Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sobreira

Pequenas Dúvidas Informáticas

Publicações recomendadas

Sim, pode ser do disco estar em vias de se avariar. Mas para vermos isso era porreiro que tivesses um PC moderno onde o pudesses ligar.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho o meu, mas a minha board só tem entradas SATA...

Compartilhar este post

Link para o post

Vá, não tão moderno :mrgreen:

Através do SpeedFan é possível analisar a saúde do disco, mas como para usar o SpeedFan é preciso um Sistema Operativo e...ei!, porque não experimentas o XP no tal disco de 4GB só para ver se funciona e através daí vês como está a saúde do disco de 20GB?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer isso então.

Sistema Operativo no de 4GB, meto lá o SpeedFan e ligo o outro. Só uma coisa, o disco secundário precisa do jumper na mesma? Pelo menos no disco diz que para ser assumido como slave, não leva, e como tal tirei-o.

Compartilhar este post

Link para o post

Quantos pinos tem? 6 ou 8? Se for 8 mete na segunda fila a contar da alimentação do disco.

EDIT: Quer dizer, isto pode variar de disco para disco por isso confirma no teu. Quando é para ser slave (que é o que nós queremos, neste caso) normalmente tira-se o jumper fora mas também costuma existir uma opção "Cable Select" que costuma ficar na segunda fila a contar da alimentação. Se for o caso, deves colocar aí porque assim mesmo que metas Master no futuro, ele aceita-te o disco.

install-ide-hard-drive-jumper.gif

Nesta imagem até é na terceira fila a contar da alimentação, daí o edit.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

2ekm0lv.jpg

Está aqui. Seagate U Series 5 (20GB).

LOL, puseste a mesma imagem. :mrgreen:

Vou tentar isso amanhã.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens duas fitas e duas entradas IDE na board? Se sim, na entrada ATA0 metes o disco de 4GB a master e na ATA1 o disco de 20GB também a master, com o CD-ROM a slave e, portanto, sem jumper nenhum. Parece-me mais fácil assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Ambos os discos como master (com jumper's) e CD-ROM a slave (sem jumper). É isso?

Só não percebi bem o ATA0 e ATA1.

Não querias dizer entrada IDE1 e IDE2?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso.

Normalmente a board tem dois conetores de 40 pinos (a que eu chamei de IDE, mas normalmete são designados de PATA (Parallel Advanced Technology Attachment)). Agora são SATA (Serial Advanced Technology Attachment). O principal é o ATA0 (ou IDE0) e o secundário é o ATA1 (ou IDE1). Ao lado dessas entradas deve ter algo a referenciar isso. Se não, não é grave trocares.

Poderá ser IDE1 ou IDE2. Depende de como as boards os quiserem chamar. Algumas indicam o primeiro como sendo IDE0, outras começam a contagem por 1.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Experimentei agora. Um dos discos está a fazer um barulho horrível e dá erro.

O que faz barulho é o de 4GB.

Editado por Bug

Compartilhar este post

Link para o post

Não está a dar resultado desta forma. Diz boot failure.

Compartilhar este post

Link para o post

O barulho costuma ser típico, então a desligar até parece que vão explodir :lol:

Mas pode estar avariado...e nesse caso o melhor será experimentar o disco de 20GB num outro computador. Será que no leilões, olx ou assim ninguém tem para venda discos de 20GB ou 30GB a preços simbólicos? Mais de 30GB é um risco, algumas boards antigas não aceitam discos com mais de 32GB.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora nem só com o de 4GB trabalha (este tem o XP instalado). Acho que foi de ter tirado o jumper da CD-ROM.

Compartilhar este post

Link para o post

O CD-ROM pode ter especificações diferentes para a colocação do jumper. Vai por tentativas, se nem com a colocação correta do jumper ele for lá experimenta colocar o de 20GB a slave. Água mole em pedra dura...

Compartilhar este post

Link para o post

Já deu.

4GB a master e 20GB e CD-ROM a slave.

Agora onde se testa o disco com o SpeedFan?

Compartilhar este post

Link para o post

O SpeedFan tem um separador que se chama S.M.A.R.T., escolhes o disco que queres (podes ver os dois por curiosidade) e em baixo tem dois indicadores que, se não estão cheios (a 100% ou quase a 100%), deveriam estar. Caso não estejam, principalmente o "Fitness", o disco pode estar perto de dar o berro e nesse caso não há nada a fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Estão os dois com as duas barras cheias. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

wow, discos de guerra. Ora tenta lá outra vez instalar o Sistema Operativo com os discos tal como estão configurados. O cenário ideal seria o de 20GB ser Master e o de 4GB slave, mas há um ditado que diz "If it ain't broke, don't fix it". Acho que já disse isto algures por aí :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Vão ficar já assim. Formato só o de 20GB. Dá para formatar no Windows, pode-se fazer é recomendável formatá-lo com o CD?

Btw, ajuda-me só numa última coisinha. Como configuro agora para que todos os documentos e programas sejam guardados do disco secundário?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, dá para formatar no Windows.

Qual disco secundário? O de 20GB até pode ser o slave e ser tratado como disco principal, isto é se o Windows for instalado nele. Temo não ter entendido a questão.

Compartilhar este post

Link para o post

O Windows está instalado no de 4GB. Tenciono deixar assim e meter lá os programas instalados (Chrome, Office, Foxit e Avast). E o de 20GB ficava para os documentos normais. Não sei é configurar para que os documentos (ambiente de trabalho por exemplo), sejam guardados nesse disco.

Mas se calhar tens razão. É preferível instalar o Windows no de 20GB e meter lá os documentos.

O de 4GB não compensa o uso.

Compartilhar este post

Link para o post

Bug o teu disco de 4gb é alguma coisa tipo isto?

a20791d127316ff5eb9368_m.JPG

Melhor disco de sempre :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

O Windows está instalado no de 4GB. Tenciono deixar assim e meter lá os programas instalados (Chrome, Office, Foxit e Avast). E o de 20GB ficava para os documentos normais. Não sei é configurar para que os documentos (ambiente de trabalho por exemplo), sejam guardados nesse disco.

Mas se calhar tens razão. É preferível instalar o Windows no de 20GB e meter lá os documentos.

O de 4GB não compensa o uso.

O ambiente de trabalho n dá, os documentos é só clicares com o botão direito, propriedades e mover (algo assim) no entanto 4 gigas é capaz de ser insuficiente daqui a uns tempos

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, já entendi.

Em relação aos programas que são instalados (tipicamente c:/Programas ou c:/Program Files) podes modificar via edição de registo.

1)Iniciar>Executar>escrever regedit

2)Navegar até HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion

3)Procurar a entrada "ProgramFilesDir" e modifica o valor atual por, por exemplo "D:/Programas" (assumindo que o teu disco de 20GB é a unidade D:).

4)Clicar em Ok e reiniciar o PC.

Para "Os Meus Documentos"

1)Iniciar>Clicar com o botão direito em "Os meus documentos".

2)No separador "Localização" (será Localização? o meu Windows está em Inglês e diz "Location") mudas o caminho para, por exemplo, "D:/Os meus documentos".

3)Mais uma vez clicar em Ok e reiniciar o PC.

Depois ainda tens um terceiro problema, que é a pasta de Documents and Settings (basicamente onde está o Ambiente de Trabalho) que não creio que possa ser modificada via registo. Pesquisa no google por Tweak UI for Windows XP e entra no primeiro link. Tem lá um programa que supostamente muda o caminho dessa pasta. Eu tenho o Windows 8, não posso ajudar a partir daqui.

Ah, não instales nem Office nem Chrome no disco de 4GB, ou mais vale dizeres adeus por completo ao seu espaço livre.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Mica acho que é muito trabalho e não compensa. 4GB hoje em dia é uma pen. Vou tentar instalar o Windows no de 20GB e meter lá tudo.

O outro fica para recordação.

É este:

western-digital-caviar-24300_4627916.jpg

:biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...