Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Sim.

É que só deram um equipamento e cartões, tenho de arranjar bandeirolas, apito, relógio com cronómetro (não estou a ver bem onde), mais 1 ou 2 equipamentos de cores diferentes (o que me deram foi o preto com riscas finas amarelas esverdeadas).

JohnyM, convém plastificar os cartões? E em relação ao símbolo da AFL basta coser a parte de baixo no bolso certo?

[]

Apito, relógio e bandeirolas é suposto encontrares na sportzone, decathlon, etc. No máximo n encontras as bandeirolas, mas para já tb n deves precisar delas(mas fica-te bem teres já umas). Eu comprei as minhas na casa senna(no chiado) por 15 euros salvo erro. Equipamentos tens de mandar vir pela Lacatoni por mail.

Eu n tenho os tenho plastificados mas à malta q o faz. É como te dá mais jeito, mas um conselho: escreve a lapis ou caneta de acetato pq com chuva, caneta normal apaga-se num instante. E outra coisa, cartões se tens um amarelo e um vermelho, n chega. Convem ir sempre com 2 de cada pa dentro do campo lol. E como já te devem ter dito e bem, se possível frequenta os nucleos lol

Eu não tenho o simbolo cosido. O equipamento q me deram já tinha simbolo e todos os que mandei vir tb já vem com simbolo(é so pedir à Lacatoni e pagas 1,5€ por cada um). Eu o simbolo que tenho(o actual) n uso. Não só por ser horrivel, mas pq n me faz mesmo falta. Mas o ideal é usares ou um alfinete ou com fita adesiva dupla, pq coser é pouco prático se só tens um simbolo e vários equipamentos...

Qualquer coisa q precises avisa-me, mas já agora já fizeste algum jogo? E qdo receberes as nomeações avisa-me ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Eu n tenho os tenho plastificados mas à malta q o faz. É como te dá mais jeito, mas um conselho: escreve a lapis ou caneta de acetato pq com chuva, caneta normal apaga-se num instante. E outra coisa, cartões se tens um amarelo e um vermelho, n chega. Convem ir sempre com 2 de cada pa dentro do campo lol. E como já te devem ter dito e bem, se possível frequenta os nucleos lol

Eu não tenho o simbolo cosido. O equipamento q me deram já tinha simbolo e todos os que mandei vir tb já vem com simbolo(é so pedir à Lacatoni e pagas 1,5€ por cada um). Eu o simbolo que tenho(o actual) n uso. Não só por ser horrivel, mas pq n me faz mesmo falta. Mas o ideal é usares ou um alfinete ou com fita adesiva dupla, pq coser é pouco prático se só tens um simbolo e vários equipamentos...

Qualquer coisa q precises avisa-me, mas já agora já fizeste algum jogo? E qdo receberes as nomeações avisa-me ;)

Mas onde se arranja mais cartões? Tenho de pedir na AFL? Mas tu escreves nos cartões ou num bloco pequeno que caiba no bolso?

Sim tenho depois de me inscrever no núcleo de Lisboa.

Não usas o símbolo actual? Mas há outro? Um colega do curso é que disse que era para coser mas se com um alfinete dá ou fita adesiva dupla, tenho de ver...

Ainda não fiz jogos, provavelmente devo ser nomeado para o próximo fim-de-semana.

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas onde se arranja mais cartões? Tenho de pedir na AFL? Mas tu escreves nos cartões ou num bloco pequeno que caiba no bolso?

Sim tenho depois de me inscrever no núcleo de Lisboa.

Não usas o símbolo actual? Mas há outro? Um colega do curso é que disse que era para coser mas se com um alfinete dá ou fita adesiva dupla, tenho de ver...

Ainda não fiz jogos, provavelmente devo ser nomeado para o próximo fim-de-semana.

;)

Os cartões arranjas em qualquer sportzone. E com os cartões vem também um bloco(tudo custa 2,5€). É isso que eu uso pa escrever. Escrevo a lápis(parti um ao meio para caber no bolso) e no fim do jogo apago os dados e serve para o próximo ;)

Sim, o simbolo actual é o do centenário e é horrivel. O antigo(de há 2 anos) é consideravelmente mais bonito e é o que praticamente toda a gente usa...

Compartilhar este post

Link para o post

Aquela situação que referi anteriormente está confirmada e hoje ( 4ª Feira) vou ter o primeiro treino, depois logo abrirei tópico para ser de mais facil visualização..

Compartilhar este post

Link para o post

Esta semana vou ter o meu 4º jogo de seniores como árbitro principal e vai ser o 3º com a mesma equipa. Se calhar já chateia lol

Compartilhar este post

Link para o post

Esta semana vou ter o meu 4º jogo de seniores como árbitro principal e vai ser o 3º com a mesma equipa. Se calhar já chateia lol

É onde ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pinheiro de Loures - Furadouro

Mas atenção que nada tenho contra a equipa. Até pq são uns gajos mt porreiros, mas com tantas equipas da AFL, é "chato" tar sempre a fazer os mesmos e já conhecer as manhas e estilo de jogo lol

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dennis The Menace

Isso é por nomeação?

E não seria de evitar estar a pôr sempre o mesmo árbitro com a mesma equipa? =/

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, jogos de seniores é nomeação, juniores só alguns são nomeados, o resto é aleatório.

Eu diria que é de evitar, mas pronto já aprendi que certas coisas nem vale a pena reclamar lol

Compartilhar este post

Link para o post

Ah ok, a mesma equipa de futebol, pensei que estavas a referir-te aos teus colegas serem os mesmos lol

Editado por Conde de Contarr

Compartilhar este post

Link para o post

Esses são lol. E ainda bem. Só de pensar em certas personagens que me podiam calhar por não ter equipa...

Vais ter jogos este fim-de-semana?

Compartilhar este post

Link para o post

Esses são lol. E ainda bem. Só de pensar em certas personagens que me podiam calhar por não ter equipa...

Vais ter jogos este fim-de-semana?

Só saberei na 6ª feira à tarde nas nomeações, penso eu.

Btw, eles já não deviam ter enviado um mail ou sms com o meu código de árbitro? E tinham dito que seriamos acompanhados por um tutor, até hoje ninguém me contactou ou disse alguma coisa. Parece de amador este acompanhamento (?) para connosco.

Compartilhar este post

Link para o post

Só saberei na 6ª feira à tarde nas nomeações, penso eu.

Btw, eles já não deviam ter enviado um mail ou sms com o meu código de árbitro? E tinham dito que seriamos acompanhados por um tutor, até hoje ninguém me contactou ou disse alguma coisa. Parece de amador este acompanhamento (?) para connosco.

AS nomeações saem por sms e as desta semana já sairam, portanto se não recebeste é pq n tens jogos. Supostamente recebes o código quando recebes o equipamento. Pelo menos comigo foi assim...

Em relação ao mentor, caga nisso. É uma boa ideia mas mt dificil. O meu ligou-me uma vez a dizer que ia combinar um almoço e que se tivesse alguma duvida pa falar pa ele. Até hj....

Compartilhar este post

Link para o post

AS nomeações saem por sms e as desta semana já sairam, portanto se não recebeste é pq n tens jogos. Supostamente recebes o código quando recebes o equipamento. Pelo menos comigo foi assim...

Em relação ao mentor, caga nisso. É uma boa ideia mas mt dificil. O meu ligou-me uma vez a dizer que ia combinar um almoço e que se tivesse alguma duvida pa falar pa ele. Até hj....

Ser árbitro e não saber o código é o lulz, depois no relatório fica em branco o espaço :facepalm:

As nomeações para este fim-de-semana já sairam? De certeza?

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que tenho a certeza. Já todos as recebemos :lol:

E tem calma, tiraste agr o curso não vale a pena stressares já com a AFL. Vais ter mt tempo pa isso lol. E obviamente que enquanto não tiveres o código não te devem nomear...

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que tenho a certeza. Já todos as recebemos :lol:

E tem calma, tiraste agr o curso não vale a pena stressares já com a AFL. Vais ter mt tempo pa isso lol. E obviamente que enquanto não tiveres o código não te devem nomear...

O que nos disseram é que as nomeações no site da AFL são colocadas na 6ª feira à tarde, tanto que estas últimas eram do dia 7 ou 8 até ao 13. Não percebo então.

Eles não deram-me o código na entrega do equipamento + cartões, porque ainda tive que ir repetir o exame físico no sábado passado. Agora não sei se os meus colegas que tinham passado logo à primeira se tinham recebido o código na entrega dos equipamentos.

Editado por Conde de Contarr

Compartilhar este post

Link para o post

O que nos disseram é que as nomeações no site da AFL são colocadas na 6ª feira à tarde, tanto que estas últimas eram do dia 7 ou 8 até ao 13. Não percebo então.

Eles não deram-me o código na entrega do equipamento + cartões, porque ainda tive que ir repetir o exame físico no sábado passado. Agora não sei se aos meus colegas que tinham passado logo à primeira se tinham recebido o código na entrega dos equipamentos.

As nomeações são divulgadas ao resto do mundo na 6ª à tarde no site sim. Mas para nós árbitros costuma sair entre 4ª e 5ª.

Liga para eles e pergunta como é a tua situação. Um pequeno conselho: no mundo da arbitragem não esperes q ninguém resolva as coisas por ti. Se queres saber como é não sei o quê, pergunta. Se precisas que te resolvam qualquer coisa, liga para eles. Qto mais te mexeres melhor será para ti no futuro ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ok :mellow:

Ainda no sábado passado o Manuel António (do curso) disse que para se ser árbitro também tem que se ser inteligente, não sei se o disse com um segundo sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda no sábado passado o Manuel António (do curso) disse que para se ser árbitro também tem que se ser inteligente, não sei se o disse com um segundo sentido.

Quando tirei o curso de treinador o senhor que dava o módulo das leis de jogo também falou nisso.

E deu mesmo um exemplo. Tipo: jogo num ambiente complicado, a equipa da casa está a ganhar 1-0. Se houver um canto nos últimos instantes da partida, o mais fácil (e inteligente) será marcar uma falta ofensiva naquela embrulhada de jogadores, de forma a não haver problemas no fim :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tens que adaptar a todos os ambientes e ver como está o jogo e apitar consoante isso. Se o jogo estiver com muita porrada evitar dar leis da vantagem, etc.

Mas acima de tudo tens de aprender que dentro de campo só podes confiar em ti e nos teus colegas(se bem que uns mais do que outros lol) e que o que não faltam do por aí é espertalhões a tentar enganar-te

Compartilhar este post

Link para o post

Quando tirei o curso de treinador o senhor que dava o módulo das leis de jogo também falou nisso.

E deu mesmo um exemplo. Tipo: jogo num ambiente complicado, a equipa da casa está a ganhar 1-0. Se houver um canto nos últimos instantes da partida, o mais fácil (e inteligente) será marcar uma falta ofensiva naquela embrulhada de jogadores, de forma a não haver problemas no fim :mrgreen:

Por falar em curso de treinador... Inscrevi-me para o nível I em Outubro, que supostamente deveria ter começado em Outubro/Novembro; depois no início de Dezembro; sem falta antes do final do ano tem mesmo que começar; até hoje... Como é que se pode ser tão incompetente? Por causa desta treta de associação, segundo aquilo que sei, teremos que fazer, devido ao novo regime, 300 horas do curso, em vez das 150 que eram dadas até ao ano passado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em curso de treinador... Inscrevi-me para o nível I em Outubro, que supostamente deveria ter começado em Outubro/Novembro; depois no início de Dezembro; sem falta antes do final do ano tem mesmo que começar; até hoje... Como é que se pode ser tão incompetente? Por causa desta treta de associação, segundo aquilo que sei, teremos que fazer, devido ao novo regime, 300 horas do curso, em vez das 150 que eram dadas até ao ano passado!!!

Essas coisas costumam acontecer. Basta o velhote que é o coordenador do curso estar a dar curso noutro lado (os do Porto são dele também) que eles arranjam essas artimanhas todas.

Isso é uma m*rda, além do resto, porque quase de certeza que não vão abrir nível II em 2011.

Já agora, para quem tem nível I, vocês têm algum diploma?

Compartilhar este post

Link para o post

Essas coisas costumam acontecer. Basta o velhote que é o coordenador do curso estar a dar curso noutro lado (os do Porto são dele também) que eles arranjam essas artimanhas todas.

Isso é uma m*rda, além do resto, porque quase de certeza que não vão abrir nível II em 2011.

Já agora, para quem tem nível I, vocês têm algum diploma?

Consegui ir lá durante a hora do almoço... Segundo me disseram na secretaria, vai começar ainda este mês (será?)! Fiquei também a saber que não serão nem 150 nem 300 horas, mas sim 100 horas, que terão lugar às 2ª, 4ª e 6ª, precisamente nos dias em que tenho treino! Há gajos com sorte! E agora? =/

Quantos cursos podem abrir por ano? Não é só um? Eles costumam fazer à vez, o nível I e o II...

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente, tendo em conta a duração deles e a forma como a época desportiva está organizada, os dois por ano são o formato mais comum e mais adequado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...