com mais de 10 pontos de vantagem... como no ano passado...

Muito bem, na Champions conseguiste o primeiro lugar num grupo bem chatinho. Mas aquela derrota com o Atlético ficou-te atravessada concerteza. No campeonato continuas o passeio, sem duvida, vantagem muito boa, serás campeão com relativa facilidade.

Ficou atravessada, como todas as derrotas... mas algo que me diz que não os iremos voltar a encontrar, para a 'vingança'...

Por muito que estejamos a jogar bem, e estamos, os rivais também facilitam o nosso trajecto perdendo pontos com relativa frequência...

Fdx, já tinha lido e estava eu com testamento das páginas anteriores a pensar que não estava actualizado, mas precisamente com a sensação inversa. Quando chego a está página e deparo-me com um comentário meu. :|

:funny:

Babel acabou por ser decisivo frente à Noruega. Bem dita hora que o puseste a jogar. Contra a Macedónia óptima partida, para (re)ver jogadores que o são pouco utilizados por ti.

Para quê seres tão duro com os gajos do Utrecht ? :< Acabou por surtir efeito e goleaste-os. Lindo... Grande pau no Feyernoord :o Sem espinhas este mês.

Já se esperava algumas dificuldades com os suiços, principalmente por jogares no seu terreno. Jogaram bem, e talvez, nem merecessem a derrota, grande jogo este.

Má entrada no encontro com os ingleses, prontamente corrigida com o golo de Karim. Em Madrid estiveste mesmo a baixo do normal, não merecias ter levado 3 secos. Salz, cumprir calendário.

Era giro começares a perder pontos no campeonato, para dar mais emoção e moral aos adversários :grin: Agora sim, depois de umas exibições abaixo do normal na Champions, o velho e bom Ajax. Keep it!

É normal que no campeonato se veja outro domínio do Ajax... tenho que admitir que é aí que a minha equipa já se sente mais à vontade e onde dá melhor para os gastos. No plano Europeu, somos apenas mais uma equipa com qualidade, no meio de Tubarões e outros semelhantes a nós.

Que passeio...

Grandes vitórias, apenas uma excepção, o jogo com o Roda, mas pelas estatísticas vejo que dominaste largamente.

Contra o Roda falhámos muitos remates... maior culpado foi o Thomassen... mas em 17 tentados, apenas 5 foram à baliza. Assim é complicado que o número de golos se equiparasse, mas desde que a exibição me agrade, tudo OK!

Compartilhar este post

Link para o post
UCL2.png

Depois do término da fase de grupos, faltava esperar uma semana para que todos os encontros da Taça UEFA se realizassem e fosse depois feito o sorteio dos Oitavos de Final da Champions League.

Pelo que já tínhamos visto a nível de potenciais adversários, isto de ficar em primeiro ou em segundo na fase de grupos pode nem ser grande vantagem, porque o sorteio pode colocar-nos frente a frente com uma equipa bem poderosa. É certo que ganhamos o direito de disputar a segunda mão diante do nosso público, mas isto só é bom se no jogo da primeira mão não comprometermos a eliminatória.

De entre os possíveis oponentes, víamos Manchester United e Liverpool, dois gigantes Ingleses, os complicados Leverkusen e Dortmund da escola Germânica e os Franceses do Auxerre e Nantes, estes duas incógnitas mas com jovens valores muito interessantes. O CSKA Moscovo acabava por ser o maior ponto de interrogação, mas eu nem me importava nada de os encontrar.

O sorteio acabou por não nos reservar nem uma pontinha de sorte...

vsLiverpool.jpg

vsLiverpool2.jpg

Arrisco-me a dizer que foi provavelmente o "pior" que nos poderia ter calhado... o Liverpool, vencedor da Champions League na temporada passada e que já defrontámos na Supertaça Europeia esta época - e eu sei o que passámos neste jogo - aparece-nos pela frente nos Oitavos de Final. Se não tivessem permitido a liderança do seu grupo ao Shakhtar.... :asneirento:

Manchester United e Inter protagonizarão provavelmente a eliminatória mais interessante para os media, mas temos aqui alguns encontros interessantes.

Apesar de não colocar dúvidas em relação ao valor de todos quantos estão nesta competição, arrisco-me a apostar já em Barcelona, Milan, Real Madrid e Arsenal, para seguírem em frente sem grandes dificuldades. O Leverkusen pode causar problemas aos Ucranianos mas estou curioso por saber se o 1º lugar no Grupo do Liverpool foi só um acaso.

plLiverpool.jpg
plLiverpool2.jpg

Primeiro ponto: o estilo de jogo do futebol Inglês está para o nosso esquema como a Kryptonite estava para o Super-Homem. Futebol directo, rápido, que inicia de imediato o ataque quer pelas faixas quer pelo centro, quando recuperam a posse de bola, que nos poderá causar claramente dificuldades.

Depois, é óbvio que são uma equipa com qualidade e opções em todas as posições. Dois bons guardiões, uma defesa titular de grande nível - Mancienne, Insúa, Santacroce, Danniel Agger - e um meio campo extremamente forte. Lucas, Sissoko, Mamaev e Alonso, este ainda com as características que o tornaram famoso, formam um lote de jogadores de grande valia para actuar ali no meio campo com uma missão mais defensiva ou como sendo os primeiros homens a organizar o ataque... muita atenção.

Também pelos extremos o Liverpool tem matéria prima para criar perigo, com Amoo, Payet e principalmente Babel, porque o conheço bem e sei do que é capaz. Com a batuta estará Steven Defour, vendido pelo Ajax aos Reds e um jogador que admiro... foi preciso vendê-lo, mas não foi por falta de qualidade, como comprova a sua subida na carreira.

Na frente de ataque destaca-se claramente um atleta: Fernando Torres. Os anos passam e ele continua a marcar golos que nem um desalmado, claramente a principal referência de ataque de um Liverpool que, consciente disso mesmo, joga muito para ele. Marcou-nos dois golos na Supertaça Europeia e promete continuar a fazer estragos.

É extremamente importante não deixar que o resultado de Anfield seja demasiado prejudicial, porque nem em nossa casa este Liverpool será "pêra doce". Os objectivos da direcção já estão alcançados, é já extremamente gostoso para a minha jovem equipa ter a oportunidade de disputar esta eliminatória com um histórico do futebol Europeu. Até lá, irão existir algumas mudanças no meu plantel... não muitas, mas irei gastar aí um bocadinho de dinheiro para tentar dotar o meu plantel ainda de melhores condições para que possamos ter ainda maiores esperanças no desfecho destes Oitavos de Final!

Compartilhar este post

Link para o post

Grande análise como sempre, vê lá se o Defour não se "vinga" de ti! :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Na Supertaça Europeia nem tocou na "chicha"... mas agora de regresso a Amsterdão pode ser que sinta vontade de se mostrar... vou fazer de tudo para que a batalha psicológica tombe para o nosso lado ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Treinaste verdadeiramente o Orellana para PL ou és daqueles (como eu :grin:) que gosta de pôr extremos na frente? Vingança no RKC! Boas vitórias, destaque para a do Roda, e gostei da rotatividade.

Liverpool... :medinho: Fácil é tudo o que não será.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente o sorteio foi madrasto, que chatice. Bom, mas esse Ajax limpa tudo, pode ser que vá lá. Força

Compartilhar este post

Link para o post

Não o treinei e só há um jogador no meu plantel que está a treinar para se adaptar verdadeiramente a uma posição, que é o Alberto Gutiérrez, mais central que lateral, anda a treinar para defesa direito e já está quase "ela por ela".

Não havia necessidade de adaptar alguém a PL, neste caso o Orellana, porque haviam opções para esse lugar... suponho que seja um hábito partilhado este de colocar extremos na frente... não é o primeiro caso nem será o primeiro... dependendo das instruções e da missão que se lhes queira atribuir, acho que há extremos que se podem safar muito bem lá na frente.

Um dos meus objectivos para Janeiro é arranjar um ponta de lança que possa disputar o lugar de maior referência atacante com o Karim e também entrar na equipa titular sem grande receio... como há prova Europeia, quero alguém que possa ser aí utilizado e o mercado Sul-Americano é um grande viveiro de jovens com potencial apreciável.

Compartilhar este post

Link para o post
transf.png

Melhores de 2014

Começo este post, que inicia o ano de 2015 no meu save, deixando aqui algum espaço para elogiar os que se destacaram durante o ano de 2014, no panorama Holandês e Mundial. Foi um ano com três títulos para o Ajax e um Campeonato do Mundo para a Selecção Holandesa, creio que correu bastante bem, rivalizando com o ano de 2012 onde pelo MK Dons consegui o meu primeiro título Nacional e venci a Champions.

Estava à espera de ver jogadores meus salientados nos prémios Holandeses e talvez Alexandre Pato, o melhor do recente Campeonato do Mundo, consagrado como o melhor jogador do Ano.

StekeAfterGomes.jpg

Depois de umas 7 prémios seguidos para Gomes, eis que Maarten Stekelenburg, de novo Campeão Holandês na temporada anterior, consegue receber o prémio de melhor Guardião do Ano.

Os números não deixam que se julgue o prémio como injusto. No segundo posto aparece o Português Daniel Fernandes e fechando o pódio Sergio Romero, do Twente, que recentemente teve as suas primeiras internacionalizações pela Selecção Holandesa, ele que é Argentino de nascença.

StekeAfterDefour.jpg

Aqui está uma eleição um pouco mais controversa, mas é Stekelenburg que também sucede a Steven Defour, o melhor do ano de 2013 na Holanda. Outros dois atletas do Ajax completam este top 3, são eles Kivuvu e Maduro.

Pessoalmente colocaria Parez Karim no 1º lugar, retirando Maduro do top 3, não porque tenha jogado mal, mas porque não foi utilizado muitas vezes.

VelaAfterTorres.jpg

Devo dizer que votei em Alexandre Pato, Silva e Carlos Vela. Acabou por ser o Mexicano do Arsenal considerado o melhor do Mundo em 2014, num pódio onde surpreendentemente nem aparece o avançado Brasileiro do AC Milan.

Completam o lote de ilustres os defesas Chiellini e Felipe, mas há uma certa tendência, e assumo que também entro nesse erro, de destacar um pouco mais o trabalho de quem destrói as defesas e não tanto estes protectores da defensiva. Para o ano há mais!

Janeiro de 2015

O Mercado de Inverno para a minha equipa seria tão agitado quanto o tornassem, tinha 37M€ para gastar, que vêm do Verão e graças à nossa poupança nessa fase, visto que apenas contratei Patricio Orellana ao Racing Club por 5M€ e vendi Defour e Hristov por 40M€ - 25+15.

Vamos falar então primeiro das saídas e de alguns jogadores que acordaram transferências a custo zero para outros clubes e que serão arrumados por mim da equipa senior.

Os primeiros a receber guia de marcha foram alguns jovens: o guarda-redes Patrick Solhi foi vendido para o VVV e os jovens Maxime Lestienne e Peter Dijk irão rodar no Omniworld e no Cambuur até final da época. O primeiro é um central Belga que trouxe para o clube em Janeiro do ano passado e que não tem evoluído muito bem.

Por último e quase no fecho do mercado, a maior perda.

grote1.jpg

grote2.jpg

Marcus Grote é um defesa central Alemão que fui buscar no ano passado ao Bayern München, por 8M€. Fez recentemente 22 anos, vinha prosseguindo a sua evolução e havia disputado 14 jogos pelo Ajax, nesta temporada, registando uma utilização inferior a 50% - quando ele saiu tínhamos 33 jogos feitos - mas apesar disso era uma peça que eu considerava importante no plantel e um jogador que na rotatividade da defesa nunca me deixava ficar mal.

A Inter mostrou interesse nele, tal como já outros clubes o haviam feito, e eu pedi 25M€, no dia seguinte o Arsenal faz a proposta por esse valor e o meu presidente decide aceitar - já não é a primeira vez que uma coisa deste género me acontece com o Ajax, também ao comando do Milton Keynes Dons o presidente me vendeu Lewin Nyatanga para os Gunners, na altura por 30M€.

O meu objectivo no Ajax acaba também por ser um pouco este, e acho que é uma boa postura: procura intensa de jovens, aproveitar para os fazer evoluir no clube mas também tirar proveitos desportivos disso, e depois ter lucro financeiro, porque realmente a Eredivisie não tem o mesmo atractivo que têm as maiores Ligas Europeias.

Em relação a vendas estamos conversados, vamos agora ver dois jogadores que acertaram contrato com outros clubes e que até final da época irão estar pela equipa de Reservas. Devo referir que Milos Krasic e Mike Rodríguez aceitaram a renovação dos actuais contratos, que espiravam também no término desta temporada.

thomassenfdp.jpg

Dá para acreditar na atitude deste monte de cócó? Um gajo que foi promovido à equipa principal do Ajax quando cá cheguei, jogador formado no clube e que até já chamei para a Selecção Nacional para ver se ele ainda ganhava mais motivação para evoluir, acha-se bom demais, em final de contrato, para renovar pelo Ajax??

Ele que vá para Inglaterra tudo bem, agora sair sem dar sequer lucro ao clube que o lançou, é muito mau. Nem tem evoluído nada de especial, acredito-me que no futuro até o possa ver melhor e arrepender-me disto, mas certamente que em equipa minha ou na Selecção não irá jogar mais.

Até calhou bem porque eu andava a seguir um avançado Brasileiro que se tiver mais vontade de jogar do que este pode ser muito mais importante para nós.

lolsteke.jpg

Outro que eu não tava à espera que tomasse esta atitude... uma vida passada no Ajax, está já na 14ª temporada ao serviço do clube e com presença nos seniores, e decide aceitar uma proposta do Sunderland (lol) em vez de acabar a carreira na Holanda?

Realmente não compreendo... e não era insatisfação por não jogar, certamente. Achei muita piada ao facto de ele se ter lesionado para 2 meses, no dia imediatamente a seguir ao aceitar da proposta dos Ingleses. Não demorou a vir o castigo... é outro que não irá jogar mais pela equipa principal e que justifica a ida ao mercado para trazer também um guarda-redes, algo que já estava previsto.

entradas-1.jpg

Vejamos, esta época ficámos sem: Defour (MAC), Dimitar Hristov (MC), Grote (DC) e os infiéis Thomassen (PL) e Stekelenburg (GR). Analisando as necessidades e também tendo em linha de conta a contratação de Orellana, que permitia a Bärkroth até se libertar para fazer o papel de Defour, cheguei à conclusão do que era necessário neste mercado de Inverno: Guarda-Redes, Médio Centro, Avançado e Defesa Central.

Como sempre tem sido hábito, o meu objectivo era fazer os melhores negócios possíveis, ao melhor preço, e trazendo mais jovens com potencial para o clube... é a melhor forma de termos aqui as estrelas do amanhã, apanhando-as enquanto os Tubarões não andam a rondar... e acreditem que no caso de muitos, coloco-os na lista preferencial/observo-os e não demora muito até aparecer a notícia de algum interesse e/ou proposta de um clube grande para esse mesmo jogador.

Falemos primeiro de duas compras a custo zero, que já estavam acertadas há algum tempo.

Boris.png

Tinha este guarda-redes da Universidad do Chile na lista preferencial já há um ano, e no passado Verão recebi a informação de que o seu contrato expirava brevemente. Parti então para a negociação, salvaguardando também desde logo o futuro da baliza do Ajax.

Não foi difícil chegarmos a acordo e ficou desde logo aí arrumada a minha preocupação no que à baliza diz respeito. Dizem-me os técnicos que ele tem potencial para ser um grande jogador da Eredivisie, ainda não para ser melhor do que Stekelenburg, mas quem sabe no futuro. Sei é que devido à situação do antigo titular, Boris Silva terá menos tempo para evoluir com tranquilidade, porque será desde já usado na equipa do Ajax.

Estranha-me que ainda não tenha sido convocado para a Selecção do seu País, até porque estava numa boa equipa, mas parece-me que no futuro lá poderá marcar presença. Ironia ou talvez não, o seu perfil até está pior agora do que quando eu acertei a sua transferência.

Johansson.png

Esta transferência já estava acertada há praticamente um ano, e não deixa de ser curioso que acabe por vir preencher a vaga deixada em aberto pelo Búlgaro Hristov, já no Verão.

Acompanhei Christopher Johansson em Janeiro de 2014, pareceu-me um jogador interessante e tal foi confirmado pelos técnicos. Como estava emprestado para todo o ano de 2014, pelo AIK ao Mjällby, a transferência ficaria para o dia 1 de Janeiro de 2015.

Entretanto este jovem fez uma época interessante, com 35 jogos, e chega ao Ajax sem férias mas com grande vontade de mostrar trabalho. Tem ainda 18 aninhos, pelo que precisará de tempo para se adaptar e começar a mostrar serviço, exigindo-se também paciência a todos para que ele não se estrague.

Macedo.png

Como eu não ando a dormir em serviço e tenho uma lista de jogadores observados de tamanho bastante interessante, não me foi muito complicado, ainda que a venda de Marcus Grote para o Arsenal tenha acontecido no dia 30 de Janeiro, arranjar um substituto à altura.

Macedo era um dos centrais que eu vinha seguindo com mais interesse e que fez uma bela temporada no Cruzeiro, Campeão Brasileiro. Decidi-me por ele, foram precisos 8,5M€ para o tirar do Brasil, o que também revela já um certo estatuto que ele tinha no seu País, e estou certo que também pode ser muito útil para o Ajax.

Não ando propriamente desesperado para esta posição... tenho Andronic, Duplus, Eduardo e Jan Dekker que podem jogar no centro da defesa, pelo que não será por dependermos demasiado de Macedo que lhe vamos complicar a evolução.

Marcelo.png

Provavelmente A estrela, de entre estes reforços de Inverno, e o motivo pelo qual nem vou perder mais tempo a pensar em Dennis Thomassen, agora relegado para a equipa de Reservas pelo seu desejo de saltar para o Manchester City.

De um lote de 4 ou 5 avançados que eu vinha acompanhando, Marcelo era o que melhor andava a jogar, o que reunia também provavelmente a melhor relação qualidade/preço e tinha uma cláusula de rescisão de 9M€ no São Paulo, um valor que não o torna nada barato, mas acessível aos nossos cofres.

Como podem reparar desde já, é um atleta extremamente alto, mas rápido, e com uns atributos extremamente interessantes para um jovem de 21 anos. Também os adeptos mostraram o seu agrado com esta contratação!

marcelo2.jpg
marcelo3.jpg

Motivo de alegria para os adeptos esta contratação e sem dúvida que Marcelo tem apresentado uma folha de serviço muito interessante nos dois últimos anos no Brasileirão, onde foi um dos melhores marcadores.

Em dupla com Parez Karim ou como referência atacante, esperam-se golos deste novo ídolo para os adeptos do Ajax. A concorrência na frente de ataque aumentou, Erik Hertog e Arjan Moons podem continuar a evoluir com tranquilidade porque para já ainda não parecem ao nível dos dois melhores.Quero crer que o plantel melhorou um pouquinho mais durante este mercado de Inverno e podemos agora confirmar sem esforço mais um título Holandês, ter maior profundidade no plantel para lutar também pela Taça e quem sabe, com Marcelo na frente, causar outro tipo de preocupações ao Liverpool, nosso adversário nos Oitavos da Champions League.

Compartilhar este post

Link para o post

Stekas e Thomas merecem porrada quando regressarem a Amesterdão! Seus Pandeleiros (para não dizer outra coisa). O Stekas também surpreendeu ao ganhar os prémios. Raio do presidente mete-se onde não é chamado. Gostei do keeper que foste buscar :prayer: Marcelo e Macedo também foram duas boas capturas o sueco com treino vai lá!

Compartilhar este post

Link para o post

Nada feliz no sorteio da Champions, espero que voltes a levar a melhor.

A saída de Grote é uma grande perda, bom jogador e bastante regular ao que parece. E o que o Stekel & o puto fizeram, não se faz - principalmente o primeiro.

Gostei do guardião chileno, muito bom jogador e com muitos anos pela frente. Quanto a mim, não demorará muito até se tornar num dos melhores. Johansson, não gosto de jogadores dessa posição ( M C ), ou são MDC ou MAC não há cá meio termo :grin: No entanto já possui alguns bons atributos físicos e técnicos, poderá ser um diamante por lapidar. E até poderás treiná-lo para outras posições ( MAC talvez até fosse o melhor para ele ). Macedo, central forte em todos os aspectos. Grande compra :handclap: Marcelo dispensa apresentações.

Compartilhar este post

Link para o post
A saída de Grohe

:cadeirada: O que saiu não é keeper! xD

Compartilhar este post

Link para o post

E onde é que eu disse q era keeper ?

Edit (para não estar a encher isto de spam): Pequeno erro de escrita... normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Em lado nenhum mas Gorhe eu só conheço o Marcelo Grohe... O keeper, aqui o que saiu foi o Grote. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Quase porrada aqui? Oh valha-nos deus! Chamem o Cardozo!

Stekas e Thomas merecem porrada quando regressarem a Amesterdão! Seus Pandeleiros (para não dizer outra coisa). O Stekas também surpreendeu ao ganhar os prémios. Raio do presidente mete-se onde não é chamado. Gostei do keeper que foste buscar :prayer: Marcelo e Macedo também foram duas boas capturas o sueco com treino vai lá!

Não devem regressar a Amsterdão... vão para duas equipazinhas que nem cheiram a Europa.

Espero que todos melhorem com treino, a evolução não acaba aqui!

Nada feliz no sorteio da Champions, espero que voltes a levar a melhor.

A saída de Grote é uma grande perda, bom jogador e bastante regular ao que parece. E o que o Stekel & o puto fizeram, não se faz - principalmente o primeiro.

Gostei do guardião chileno, muito bom jogador e com muitos anos pela frente. Quanto a mim, não demorará muito até se tornar num dos melhores. Johansson, não gosto de jogadores dessa posição ( M C ), ou são MDC ou MAC não há cá meio termo :grin: No entanto já possui alguns bons atributos físicos e técnicos, poderá ser um diamante por lapidar. E até poderás treiná-lo para outras posições ( MAC talvez até fosse o melhor para ele ). Macedo, central forte em todos os aspectos. Grande compra :handclap: Marcelo dispensa apresentações.

Uma perda que, espero eu, foi compensada. Não sou tão optimista em relação ao futuro do Boris, mas para a realidade do Ajax parece-me que será muito bom no futuro... se cá ficar pode ter o mesmo percurso de Stekelenburg.

Pelo menos em 2 dos meus esquemas há uma necessidade de utilizar 1 ou 2 MC's, pelo que a contratação de jogadores para esta posição é por isso justificada. Quando eu utilizava maioritariamente o losango que se tornou célebre no meu MK Dons, pensava exactamente como tu. Pode funcionar muito bem o Sueco como o 1º homem na transição defesa-ataque.

Os Brasileiros são muito bons, resta saber como se irão adaptar... de entre os que eu tinha na lista preferencial como observados, alguns deles já andam a ser seguidos pelos maiores clubes.

:cadeirada: O que saiu não é keeper! xD

E onde é que eu disse q era keeper ?

Edit (para não estar a encher isto de spam): Pequeno erro de escrita... normal.

:medinho:

Alguém que separe estes dois.

Em lado nenhum mas Gorhe eu só conheço o Marcelo Grohe... O keeper, aqui o que saiu foi o Grote. :lol:

Não batas mais no rapaz! :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Domínio total nos prémios anuais, meu caro! Surpreendente ou não, Maarten levou tudo. 8)

Olha que giro, depois armou-se em urso... mas lixou-se! :lol: Deus não dorme!

O novo redes ficou com um número giro. Boa compra, gostei também dos restantes, destaque para Macedo e Marcelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bons reforços, gostei do GR e da dupla M&M brasileira ;) Gosto da tua política de contratações, é mais ou menos o que tenciono sempre fazer nas minhas equipas, mas é claro que o €€€ influencia tudo.

Aqueles gajos que saíram :lol: fdx só à chapada!

Compartilhar este post

Link para o post
Domínio total nos prémios anuais, meu caro! Surpreendente ou não, Maarten levou tudo. 8)

Olha que giro, depois armou-se em urso... mas lixou-se! :lol: Deus não dorme!

O novo redes ficou com um número giro. Boa compra, gostei também dos restantes, destaque para Macedo e Marcelo.

Só faltou no melhor jogador do Mundo... deixo um nome: Karim :mrgreen:

No dia seguinte a este acordo com o Sunderland, Stekelenburg lesiona-se para 2 meses... até arrepia, desejar mal a alguém e ele aleijar-se logo..... :lol:

O Boris é o 69 e o Marcelo ficou com o 96... números talismã para os melhores reforços, o Macedo quis o 18 de Binya. :medinho:

Bons reforços, gostei do GR e da dupla M&M brasileira ;) Gosto da tua política de contratações, é mais ou menos o que tenciono sempre fazer nas minhas equipas, mas é claro que o €€€ influencia tudo.

Aqueles gajos que saíram :lol: fdx só à chapada!

Gosto de andar sempre a ver o que se passa por aí, às vezes perco muito tempo só a ver equipas e Selecções, vou ver como estão as tabelas dos campeonatos nacionais e vejo quem se mais destaca aí, quer indo ver os plantéis quer vendo estatísticas de jogador da respectiva Liga. É um processo que pode demorar o seu tempo, mas que traz ainda mais gozo ao jogo... depois quando é preciso partir para contratações já estou mais ou menos preparado... claro que há que ter em atenção a carteira do clube.

No Ajax só podia ter esta política e só é pena que muitos destes, caso evoluam, não queiram também renovar os seus contratos, como Stekelenburg e Thomassen, quando estes chegarem ao fim. Por isso é que também é preciso ter o máximo de proveitos desportivos enquanto cá estão, para depois lucrarmos com vendas... e o ciclo inicia-se novamente, com outros reforços de potencial. i_wink.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...