Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Eu ainda não vi isso a fundo, mas quero saber como raio é que vou provar que tenho curso de treinador se nunca me chegaram a entregar diploma nenhum...também é verdade que nunca fui lá perguntar por ele, mas o combinado na altura foi que mal estivessem prontos a Associação entrava em contacto.

E isto não faz grande sentido, quanto a mim. As m*rda não funcionavam assim tão mal ao ponto de se mudar tudo. Se calhar ainda tem a ver com aquele processo que uma treinadora moveu contra a Federação aquando das inscrições para o nível IV...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal mais entendido da matéria, precisava da vossa ajuda. :wink:

Há uns tempos para cá, que tomei a decisão de me inscrever num curso de árbitros aqui no Porto. Agora, a minha dúvida é, onde é que os há e quais são as "condições".

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que são €30. Se está mal contado ou não, não digo nada. Está aí o link e vê quem quer.

Não tava a duvidar de ti :mrgreen:

Quando tiver tempo vou telefonar para la..ainda por cima pagar 30€????Po crl!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não se é o sítio certo, mas aqui vai, quantas expulsões são precisos para que um jogo acabe?

Um jogo acaba, quando uma equipa tiver apenas 6 jogadores disponíveis. Por exemplo, uma equipa pode entrar só com 7 jogadores em campo, e um é expulso, e o jogo acaba.

Compartilhar este post

Link para o post

Um jogo acaba, quando uma equipa tiver apenas 6 jogadores disponíveis. Por exemplo, uma equipa pode entrar só com 7 jogadores em campo, e um é expulso, e o jogo acaba.

Ok, obrigado. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amiguinhos. Por intermédio de uma pessoa de família, com a qual julgo nunca ter falado até hoje, tenho algumas informações fresquinhas relativamente à cena dos cursos e das cédulas de treinador. De notar que o homem pertence à Federação de...Remo, mas pelos vistos as coisas vão ser iguais para os desportos todos - sejam colectivos ou não. Portanto, aqui vai:

- nível IV acabou, ao que parece;

- quem não pedir a cédula no período de transição está f*dido: o curso que tiraram perde validade, e se quiserem têm de frequentar os cursos futuros que serão mais caros, com maior carga de horário e que, sendo abrangidos pela nova estrutura, irão ter menos "peso" do que os antigos cursos que a maior parte de nós tirou. Quero dizer que o nosso nível I ao abrigo da transição será mais tido em conta do que o nível I que irão fazer daqui para a frente;

- os cursos de treinador desportivo terão todos um "tronco comum". Ou seja, o IDP vai garantir que quer queiras treinar futebol, andebol ou ginástica rítmica, terás uma carga horária que será igual em todas as modalidades. Essa fase será "orquestrada" por prelectores seleccionados pelo IDP, que irão dar matérias segundo uma referenciação global, julga-se que de 60 horas; depois, a parte específica de cada modalidade - carga horária maior - será dada por prelectores seleccionados pelas federações/associações da modalidade, mais ou menos como acontecia até aqui;

- os cursos serão possivelmente mais caros que os antigos e duvida-se que arranquem em 2012, talvez só para 2013;

- malta que faz biscates em clubes, vulgarmente conhecidos por "destreinadores", não poderão treinar; a velha marosca de irem para o banco como delegados vai acabar, porque será obrigatório na ficha de jogo alguém constar como "treinador", e para lá constar terá de ter a sua cédula desportiva actualizada. Ou seja, o arranque da próxima época poderá ser nosso amiguinho, dado que não vai haver malta nova (cursos só para 2013) e muitos dos que não têm formação irão ser chutados para canto;

- Jesualdo Ferreira é um dos que estão a organizar isto e que mais defende a nova "legislação". Quer arrumar com os antigos internacionais que passam à frente de toda a gente porque, segundo ele, "teve de estudar muito para chegar onde chegou". Não tenho dúvidas nenhumas que estas alterações vêm na sequência daquele processo judicial levantado por uma treinadora aquando da realização do último nível IV;

- É prática comum os clubes - nomeadamente ao nível da formação - fecharem as portas à malta dos cursos de treinador e abrirem em exclusividade para licenciados na área. A partir de agora, segundo se pretende, esqueçam isso. Quem tiver cédula desportiva, ok; a malta das licenciaturas irá ter de optar pela via de ensino - mais recorrente e mais segura em termos financeiros - ou pela via do desporto, nomeadamente desporto escolar, que é mais incerto porque depende de muitas verbas governamentais. Basicamente querem dar a oportunidade à malta que se queira impor pelo "rendimento desportivo", e segundo eles há imensas área onde podes lá chegar que não exclusivamente a vertente física - entendimento do rendimento do jogo colectivo como soma de vários parâmetros;

- "quem tem unhas toca viola": acabam os curiosos dos cursos de treinador, que andam ali numa de ver como as coisas são; a partir de agora só se mete naquilo quem realmente tem vontade de trabalhar no futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais exigente, mais rigoroso, mas por outro lado parece-me ser bom para jovens que queiram ser treinadores e que tiraram licenciatura sem ser em desporto. Parece-me que vai haver "mais" emprego e como é mais qualificado obviamente o salário terá que acompanhar essa subida.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amiguinhos. Por intermédio de uma pessoa de família, com a qual julgo nunca ter falado até hoje, tenho algumas informações fresquinhas relativamente à cena dos cursos e das cédulas de treinador. De notar que o homem pertence à Federação de...Remo, mas pelos vistos as coisas vão ser iguais para os desportos todos - sejam colectivos ou não. Portanto, aqui vai:

- nível IV acabou, ao que parece;

- quem não pedir a cédula no período de transição está f*dido: o curso que tiraram perde validade, e se quiserem têm de frequentar os cursos futuros que serão mais caros, com maior carga de horário e que, sendo abrangidos pela nova estrutura, irão ter menos "peso" do que os antigos cursos que a maior parte de nós tirou. Quero dizer que o nosso nível I ao abrigo da transição será mais tido em conta do que o nível I que irão fazer daqui para a frente;

- os cursos de treinador desportivo terão todos um "tronco comum". Ou seja, o IDP vai garantir que quer queiras treinar futebol, andebol ou ginástica rítmica, terás uma carga horária que será igual em todas as modalidades. Essa fase será "orquestrada" por prelectores seleccionados pelo IDP, que irão dar matérias segundo uma referenciação global, julga-se que de 60 horas; depois, a parte específica de cada modalidade - carga horária maior - será dada por prelectores seleccionados pelas federações/associações da modalidade, mais ou menos como acontecia até aqui;

- os cursos serão possivelmente mais caros que os antigos e duvida-se que arranquem em 2012, talvez só para 2013;

- malta que faz biscates em clubes, vulgarmente conhecidos por "destreinadores", não poderão treinar; a velha marosca de irem para o banco como delegados vai acabar, porque será obrigatório na ficha de jogo alguém constar como "treinador", e para lá constar terá de ter a sua cédula desportiva actualizada. Ou seja, o arranque da próxima época poderá ser nosso amiguinho, dado que não vai haver malta nova (cursos só para 2013) e muitos dos que não têm formação irão ser chutados para canto;

- Jesualdo Ferreira é um dos que estão a organizar isto e que mais defende a nova "legislação". Quer arrumar com os antigos internacionais que passam à frente de toda a gente porque, segundo ele, "teve de estudar muito para chegar onde chegou". Não tenho dúvidas nenhumas que estas alterações vêm na sequência daquele processo judicial levantado por uma treinadora aquando da realização do último nível IV;

- É prática comum os clubes - nomeadamente ao nível da formação - fecharem as portas à malta dos cursos de treinador e abrirem em exclusividade para licenciados na área. A partir de agora, segundo se pretende, esqueçam isso. Quem tiver cédula desportiva, ok; a malta das licenciaturas irá ter de optar pela via de ensino - mais recorrente e mais segura em termos financeiros - ou pela via do desporto, nomeadamente desporto escolar, que é mais incerto porque depende de muitas verbas governamentais. Basicamente querem dar a oportunidade à malta que se queira impor pelo "rendimento desportivo", e segundo eles há imensas área onde podes lá chegar que não exclusivamente a vertente física - entendimento do rendimento do jogo colectivo como soma de vários parâmetros;

- "quem tem unhas toca viola": acabam os curiosos dos cursos de treinador, que andam ali numa de ver como as coisas são; a partir de agora só se mete naquilo quem realmente tem vontade de trabalhar no futebol.

Então isso que postaram acima do IDP é verdade, têm que se validar o curso tirado?

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante. Não tenho nada a apontar contra isso, mas não vai ser fácil quando reabrirem os cursos, seja em que formato for. Com tanta gente a acumular-se na 'lista de espera', quando abrirem vão ser de tal forma mil cães a um osso que vai haver ainda mais gente a ficar de fora e a ter que esperar para obter formação.

Já agora, malta que já efectuou o registo no site, alguém tem novidades?

Compartilhar este post

Link para o post

A serio?Gostei do pinto da porrada com os universitários, sempre achei piada e me deu um nojo descomunal, tendo um gajos varios cursos de treinador, mil estagios em clubes internacionais, e muitos clubes nos fecharem as portas por causa de um gajo que está no 2 anos de desporto que se for colocado á frente de equipas com 30 homens se borra todo. Pode ser que isto ajude a não haver tanta competitividade, com aqueles gajos que não tem qualidade mas anda aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, porque o pessoal que tem curso é mesmo todo muito bom! Claro que é bom que existam regras apertadas mas o pessoal que tem o nível I (não falo daí para cima porque presumo que estejam mais habilitados a exercer!) deveria ser posto à prova! Há treinadores, mesmo no clube onde estou, com nível I e que não valem um tostão!

Compartilhar este post

Link para o post

Então isso que postaram acima do IDP é verdade, têm que se validar o curso tirado?

Tens mesmo de fazer a transição até 31 de Maio. Aconselho a não deixares passar muito tempo porque nas últimas semanas deduzo que aquilo vá entupir.

Alex, ainda não tenho novidades. Estou à espera do parecer da Federação.

PS: eu julgo mesmo que o que disse pode ter algum fundo de verdade, porque a fonte pareceu-me óptima. De qualquer maneira é esperar.

Compartilhar este post

Link para o post

Só em 2013? Acho que vou voltar para o Brasil, e me federar por lá. Em Abril, estarei indo para a A.S Roma fazer um curso de treinador. Espero conseguir poder usar o diploma deles para me inscrever na federação brasileira.

Compartilhar este post

Link para o post

Como já tinha dito por aí eu desde o ano anterior que ando como adjunto de uma equipa de Iniciados. Este ano com a vinda para a faculdade deixei de poder ir a semana toda mas sempre fiz o esforço para ir ao treino de 6ª e aos jogos. Hoje recebi uma notícia que me deixou bem alegre, um dos meus miudos assinou pelo Sporting e a partir do próximo ano já não estará connosco. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Como já tinha dito por aí eu desde o ano anterior que ando como adjunto de uma equipa de Iniciados. Este ano com a vinda para a faculdade deixei de poder ir a semana toda mas sempre fiz o esforço para ir ao treino de 6ª e aos jogos. Hoje recebi uma notícia que me deixou bem alegre, um dos meus miudos assinou pelo Sporting e a partir do próximo ano já não estará connosco. :biggrin:

:handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa mas esta duvido que vá para a frente, actualmente um clube pode nem ter ninguém no banco e um arbitro dá o jogo... duvido que no futuro obriguem a tar la um treinador... um clube pode simplesmente nao ter treinador... e se tiver e for expulso no jogo anterior e por causa disso a equipa nao tem treinador? Não se joga? Duvido que cedo isso seja assim, a equipa tem todo o direito de apresentar 2 delegados, desde que tenham o cartão ( no cartão pode até dizer o que for, normalmente para esses casos são directores auxiliares).

Quanto a ti shark, parabens ao teu puto ;) vocês têm boa matéria prima, nos infantis a vossa equipa também é bem jeitosa, boa sorte para o futuro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...