Mica Publicado 8 Outubro 2012 Sim, pode ser do disco estar em vias de se avariar. Mas para vermos isso era porreiro que tivesses um PC moderno onde o pudesses ligar. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 8 Outubro 2012 Tenho o meu, mas a minha board só tem entradas SATA... Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 8 Outubro 2012 Vá, não tão moderno :mrgreen: Através do SpeedFan é possível analisar a saúde do disco, mas como para usar o SpeedFan é preciso um Sistema Operativo e...ei!, porque não experimentas o XP no tal disco de 4GB só para ver se funciona e através daí vês como está a saúde do disco de 20GB? Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 8 Outubro 2012 Vou fazer isso então. Sistema Operativo no de 4GB, meto lá o SpeedFan e ligo o outro. Só uma coisa, o disco secundário precisa do jumper na mesma? Pelo menos no disco diz que para ser assumido como slave, não leva, e como tal tirei-o. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 8 Outubro 2012 (editado) Quantos pinos tem? 6 ou 8? Se for 8 mete na segunda fila a contar da alimentação do disco. EDIT: Quer dizer, isto pode variar de disco para disco por isso confirma no teu. Quando é para ser slave (que é o que nós queremos, neste caso) normalmente tira-se o jumper fora mas também costuma existir uma opção "Cable Select" que costuma ficar na segunda fila a contar da alimentação. Se for o caso, deves colocar aí porque assim mesmo que metas Master no futuro, ele aceita-te o disco. Nesta imagem até é na terceira fila a contar da alimentação, daí o edit. Editado 8 Outubro 2012 por Mica Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 8 Outubro 2012 Está aqui. Seagate U Series 5 (20GB). LOL, puseste a mesma imagem. :mrgreen: Vou tentar isso amanhã. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 8 Outubro 2012 Não tens duas fitas e duas entradas IDE na board? Se sim, na entrada ATA0 metes o disco de 4GB a master e na ATA1 o disco de 20GB também a master, com o CD-ROM a slave e, portanto, sem jumper nenhum. Parece-me mais fácil assim. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 8 Outubro 2012 Ambos os discos como master (com jumper's) e CD-ROM a slave (sem jumper). É isso? Só não percebi bem o ATA0 e ATA1. Não querias dizer entrada IDE1 e IDE2? Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 8 Outubro 2012 (editado) Isso. Normalmente a board tem dois conetores de 40 pinos (a que eu chamei de IDE, mas normalmete são designados de PATA (Parallel Advanced Technology Attachment)). Agora são SATA (Serial Advanced Technology Attachment). O principal é o ATA0 (ou IDE0) e o secundário é o ATA1 (ou IDE1). Ao lado dessas entradas deve ter algo a referenciar isso. Se não, não é grave trocares. Poderá ser IDE1 ou IDE2. Depende de como as boards os quiserem chamar. Algumas indicam o primeiro como sendo IDE0, outras começam a contagem por 1. Editado 8 Outubro 2012 por Mica Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 8 Outubro 2012 (editado) Experimentei agora. Um dos discos está a fazer um barulho horrível e dá erro. O que faz barulho é o de 4GB. Editado 8 Outubro 2012 por Bug Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 8 Outubro 2012 Não está a dar resultado desta forma. Diz boot failure. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 8 Outubro 2012 O barulho costuma ser típico, então a desligar até parece que vão explodir :lol: Mas pode estar avariado...e nesse caso o melhor será experimentar o disco de 20GB num outro computador. Será que no leilões, olx ou assim ninguém tem para venda discos de 20GB ou 30GB a preços simbólicos? Mais de 30GB é um risco, algumas boards antigas não aceitam discos com mais de 32GB. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 8 Outubro 2012 Agora nem só com o de 4GB trabalha (este tem o XP instalado). Acho que foi de ter tirado o jumper da CD-ROM. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 8 Outubro 2012 O CD-ROM pode ter especificações diferentes para a colocação do jumper. Vai por tentativas, se nem com a colocação correta do jumper ele for lá experimenta colocar o de 20GB a slave. Água mole em pedra dura... Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 8 Outubro 2012 Já deu. 4GB a master e 20GB e CD-ROM a slave. Agora onde se testa o disco com o SpeedFan? Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 8 Outubro 2012 O SpeedFan tem um separador que se chama S.M.A.R.T., escolhes o disco que queres (podes ver os dois por curiosidade) e em baixo tem dois indicadores que, se não estão cheios (a 100% ou quase a 100%), deveriam estar. Caso não estejam, principalmente o "Fitness", o disco pode estar perto de dar o berro e nesse caso não há nada a fazer. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 8 Outubro 2012 Estão os dois com as duas barras cheias. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 8 Outubro 2012 wow, discos de guerra. Ora tenta lá outra vez instalar o Sistema Operativo com os discos tal como estão configurados. O cenário ideal seria o de 20GB ser Master e o de 4GB slave, mas há um ditado que diz "If it ain't broke, don't fix it". Acho que já disse isto algures por aí :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 8 Outubro 2012 Vão ficar já assim. Formato só o de 20GB. Dá para formatar no Windows, pode-se fazer é recomendável formatá-lo com o CD? Btw, ajuda-me só numa última coisinha. Como configuro agora para que todos os documentos e programas sejam guardados do disco secundário? Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 8 Outubro 2012 Sim, dá para formatar no Windows. Qual disco secundário? O de 20GB até pode ser o slave e ser tratado como disco principal, isto é se o Windows for instalado nele. Temo não ter entendido a questão. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 9 Outubro 2012 O Windows está instalado no de 4GB. Tenciono deixar assim e meter lá os programas instalados (Chrome, Office, Foxit e Avast). E o de 20GB ficava para os documentos normais. Não sei é configurar para que os documentos (ambiente de trabalho por exemplo), sejam guardados nesse disco. Mas se calhar tens razão. É preferível instalar o Windows no de 20GB e meter lá os documentos. O de 4GB não compensa o uso. Compartilhar este post Link para o post
Green Publicado 9 Outubro 2012 Bug o teu disco de 4gb é alguma coisa tipo isto? Melhor disco de sempre :prayer: Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 9 Outubro 2012 O Windows está instalado no de 4GB. Tenciono deixar assim e meter lá os programas instalados (Chrome, Office, Foxit e Avast). E o de 20GB ficava para os documentos normais. Não sei é configurar para que os documentos (ambiente de trabalho por exemplo), sejam guardados nesse disco. Mas se calhar tens razão. É preferível instalar o Windows no de 20GB e meter lá os documentos. O de 4GB não compensa o uso. O ambiente de trabalho n dá, os documentos é só clicares com o botão direito, propriedades e mover (algo assim) no entanto 4 gigas é capaz de ser insuficiente daqui a uns tempos Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 9 Outubro 2012 (editado) Ok, já entendi. Em relação aos programas que são instalados (tipicamente c:/Programas ou c:/Program Files) podes modificar via edição de registo. 1)Iniciar>Executar>escrever regedit 2)Navegar até HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion 3)Procurar a entrada "ProgramFilesDir" e modifica o valor atual por, por exemplo "D:/Programas" (assumindo que o teu disco de 20GB é a unidade D:). 4)Clicar em Ok e reiniciar o PC. Para "Os Meus Documentos" 1)Iniciar>Clicar com o botão direito em "Os meus documentos". 2)No separador "Localização" (será Localização? o meu Windows está em Inglês e diz "Location") mudas o caminho para, por exemplo, "D:/Os meus documentos". 3)Mais uma vez clicar em Ok e reiniciar o PC. Depois ainda tens um terceiro problema, que é a pasta de Documents and Settings (basicamente onde está o Ambiente de Trabalho) que não creio que possa ser modificada via registo. Pesquisa no google por Tweak UI for Windows XP e entra no primeiro link. Tem lá um programa que supostamente muda o caminho dessa pasta. Eu tenho o Windows 8, não posso ajudar a partir daqui. Ah, não instales nem Office nem Chrome no disco de 4GB, ou mais vale dizeres adeus por completo ao seu espaço livre. Editado 9 Outubro 2012 por Mica Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 9 Outubro 2012 Mica acho que é muito trabalho e não compensa. 4GB hoje em dia é uma pen. Vou tentar instalar o Windows no de 20GB e meter lá tudo. O outro fica para recordação. É este: :biggrin: Compartilhar este post Link para o post